Mostrar mensagens com a etiqueta v. guimarães 09/10. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta v. guimarães 09/10. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, abril 02, 2010

Braga 3 x 2 Vitória

É difícil falar deste jogo sem falar de lances de arbitragem (com o intuito de discutir a bondade e o acerto das decisões), mas não é impossível. O Vitória não merecia perder esta partida. Durante a maior parte do jogo dominou as operações, com posse de bola e a empurrar o adversário para a rectaguarda, embora o Braga tenha conseguido um número aproximado (se não ligeiramente superior) de oportunidades flagrantes de golo. Domingos e Paulo Sérgio montaram as suas equipas sem ponta-de-lança, deixando antever uma opção primordial pelo contra-ataque, algo que se verificou apenas do lado dos bracarenses (pelo que para mim, e face a tudo o que se passou, é um pouco incompreensível que Roberto tenha entrado apenas aos 68 minutos). Tirando os quatro penalties que resultaram em golo, Rui Miguel - o tal que passou grande parte da época entre o banco e a bancada -, marcou um golaço. Mais um. Este Braga de Domingos, por força de lesões, castigos, vendas e forma de jogadores, está longe daquele que maravilhou até cerca de meio da época.

O resto, aquilo de que a maior parte dos leitores - especialmente os benfiquistas, pelos vistos - quer falar (como se viu no post anterior do katanec), é precisamente aquilo que me fez deixar de discutir os lances com o intuito referido no início deste post. É parcialidade e manipulação de informação. Para discutir a arbitragem deste jogo, sem discutir a validade das decisões de Soares Dias com as pessoas que fizeram os comentários no post anterior, é preciso lembrar, por exemplo, que é a segunda vez nesta época que é marcado um penalty contra o Vitória por mão que está à frente do tronco (ou seja, se a bola não tocasse na mão, tocaria no tronco). Da primeira vez ninguém se importou e valeu a expulsão ao jogador do Vitória. Adivinhem contra quem foi? É preciso lembrar, por exemplo, que neste jogo há um lance na área do Vitória em tudo semelhante a um dos penalties que os caros adeptos benfiquistas defendem que devia ter sido marcado contra o Liverpool. Também é preciso ver as repetições todas de todos os lances com cuidado antes de chamar anedota da semana a uma decisão. Há até um que lembra a bola fora no jogo com o Marítimo (antes de a bola passar pelos pés de dois madeirenses) e se esquece de um fora-de-jogo dos dele antes a bola passar também pelos pés de adversários. Se o objectivo está traçado à partida, de nada vale estar a escrever isto.

Não vos peço para deixarem de discutir os lances, como eu, até vos peço ajuda quando quiserem discutir leis, mas, pelo menos, sejam coerentes.

master kodro

segunda-feira, março 08, 2010

Vitória 2 x 0 Nacional

Quinto lugar agarrado com as duas mãos, deixando o adversário de hoje a 4 pontos de distância e o Leiria a 3. Isto antes da final do quarto lugar de Alvalade (final para nós, se a perdermos...). Entrada fulgurante, com uma oportunidade tripla, seguida de golo de Roberto de bola parada. Meia hora de cócegas, de parte a parte, até que alguém desmarca Nuno Assis - isolado na esquerda - que assiste na perfeição Desmarets na área. Resultado feito na primeira parte em que o mais importante foi o que não se deixou fazer ao adversário do que o que se fez, que nem foi muito. A segunda parte foi aberta em demasia para o meu gosto, face à conjuntura. Não é incomum perder pontos a jogar assim... Moreno foi um gigante.

master kodro

terça-feira, março 02, 2010

Pára relógio, pára

Sporting 3 x 0 Porto O tempo tem sido tão pouco que nem conseguimos dar nota da magnífica vitória do Sporting sobre o Porto. Domínio completo e uma exibição extraordinária que destroçou os dragões e o seu sonho de continuarem a lutar pelo título - a não ser que coisas muito improváveis sucedam. Eu descobri nesse dia que tinha vizinhos sportinguistas.

Europa Claro que o Sporting tinha que começar a jogar futebol quando o Vitória chegou ao quarto lugar à condição e claro que o Nacional tinha que ganhar hoje ao Belenenses (ok, isso não representa nenhuma novidade). As próximas duas jornadas são decisivas para os vitorianos, pois vão medir forças com os madeirenses em casa e depois com os leões fora. Daqui a duas jornadas falamos sobre esse assunto, mais a sério.

Taça Astrocosmo Voltamos à frase inicial: o tempo tem sido tão pouco que me esqueci que os quartos-de-final da Taça Astrocosmo se disputavam na (passada) jornada 21 da Liga... Vamos adiar oficialmente para a jornada 23 e vamos pedir ajuda a um amigo da casa para a organização da competição, dado que existem dois ex-jugoslavos em prova e o secretismo é uma arma essencial neste jogo. Galvão, topas disponibilizar o teu e-mail para este efeito?

master kodro

sábado, fevereiro 27, 2010

U. Leiria 0 x 1 Vitória

A primeira parte foi absolutamente deprimente, a começar nas bancadas, passando pelo terreno de jogo (só o diálogo Ronny-Nilson foi interessante), a terminar na dupla de comentadores que quase conseguiram adormecer três pessoas cá em casa. A segunda metade foi bem mais interessante. A União entrou muito melhor e ainda bem porque Nilson continua a fazer uma época fantástica e o Vitória conseguir passar a jogar em contra-ataque (até porque até aí, em ataque continuado, só Andrezinho e Rui Miguel conseguiram criar algo de importante). Aí sim, apareceu Nuno Assis, no seu habitat natural. Contei cinco jogadas, excelentes arrancadas perante uma defesa em pânico, com o seu cunho: a primeira (em que partilha o mérito com quem o desmarcou primorosamente) deu o penalty - a camabalhota final era escusada -, a expulsão do guarda-redes adversário e o golo da vitória; duas em que ofereceu o golo a companheiros (embora numa delas o passe final tenha sido mal medido); outra em que o próprio Assis rematou mal e uma quinta que Silas cortou de raiz com uma falta para amarelo antes que maiores males viessem ao mundo leiriense. Excelente segunda parte do homem.

Mas o herói vitoriano da partida foi Nilson, porque continuou na segunda parte aquilo que tinha começado na primeira. Isto porque o Leiria nunca deixou de atacar e de criar jogadas de perigo, mesmo reduzido a dez. Resumindo, foi um jogo difícil, em que o Vitória teve a sorte do jogo do seu lado e uma vitória muito importante, no terreno de um adversário directo, numa luta pela qualificação europeia que parece que é mesmo nossa. Fizemos muito menos do que contra o Paços de Ferreira, permitimos muito mais ao adversário, mas ganhámos e chegámos ao quarto lugar antes de um Sporting x Porto. Este ano está muito esquisito.

master kodro

domingo, fevereiro 21, 2010

Curtas

Vitória 2 x 0 Leixões Um resultado com marcadores que fazem lembrar pedidos passados. Valdomiro continua goleador e continua o mistério da pouca utilização de Rui Miguel durante esta época. Esta coisa de o quarto lugar (e o Sporting) estar a dois pontos de distância, numa temporada tão banal, é muito estranha.

Olhanense 0 x 0 Sporting Já não sei que palavra escolher para definir esta passagem de Carvalhal pelo Sporting. Sempre na vanguarda.

Porto x Braga O Braga entra no Dragão como se fosse líder, ou seja, a não necessitar de arriscar para garantir o resultado que lhe daria a liderança. Para além de esse resultado garantir um virtual ponto extra num eventual desempate com os adversários de amanhã. O Braga volta a entrar com Mossoró e sem o peso de um jogo com o Arsenal a meio da semana. Não sei se chega, mas o panorama é animador para os bracarenses.

master kodro

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Naval 0 x 0 Vitória

Zero, mesmo zero. O bom caminho que algumas exibições auguram não passa de uma miragem depois do que se viu ontem na Figueira da Foz. Houve domínio sobre o adversário, sim, houve, mas não houve mais nada. Ficam algumas questões no ar apenas. Se o objectivo era assumir o jogo, como aconteceu naturalmente do princípio ao fim, como é que se fica com Custódio e Moreno no meio-campo até aos 74 minutos (e depois João Alves...)? Porque é que os fãs incondicionais de Nuno Assis não vêem estes jogos, em que o 10 faz tudo menos ser 10, ou seja, faz tudo o que se espera que os que estão atrás dele façam, mas não consegue fazer nada daquilo que devia (mas correu muito e fez passes muito bonitos para trás e para o lado)? Como é que Marquinho ganha a titularidade a Jorge Gonçalves e a Fábio Felício (só pode ser o gajo que melhor treina no mundo)? Será que ninguém está com vontade de lutar pela qualificação europeia (não parece, não parece...)?

master kodro

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Vitória 1 x 2 Paços

Pois, o resultado foi péssimo, mas a exibição foi muito agradável: 33 remates; 19 cantos; mais de uma dezena de oportunidades flagrantes de golo; duas bolas nos ferros; atitude dominadora do princípio ao fim. Dos titulares, só não gostei da exibição de Marquinho. Do treinador, não gostei da substituição de Fábio Felício. Do Paços, não gostei do Coelho. Que grande exibição. Detestei mesmo o primeiro golo do Paços, um livre a mais de 30 metros da baliza que contorna a barreira pela direita e entra à esquerda de Nilson (do ponto de vista atacante). Ou Ozeia é o novo Maradona, o que é altamente improvável, ou alguém falhou miseravelmente nos cálculos (para além do gajo que abriu na barreira).

master kodro

domingo, janeiro 17, 2010

Mais coisas estranhas

Sim, o golo anulado a Falcão é ridículo, mas este jogo teve ainda um empate obtido com a mão (muito bem disfarçado, diga-se) e um jogador adversário expulso com um corte peitoral. A campanha a favor do Benfica continua de modo imparável.

Entretanto, em Guimarães, os que equipam de branco também marcam golos fora-de-jogo e acabam a partida a insultar e rodear o árbitro por causa de um corte de cabeça que imaginaram ter sido com a mão. Ó Master Kodro, isto é coisa do Vieira, não achas?

P.S. [20h]. E em Coimbra, um penalty-fantasma na origem da vitória bracarense. Apito encarnado, já!

katanec

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Vitória 1 x 1 Benfica

O nosso leitor rui bonga deixou a seguinte questão na caixa de comentários do post anterior: "Gostava que alguem me esclarecesse porque nao vi o jogo: é verdade que houve um penalti que ficou por marcar a favor do guimaraes e que o aimar devia ter sido expulso?".

Ora, esta é uma questão que me coloca numa posição difícil, por várias razões. Primeiro porque prefiro não comentar lances de arbitragem (a não ser que seja para discutir regras). Segundo, porque o camarada katanec não comenta jogos da Taça da Liga. Terceiro, porque, mesmo que ele os comentasse, há muitas semanas que deixou de achar que existem jogos em que vale mesmo a pena falar de arbitragens ou de lances em que até a avó dele, lá em cima do céu, teria visto (olha, o meu pai deve estar lá ao lado e tenho a certeza que tem dito asneiredo que nunca mais acaba...).

Eu gostei muito da exibição do meu onze, quase por completo formado por suplentes, em especial da do reforço Fábio Felício. O resto deixo à vossa apreciação.

master kodro

domingo, janeiro 10, 2010

Liga minhota

Braga 2 x 0 Nacional Para abrir a jornada, mais uma excelente exibição do Braga, não dando qualquer hipótese ao Nacional de pensar em discutir o jogo. Não me canso de elogiar o futebol de Mossoró, Alan e Viana, ou todo o futebol do Braga, que é, sem qualquer dúvida, o melhor e o mais consistente da Liga deste ano, como defende o Da Rocha. Saiu João Pereira, entrou Filipe Oliveira para o seu lugar e ficou tudo na mesma: o novo lateral direito fez o cruzamento que resultou no segundo da partida e fez um remate, na área adversária, depois de assistência de calcanhar de Mossoró, para Bracalli fazer uma grande defesa. Só não sabe quem não vê. E quem, como eu, viu um onze da Liga até ao momento, elaborado por um director de qualquer coisa de um jornal desportivo, com 6 jogadores do Benfica e 5 do Porto, só pode ter pena de quem não vê os jogos do Braga.

Marítimo 0 x 1 Vitória Estava com medo deste jogo e com mais medo fiquei depois de ver o estado do terreno, mas, aparentemente, a derrota caseira com o Rio Ave, para a Taça da Liga não deixou marcas. Paulo Sérgio conseguiu, em tempo record, transformar o Vitória numa equipa competitiva que, sem deslumbrar, luta pela vitória em cada jogo. A competição pela qualificação europeia é agora uma realidade (numa jornada quase perfeita, no que aos adversários directos diz respeito) e há sinais para o futuro que deixam antever que não é uma miragem: a contabilidade da RTP dava 0 remates para o Marítimo ao intervalo. Desta vez, o golo foi de Sereno, o tal que deve estar de saída, mas que é dos nossos enquanto cá andar.

master kodro

terça-feira, janeiro 05, 2010

Taça da Liga

Vitória 1 x 2 Rio Ave O futebol poupadinho do Vitória de Paulo Sérgio pode dar nisto. Com bola parada se mata, com bola parada se morre. A ter que ser, que seja na Taça da Liga, de facto.

Deve ser engano Será possível que Hélder Postiga ainda não tenha um golo marcado em 1077 minutos de competição pelo Sporting, esta época?

Em grande Carlos Carvalhal demonstra estar em grande forma com duas frases inesquecíveis numa semana: "As nossas contratações assustaram muita gente" e "Equipa não pode ser suportada pelos meninos da Academia". A primeira fez tremer os estádios do Rio Ave e do Nacional... Não sei o que é que Miguel Veloso e Saleiro têm a dizer sobre a segunda, nem o que é que Abel, Pedro Silva (se bem me lembro João Pereira foi contratado para a posição destes dois), Caneira, Polga, Tonel, Liedson, Postiga, Fernandez, Izmailov ou Vukcevic têm de meninos da Academia, mas Carvalhal é que sabe. Aliás, se calhar devia ter mantido a experiência de Angulo. E Mexer dá 10 a 0 ao Carriço em experiência.

Então, katanec? Estava à espera de um post sobre o Benfica x Nacional do benfiquista de serviço, mas o homem deve estar com tanto tempo como eu.

Os selvagens Hoje joga a equipa dos cinco selvagens "apanhados" que sovaram barbaramente os inocentes "stewards agredidos".

master kodro

domingo, dezembro 20, 2009

Vitória 1 x 0 Rio Ave

Não foi nada, absolutamente nada, fácil. Primeira parte de muita posse de bola mas de nenhum rasgo. Nem Assis, nem Desmarets, nem Targino. As duas melhores oportunidades foram até para os vilacondenses, com Bruno Gama a ultrapassar Andrézinho e a servir os companheiros no centro. Um falhou, o outro encontrou Nilson em vôo. Depois de uma primeira parte miserável do lateral (novamente à direita, com Milhazes na esquerda), eis que o rapaz responde com mais um golo de livre directo. É quando quiseres, rapaz. Foi mais uma vitória no limite de Paulo Sérgio, um limite testado ao máximo com um remate a bater no poste de Nilson ao minuto 88. Venha daí essa luta pela Europa.

master kodro

terça-feira, dezembro 15, 2009

Belenenses 0 x 1 Vitória

Jogo equilibrado na primeira parte, tão equilibrado como deprimente, a pedir um golo de bola parada ou um desequilíbrio de Lima ou Targino. Melhorou na segunda, com o Belenenses a começar a tomar conta do jogo, quando Paulo Sérgio trocou Rui Miguel pela segunda torre no ataque vimaranense, Roberto. Seguiram-se cinco minutos decisivos. Brilhante lançamento de Desmarets da esquerda que a cabeça de Douglas transformou inteligentemente em assistência para o golo de Roberto. Cruzamento de Alex da direita para a cabeça de Roberto que deu a Nélson a oportunidade de brilhar. O jogo era mesmo dele e Roberto ainda teve tempo para isolar Douglas que não conseguiu marcar. O Belenenses também teve várias oportunidades para marcar (a segunda parte foi fértil neste departamento), mas Nilson esteve sempre atento e seguro. Subitamente, a Europa está a três pontos. E o Sporting a dois...

master kodro

domingo, dezembro 06, 2009

Curtas

Vitória 1 x 4 Porto Não vi o jogo, apenas o resumo. Juntando esse pedaço ao que me foi contado, parece que foi justo mas que podia ter acontecido um 4x6 (o que não é lisonjeiro para nenhuma das defesas). Um golo de Varela aos 12 minutos (mais um daquele rapaz que não se adequava às ideias não sei de quem) inviabilizou a implementação da mesma estratégia que Paulo Sérgio impôs nos últimos jogos. Era um adversário incoveniente para isso acontecer. E o golo do Andrézinho?...

Leixões 1 x 1 Braga Eis que o Inverno faz a primeira vítima. Num jogo disputado em condições deploráveis, o Braga atolou em Matosinhos. Moisés não separou as águas convenientemente e Eduardo, não Mãos-de-Tesoura mas Pés-de-Chumbo, deixou-a entrar. O mesmo pedaço de terreno que acelerou a bola neste lance, travou-a, na segunda parte, inviabilizando remates bracarenses. Um mistério tão grande como o que levou o adjunto leixonense a dizer que os seus mereciam mais. A maresia dá cabo das cabeças.

Juventus 2 x 1 Inter Temos uma dúvida na atribuição do primeiro golo da Juve, trazida pelo concorrente sérgio_alj. O site oficial do calcio sustenta que o golo é de Felipe Melo e não de Chiellini. Vamos aguardar até terça-feira - dia de fazer as contas e lançamento da última jornada da TLX - para ver se há alteração. A decisão italiana será soberana.

master kodro

segunda-feira, novembro 30, 2009

Play it again, Sam # 73 - Tindersticks

Can we start again?
Subitamente, Paulo Sérgio arranca quatro vitórias consecutivas, mesmo fora de casa. E o que é que serviu de base a esta alteração inesperada? A aposta na solidez defensiva, com Custódio, Meireles e João Alves no centro do meio-campo e os criativos que decidam lá à frente. Valha a verdade que Targino (um golaço contra o Olhanense e assistência), Desmarets (golaço contra o Braga, obrigado sérgio) e Nuno Assis (assistência para o golaço de Desmarets e golo de cabeça em Olhão) têm ajudado bastante às ideias do treinador. Podemos começar o campeonato outra vez?

Are you ready now?
Depois da aproximação do Benfica na jornada passada, o Braga tem nova oportunidade para se distanciar dos companheiros de poleiro (e de aumentar a vantagem para o Sporting para 13 inimagináveis pontos). Já sabemos que o Braga é capaz de bater Porto, Benfica e Sporting. E agora, sob pressão, estará pronto para agarrar a liderança isolada, de novo, batendo um adversário menos cotado, mas bastante perigoso?

Música: "Can we start again"
Álbum: "Simple Pleasure", 1999
Interpretação: Tindersticks



master kodro

segunda-feira, novembro 23, 2009

Benfica 0 x 1 Vitória

Rigor, paciência e brilhantismo. Adorei a forma como a equipa esteve segura durante quase todo o jogo (e quando não esteve, Nilson resolveu as situações, até quando os remates iam para fora) e fiquei maravilhado com as combinações entre Desmarets e Nuno Assis e com a velocidade de Targino. Mas, acima de tudo, gostei da paciência e do rigor. Até Andrézinho esteve bem. Do outro lado, só me assustei com as recorrentes simulações e braços no ar, já no fim do jogo.

master kodro

segunda-feira, novembro 16, 2009

Curtas

Ainda o Portugal 1 x 0 Bósnia Mais do que a falta de Ronaldo (sempre ausente na qualificação, mesmo quando jogou), a selecção sentiu a falta de Bosingwa. Nani fez de CR na perfeição (isto não é um elogio), Deco ditou o andamento do ataque português (para o bem e para o mal) e a entrada de Coentrão acabou com o futebol português. Paulo Ferreira é inexistente (com 119 minutos de competição a sério, não seria de esperar outra coisa), mas Pepe compensa ocupando espaços por dois. Ricardo Carvalho voltou ao seu melhor nas antecipações (já jogara assim contra o United).

Vitória FC 1 x 2 Vitória SC Paulo Sérgio volta a vencer, desta vez garantindo a qualificação para a fase seguinte da Taça da Liga. Fora de casa e perante um adversário que nos roubara dois pontos no campeonato.

Já leram o último relatório de contas da SAD do Benfica? Experimentem, a sério.

master kodro

sábado, novembro 07, 2009

Vitória 1 x 0 Braga

Parecem-me ser três as principais razões para esta vitória que foi, para mim, completamente inesperada (o que reforça o seu sabor), face ao que as duas equipas têm apresentado desde o início da época:

- Atitude agressiva e ambiciosa dos jogadores do Vitória que durou toda a partida, algo que já acontecera contra Benfica e Sporting, com resultados finais menos positivos. Fica por saber porque é que esta atitude só aparece contra adversários mais fortes.

- O flanco direito do Braga foi devidamente anulado por Paulo Sérgio, transformando a principal força do adversário na sua maior fraqueza. A presença de Sereno, um central com mobilidade, na lateral esquerda aliada à presença assídua de Nuno Assis no apoio a Desmarets, ofereceu ao Vitória superioridade no flanco. A presença de Ney em substituição do impedido João Pereira enterrou o Braga. Boa, Paulo Sérgio.

- A habitual magia de Alan, Mossoró e Viana apareceu muito esporadicamente. Ao invés, a jogada do golo da vitória foi um hino ao futebol, com um passe maravilhoso de Nuno Assis, todo ele pejado de inteligência e técnica, e um remate absolutamente fabuloso de Desmarets. O francês foi, de longe, o melhor em campo, numa exibição que fez lembrar o melhor do ano do terceiro lugar.

master kodro

segunda-feira, novembro 02, 2009

Académica 2 x 0 Vitória

Vitória justíssima da Académica. Jogo equilibrado na banalidade até ao golo de penalty que mudou o jogo. O Vitória não apresentou soluções de nenhum tipo para contrariar o jogo defensivo do adversário (que já tinha funcionado na perfeição em metade da partida contra o Porto) e ainda descobriu a capacidade de contra-ataque dos estudantes que criaram quase todas as grandes oportunidades de golo da partida (tivemos alguma, mesmo?). Destaques, só na Académica: João Ribeiro e Sougou. Resta acrescentar que é a primeira vitória da Académica no campeonato. Mas nós, este ano, estamos assim: bondosos.

master kodro

quarta-feira, outubro 14, 2009

Curtas

Paulo Sérgio? Não sei. É como quiserem. Antes de começar não faço comentários. Aliás, faço: 100.000 euros?... Que merda é esta? Que traga o Cristiano em Janeiro...

Selecção Voltámos a depender só de nós para chegar ao Mundial. Isso é bom.

master kodro