Segundo a lógica benfiquista, analisando as últimas 8 jornadas do campeonato desta época, em que os encarnados somaram outras tantas vitórias, o Benfica é a melhor equipa da Liga 2010/2011, e a classificação da prova é uma mentira. Só pode ser esta a lógica, uma vez que não é analisando o todo (os números continuam a ser claramente favoráveis ao Porto) e, muito menos, só as 10 primeiras jornadas, altura em que o Benfica perdeu 4 vezes, a última delas no Dragão, por 5-0, ficando a 10 pontos de distância do 1.º lugar, que se consegue chegar a esta conclusão. Olhemos, então, para o que se passou neste período (deixando de fora o Porto 3 x Nacional 0, da 20.ª jornada):
Porto - 7V, 1E, 0D; 16GM, 3GS (+13); 22P
Benfica - 8V, 0E, 0D; 24GM, 5GS (+19); 24P
Agora, comparemos (eu sei que não há comparação possível, mas ainda assim comparemos) com o que se passou nas últimas 8 jornadas do campeonato da época passada:
Porto - 8V, 0E, 0D; 25GM, 6GS (+19); 24P
Benfica - 7V, 0E, 1D (no Dragão); 19GM, 8GS (+11); 21P
A conclusão é óbvia: o Porto foi a melhor equipa da Liga 2009/2010, e a classificação da prova foi uma mentira. Ou não é assim?
littbarski
Mostrar mensagens com a etiqueta porto 09/10. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta porto 09/10. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, fevereiro 10, 2011
terça-feira, maio 18, 2010
A fruteira é nossa
Foi um Porto de serviços mínimos, o que se apresentou, nos primeiros 45 minutos do Jamor. O da segunda parte já estava de férias ou a pensar no Kilimanjaro da Covilhã, como diz o anti-adepto.
Aquilo que era suposto ser um jogo sem história, ou melhor, com a história que se adivinhava antes da partida (vitória tranquila do Porto, por mais ou menos golo de diferença), esteve perto de se transformar num golpe de teatro, quando, aos 86 minutos, Helton teve de se aplicar para defender um remate de Clemente e, assim, evitar o prolongamento. Dois minutos antes, o mesmo jogador aproveitara a passividade da dupla de centrais portista (e uma mãozinha marota) para marcar para o Chaves e premiar o brio com que os flavienses se bateram até ao último minuto do jogo.
O resto são números: 7º golo de Guarín (5º nos últimos 6 jogos), 34º de Falcao, 15ª Taça de Portugal para o Porto. Num ano mau, o Porto consegue 2 troféus, tantos como o Benfica, num ano bom, mantendo a distância de 2 (títulos oficiais de futebol sénior) que o separam do seu principal rival. Vale o que vale, e não vale o penta perdido, mas é melhor do que nada.
Uma última nota para Hulk: pá, da próxima vez que estiveres isolado e não tiveres o Falcao por perto, não compliques, pá. Olha, corre para a linha lateral, dança o abanico com o Guarín (ou com a bandeirola de canto), recua, traz a redondinha até à entrada da área e... bomba na baliza. Vais ver que é mais fácil.
E ponto, para o ano há mais.
littbarski em serviço especial para o 442
Aquilo que era suposto ser um jogo sem história, ou melhor, com a história que se adivinhava antes da partida (vitória tranquila do Porto, por mais ou menos golo de diferença), esteve perto de se transformar num golpe de teatro, quando, aos 86 minutos, Helton teve de se aplicar para defender um remate de Clemente e, assim, evitar o prolongamento. Dois minutos antes, o mesmo jogador aproveitara a passividade da dupla de centrais portista (e uma mãozinha marota) para marcar para o Chaves e premiar o brio com que os flavienses se bateram até ao último minuto do jogo.
O resto são números: 7º golo de Guarín (5º nos últimos 6 jogos), 34º de Falcao, 15ª Taça de Portugal para o Porto. Num ano mau, o Porto consegue 2 troféus, tantos como o Benfica, num ano bom, mantendo a distância de 2 (títulos oficiais de futebol sénior) que o separam do seu principal rival. Vale o que vale, e não vale o penta perdido, mas é melhor do que nada.
Uma última nota para Hulk: pá, da próxima vez que estiveres isolado e não tiveres o Falcao por perto, não compliques, pá. Olha, corre para a linha lateral, dança o abanico com o Guarín (ou com a bandeirola de canto), recua, traz a redondinha até à entrada da área e... bomba na baliza. Vais ver que é mais fácil.
E ponto, para o ano há mais.
littbarski em serviço especial para o 442
Etiquetas:
chaves,
hulk,
porto 09/10,
taça de portugal 09/10
terça-feira, maio 04, 2010
FC Porto 3 x Benfica 1
Vitória justa do Porto, a equipa mais lutadora, mais objectiva, mais eficaz, mentalmente mais forte. Contando com a dupla Guarín-Belluschi em grande forma, e com um 442 que mistura músculo e técnica no miolo, o Porto contrariou bem o habitual carrossel benfiquista, impedindo que os encarnados tivessem o controlo do jogo (mesmo em superioridade numérica). Por outro lado, saiu rápido na contra-ofensiva, quando foi obrigado a isso, e explorou bem as alas, em ataque apoiado.
A diferença entre as duas formações sentiu-se em três aspectos/momentos fundamentais. Na baliza, onde a inspiração de Beto (três ou quatro defesas vitais), se contrapôs à insegurança de Quim (trapalhão no segundo golo, em particular). Na atitude: o Benfica em regime de serviços mínimos jamais conseguiria grandes feitos num Dragão ferido no seu orgulho e desejoso de abater o putativo campeão. E na forma como as duas equipas lidaram ao golo de Luisão: com 1-1 e a jogar contra dez, o Benfica tinha o título no bolso, mas consentiu de imediato a iniciativa ao Porto, que não enjeitou a oportunidade. Erro crasso.
Em termos individuais, gostei de Coentrão (melhor que Hulk em 99% dos lances) e alguns lampejos de Di Maria. Javi e Ramires estão a precisar de férias, Luisão podia ter sido herói na frente, mas na retaguarda comprometeu muitíssimo nos dois primeiros golos. Do lado portista, enormes Belluschi, Guarín e Bruno Alves, muito bem Farias e Álvaro Pereira. Fucile descontrolado e Hulk quase nulo, os destaques pela negativa.
P.S. 2. Um curioso golo do Braga, em fora-de-jogo (que se registe para memória futura), lança dúvidas para a última jornada, mas concordo com o Luís: se o Benfica, no seu estádio, apoiado por 60 mil, for incapaz de empatar com o Rio Ave, mancha a época e, em boa verdade, não merece ser campeão.
katanec
A diferença entre as duas formações sentiu-se em três aspectos/momentos fundamentais. Na baliza, onde a inspiração de Beto (três ou quatro defesas vitais), se contrapôs à insegurança de Quim (trapalhão no segundo golo, em particular). Na atitude: o Benfica em regime de serviços mínimos jamais conseguiria grandes feitos num Dragão ferido no seu orgulho e desejoso de abater o putativo campeão. E na forma como as duas equipas lidaram ao golo de Luisão: com 1-1 e a jogar contra dez, o Benfica tinha o título no bolso, mas consentiu de imediato a iniciativa ao Porto, que não enjeitou a oportunidade. Erro crasso.
Em termos individuais, gostei de Coentrão (melhor que Hulk em 99% dos lances) e alguns lampejos de Di Maria. Javi e Ramires estão a precisar de férias, Luisão podia ter sido herói na frente, mas na retaguarda comprometeu muitíssimo nos dois primeiros golos. Do lado portista, enormes Belluschi, Guarín e Bruno Alves, muito bem Farias e Álvaro Pereira. Fucile descontrolado e Hulk quase nulo, os destaques pela negativa.
P.S. 2. Um curioso golo do Braga, em fora-de-jogo (que se registe para memória futura), lança dúvidas para a última jornada, mas concordo com o Luís: se o Benfica, no seu estádio, apoiado por 60 mil, for incapaz de empatar com o Rio Ave, mancha a época e, em boa verdade, não merece ser campeão.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 09/10
sábado, maio 01, 2010
O campeonato do túnel (adenda)
Obviamente: "O Benfica é quem está mais bem colocado para a conquista do título, em vantagem sobre o Sp. Braga, mas o avançado dos dragões não alinha pela mesma opinião de Cristiano Ronaldo, que considera o conjunto de Jorge Jesus será um justo campeão. «O mérito é do FC Porto, porque conquistou 6 dos últimos 7 campeonatos. Isso é que é de realçar», destacou Hulk, lembrando os problemas que impediram o FC Porto de competir de igual para igual com os rivais: «Se tivéssemos contado com todos os jogadores ao longo da época, estaríamos bem melhor. O problema foram os castigos e as lesões.».
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 09/10,
state of denial
sexta-feira, abril 30, 2010
O campeonato do túnel
1. A hoje famosa expressão usada por Pinto da Costa serve para designar uma corrente - entre os adeptos e alguma imprensa - que tem procurado desvalorizar os triunfos benfiquistas, associando-os a favorecimentos por parte de arbitragens e da Comissão Disciplinar da Liga (atitude não-exclusiva de portistas, note-se). Durante muito tempo, esta atitude enfureceu-me, por considerar que ela procurava, de forma rancorosa, ofuscar a excelente temporada do Benfica, a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, que tem mais pontos, mais vitórias, o melhor ataque, a melhor defesa e os melhores jogadores da Liga.
2. Mudei de opinião. Quer-me agora parecer que esta situação é a melhor que podia acontecer ao Benfica. Enquanto o FC Porto (e, de alguma forma, o Sporting) dirigir o foco da sua atenção para críticas aos encarnados, mais lentamente procurarão corrigir as suas próprias insuficiências. O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas.
3. Junto-me portanto ao coro: o Benfica, a ganhar o título, será um injusto campeão. Tem uma equipa razoável, mas sem os árbitros e sem Ricardo Costa, nunca teria conseguido. O Braga foi muito melhor. E o Porto, com Hulk, tinha cilindrado os adversários. O plantel portista é excepcional - e até o Sporting, com a ajudinha que o Benfica teve, tinha limpo este campeonato. O Hulk é o melhor jogador do mundo e arredores, superior a todos os jogadores encarnados. Vamos por isso manter tudo como está, porque para o ano, precavidos contra estas terríveis e ignóbeis manobras benfiquistas, eles jamais ganharão o título.
katanec
2. Mudei de opinião. Quer-me agora parecer que esta situação é a melhor que podia acontecer ao Benfica. Enquanto o FC Porto (e, de alguma forma, o Sporting) dirigir o foco da sua atenção para críticas aos encarnados, mais lentamente procurarão corrigir as suas próprias insuficiências. O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas.
3. Junto-me portanto ao coro: o Benfica, a ganhar o título, será um injusto campeão. Tem uma equipa razoável, mas sem os árbitros e sem Ricardo Costa, nunca teria conseguido. O Braga foi muito melhor. E o Porto, com Hulk, tinha cilindrado os adversários. O plantel portista é excepcional - e até o Sporting, com a ajudinha que o Benfica teve, tinha limpo este campeonato. O Hulk é o melhor jogador do mundo e arredores, superior a todos os jogadores encarnados. Vamos por isso manter tudo como está, porque para o ano, precavidos contra estas terríveis e ignóbeis manobras benfiquistas, eles jamais ganharão o título.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
campeonato do túnel,
porto 09/10,
state of denial
domingo, abril 04, 2010
Porto 4 x 1 Marítimo
Como perfeita ilustração da época dos dragões, nada melhor do que entrar em campo a perder, ainda antes dos 30 segundos de jogo, após um disparate de Fernando à frente da área, que Taka aproveitou com um excelente remate, para, pouco depois, produzir um golo fabuloso pelos pés de Falcao. O colombiano alcançou a marca "mítica" dos 20 golos na Liga, em época de estreia, e para tal teve a ajuda preciosa de Hulk (mais um golo, uma assistência e uma excelente exibição) e de Guarin (juro que nunca o tinha visto jogar como ontem). O jogo podia ter um resultado ainda mais parecido com um de hóquei em patins se o prometedor jovem Kléber tivesse um pouco mais de critério na hora do remate, mas Helton esmerou-se.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
falcao,
fernando,
guarin,
helton,
hulk,
kléber,
marítimo 09/10,
porto 09/10
segunda-feira, março 22, 2010
Ainda o FCP 0 x 3 SLB
Do nosso leitor Littbarski, em serviço especial para o 442
A sensação com que fiquei depois deste jogo foi a mesma que tive ao ver o Sporting-Benfica, das meias-finais: um Benfica a meio gás, em gestão de esforço, com 4 titulares no banco, chegou e sobrou para as encomendas.
Do lado do Porto, houve muita vontade, mas pouca cabeça, de uma equipa que tenta desesperadamente remar contra a maré, mas não sabe como (e, pelos vistos, Jesualdo também não). Muitos erros, nervos sempre à flor da pele e uma equipa sem norte. Inexplicavelmente sem norte, depois de 3 jogos (Sporting, Arsenal e Braga) em que deu a ideia de querer arrancar para um bom final de temporada. Do outro lado, é precisamente o oposto: tranquilidade, confiança, consistência, traduzidas numa vitória que não deixa margem para dúvidas e em 11 pontos de vantagem no campeonato.
Nada a fazer, o Benfica, este Benfica 2009/2010, é melhor. Não é nenhum drama, é simplesmente um facto. E quanto mais depressa o percebermos, melhor: mais tempo sobrará para preparar devidamente a próxima época.
Quanto ao que resta desta, há ainda a Taça de Portugal, para tentar menorizar estragos. Mesmo que o Porto vença, saberá a pouco, depois de 4 campeonatos consecutivos. Mas à falta de pão...
nota da gerência: o 442 iniciou esta semana a publicação de textos de alguns dos seus leitores preferidos, com o objectivo de abrir o blog à comunidade. Agradecemos ao Hélder Brito, ao Mr. Blue e ao Littbarski. Outros, estamos certos, vão aceitar o nosso desafio.
A sensação com que fiquei depois deste jogo foi a mesma que tive ao ver o Sporting-Benfica, das meias-finais: um Benfica a meio gás, em gestão de esforço, com 4 titulares no banco, chegou e sobrou para as encomendas.
Do lado do Porto, houve muita vontade, mas pouca cabeça, de uma equipa que tenta desesperadamente remar contra a maré, mas não sabe como (e, pelos vistos, Jesualdo também não). Muitos erros, nervos sempre à flor da pele e uma equipa sem norte. Inexplicavelmente sem norte, depois de 3 jogos (Sporting, Arsenal e Braga) em que deu a ideia de querer arrancar para um bom final de temporada. Do outro lado, é precisamente o oposto: tranquilidade, confiança, consistência, traduzidas numa vitória que não deixa margem para dúvidas e em 11 pontos de vantagem no campeonato.
Nada a fazer, o Benfica, este Benfica 2009/2010, é melhor. Não é nenhum drama, é simplesmente um facto. E quanto mais depressa o percebermos, melhor: mais tempo sobrará para preparar devidamente a próxima época.
Quanto ao que resta desta, há ainda a Taça de Portugal, para tentar menorizar estragos. Mesmo que o Porto vença, saberá a pouco, depois de 4 campeonatos consecutivos. Mas à falta de pão...
nota da gerência: o 442 iniciou esta semana a publicação de textos de alguns dos seus leitores preferidos, com o objectivo de abrir o blog à comunidade. Agradecemos ao Hélder Brito, ao Mr. Blue e ao Littbarski. Outros, estamos certos, vão aceitar o nosso desafio.
Etiquetas:
benfica 09/10,
carlsberg cup,
porto 09/10,
taça da liga
domingo, março 21, 2010
FCP 0 x 3 SLB
Do nosso leitor Mr. Blue, em serviço especial para o 442
Portista que tenha estado atento durante esta época já não se admira com nada. Até perónios fracturados são encarados como coisas banais. Azares. Nuno na baliza não “são azares”, são critérios há muito estabelecidos. Correctos.
Já finais no campo do adversário, como se provou, sem olhar para as bancadas, vendo a prontidão com que o anfitrião se inteirou de um problema numa baliza, é mais uma daquelas regras em que esta “competição” é fértil. Uma das que não estão escritas. Apenas implícitas.
Antes do jogo começar, e indo de encontro à matéria que costumo abordar, a SIC, se o jornal diário não me trai, transmitiu um daqueles filmes domingueiros com o sugestivo título “Deja Vu”.
Assim que a final da "competição" mais ridícula inventada pelo Sr. Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis começou, e até ao intervalo da mesma, assistiram, os portistas, ao “Deja Vu – o regresso a Alvalade”. Penso não ser necessário explicar.
No final, o resultado fez jus ao “Deja Vu” e confirma que a época “curiosa” tem tudo para o continuar a ser. Aproveitem.
Aproveito também eu, a oportunidade que um líder da blogosfera me dá, para, num momento em que a “super equipa desportiva” de Portugal (que não a RR) atinge o seu primeiro título, endereçar os meus sinceros parabéns a todos aqueles que, no interior do LORD, fazem com que a dimensão física do ser humano atinja, cada vez mais, patamares que nunca se ousou sonhar. É justo reconhecer.
Muito teria, também, para dizer sobre a época do meu clube, a vários níveis, mas como sairia do âmbito deste texto, deixo, quem sabe, para uma próxima oportunidade.
PS – Enquanto escrevo ouço as bonitas palavras do vencedor sobre Ruben Micael. Ficam-lhe bem. Adequam-se à figura.
Portista que tenha estado atento durante esta época já não se admira com nada. Até perónios fracturados são encarados como coisas banais. Azares. Nuno na baliza não “são azares”, são critérios há muito estabelecidos. Correctos.
Já finais no campo do adversário, como se provou, sem olhar para as bancadas, vendo a prontidão com que o anfitrião se inteirou de um problema numa baliza, é mais uma daquelas regras em que esta “competição” é fértil. Uma das que não estão escritas. Apenas implícitas.
Antes do jogo começar, e indo de encontro à matéria que costumo abordar, a SIC, se o jornal diário não me trai, transmitiu um daqueles filmes domingueiros com o sugestivo título “Deja Vu”.
Assim que a final da "competição" mais ridícula inventada pelo Sr. Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis começou, e até ao intervalo da mesma, assistiram, os portistas, ao “Deja Vu – o regresso a Alvalade”. Penso não ser necessário explicar.
No final, o resultado fez jus ao “Deja Vu” e confirma que a época “curiosa” tem tudo para o continuar a ser. Aproveitem.
Aproveito também eu, a oportunidade que um líder da blogosfera me dá, para, num momento em que a “super equipa desportiva” de Portugal (que não a RR) atinge o seu primeiro título, endereçar os meus sinceros parabéns a todos aqueles que, no interior do LORD, fazem com que a dimensão física do ser humano atinja, cada vez mais, patamares que nunca se ousou sonhar. É justo reconhecer.
Muito teria, também, para dizer sobre a época do meu clube, a vários níveis, mas como sairia do âmbito deste texto, deixo, quem sabe, para uma próxima oportunidade.
PS – Enquanto escrevo ouço as bonitas palavras do vencedor sobre Ruben Micael. Ficam-lhe bem. Adequam-se à figura.
Etiquetas:
benfica 09/10,
carlsberg cup,
porto 09/10,
taça da liga
terça-feira, março 09, 2010
Arsenal 5 x 0 Porto
Quatro vezes, Fucile. Quatro vezes, não. Quatro golos, Fucile. Porque o homem conseguiu bisar, pelo menos, um par de vezes. O meu golo preferido foi o segundo. A bola que está para sair e ele decide que não, que a posição é excelente para sair a jogar, com um adversário em cima, junto à área. Ainda tem a oportunidade de voltar a entrar na jogada e faz uma auto-finta, digna dos maiores especialistas. Perto disto, a inovação Nuno André Coelho é um pormenor. Depois do terceiro golo, o portista convidado começou a arrumar a trouxa e saiu ao quarto. Passei para o Bayern para ver se Ribery fazia mais pontos na liga fantástica da Champions. Quando voltei a Londres, Bendtner estava a marcar o penalty. Nem me dei ao trabalho de perguntar quem tinha sido o autor da proeza.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
arsenal,
champions league,
fucile,
jesualdo ferreira,
porto 09/10
domingo, março 07, 2010
Sábado em tons vermelhos
Porto 2 x 2 Olhanense Os de cima já estão longe, os de baixo já não chateiam, há uma eliminatória da Champions para segurar em Londres e quer Jesualdo (com poupanças), quer os jogadores (sem rigor) já não acreditam em nada que tenha a ver com o título nacional, apesar do discurso oficial. Aproveitou-se disso o Olhanense para marcar dois golos em quinze minutos, tendo consentido o empate já em tempo de desconto. Lembrando textos e posições antigas assumidas por diversos autores e leitores do 442, foi mais um "treinador aliado" a roubar pontos à "casa-mãe", foram mais quatro jogadores (o quinto, Rabiola, entrou tarde) a cumprirem exemplar e profissionalmente com as suas obrigações, quer ao nível do empenho (até entraram na tradicional perda de tempo em fim de partida), quer do resultado. E - pasme-se - nenhum deles fez um penalty escusado em tempo de descontos.
Vitória de Setúbal 0 x 0 Braga Como Domingos Paciência bem defendeu, o Braga tinha obrigação de fazer muito mais do que fez e não são eventuais erros de arbitragem que explicam o resultado de um jogo como este. Contudo, os bracarenses já estavam avisados para o que aí vinha depois do que se passou no Restelo, devendo assumir que nada será fácil no caminho a que se propuseram. Acho que é suposto sentirem-se gratos por os deixarem ficar com o segundo lugar. Parece que é assim que é suposto.
master kodro
Vitória de Setúbal 0 x 0 Braga Como Domingos Paciência bem defendeu, o Braga tinha obrigação de fazer muito mais do que fez e não são eventuais erros de arbitragem que explicam o resultado de um jogo como este. Contudo, os bracarenses já estavam avisados para o que aí vinha depois do que se passou no Restelo, devendo assumir que nada será fácil no caminho a que se propuseram. Acho que é suposto sentirem-se gratos por os deixarem ficar com o segundo lugar. Parece que é assim que é suposto.
master kodro
Etiquetas:
braga 09/10,
domingos paciência,
olhanense 09/10,
porto 09/10
terça-feira, março 02, 2010
Pára relógio, pára
Sporting 3 x 0 Porto O tempo tem sido tão pouco que nem conseguimos dar nota da magnífica vitória do Sporting sobre o Porto. Domínio completo e uma exibição extraordinária que destroçou os dragões e o seu sonho de continuarem a lutar pelo título - a não ser que coisas muito improváveis sucedam. Eu descobri nesse dia que tinha vizinhos sportinguistas.
Europa Claro que o Sporting tinha que começar a jogar futebol quando o Vitória chegou ao quarto lugar à condição e claro que o Nacional tinha que ganhar hoje ao Belenenses (ok, isso não representa nenhuma novidade). As próximas duas jornadas são decisivas para os vitorianos, pois vão medir forças com os madeirenses em casa e depois com os leões fora. Daqui a duas jornadas falamos sobre esse assunto, mais a sério.
Taça Astrocosmo Voltamos à frase inicial: o tempo tem sido tão pouco que me esqueci que os quartos-de-final da Taça Astrocosmo se disputavam na (passada) jornada 21 da Liga... Vamos adiar oficialmente para a jornada 23 e vamos pedir ajuda a um amigo da casa para a organização da competição, dado que existem dois ex-jugoslavos em prova e o secretismo é uma arma essencial neste jogo. Galvão, topas disponibilizar o teu e-mail para este efeito?
master kodro
Europa Claro que o Sporting tinha que começar a jogar futebol quando o Vitória chegou ao quarto lugar à condição e claro que o Nacional tinha que ganhar hoje ao Belenenses (ok, isso não representa nenhuma novidade). As próximas duas jornadas são decisivas para os vitorianos, pois vão medir forças com os madeirenses em casa e depois com os leões fora. Daqui a duas jornadas falamos sobre esse assunto, mais a sério.
Taça Astrocosmo Voltamos à frase inicial: o tempo tem sido tão pouco que me esqueci que os quartos-de-final da Taça Astrocosmo se disputavam na (passada) jornada 21 da Liga... Vamos adiar oficialmente para a jornada 23 e vamos pedir ajuda a um amigo da casa para a organização da competição, dado que existem dois ex-jugoslavos em prova e o secretismo é uma arma essencial neste jogo. Galvão, topas disponibilizar o teu e-mail para este efeito?
master kodro
terça-feira, fevereiro 23, 2010
Ainda o Porto 5 x 1 Braga
- A nota de um Porto antes e depois de Ruben Micael, absolutamente rendido que estou ao futebol simples e incisivo do madeirense. Em comparação com Belluschi, Valeri ou com o fetiche de Jesualdo que dá pelo nome de Guarin, o português não dá hipótese, pelo menos neste momento.
- A alteração que Domingos introduziu no onze, deixando Meyong de fora, era teoricamente aceitável, face a tudo o que rodeava o jogo. Não resultou porque o golo dos dragões surgiu cedo, fruto de uma batalha entre Silvestre Varela e Filipe Oliveira que o primeiro venceu por falta de comparência do adversário. Os desperdícios iniciais de Alan também não ajudaram.
- O que dizer de Falcao? Já depois de ter ultrapassado a barreira dos 20 golos em época de estreia, marca mais três golos numa semana em dois jogos absolutamente decisivos para os dragões. Muito bom.
- O Braga perdeu um jogo, perdeu uma eventual vantagem sobre o adversário directo em caso de empate, mas não perdeu mais do que isso. Continua a melhor época da história do clube e a liderança a um ponto de distância, num campeonato que ainda tem jogos muito importantes por disputar.
master kodro
- A alteração que Domingos introduziu no onze, deixando Meyong de fora, era teoricamente aceitável, face a tudo o que rodeava o jogo. Não resultou porque o golo dos dragões surgiu cedo, fruto de uma batalha entre Silvestre Varela e Filipe Oliveira que o primeiro venceu por falta de comparência do adversário. Os desperdícios iniciais de Alan também não ajudaram.
- O que dizer de Falcao? Já depois de ter ultrapassado a barreira dos 20 golos em época de estreia, marca mais três golos numa semana em dois jogos absolutamente decisivos para os dragões. Muito bom.
- O Braga perdeu um jogo, perdeu uma eventual vantagem sobre o adversário directo em caso de empate, mas não perdeu mais do que isso. Continua a melhor época da história do clube e a liderança a um ponto de distância, num campeonato que ainda tem jogos muito importantes por disputar.
master kodro
Etiquetas:
alan,
braga 09/10,
domingos paciência,
falcão,
filipe oliveira,
guarin,
jesualdo ferreira,
meyong,
porto 09/10,
ruben micael,
silvestre varela
domingo, fevereiro 21, 2010
Curtas
Vitória 2 x 0 Leixões Um resultado com marcadores que fazem lembrar pedidos passados. Valdomiro continua goleador e continua o mistério da pouca utilização de Rui Miguel durante esta época. Esta coisa de o quarto lugar (e o Sporting) estar a dois pontos de distância, numa temporada tão banal, é muito estranha.
Olhanense 0 x 0 Sporting Já não sei que palavra escolher para definir esta passagem de Carvalhal pelo Sporting. Sempre na vanguarda.
Porto x Braga O Braga entra no Dragão como se fosse líder, ou seja, a não necessitar de arriscar para garantir o resultado que lhe daria a liderança. Para além de esse resultado garantir um virtual ponto extra num eventual desempate com os adversários de amanhã. O Braga volta a entrar com Mossoró e sem o peso de um jogo com o Arsenal a meio da semana. Não sei se chega, mas o panorama é animador para os bracarenses.
master kodro
Olhanense 0 x 0 Sporting Já não sei que palavra escolher para definir esta passagem de Carvalhal pelo Sporting. Sempre na vanguarda.
Porto x Braga O Braga entra no Dragão como se fosse líder, ou seja, a não necessitar de arriscar para garantir o resultado que lhe daria a liderança. Para além de esse resultado garantir um virtual ponto extra num eventual desempate com os adversários de amanhã. O Braga volta a entrar com Mossoró e sem o peso de um jogo com o Arsenal a meio da semana. Não sei se chega, mas o panorama é animador para os bracarenses.
master kodro
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Curtas
Porto 3 x 0 Naval Não houve brilho, mas houve competência e serenidade. A Naval assustou uma vez a sério (ainda havia 1x0 no marcador), o que é uma novidade nos últimos tempos. Falcao chega aos 20 golos, em época de estreia, no início de Fevereiro e Varela já chegou ao 10.º golo da temporada. Ruben Micael continua a mostrar que é um grande jogador.
Queiroz vs Baptista Ou insultos e empurrões vs agarrou-me o pescoço e deu-me dois socos, quando eu estava ao telefone a tomar o café. Infelizmente ninguém quis abordar o assunto dirimido. Seja como for, comportamento absolutamente inaceitável do seleccionador, que está cada vez mais parecido com o seu antecessor, agora também fora das quatro linhas.
A lata desta gente Fiquei absolutamente maravilhado com a argumentação da defesa do Benfica ao sumaríssimo a Javi Garcia. Desde a "agressão" de Valdomiro ao argumento "o emblema da águia defende que o árbitro Elmano Santos se encontrava no enfiamento do lance que redundou no pontapé de Javi García a Valdomiro, tendo por essa razão testemunhado e ajuizado a ação do espanhol, o que desde logo invalida a aplicação do sumaríssimo.". Pela verdade desportiva, sempre, contra os corruptos, os mentirosos e os avençados.
master kodro
Queiroz vs Baptista Ou insultos e empurrões vs agarrou-me o pescoço e deu-me dois socos, quando eu estava ao telefone a tomar o café. Infelizmente ninguém quis abordar o assunto dirimido. Seja como for, comportamento absolutamente inaceitável do seleccionador, que está cada vez mais parecido com o seu antecessor, agora também fora das quatro linhas.
A lata desta gente Fiquei absolutamente maravilhado com a argumentação da defesa do Benfica ao sumaríssimo a Javi Garcia. Desde a "agressão" de Valdomiro ao argumento "o emblema da águia defende que o árbitro Elmano Santos se encontrava no enfiamento do lance que redundou no pontapé de Javi García a Valdomiro, tendo por essa razão testemunhado e ajuizado a ação do espanhol, o que desde logo invalida a aplicação do sumaríssimo.". Pela verdade desportiva, sempre, contra os corruptos, os mentirosos e os avençados.
master kodro
Etiquetas:
carlos queiroz,
falcão,
javi garcia,
naval 09/10,
porto 09/10,
silvestre varela,
valdomiro,
violência
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
Ainda mais túneis
1. O que Ney, Mossoró e Javi Garcia fizeram toda a gente viu pelas imagens da televisão. Tinha a impressão - não sei porquê, até porque já passaram alguns meses - que as imagens não podiam servir de prova também no caso dos dois primeiros, mas pelos vistos podem. Ainda bem. Basta de comportamentos animalescos a passarem sem punição. Já o caso dos 3 meses de castigo a Vandinho é diferente. Parece que é mais um assunto de túnel. Também tem vários meses e só percebi que algo estava a acontecer quando apareceu esta notícia. Uma queixa escrita do adjunto de Jorge Jesus.
2. Grande túnel fez o Porto, ontem, ao Sporting, com um histórico 5x2. Uma excelente exibição em que só não se percebe onde começa e acaba o mérito do Porto e o demérito do Sporting. Mariano Gonzalez, Ruben Micael e Falcao, entre outros, brilharam, em noite de grandes golos. Varela, então, fez um túnel do tamanho do mundo a quem achou que ele não se enquadrava nos objectivos do clube que o dispensou (isto em semana de bis decisivo de Carlos Martins).
master kodro
2. Grande túnel fez o Porto, ontem, ao Sporting, com um histórico 5x2. Uma excelente exibição em que só não se percebe onde começa e acaba o mérito do Porto e o demérito do Sporting. Mariano Gonzalez, Ruben Micael e Falcao, entre outros, brilharam, em noite de grandes golos. Varela, então, fez um túnel do tamanho do mundo a quem achou que ele não se enquadrava nos objectivos do clube que o dispensou (isto em semana de bis decisivo de Carlos Martins).
master kodro
Etiquetas:
paulo bento,
porto 09/10,
silvestre varela,
sporting 09/10,
taça de portugal 09/10,
vandinho,
violência
domingo, janeiro 17, 2010
Mais coisas estranhas
Sim, o golo anulado a Falcão é ridículo, mas este jogo teve ainda um empate obtido com a mão (muito bem disfarçado, diga-se) e um jogador adversário expulso com um corte peitoral. A campanha a favor do Benfica continua de modo imparável.
Entretanto, em Guimarães, os que equipam de branco também marcam golos fora-de-jogo e acabam a partida a insultar e rodear o árbitro por causa de um corte de cabeça que imaginaram ter sido com a mão. Ó Master Kodro, isto é coisa do Vieira, não achas?
P.S. [20h]. E em Coimbra, um penalty-fantasma na origem da vitória bracarense. Apito encarnado, já!
katanec
Entretanto, em Guimarães, os que equipam de branco também marcam golos fora-de-jogo e acabam a partida a insultar e rodear o árbitro por causa de um corte de cabeça que imaginaram ter sido com a mão. Ó Master Kodro, isto é coisa do Vieira, não achas?
P.S. [20h]. E em Coimbra, um penalty-fantasma na origem da vitória bracarense. Apito encarnado, já!
katanec
Etiquetas:
arbitragem,
porto 09/10,
v. guimarães 09/10
segunda-feira, dezembro 21, 2009
Liga Zandinga - Menção Honrosa
"Se tudo correr naturalmente, com a normalidade dos últimos quatro anos, [...] o FC Porto sairá vencedor do confronto de Domingo e se o Braga voltar a facilitar, [...] pode celebrar o Natal e a passagem de ano com o seu traje de gala habitual. Se o Benfica perder, vai entrar num abismo desportivo inimagináve e a esse descalabro se seguirá novo e profundo aperto financeiro, que poderá mesmo pôr em risco a sua sobrevivência como grande clube.", Manuel Serrão, Expresso, 19.12.2009.
Talvez não fosse pior deixar de lado alguma arrogância e olhar para certos abismos caseiros. É que o Porto fez uma exibição confrangedora (6 remates!), contra um Benfica muito remendado e somou a sua terceira derrota em 14 jogos. E não vale a pena vir falar em anormalidades (como fez Jesualdo, de forma patética). A não ser que estejamos a falar da mão de Rodriguez, que até a minha avó, Deus a tenha, viu lá do alto.
katanec
Talvez não fosse pior deixar de lado alguma arrogância e olhar para certos abismos caseiros. É que o Porto fez uma exibição confrangedora (6 remates!), contra um Benfica muito remendado e somou a sua terceira derrota em 14 jogos. E não vale a pena vir falar em anormalidades (como fez Jesualdo, de forma patética). A não ser que estejamos a falar da mão de Rodriguez, que até a minha avó, Deus a tenha, viu lá do alto.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 09/10,
zandingas de meia-tijela
sexta-feira, dezembro 18, 2009
Que maravilha...
Aquele golo espantoso de Di Maria. Para fechar em beleza a fase de grupos da Liga Europa, depois da vitória estrondosa do Nacional.
Seguem-se Arsenal para o Porto, Everton para o Sporting e Hertha para o Benfica. Ninguém se pode queixar muito da sorte.
master kodro
Seguem-se Arsenal para o Porto, Everton para o Sporting e Hertha para o Benfica. Ninguém se pode queixar muito da sorte.
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
champions league,
di maria,
nacional 09/10,
porto 09/10,
sporting 09/10
quarta-feira, dezembro 16, 2009
Empréstimos
Há pouco tempo corria nos meandros blogosféricos - e não só - a teoria de que o FC Porto emprestava jogadores para controlar e comprar votos (nas votações da Liga) dos clubes que recebiam as dádivas. Não só não corroboro dessa opinião - e mantenho-o -, como sempre defendi que é um problema que se resolve de raiz com a proibição de empréstimos entre clubes da mesma divisão. Face aos números deste ano apresentados pelo Record, fico curioso se as opiniões conspirativas se mantêm.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
empréstimos,
liga de clubes,
porto 09/10,
sporting 09/10
domingo, dezembro 06, 2009
Curtas
Vitória 1 x 4 Porto Não vi o jogo, apenas o resumo. Juntando esse pedaço ao que me foi contado, parece que foi justo mas que podia ter acontecido um 4x6 (o que não é lisonjeiro para nenhuma das defesas). Um golo de Varela aos 12 minutos (mais um daquele rapaz que não se adequava às ideias não sei de quem) inviabilizou a implementação da mesma estratégia que Paulo Sérgio impôs nos últimos jogos. Era um adversário incoveniente para isso acontecer. E o golo do Andrézinho?...
Leixões 1 x 1 Braga Eis que o Inverno faz a primeira vítima. Num jogo disputado em condições deploráveis, o Braga atolou em Matosinhos. Moisés não separou as águas convenientemente e Eduardo, não Mãos-de-Tesoura mas Pés-de-Chumbo, deixou-a entrar. O mesmo pedaço de terreno que acelerou a bola neste lance, travou-a, na segunda parte, inviabilizando remates bracarenses. Um mistério tão grande como o que levou o adjunto leixonense a dizer que os seus mereciam mais. A maresia dá cabo das cabeças.
Juventus 2 x 1 Inter Temos uma dúvida na atribuição do primeiro golo da Juve, trazida pelo concorrente sérgio_alj. O site oficial do calcio sustenta que o golo é de Felipe Melo e não de Chiellini. Vamos aguardar até terça-feira - dia de fazer as contas e lançamento da última jornada da TLX - para ver se há alteração. A decisão italiana será soberana.
master kodro
Leixões 1 x 1 Braga Eis que o Inverno faz a primeira vítima. Num jogo disputado em condições deploráveis, o Braga atolou em Matosinhos. Moisés não separou as águas convenientemente e Eduardo, não Mãos-de-Tesoura mas Pés-de-Chumbo, deixou-a entrar. O mesmo pedaço de terreno que acelerou a bola neste lance, travou-a, na segunda parte, inviabilizando remates bracarenses. Um mistério tão grande como o que levou o adjunto leixonense a dizer que os seus mereciam mais. A maresia dá cabo das cabeças.
Juventus 2 x 1 Inter Temos uma dúvida na atribuição do primeiro golo da Juve, trazida pelo concorrente sérgio_alj. O site oficial do calcio sustenta que o golo é de Felipe Melo e não de Chiellini. Vamos aguardar até terça-feira - dia de fazer as contas e lançamento da última jornada da TLX - para ver se há alteração. A decisão italiana será soberana.
master kodro
Subscrever:
Mensagens (Atom)