Segundo a lógica benfiquista, analisando as últimas 8 jornadas do campeonato desta época, em que os encarnados somaram outras tantas vitórias, o Benfica é a melhor equipa da Liga 2010/2011, e a classificação da prova é uma mentira. Só pode ser esta a lógica, uma vez que não é analisando o todo (os números continuam a ser claramente favoráveis ao Porto) e, muito menos, só as 10 primeiras jornadas, altura em que o Benfica perdeu 4 vezes, a última delas no Dragão, por 5-0, ficando a 10 pontos de distância do 1.º lugar, que se consegue chegar a esta conclusão. Olhemos, então, para o que se passou neste período (deixando de fora o Porto 3 x Nacional 0, da 20.ª jornada):
Porto - 7V, 1E, 0D; 16GM, 3GS (+13); 22P
Benfica - 8V, 0E, 0D; 24GM, 5GS (+19); 24P
Agora, comparemos (eu sei que não há comparação possível, mas ainda assim comparemos) com o que se passou nas últimas 8 jornadas do campeonato da época passada:
Porto - 8V, 0E, 0D; 25GM, 6GS (+19); 24P
Benfica - 7V, 0E, 1D (no Dragão); 19GM, 8GS (+11); 21P
A conclusão é óbvia: o Porto foi a melhor equipa da Liga 2009/2010, e a classificação da prova foi uma mentira. Ou não é assim?
littbarski
Mostrar mensagens com a etiqueta benfica 09/10. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta benfica 09/10. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, fevereiro 10, 2011
quarta-feira, janeiro 12, 2011
Não quero que vos falte nada
Este é o post que queriam que eu tivesse escrito, nesta altura, na época passada, sobre o avassalador domínio do Benfica. Por favor comparem com o post de baixo:
"Terminada a primeira volta, o Benfica segue em segundo, com 11 vitórias em 15 jogos, com uma derrota, com o melhor ataque (com mais 9 golos do que o segundo melhor, o Porto) e a segunda melhor defesa da prova (com mais 3 sofridos do que a melhor, a do Braga), com o melhor marcador (Cardozo com 14, mais 4 do que o segundo, Falcao) e o jogador com mais assistências para golo (não tenho dados, mas certamente Di Maria ou Saviola), com os mesmos pontos do líder, Braga (depois de uma derrota por 2x0, em Braga)."
Retiro a última frase do post de baixo para aqui: perante este cenário, ainda há quem tenha dúvidas. Parabéns.
ps - a maior semelhança entre um cenário e o outro, é que, em qualquer dos casos, o adversário directo do Benfica era um antro de ladrões, constantemente beneficiados, ao contrário do Benfica, constantemente prejudicado. Mais ou menos como o foi o Vitória no ano em que foi adversário directo do Benfica na luta pelo terceiro lugar. Pode ser que alguém pense no que é que isto quer dizer.
master kodro
"Terminada a primeira volta, o Benfica segue em segundo, com 11 vitórias em 15 jogos, com uma derrota, com o melhor ataque (com mais 9 golos do que o segundo melhor, o Porto) e a segunda melhor defesa da prova (com mais 3 sofridos do que a melhor, a do Braga), com o melhor marcador (Cardozo com 14, mais 4 do que o segundo, Falcao) e o jogador com mais assistências para golo (não tenho dados, mas certamente Di Maria ou Saviola), com os mesmos pontos do líder, Braga (depois de uma derrota por 2x0, em Braga)."
Retiro a última frase do post de baixo para aqui: perante este cenário, ainda há quem tenha dúvidas. Parabéns.
ps - a maior semelhança entre um cenário e o outro, é que, em qualquer dos casos, o adversário directo do Benfica era um antro de ladrões, constantemente beneficiados, ao contrário do Benfica, constantemente prejudicado. Mais ou menos como o foi o Vitória no ano em que foi adversário directo do Benfica na luta pelo terceiro lugar. Pode ser que alguém pense no que é que isto quer dizer.
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
são todos ladrões menos nós
quarta-feira, dezembro 29, 2010
Um Porto x Benfica para as férias de Natal
Ultrapassada a primeira metade da temporada, é possível estabelecer um paralelismo entre o Porto desta época e o Benfica da época passada. Ambas as equipas contrataram um treinador sem títulos relevantes no currículo (embora Jesus tivesse bastante mais experiência do que Villas-Boas), superaram largamente as expectativas, apresentaram um futebol empolgante e chegaram à 14.ª jornada na liderança do campeonato (no caso do Benfica, partilhada com um surpreendente Braga). Poder-se-á dizer que o Benfica teve um ataque mais demolidor (38 golos marcados, contra os 32 que o Porto leva actualmente), mas o Porto compensa este menor poder de concretização com menos 4 golos sofridos (5 vs 9) e com mais 5 pontos (38 vs 33) do que os encarnados tinham nesta fase. Na Liga Europa, ambas as equipas terminaram a fase de grupos no 1.º lugar, com um saldo positivo de 10 golos, o Benfica cedendo 3 pontos e o Porto 2. As diferenças vêm da Taça de Portugal, onde o Porto ainda está e de onde o Benfica foi eliminado precocemente pelo Vitória de Guimarães, e da Supertaça que o Benfica não disputou e que o Porto reconquistou.
Da mesma forma, podemos fazer uma analogia entre o Benfica desta época e o Porto da época passada. Houve saídas (Lucho, Ramires, Di María) que não foram devidamente compensadas, jogadores que ficaram aparentemente contrariados (Bruno Alves, Meireles, Cardozo, David Luiz), factores que contribuíram para um mau arranque de temporada e para a cedência de terreno ao principal rival. Assim, não é de estranhar que o desempenho das duas equipas, nos primeiros 14 jogos do campeonato, seja semelhante (Benfica: 30P, 27GM, 14GS; Porto: 29P, 21GM, 11GS). O Porto venceu a Supertaça. Mas a principal diferença vem da Liga dos Campeões, onde os azuis e brancos conseguiram o apuramento para os oitavos-de-final e de onde os encarnados foram eliminados recentemente, na fase de grupos.
Então, e os árbitros? Os árbitros! - reclamam os benfiquistas, desde a primeira palavra do primeiro parágrafo. Os árbitros marcaram, esta temporada, até à 14.ª jornada do campeonato, 7 penalties a favor do Porto e 2 contra; o Benfica, a época passada, em igual período, tinha um registo de 7-1. E o Ricardo Costa? - perguntam os portistas. O Ricardo Costa foi-se. A águia Vitória pode festejar o ano novo descansada.
littbarski
littbarski
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 10/11
quarta-feira, agosto 04, 2010
Liga Zandinga 2009-10
Prémio Jimmy Hagan Benfica-Braga-Porto era a chave certa, algo que ninguém conseguiu prever, muito por força da excelente campanha dos bracarenses (que os leva, daqui a pouco, à Escócia, para defender uma vantagem de 3 golos). Dos 37 concorrentes, 12 acertaram no campeão e 6 colocaram o Braga na terceira posição do campeonato, com especial destaque para o Pedro Ramos e o Mago que só trocaram a ordem entre Porto e Braga, fazendo, assim, 40 pontos.
Prémio Luís Campos Depois da falsa partida de Ulisses Morais, que consegui ser despedido ainda antes do início da Liga Zandinga (11 de Setembro), Carlos Azenha não perdeu tempo e deu 30 pontos a vários concorrentes ao terceiro dia de prova. Seguiu-se Carlos Carvalhal (que teve o extraordinário prémio de ir para Alvalade...) e depois Rogério Gonçalves, também um dos "favoritos" dos bruxos de serviço. Só o campeão em título, o Juzenani, e eu acertámos nos três primeiros, embora quase tudo fora de ordem (exceptuando o meu Azenha).
Classificação geral provisória (após prémios Jimmy Hagan e Luís Campos)
75 pitons na boca
70 luciano rodrigues
65 luis, katanec
60 sport billy
55 master kodro, mago
50 unas
Conselho de Administração da Liga Zandinga
Prémio Luís Campos Depois da falsa partida de Ulisses Morais, que consegui ser despedido ainda antes do início da Liga Zandinga (11 de Setembro), Carlos Azenha não perdeu tempo e deu 30 pontos a vários concorrentes ao terceiro dia de prova. Seguiu-se Carlos Carvalhal (que teve o extraordinário prémio de ir para Alvalade...) e depois Rogério Gonçalves, também um dos "favoritos" dos bruxos de serviço. Só o campeão em título, o Juzenani, e eu acertámos nos três primeiros, embora quase tudo fora de ordem (exceptuando o meu Azenha).
Classificação geral provisória (após prémios Jimmy Hagan e Luís Campos)
75 pitons na boca
70 luciano rodrigues
65 luis, katanec
60 sport billy
55 master kodro, mago
50 unas
Conselho de Administração da Liga Zandinga
Etiquetas:
benfica 09/10,
carlos azenha,
liga zandinga,
prémio jimmy hagan,
prémio luís campos
domingo, maio 09, 2010
Parabéns Benfica!
Sinceramente, não percebo muito bem onde é que está a dúvida. Ao Benfica basta um empate em casa contra o Rio Ave para se sagrar campeão nacional 2009/2010 - um Rio Ave, que nunca ganhou na Luz, ouvi hoje, que não marca há 5 jogos, que não ganha há 8 jornadas, que marcou 3 golos nas últimas 10 jornadas e que marcou 8 golos na segunda volta do campeonato. Para além disso, se a improbabilidade estatística (e futebolística) acontecer, o Braga ainda tem que vencer na Choupana, onde mora uma equipa que luta pela qualificação europeia. Eu, que já dei os parabéns aos adeptos benfiquistas há meia dúzia de jornadas, fiz as minhas previsões para o Blogobola: Benfica 5 x 0 Rio Ave; Nacional 1 x 1 Braga.
Parece-me claro que o nervosismo que tem tomado conta de muitos benfiquistas na última semana (isso é evidente nos blogs) resulta apenas dos seu próprios preconceitos e de uma necessidade de julgar e divulgar que todos os árbitros estão corrompidos e que todos os jogadores, treinadores e clubes adversários, para além de serem todos corruptos, estão unidos para derrubar a instituição. Do ponto de vista individual, isto tem um nome, clinicamente - distúrbio paranóide da personalidade. Colectivamente, não sei. Numa semana, já li que o Braga comprou o guarda-redes do Paços, que Manuel Machado vai perder de propósito com o Braga porque não gosta de Jorge Jesus, que o Braga vai pagar aos jogadores do Rio Ave para ganharem ao Benfica.
Também li, obviamente, que Jorge Sousa foi SuperDragão e que vai fazer tudo para que o Benfica perca, até porque foi com ele que o Benfica perdeu grande parte dos pontos desta época. O árbitro que esta época apitou o Benfica 3 x0 Porto da Taça da Liga, o V. Setúbal 1 x 1 Benfica (em que marcou um penalty a favor do Benfica aos 91 minutos, o tal de Zoro sobre Kardec que Cardozo desperdiçou), o U. Leiria 1 x 2 Benfica (em que marcou um penalty a favor do Benfica, o tal de Mamadou Tall sobre Aimar, que Cardozo transformou no golo da vitória) e o Braga 2 x 0 Benfica, em que o Braga foi superior e mereceu a vitória, mas que ficou marcado por aquela expulsão ao intervalo de Cardozo sem que ninguém tivesse visto o que ele fez (o que foi extremamente prejudicial para o Benfica, principalmente se nos esquecermos que André Leone foi expulso exactamente nas mesmas circunstâncias que o paraguaio).
É importante que o Benfica conquiste este campeonato, até porque os adeptos benfiquistas já o merecem, por todo o apoio que dão ao clube, por toda a incompetência que têm tido que aturar ao longo dos últimos anos, mas também pela dedicação que empregam na divulgação da propaganda oficial. Não sendo obrigado a concordar com o conteúdo, tenho que admitir que nesta matéria estão a anos-luz de todos os outros. Parabéns benfiquistas!
master kodro
Parece-me claro que o nervosismo que tem tomado conta de muitos benfiquistas na última semana (isso é evidente nos blogs) resulta apenas dos seu próprios preconceitos e de uma necessidade de julgar e divulgar que todos os árbitros estão corrompidos e que todos os jogadores, treinadores e clubes adversários, para além de serem todos corruptos, estão unidos para derrubar a instituição. Do ponto de vista individual, isto tem um nome, clinicamente - distúrbio paranóide da personalidade. Colectivamente, não sei. Numa semana, já li que o Braga comprou o guarda-redes do Paços, que Manuel Machado vai perder de propósito com o Braga porque não gosta de Jorge Jesus, que o Braga vai pagar aos jogadores do Rio Ave para ganharem ao Benfica.
Também li, obviamente, que Jorge Sousa foi SuperDragão e que vai fazer tudo para que o Benfica perca, até porque foi com ele que o Benfica perdeu grande parte dos pontos desta época. O árbitro que esta época apitou o Benfica 3 x0 Porto da Taça da Liga, o V. Setúbal 1 x 1 Benfica (em que marcou um penalty a favor do Benfica aos 91 minutos, o tal de Zoro sobre Kardec que Cardozo desperdiçou), o U. Leiria 1 x 2 Benfica (em que marcou um penalty a favor do Benfica, o tal de Mamadou Tall sobre Aimar, que Cardozo transformou no golo da vitória) e o Braga 2 x 0 Benfica, em que o Braga foi superior e mereceu a vitória, mas que ficou marcado por aquela expulsão ao intervalo de Cardozo sem que ninguém tivesse visto o que ele fez (o que foi extremamente prejudicial para o Benfica, principalmente se nos esquecermos que André Leone foi expulso exactamente nas mesmas circunstâncias que o paraguaio).
É importante que o Benfica conquiste este campeonato, até porque os adeptos benfiquistas já o merecem, por todo o apoio que dão ao clube, por toda a incompetência que têm tido que aturar ao longo dos últimos anos, mas também pela dedicação que empregam na divulgação da propaganda oficial. Não sendo obrigado a concordar com o conteúdo, tenho que admitir que nesta matéria estão a anos-luz de todos os outros. Parabéns benfiquistas!
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
liga portuguesa 09/10
terça-feira, maio 04, 2010
FC Porto 3 x Benfica 1
Vitória justa do Porto, a equipa mais lutadora, mais objectiva, mais eficaz, mentalmente mais forte. Contando com a dupla Guarín-Belluschi em grande forma, e com um 442 que mistura músculo e técnica no miolo, o Porto contrariou bem o habitual carrossel benfiquista, impedindo que os encarnados tivessem o controlo do jogo (mesmo em superioridade numérica). Por outro lado, saiu rápido na contra-ofensiva, quando foi obrigado a isso, e explorou bem as alas, em ataque apoiado.
A diferença entre as duas formações sentiu-se em três aspectos/momentos fundamentais. Na baliza, onde a inspiração de Beto (três ou quatro defesas vitais), se contrapôs à insegurança de Quim (trapalhão no segundo golo, em particular). Na atitude: o Benfica em regime de serviços mínimos jamais conseguiria grandes feitos num Dragão ferido no seu orgulho e desejoso de abater o putativo campeão. E na forma como as duas equipas lidaram ao golo de Luisão: com 1-1 e a jogar contra dez, o Benfica tinha o título no bolso, mas consentiu de imediato a iniciativa ao Porto, que não enjeitou a oportunidade. Erro crasso.
Em termos individuais, gostei de Coentrão (melhor que Hulk em 99% dos lances) e alguns lampejos de Di Maria. Javi e Ramires estão a precisar de férias, Luisão podia ter sido herói na frente, mas na retaguarda comprometeu muitíssimo nos dois primeiros golos. Do lado portista, enormes Belluschi, Guarín e Bruno Alves, muito bem Farias e Álvaro Pereira. Fucile descontrolado e Hulk quase nulo, os destaques pela negativa.
P.S. 2. Um curioso golo do Braga, em fora-de-jogo (que se registe para memória futura), lança dúvidas para a última jornada, mas concordo com o Luís: se o Benfica, no seu estádio, apoiado por 60 mil, for incapaz de empatar com o Rio Ave, mancha a época e, em boa verdade, não merece ser campeão.
katanec
A diferença entre as duas formações sentiu-se em três aspectos/momentos fundamentais. Na baliza, onde a inspiração de Beto (três ou quatro defesas vitais), se contrapôs à insegurança de Quim (trapalhão no segundo golo, em particular). Na atitude: o Benfica em regime de serviços mínimos jamais conseguiria grandes feitos num Dragão ferido no seu orgulho e desejoso de abater o putativo campeão. E na forma como as duas equipas lidaram ao golo de Luisão: com 1-1 e a jogar contra dez, o Benfica tinha o título no bolso, mas consentiu de imediato a iniciativa ao Porto, que não enjeitou a oportunidade. Erro crasso.
Em termos individuais, gostei de Coentrão (melhor que Hulk em 99% dos lances) e alguns lampejos de Di Maria. Javi e Ramires estão a precisar de férias, Luisão podia ter sido herói na frente, mas na retaguarda comprometeu muitíssimo nos dois primeiros golos. Do lado portista, enormes Belluschi, Guarín e Bruno Alves, muito bem Farias e Álvaro Pereira. Fucile descontrolado e Hulk quase nulo, os destaques pela negativa.
P.S. 2. Um curioso golo do Braga, em fora-de-jogo (que se registe para memória futura), lança dúvidas para a última jornada, mas concordo com o Luís: se o Benfica, no seu estádio, apoiado por 60 mil, for incapaz de empatar com o Rio Ave, mancha a época e, em boa verdade, não merece ser campeão.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 09/10
sábado, maio 01, 2010
O campeonato do túnel (adenda)
Obviamente: "O Benfica é quem está mais bem colocado para a conquista do título, em vantagem sobre o Sp. Braga, mas o avançado dos dragões não alinha pela mesma opinião de Cristiano Ronaldo, que considera o conjunto de Jorge Jesus será um justo campeão. «O mérito é do FC Porto, porque conquistou 6 dos últimos 7 campeonatos. Isso é que é de realçar», destacou Hulk, lembrando os problemas que impediram o FC Porto de competir de igual para igual com os rivais: «Se tivéssemos contado com todos os jogadores ao longo da época, estaríamos bem melhor. O problema foram os castigos e as lesões.».
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
porto 09/10,
state of denial
sexta-feira, abril 30, 2010
O campeonato do túnel
1. A hoje famosa expressão usada por Pinto da Costa serve para designar uma corrente - entre os adeptos e alguma imprensa - que tem procurado desvalorizar os triunfos benfiquistas, associando-os a favorecimentos por parte de arbitragens e da Comissão Disciplinar da Liga (atitude não-exclusiva de portistas, note-se). Durante muito tempo, esta atitude enfureceu-me, por considerar que ela procurava, de forma rancorosa, ofuscar a excelente temporada do Benfica, a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, que tem mais pontos, mais vitórias, o melhor ataque, a melhor defesa e os melhores jogadores da Liga.
2. Mudei de opinião. Quer-me agora parecer que esta situação é a melhor que podia acontecer ao Benfica. Enquanto o FC Porto (e, de alguma forma, o Sporting) dirigir o foco da sua atenção para críticas aos encarnados, mais lentamente procurarão corrigir as suas próprias insuficiências. O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas.
3. Junto-me portanto ao coro: o Benfica, a ganhar o título, será um injusto campeão. Tem uma equipa razoável, mas sem os árbitros e sem Ricardo Costa, nunca teria conseguido. O Braga foi muito melhor. E o Porto, com Hulk, tinha cilindrado os adversários. O plantel portista é excepcional - e até o Sporting, com a ajudinha que o Benfica teve, tinha limpo este campeonato. O Hulk é o melhor jogador do mundo e arredores, superior a todos os jogadores encarnados. Vamos por isso manter tudo como está, porque para o ano, precavidos contra estas terríveis e ignóbeis manobras benfiquistas, eles jamais ganharão o título.
katanec
2. Mudei de opinião. Quer-me agora parecer que esta situação é a melhor que podia acontecer ao Benfica. Enquanto o FC Porto (e, de alguma forma, o Sporting) dirigir o foco da sua atenção para críticas aos encarnados, mais lentamente procurarão corrigir as suas próprias insuficiências. O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas.
3. Junto-me portanto ao coro: o Benfica, a ganhar o título, será um injusto campeão. Tem uma equipa razoável, mas sem os árbitros e sem Ricardo Costa, nunca teria conseguido. O Braga foi muito melhor. E o Porto, com Hulk, tinha cilindrado os adversários. O plantel portista é excepcional - e até o Sporting, com a ajudinha que o Benfica teve, tinha limpo este campeonato. O Hulk é o melhor jogador do mundo e arredores, superior a todos os jogadores encarnados. Vamos por isso manter tudo como está, porque para o ano, precavidos contra estas terríveis e ignóbeis manobras benfiquistas, eles jamais ganharão o título.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
campeonato do túnel,
porto 09/10,
state of denial
domingo, abril 25, 2010
Benfica 5 x Olhanense 0
Mais uma prestação demolidora, de um Benfica cuja constância exibicional ao longo da época surpreende até os mais optimistas. Sempre em grande velocidade, com rápidas trocas de bola, a explorar as alas, agressividade q.b. e uma impressionante sede de baliza. Pouco há a acrescentar, em jogo de sentido único, que valeu pela exibição de gala de Di Maria (trivelas, golo com pé direito, assistências - porventura o jogador que mais cresceu com Jesus) e o hat-trick de Cardozo, um jogador nem sempre compreendido, mas com um killer instict raro. O título - merecidíssimo - está por um fio.
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
di maria,
óscar cardozo
segunda-feira, abril 19, 2010
Académica 2 x Benfica 3
Não foi propriamente a mais categórica das exibições, mas nesta altura isso já pouco importa. Faltou a consistência de outros jogos, mas houve atrevimento e eficácia de sobra, perante uma equipa bem organizada e ambiciosa (com um jogador que gostava de ver de vermelho: João Ribeiro). Boa entrada em campo, boa reacção ao golo do empate, boa gestão da segunda parte, onde só quase deu Benfica (fora um cabeceamento ao poste e o frango de Quim). Merecida vitória, pois (a 13ª nos últimos 14 jogos!!).
Tenho ficado com a ideia de que o Benfica vem jogando numa lógica de contenção, acelerando quando o jogo o exige - altura onde mostra capacidade para resolver a partida a seu favor. Recordo, só para falar de um passado recente, dos jogos com Paços, Guimarães, Braga, Naval e Sporting - partidas em que, por diferentes razões, a situação esteve complicada para se tornar relativamente simples. Naturalmente, isto só é possível porque a equipa tem mais argumentos que os adversários, mas também devido à grande confiança nas suas capacidades. Não por acaso, é este misto de qualidade futebolística e mental que vai justificando a liderança encarnada.
Nota positiva para Weldon (jogador que me pareceu mal aproveitado ao longo da época) e Di Maria, o verdadeiro abre-latas deste Benfica. A bom nível, David Luiz (o jogador do campeonato?), Coentrão, Javi, Carlos Martins e Amorim (que voltou a marcar em Coimbra). Não gostei de Sidnei (erros técnicos graves) e de Quim (aquele segundo golo...). Arbitragem lastimável: domínio com o braço no primeiro golo da Académica; expulsão perdoada a Luiz Nunes (não me lixem: Weldon vai isolado para a baliza), Sougou (duas vezes!) e Maxi (agressão); dualidade de critérios impressionante; faltas inventadas...
Pinto da Costa ainda faz contas para cumprir a promessa de dedicar o título a Pedroto; e o Eugénio Queirós aposta no Braga (o "jogo do título" foi o Braga-Leixões, segundo o cronista, para quem o FCP ainda vai ter "uma palavra a dizer" na atribuição do campeonato); mas, aqui entre nós, fico com a ideia de que a coisa está resolvida...
katanec
Tenho ficado com a ideia de que o Benfica vem jogando numa lógica de contenção, acelerando quando o jogo o exige - altura onde mostra capacidade para resolver a partida a seu favor. Recordo, só para falar de um passado recente, dos jogos com Paços, Guimarães, Braga, Naval e Sporting - partidas em que, por diferentes razões, a situação esteve complicada para se tornar relativamente simples. Naturalmente, isto só é possível porque a equipa tem mais argumentos que os adversários, mas também devido à grande confiança nas suas capacidades. Não por acaso, é este misto de qualidade futebolística e mental que vai justificando a liderança encarnada.
Nota positiva para Weldon (jogador que me pareceu mal aproveitado ao longo da época) e Di Maria, o verdadeiro abre-latas deste Benfica. A bom nível, David Luiz (o jogador do campeonato?), Coentrão, Javi, Carlos Martins e Amorim (que voltou a marcar em Coimbra). Não gostei de Sidnei (erros técnicos graves) e de Quim (aquele segundo golo...). Arbitragem lastimável: domínio com o braço no primeiro golo da Académica; expulsão perdoada a Luiz Nunes (não me lixem: Weldon vai isolado para a baliza), Sougou (duas vezes!) e Maxi (agressão); dualidade de critérios impressionante; faltas inventadas...
Pinto da Costa ainda faz contas para cumprir a promessa de dedicar o título a Pedroto; e o Eugénio Queirós aposta no Braga (o "jogo do título" foi o Braga-Leixões, segundo o cronista, para quem o FCP ainda vai ter "uma palavra a dizer" na atribuição do campeonato); mas, aqui entre nós, fico com a ideia de que a coisa está resolvida...
katanec
Etiquetas:
académica 09/10,
benfica 09/10
terça-feira, abril 13, 2010
Venda de peúga branca dispara
Está dado o primeiro passo para a recuperação económica do país. Depois desta noite, o título de campeão nacional não fugirá ao Benfica. E assenta-lhe bem: os melhores jogadores, o melhor treinador, a melhor equipa, o melhor futebol em 2009/2010.
Hoje, o Sporting conseguiu superiorizar-se ao rival durante a primeira parte, embora sem criar grande perigo, mas pareceu sempre que Jorge Jesus tinha o caso controlado -- e a entrada de Aimar ao intervalo reforça esta ideia. A estratégia de Carvalhal caiu por terra e o Benfica passou a dominar em todo o campo, marcando, naturalmente, por Cardozo e... Aimar.
Do lado do Sporting, valeu a pena ver jogar Carriço e Pedro Mendes.
kovacevic
Hoje, o Sporting conseguiu superiorizar-se ao rival durante a primeira parte, embora sem criar grande perigo, mas pareceu sempre que Jorge Jesus tinha o caso controlado -- e a entrada de Aimar ao intervalo reforça esta ideia. A estratégia de Carvalhal caiu por terra e o Benfica passou a dominar em todo o campo, marcando, naturalmente, por Cardozo e... Aimar.
Do lado do Sporting, valeu a pena ver jogar Carriço e Pedro Mendes.
kovacevic
Etiquetas:
benfica 09/10,
liga sagres,
sporting 09/10
sexta-feira, abril 09, 2010
Liverpool 4 x Benfica 1
Vitória justa do Liverpool, porque foi a melhor equipa técnica e tacticamente. Tecnicamente porque tem melhores executantes que o Benfica, em particular uma dupla fulminante (Kuyt/Torres) que deixa a milhas os melhores jogadores encarnados. Tacticamente porque foi mais organizada, preencheu melhor os espaços, teve um trio no meio-campo que, com um magnífico posicionamento, anulou as pedras essenciais do Benfica, e porque foi mortífera nas transições ofensivas (três golos são obtidos em contra-ataque). Em sentido contrário, o Benfica pecou na organização defensiva (a invenção de Jesus não resultou) e foi pouco objectivo no ataque à baliza inglesa, apesar de uma excelente entrada na partida e de ter dominado grande parte do jogo.
Nos próximos dias, não faltarão vozes críticas à prestação benfiquista, numa expectável verborreia que servirá sobretudo para abafar as exibições e resultados vergonhosos dos seus clubes preferidos. A meu ver, os benfiquistas têm, pelo contrário, motivos para estar orgulhosos: o Benfica fez uma boa campanha europeia, com uma excelente fase de grupos, uma vitória contra uma equipa forte (o Marselha) e uma eliminatória disputada taco-a-taco com um dos maiores clubes do mundo. Segue isolado na frente do campeonato e termina hoje uma impressionante série de 26 jogos oficiais sem perder, sequência que implicou triunfos sobre os melhores emblemas portugueses (Braga, Porto, Sporting, Guimarães, etc.) e vitórias diante de equipas europeias de grande tradição, como o Marselha e o Liverpool. Quem me dera ter disto todos os anos.
katanec
Nos próximos dias, não faltarão vozes críticas à prestação benfiquista, numa expectável verborreia que servirá sobretudo para abafar as exibições e resultados vergonhosos dos seus clubes preferidos. A meu ver, os benfiquistas têm, pelo contrário, motivos para estar orgulhosos: o Benfica fez uma boa campanha europeia, com uma excelente fase de grupos, uma vitória contra uma equipa forte (o Marselha) e uma eliminatória disputada taco-a-taco com um dos maiores clubes do mundo. Segue isolado na frente do campeonato e termina hoje uma impressionante série de 26 jogos oficiais sem perder, sequência que implicou triunfos sobre os melhores emblemas portugueses (Braga, Porto, Sporting, Guimarães, etc.) e vitórias diante de equipas europeias de grande tradição, como o Marselha e o Liverpool. Quem me dera ter disto todos os anos.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
liga europa,
liverpool
quinta-feira, abril 08, 2010
terça-feira, abril 06, 2010
Naval 2 x Benfica 4
Jogo marcado pela entrada atrevida e corajosa da Naval, a ganhar vantagem com justiça, face à passividade dos centrais encarnados, ao desnorte de Coentrão e a ausência de Javi Garcia. Perante a desvantagem de dois golos, o Benfica reagiu em grande estilo virando o resultado em vinte minutos. Só uma equipa no auge das suas capacidades físicas e mentais é capaz deste género de remontada. Para mais, quando ela é tão categórica que inviabiliza praticamente qualquer recuperação: até final, o Benfica limitou-se a gerir a partida (somando mais um golo e permitindo apenas uma oportunidade à Naval). Triunfo importante (o décimo nos últimos onze jogos do campeonato!) antes de duelos de grande exigência (Liverpool e Sporting).
Nota muito positiva para Di Maria e Weldon, os obreiros da reviravolta (não percebi a recente ostracização do brasileiro: parece-me ser o terceiro melhor avançado do plantel). Pela constância exibicional, Amorim e Aimar também merecem referência. Menos bem os já mencionados centrais (David Luiz infantil no primeiro golo), Javi e Coentrão - este último foi mesmo péssimo (o que não apaga as boas prestações nos últimos meses).
Breve menção a mais uma arbitragem anedótica. Embora sem influência no resultado, conseguiu colocar Maxi fora do derby por um corte com o ombro e amarelar Carlos Martins sem que uma única alminha percebesse porquê.
katanec
Nota muito positiva para Di Maria e Weldon, os obreiros da reviravolta (não percebi a recente ostracização do brasileiro: parece-me ser o terceiro melhor avançado do plantel). Pela constância exibicional, Amorim e Aimar também merecem referência. Menos bem os já mencionados centrais (David Luiz infantil no primeiro golo), Javi e Coentrão - este último foi mesmo péssimo (o que não apaga as boas prestações nos últimos meses).
Breve menção a mais uma arbitragem anedótica. Embora sem influência no resultado, conseguiu colocar Maxi fora do derby por um corte com o ombro e amarelar Carlos Martins sem que uma única alminha percebesse porquê.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10
sexta-feira, abril 02, 2010
Benfica 2 x Liverpool 1
Excelente jogo, vivo, envolvente, com ritmo, emoção e golos. Péssima entrada do Benfica, desconcentrado e nervoso (creio que pela primeira vez esta época), permitindo um golo impossível (ninguém pode ter aquele espaço na área, na sequência de um livre). Bela resposta, porém, com várias ocasiões (ainda antes da expulsão de Babel, como sublinha e bem o Luís) e muito desperdício (Cardozo outra vez perdulário). A toada ofensiva manteve-se na segunda parte - óptima condição física dos encarnados - sendo premiada com dois golos que mantêm a eliminatória em aberto.
Embora agradado com a exibição, fiquei algo decepcionado com Jesus nesta partida. Pareceu haver pouca preparação mental para a abordagem ao jogo (compensada pela crença posterior na reviravolta) e alguma inconsistência táctica (Gerrard e Kuyt tiveram imenso espaço). Por outro lado, as substituições foram erráticas e não trouxeram nada de bom à equipa: Ramires a lateral (antes fora médio-ala esquerdo com igual insucesso...)?; Nuno Gomes não tem pernas para esta fase da época (por que não Kardec?); saída de Martins e Aimar tirou de campo quem poderia pensar o jogo. Um dia mau para o técnico.
Arbitragem dificílima, perante tantos casos. A expulsão é excessiva, mas Babel pôs-se a jeito (e nem todos são Jorges Sousas...). Luisão e David Luiz deveriam ter ido para a rua, tal foi a recorrência a jogo faltoso. Insua também (faltou segundo amarelo no penalty sobre Aimar). As duas grandes penalidades são inequívocas. E ainda faltaram mais duas (mão + golpe de Karaté de Carragher), mas reconheço a quase impossibilidade de marcar quatro penalties num só jogo para a mesma equipa. Muito trabalho, muitas más decisões.
P.S. Para se perceber como está a ser penoso este final de temporada para os sportinguistas, leiam por favor este post de António Boronha. Exemplar!
katanec
Embora agradado com a exibição, fiquei algo decepcionado com Jesus nesta partida. Pareceu haver pouca preparação mental para a abordagem ao jogo (compensada pela crença posterior na reviravolta) e alguma inconsistência táctica (Gerrard e Kuyt tiveram imenso espaço). Por outro lado, as substituições foram erráticas e não trouxeram nada de bom à equipa: Ramires a lateral (antes fora médio-ala esquerdo com igual insucesso...)?; Nuno Gomes não tem pernas para esta fase da época (por que não Kardec?); saída de Martins e Aimar tirou de campo quem poderia pensar o jogo. Um dia mau para o técnico.
Arbitragem dificílima, perante tantos casos. A expulsão é excessiva, mas Babel pôs-se a jeito (e nem todos são Jorges Sousas...). Luisão e David Luiz deveriam ter ido para a rua, tal foi a recorrência a jogo faltoso. Insua também (faltou segundo amarelo no penalty sobre Aimar). As duas grandes penalidades são inequívocas. E ainda faltaram mais duas (mão + golpe de Karaté de Carragher), mas reconheço a quase impossibilidade de marcar quatro penalties num só jogo para a mesma equipa. Muito trabalho, muitas más decisões.
P.S. Para se perceber como está a ser penoso este final de temporada para os sportinguistas, leiam por favor este post de António Boronha. Exemplar!
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
liga europa,
liverpool
quinta-feira, abril 01, 2010
Play it again, Sam # 92 - The Beatles
Dar-lhes música, sem Saviola
Está longe de ser impossível: um Benfica (bem) pior do que este eliminou um Liverpool melhor do que este, há poucos anos. Não deixará de ser um feito considerável, porque, embora a época dos reds esteja a ser pouco mais do que sofrível, continuam a estar do outro lado monstros como Fernando Torres ou Steven Gerrard. E do lado de cá falta aquele que é o expoente máximo do futebol ofensivo da equipa de Jesus. Haja a competência habitual, fé e concentração permanente (em especial do anunciado futuro novo português David Luiz, no primeiro de Abril).
Música: "Across the Universe"
Álbum: "Let it be", 1970
Interpretação: The Beatles
master kodro
Está longe de ser impossível: um Benfica (bem) pior do que este eliminou um Liverpool melhor do que este, há poucos anos. Não deixará de ser um feito considerável, porque, embora a época dos reds esteja a ser pouco mais do que sofrível, continuam a estar do outro lado monstros como Fernando Torres ou Steven Gerrard. E do lado de cá falta aquele que é o expoente máximo do futebol ofensivo da equipa de Jesus. Haja a competência habitual, fé e concentração permanente (em especial do anunciado futuro novo português David Luiz, no primeiro de Abril).
Música: "Across the Universe"
Álbum: "Let it be", 1970
Interpretação: The Beatles
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
liga europa,
liverpool,
play it again sam,
the beatles
segunda-feira, março 29, 2010
Benfica 1 x Braga 0
1. Jogo equilibrado? Globalmente, sim. Mas nem sempre um vencedor é justo apenas quando esmaga o adversário. A verdade é que o Benfica acumulou mais ataques, mais remates, mais cantos, mais posse de bola, mais oportunidades. Controlou a partida durante 65 minutos e foi mais eficaz. O Braga deu réplica? Quem está a perder e luta pelo título, tem obrigação de o fazer. Os minhotos cresceram na última meia-hora, mas faltou mais capacidade ofensiva, apesar das boas entradas de Matheus e Luís Aguiar.
2. Gostei da exibição colectiva do Benfica, parecendo-me que pouco há a destacar em termos individuais. Javi, Luisão e Coentrão foram os melhores, embora Ramires e Di Maria tenham sido importantes. Menos bem Saviola (uma tendência que se vem agravando) e Cardozo (trapalhão).
3. Arbitragem? Bastante boa, apesar de alguns erros disciplinares. A mão de Rodriguez é difícil de ajuizar (parece-me falta, mas...) e o lance da lesão de Mossoró é faltoso, mas não maldoso (nem sequer entrada perigosa é). E não se deixou ir nas cantigas de Di Maria, o que é sempre de louvar.
4. Patético o jogo de palavras Jesus-Domingos. O primeiro pela contínua desvalorização dos outros técnicos - parece daquelas pessoas que só se conseguem destacar enxovalhando os demais. O segundo, devido à constante desculpabilização e ao discurso ressentido (aquela do golo 15 segundos depois da hora é de antologia). Têm ambos motivos para estar orgulhosos: e que tal deixarem-se de parvoíces?
5. Jogo do título? Provavelmente. É difícil imaginar que o Braga vença todos os jogos até final e que o Benfica perca pelo menos 6 pontos em 6 jogos. Nesta altura, eu diria que os encarnados têm 95% de hipóteses de ganhar o título. O Porto? Recuperar onze pontos em seis partidas é muita fruta.
katanec
2. Gostei da exibição colectiva do Benfica, parecendo-me que pouco há a destacar em termos individuais. Javi, Luisão e Coentrão foram os melhores, embora Ramires e Di Maria tenham sido importantes. Menos bem Saviola (uma tendência que se vem agravando) e Cardozo (trapalhão).
3. Arbitragem? Bastante boa, apesar de alguns erros disciplinares. A mão de Rodriguez é difícil de ajuizar (parece-me falta, mas...) e o lance da lesão de Mossoró é faltoso, mas não maldoso (nem sequer entrada perigosa é). E não se deixou ir nas cantigas de Di Maria, o que é sempre de louvar.
4. Patético o jogo de palavras Jesus-Domingos. O primeiro pela contínua desvalorização dos outros técnicos - parece daquelas pessoas que só se conseguem destacar enxovalhando os demais. O segundo, devido à constante desculpabilização e ao discurso ressentido (aquela do golo 15 segundos depois da hora é de antologia). Têm ambos motivos para estar orgulhosos: e que tal deixarem-se de parvoíces?
5. Jogo do título? Provavelmente. É difícil imaginar que o Braga vença todos os jogos até final e que o Benfica perca pelo menos 6 pontos em 6 jogos. Nesta altura, eu diria que os encarnados têm 95% de hipóteses de ganhar o título. O Porto? Recuperar onze pontos em seis partidas é muita fruta.
katanec
Etiquetas:
benfica 09/10,
braga 09/10
sábado, março 27, 2010
Frases
Record: "Força Amigos - Craques do Barça e do Real deixam através de Record mensagem aos argentinos do Benfica."
Manuel Cajuda: "O Benfica vai ser campeão nacional, mas gostava de ver o Braga ganhar. As pessoas vão perguntar que raio de benfiquismo é este. Eu digo que é o meu"
Jorge Jesus, em Janeiro de 2009: "Tivemos uma equipa de arbitragem que validou um golo que não era, marcou uma grande penalidade que não era e não assinalou duas grandes penalidades contra o Benfica. Se me perguntam se o Braga pode lutar para o titulo digo que não. Os árbitro não deixam."
master kodro
Manuel Cajuda: "O Benfica vai ser campeão nacional, mas gostava de ver o Braga ganhar. As pessoas vão perguntar que raio de benfiquismo é este. Eu digo que é o meu"
Jorge Jesus, em Janeiro de 2009: "Tivemos uma equipa de arbitragem que validou um golo que não era, marcou uma grande penalidade que não era e não assinalou duas grandes penalidades contra o Benfica. Se me perguntam se o Braga pode lutar para o titulo digo que não. Os árbitro não deixam."
master kodro
Etiquetas:
benfica 09/10,
braga 09/10,
jorge jesus,
jornalismo,
manuel cajuda
segunda-feira, março 22, 2010
Ainda o FCP 0 x 3 SLB
Do nosso leitor Littbarski, em serviço especial para o 442
A sensação com que fiquei depois deste jogo foi a mesma que tive ao ver o Sporting-Benfica, das meias-finais: um Benfica a meio gás, em gestão de esforço, com 4 titulares no banco, chegou e sobrou para as encomendas.
Do lado do Porto, houve muita vontade, mas pouca cabeça, de uma equipa que tenta desesperadamente remar contra a maré, mas não sabe como (e, pelos vistos, Jesualdo também não). Muitos erros, nervos sempre à flor da pele e uma equipa sem norte. Inexplicavelmente sem norte, depois de 3 jogos (Sporting, Arsenal e Braga) em que deu a ideia de querer arrancar para um bom final de temporada. Do outro lado, é precisamente o oposto: tranquilidade, confiança, consistência, traduzidas numa vitória que não deixa margem para dúvidas e em 11 pontos de vantagem no campeonato.
Nada a fazer, o Benfica, este Benfica 2009/2010, é melhor. Não é nenhum drama, é simplesmente um facto. E quanto mais depressa o percebermos, melhor: mais tempo sobrará para preparar devidamente a próxima época.
Quanto ao que resta desta, há ainda a Taça de Portugal, para tentar menorizar estragos. Mesmo que o Porto vença, saberá a pouco, depois de 4 campeonatos consecutivos. Mas à falta de pão...
nota da gerência: o 442 iniciou esta semana a publicação de textos de alguns dos seus leitores preferidos, com o objectivo de abrir o blog à comunidade. Agradecemos ao Hélder Brito, ao Mr. Blue e ao Littbarski. Outros, estamos certos, vão aceitar o nosso desafio.
A sensação com que fiquei depois deste jogo foi a mesma que tive ao ver o Sporting-Benfica, das meias-finais: um Benfica a meio gás, em gestão de esforço, com 4 titulares no banco, chegou e sobrou para as encomendas.
Do lado do Porto, houve muita vontade, mas pouca cabeça, de uma equipa que tenta desesperadamente remar contra a maré, mas não sabe como (e, pelos vistos, Jesualdo também não). Muitos erros, nervos sempre à flor da pele e uma equipa sem norte. Inexplicavelmente sem norte, depois de 3 jogos (Sporting, Arsenal e Braga) em que deu a ideia de querer arrancar para um bom final de temporada. Do outro lado, é precisamente o oposto: tranquilidade, confiança, consistência, traduzidas numa vitória que não deixa margem para dúvidas e em 11 pontos de vantagem no campeonato.
Nada a fazer, o Benfica, este Benfica 2009/2010, é melhor. Não é nenhum drama, é simplesmente um facto. E quanto mais depressa o percebermos, melhor: mais tempo sobrará para preparar devidamente a próxima época.
Quanto ao que resta desta, há ainda a Taça de Portugal, para tentar menorizar estragos. Mesmo que o Porto vença, saberá a pouco, depois de 4 campeonatos consecutivos. Mas à falta de pão...
nota da gerência: o 442 iniciou esta semana a publicação de textos de alguns dos seus leitores preferidos, com o objectivo de abrir o blog à comunidade. Agradecemos ao Hélder Brito, ao Mr. Blue e ao Littbarski. Outros, estamos certos, vão aceitar o nosso desafio.
Etiquetas:
benfica 09/10,
carlsberg cup,
porto 09/10,
taça da liga
domingo, março 21, 2010
FCP 0 x 3 SLB
Do nosso leitor Mr. Blue, em serviço especial para o 442
Portista que tenha estado atento durante esta época já não se admira com nada. Até perónios fracturados são encarados como coisas banais. Azares. Nuno na baliza não “são azares”, são critérios há muito estabelecidos. Correctos.
Já finais no campo do adversário, como se provou, sem olhar para as bancadas, vendo a prontidão com que o anfitrião se inteirou de um problema numa baliza, é mais uma daquelas regras em que esta “competição” é fértil. Uma das que não estão escritas. Apenas implícitas.
Antes do jogo começar, e indo de encontro à matéria que costumo abordar, a SIC, se o jornal diário não me trai, transmitiu um daqueles filmes domingueiros com o sugestivo título “Deja Vu”.
Assim que a final da "competição" mais ridícula inventada pelo Sr. Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis começou, e até ao intervalo da mesma, assistiram, os portistas, ao “Deja Vu – o regresso a Alvalade”. Penso não ser necessário explicar.
No final, o resultado fez jus ao “Deja Vu” e confirma que a época “curiosa” tem tudo para o continuar a ser. Aproveitem.
Aproveito também eu, a oportunidade que um líder da blogosfera me dá, para, num momento em que a “super equipa desportiva” de Portugal (que não a RR) atinge o seu primeiro título, endereçar os meus sinceros parabéns a todos aqueles que, no interior do LORD, fazem com que a dimensão física do ser humano atinja, cada vez mais, patamares que nunca se ousou sonhar. É justo reconhecer.
Muito teria, também, para dizer sobre a época do meu clube, a vários níveis, mas como sairia do âmbito deste texto, deixo, quem sabe, para uma próxima oportunidade.
PS – Enquanto escrevo ouço as bonitas palavras do vencedor sobre Ruben Micael. Ficam-lhe bem. Adequam-se à figura.
Portista que tenha estado atento durante esta época já não se admira com nada. Até perónios fracturados são encarados como coisas banais. Azares. Nuno na baliza não “são azares”, são critérios há muito estabelecidos. Correctos.
Já finais no campo do adversário, como se provou, sem olhar para as bancadas, vendo a prontidão com que o anfitrião se inteirou de um problema numa baliza, é mais uma daquelas regras em que esta “competição” é fértil. Uma das que não estão escritas. Apenas implícitas.
Antes do jogo começar, e indo de encontro à matéria que costumo abordar, a SIC, se o jornal diário não me trai, transmitiu um daqueles filmes domingueiros com o sugestivo título “Deja Vu”.
Assim que a final da "competição" mais ridícula inventada pelo Sr. Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis começou, e até ao intervalo da mesma, assistiram, os portistas, ao “Deja Vu – o regresso a Alvalade”. Penso não ser necessário explicar.
No final, o resultado fez jus ao “Deja Vu” e confirma que a época “curiosa” tem tudo para o continuar a ser. Aproveitem.
Aproveito também eu, a oportunidade que um líder da blogosfera me dá, para, num momento em que a “super equipa desportiva” de Portugal (que não a RR) atinge o seu primeiro título, endereçar os meus sinceros parabéns a todos aqueles que, no interior do LORD, fazem com que a dimensão física do ser humano atinja, cada vez mais, patamares que nunca se ousou sonhar. É justo reconhecer.
Muito teria, também, para dizer sobre a época do meu clube, a vários níveis, mas como sairia do âmbito deste texto, deixo, quem sabe, para uma próxima oportunidade.
PS – Enquanto escrevo ouço as bonitas palavras do vencedor sobre Ruben Micael. Ficam-lhe bem. Adequam-se à figura.
Etiquetas:
benfica 09/10,
carlsberg cup,
porto 09/10,
taça da liga
Subscrever:
Mensagens (Atom)
