sexta-feira, outubro 01, 2010

Curtas europeias

1. Não sei se por má-fé ou simples desconhecimento, muitos comentadores lusitanos desvalorizaram sistematicamente a qualidade do Schalke, mas quem gosta de bola e não tem agendas "políticas" sabe que mora em Gelsenkirchen uma equipa com grande potencial. Em todo o caso, fiquei com a sensação de que o Benfica podia e devia ter feito mais. Mas quem continua a desperdiçar ocasiões soberanas e comete erros defensivos primários (individuais e colectivos) não ganha pontos na Champions. Está tudo em aberto, mas os encarnados perderam margem de manobra.

2. O Sporting aplicou forte tareia ao Levski, mas fica a dúvida sobre a relação entre "mérito próprio" e "aselhice alheia". Pelo que vi, um misto das duas. Com Vuk e Salomão em bom plano, o Sporting tem finalmente oportunidade para lateralizar o seu jogo, sem perder coesão no miolo (bem garantida pela dupla Zapater-Maniche), ganhando em espectacularidade, criatividade e dinâmica ofensiva. Contudo, talvez não seja pior meter alguma água na fervura: é que do outro lado esteve uma equipa digna de uma qualquer Liga Orangina.

3. Em Sófia, o Porto venceu com um golo fora-de-jogo. Começa a não haver palavras.

katanec

39 comentários:

Jorge disse...

Deixa-me ver se percebo:

1- nao se deve desvalorizar os opositores do Benfica (apesarem de estarem em penultimo na liga alema com 6 derrotas em 7 jogos se nao estou em erro)

2- deve-se sempre desvalorizar os adversarios do Sporting

3- O Porto e sempre beneficiado pela arbitragem.

miguel_canada disse...

"Em Sófia, o Porto venceu com um golo fora-de-jogo. Começa a não haver palavras."

Então não há??? Claro que há... EMBRULHA ou SIGUE CHUPANDO, ou ainda. CHORA QUE EU GOSTO ou ainda JÁ SÃO 21 VITORIAS SEGUIDINHAS.

Queres mais palavras?
Ganhamos nas calminhas a jogar devagarinho e a pensar em Guimarães e a aumentar a distancia de 9 para 12, e ainda assim tivemos 17 remates a baliza contra 5 e 11 cantos contra 3. Foi um passeio, um jogo de treino para rodar alguns dos menos utilizados, para explicar ao Braga como ganhar a uma equipa do mesmo nível do CSKA na próxima jornada.

Nem toda a gente tem nível para passear assim.

Na luz, o benfas ganhou ao Hapoel graças a dois penaltys gamados aos Israelitas.

Em Gelsenkirschen o benfas só levou com dois na tripa porque gamaram MAIS UM penalty ao adversário e anularam-lhe um golo limpinho.

Um vintém é um vintém...

Petinga disse...

Estou como o Jorge, katanec. Em vez de "curtas europeias", quase podias ter mudado o título para "descarga de bílis após uma ronda europeia"...

Mr. Shankly disse...

"Nem toda a gente tem nível para passear assim."

Aliás, o especialista em nível és tu:
"EMBRULHA ou SIGUE CHUPANDO, ou ainda. CHORA QUE EU GOSTO "

tp disse...

Caro Katanec,

Eu sei que por vezes é dificil , quando estamos frustrados, resistir à tentação de escrever umas linhas aqui no blog, mesmo que o resultado seja digno de um Silvio Cervan ou qualquer outro gastrópode.

Mas deixa-me ver se entendo: o benfica ganhou aos israelitas , depois de lhe serem perdoados 2 enormes penalties. Perdeu por 2-0 com o último da liga alemã, depois de lhe perdoarem um penalty e de terem anulado um golo limpo aos alemães. Mas tu, pobre ser, ficas sem palavras porque achas que o golo do Porto ontem foi em fora de jogo.......

O problema grave aqui é que não ficaste sem palavras. Se ficasses mesmo sem palavras não tinhas escrito este post e poupavas a ti mesmo este momento constrangedor.

Mr. Shankly disse...

Em relação ao post:

1) Plenamente de acordo. O Schalke tem um potencial imenso, basta olhar para os nomes. Há poucas equipas com uma dupla de avançados tão temível. Mas dá a ideia que até podíamos ter ganho.

2) Sim, o Levski é fraquinho, mas 5-0 na europa é sempre bom. Digno da Liga Orangina? Acho um exagero.

3) O fora-de-jogo é milimétrico, se é que existe. Tenho dúvidas. O fiscal também deve ter tido e não assinalou. Se foi um erro é compreensível.

Mike disse...

Os de vermelho tiveram o que merecem sempre que os do apito não ajudam: Perdem! E sem espinhas...

Claro que o Levski é uma equipa fraquinha, aliás como são todas do campeonato Bulgaro onde lidera isolado...

O Porto jogou o suficiente e ainda se deu ao luxo de descansar alguns jogadores. Menosprezar a vitória por ter sido um golo ligeiramente fora de jogo - em caso de dúvida é de deixar jogar...- é, coiso...

Offshore disse...

depois de perder com o penúltimo da liga alemã, nada como voltar a falar das arbitragens

Mesmo que existisse fora de jogo, que não existe, este não era um daqueles lances que reivindicam que os fiscais de linha devem dar o beneficio da duvida a quem ataca ?

11º vitória consecutiva. Mai nada

Ze disse...

O Rui Gomes da Silva não o teria dito melhor, Katanec.

Depois dos gamanços ao APOEL e ao Shalk, em lances claríssimos (que já foram bem descritos pelos outros comentadores) só mesmo a falta de vergonha na cara é que justifica falares na arbitragem.

Mais, tu nem sequer sabes a regra mais elementar do fora de jogo que diz que em caso de dúvida não se assinala, beneficiando, sempre, o ataque.

JLC disse...

Em dois paragrafos conseguiste desvalorizar o Levski e dizer que quem desvalorizou o shalke ou tem má-fé ou desconhecimento.

Depois rematas com mais uma frase sobre árbitros.


Parabéns.

Nuno disse...

Sai um Kompensan!!

Escárnio disse...

Já percebi Katanec, não és benfiquista, és sim anti-portista. No último ponto tens toda a razão: não há palavras para ti. Começa a calar-te, farias melhor figura.

Escárnio disse...

Até proponho alterar a alcunha do Pinto da Costa de Papa para Deus... afinal ele é omnipresente e controla tudo... até na Europa!!! ;-)

Ze disse...

Eu tenho um vício maldito que consiste em passar na benfica tv logo após uma derrota do campeão nacional em título (por motivos puramente lúdicos).
Podem não acreditar, mas ouvi um comentador garantir que o benfica não ganhou ao Shalk por causa da arbitragem!

Vocês são milhões, sem dúvida. Mas são todos iguais.

Ricardo disse...

Concordo com os dois primeiros pontos em tudo.

Com o terceiro, não. Por duas razões: o fora-de-jogo é milimétrico - logo entende-se que não tenha sido marcado, tendo em conta a dificuldade do lance; não percebo a frase "Começa a não haver palavras" - é verdade que o Porto já foi favorecido no campeonato mas acho que isso está longe de ser considerado uma inevitabilidade, como pareces querer fazer crer e e na Europa então nunca vou conseguir perceber as teorias da conspiração em relação a favorecimentos ou prejuízos para os clubes portugueses.

Num post lúcido, como quase sempre são os teus, acabas de uma forma mais "adepto comum" que, infelizmente, é a norma e, felizmente, não costuma ser a tua.

Mr. Shankly disse...

"Vocês são milhões, sem dúvida. Mas são todos iguais."

A frase idiota do dia.

Allez Sporting disse...

é idiota dizer-se que são milhões
qualquer estudo independente mostra que são metade dos números que a propaganda avança

katanec disse...

Obrigado pelos vários comentários construtivos.

Caros Shankly e Ricardo, reconheço que o ponto 3 do post tinha uma intenção meramente provocadora. O Porto fez mais que suficiente para ganhar (e até golear), apesar do golo em fora-de-jogo (não é milimétrico, mas é "à justa"). Abraço aos dois!

low desert puke disse...

Ze, nao sò nòs nao acreditamos, mas tu mesmo também.
Podes mandar a bordoada que queres, mas inventares coisas ditas na Benfica tv sabendo que muitos milhares de pessoas te podem desmentir automaticamente é baixo e naive da tua parte.

dragaovenenoso disse...

@ Katanec:

A culpa da derrota do SLB e do tal fora-de-jogo do Falcão é do Pinto da Costa. Só falta dizer isso.

O Pinto da Costa compra tudo e todos. Só não percebo como é que não comprou os àrbitros na supertaça em hóquei em patins...

Mr. Shankly disse...

Allez, indica-me um estudo que diga o contrário.

Mr. Shankly disse...

"A culpa da derrota do SLB e do tal fora-de-jogo do Falcão é do Pinto da Costa. Só falta dizer isso."

Agora já não falta.

"O Pinto da Costa compra tudo e todos. Só não percebo como é que não comprou os àrbitros na supertaça em hóquei em patins..."
Também fiquei surpreendido. É raro ver o Pedro Gil ser castigado pelo que faz.

Allez Sporting disse...

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo um estudo da SPORT+MARKT, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O estudo da empresa de estudos de marketing alemã, dedicado à época de 2008/09, a que a Agência Lusa teve acesso, calcula que apenas 4,7 milhões de portugueses entre os 15 e os 69 anos responder ser "interessados" ou "muito interessados", ou seja, menos de metade da população portuguesa.

Segundo dados de um estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades, divulgado em Março de 2006, o Benfica reunia mais de 4,75 milhões de adeptos só em Portugal, mais de 5,5 milhões na Europa e mais de 14 milhões no Mundo.

Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT indica que apenas 61,43 por cento, cerca de 4,699 milhões de portugueses, revelaram ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão.

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), segundo classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, terceiro luso (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9.600 mil adeptos da modalidade, de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os "encarnados" detêm 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no 'ranking" europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no "velho continente", e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

Confrontada com a disparidade no número de adeptos apresentado pelo estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades e o da SPORT+MARKT, a gestora de relações públicas internacionais da SPORT+MARKT sublinhou "apenas responder pelo número de adeptos na Europa".

"Desconheço a quantidade de apoiantes de clubes portugueses na Ásia, América e até em África", disse à Lusa Julia Kunkel, garantindo que apenas os "três grandes" constam da lista dos 100 clubes mais populares da Europa.

A relações públicas admitiu ser "muito difícil um clube português conseguir impor-se num 'ranking' como este", justificando que "Portugal é um país pequeno, com apenas 4,7 milhões de adeptos interessados por futebol, o que acaba por ser um número baixo, comparativamente, por exemplo, com a Rússia, que tem 57,3 milhões".

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinha Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos, a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), segundo e terceiro classificado, respectivamente.

Mr. Shankly disse...

Nem vou discutir que estudos são válidos e quais é que não são. Só gostava de saber em que é que ficamos:

"é idiota dizer-se que são milhões
qualquer estudo independente mostra que são metade dos números que a propaganda avança"

"Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica "

Primeiro dizes que é idiota afirmar que somos milhões, depois copias uma notícia onde diz que somos?

Allez Sporting disse...

"Allez, indica-me um estudo que diga o contrário."
parece que está indicado

"qualquer estudo independente mostra que são metade dos números que a propaganda avança"
os números que a propaganda avança são os míticos 6 milhões

no que é que ficamos ?
ficamo-nos por aquilo que escrevi

Mr. Shankly disse...

Tu escreveste que é idiota dizer que os benfiquistas não são milhões. Depois mostras um estudo que mostra que são. Não encotras uma contradição aqui?

Allez Sporting disse...

eu escrevi
"é idiota dizer-se que são milhões
qualquer estudo independente mostra que são metade dos números que a propaganda avança"

não vejo onde tenha escrito que não são milhões

Mr. Shankly disse...

Nem eu disse o contrário. Tu dizes que é idiota escrever que são milhões, o que é diferente. Ou seja, é idiota escrever o que tu achas, e é idiota escrever o que é verdade.

MM disse...

Allez faz-lhe a vontade: "São milhões sim, não são 6 milhões mas são milhões."
Aliás eles são 5 milhões, os outros são esses que o estudo avança. Nem 2,2 nem 6, mas 5, porque toda a gente sabe que 1 dos quaisquer segundos equivale a menos de 0,5 dos primeiros.
Foi assim que a empresa alemã chegou a esse número de 2,2. Multiplicou 5 milhões por menos de meia unidade fiando-se naquilo que são as relações conhecidas sobre outros indicadores:
contribuição para o PIB; percentagem de possuidores do 5º ano de escolaridade ou acima;
indivíduos de alguma forma úteis para a sociedade;
e outros;

Portanto se são precisos 2,qualquercoisa (estimativa feita muito por baixo) de benfiquistas para satisfazer os padrões atingidos - seja lá no que for - para 1 só adepto dos outros clubes todos, essas contas estão todas elas muito bem feitas, pecando apenas por escassas: pessoalmente inclino-me mais para um número próximo dos 8 milhões mas enfim não sejamos muito pessimistas, na perspectiva das galinhas.

low desert puke disse...

Olha o MM acordou.

Visto que o Allez mostra tanta indignaçao com as suas pròprias contradiçoes, proponho que nos concentremos somente no numero de sòcios e deixemos os adeptos em geral para segundo plano, pode ser?

"O Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo sediado em Lisboa. (...) As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo.[1] Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, cerca de 160.000, na altura,[2][3] atingindo agora os 200.000 sócios.[4] É considerado pela IFFHS como o nono melhor clube do século XX.

Sócios por distrito
[carece de fontes]
Lisboa - 48,4% (68.639)
Setúbal - 11,4% (16.167)
Outros - 11,2% (15.883)
Porto - 5,8% (8.225)
Santarém - 4,8% (6.807)
Leiria - 4,1% (5.815)
Estrangeiro - 3,6% (5.106)
Faro 3,3% - (4.680)
Braga 3,1% - (4.396)
Aveiro 2,5% - (3.546)
Coimbra 1,8% - (2.552)
TOTAL - 205.000(aproximadamente)

Um bem haja.

MM disse...

O comentário acima confirma a honestidade do estudo alemão:
1 benfiquista cita a wikipédia.
Um 2º benfiquista idem.
E o 3º não é diferente.
Ao fim do 3º sim, aumentam as probabilidades de que uma pseudopédia não seja metida ao barulho.
Mas isto lá está ... tem muito de fé, porque continuo a achar que são precisos mais: 8 milhões é a minha aposta.
Ps: A parte do texto "carece de fontes" é redundância. Se vem da wikipédia não existe fonte, mirrone.

Saudações desportistas e igual bem haja.

Hattori Hanzo disse...

Concordo apenas com o 2º ponto Katanec. No 1º é óbvio que o Shalke tem um potencila imenso, mas estavam (e vamos ver se continuam ou não) em baixo e desmotivados. O que me parece é que infelizmente o Benfica foi lá a jogar para o empate. O Shalke ganhou motivação e acabou por dominar o jogo. Se é verdade que que têm um ataque fortíssimo, também é verdade que neste momento têm uma defesa relativamente fraca (foi o primeiro jogo oficial em que não sofreram golos), e o Benfica poderia (e deveria) ter aproveitado também o meio-campo demasiado ofensivo. Quanto ao 3º ponto já foi dito anteriormente. Para terminar sobre as bocas dos restantes, só mesmo em Portugal é que se pode dizer que qualquer equipa bulgara seja neste momento mais forte que um Shalke 04, que foi vice-campeão alemão na época passada.

Hattori Hanzo disse...

Sobre o estudo está tudo dito quando fala que em Portugal mais de metade da população não que saber de futebol.

Visigordo disse...

- Não sei se por má-fé ou simples desconhecimento, muitos comentadores lusitanos desvalorizaram sistematicamente a qualidade do Schalke...
- do outro lado esteve uma equipa digna de uma qualquer Liga Orangina.

Sou só eu a achar que o Katanec já precisa de uma consulta?
Ou aquilo foi um momento de introspecção?
A fase da negação, perante o post mais idiota que já vi no 442, está já ali em cima.
Não nega, não reconhece e ainda chama aos outros nomes impróprios por falarem e não fazerem nada de construtivo nos seus comentários.
Onde é que estão os nomes impróprios?
Estão na parte dos comentários construtivos perante um post que quando foi posto destilava a bilis por os outros terem ganho e o seu Benfica, não. A bem dizer, somos todos estúpidos por não lhe ter dado razão num devaneio que devia ter sido pensado antes de passar à escrita.
Eu diria, má-fé e muito conhecimento sobre o que se escreve.

low desert puke disse...

Visigordo na sua visita anual ao 442 dixit.

(o facto de coincidir apenas e sempre que o Benfica perde um jogo é meramente isso - uma coincidencia)

miguel_canada disse...

"Nem toda a gente tem nível para passear assim."

Aliás, o especialista em nível és tu:
"EMBRULHA ou SIGUE CHUPANDO, ou ainda. CHORA QUE EU GOSTO "


Shankly, estamos a falar de níveis meramente desportivos, não confundir.

Quanto ao numero de adeptos do benfa, é coisa com que nunca me importei. Fico é muito satisfeito quando constato que o numero de adeptos portistas cresce de uma forma avassaladora a nível nacional e especificamente no centro e sul do Pais.

Bruno Pinto disse...

Entretanto, o Schalke 04 perdeu outra vez na Bundesliga com o colosso Nuremberga...

Allez Sporting disse...

"Visto que o Allez mostra tanta indignaçao com as suas pròprias contradiçoes"

uns cómicos estes lamps

Grilo Falante disse...

Nada de novo neste post. Pura desonestidade intelectual.