Mostrar mensagens com a etiqueta psg. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta psg. Mostrar todas as mensagens

domingo, outubro 20, 2013

Excelente?

Paulo Fonseca acha que sim, e eu acho que está tudo dito sobre o grau de exigência do treinador do Porto. O jogo foi um bocejo e terminou com o Tricampeão Nacional atrapalhado com a vantagem mínima. Em casa, contra o último classificado da segunda liga. Ainda assim, gostei das exibições de Ricardo, que (nem sempre bem) foi quem mais agitou o jogo, e de Fernando, para quem não há competições de primeira nem de segunda.

PS - Futebol a sério, em França e em Inglaterra. Uma delícia.

quinta-feira, outubro 03, 2013

O PSG redesenhou fronteiras

O tratado geográfico do PSG desviou, principalmente, duas:

1. A fronteira "connosco comem a relva | com os outros abrem as pernas". O Benfica teve dificuldades com quase todos os adversários, incluindo o meu renovado Vitória com menos 48 horas de descanso.

2. A fronteira "melhor plantel dos últimos 30 anos". Para além de estúpida, é um tremendo desrespeito pela história, mesmo a recente, do clube.

No entanto desconfio que, mesmo com a geografia realinhada, a cagança continuará.

quarta-feira, setembro 18, 2013

Cardozo, o driblador

O excelente momento de Cardozo serve para exemplificar o que foi o jogo de ontem e que diz tanto da qualidade ofensiva do Benfica como da inépcia defensiva dos belgas. Um drible em 20 m2 com direito a rata, seguido de finta curta para a linha, que entusiasmou os meus vizinhos benfiquistas tanto como os golos marcados por Luisão e Djuricic. Foi um domínio quase absoluto que só não acabou em goleada porque Markovic esqueceu-se que tem colegas de equipa e porque Cardozo, obviamente, está a guardar os golos para Guimarães. Nota ainda para André Almeida que teve muitos momentos de qualidade durante o jogo e para a velocidade de Siqueira, talhada à medida do que Jesus pretende para aquele lado. O PSG também fez o seu trabalho com distinção na Grécia, o que não é de menosprezar nas contas do apuramento.

quarta-feira, março 06, 2013

PSG continua na Champions

Depois do golpe de sorte de Mourinho em Old Trafford, a equipa com o meio-campo mais estiloso do mundo saiu do comboio europeu perante o PSG e as suas torres omnipresentes - um remate de longe foi a maneira de ultrapassar Thiago Silva e Alex, mas não foi suficiente.

O Pipolinus continua na frente da Copa Nostradamus graças à baliza vazia de Helton e apesar da irritante armada polaca do Juzenani (experimentem escrever o nome daquele gajo sem ajuda). As redes mais bem guardadas são as do Tome, mas a razia que teve no ataque não lhe permite grande margem para festejos.

mk 2 Valdes | Jordi Alba, Thiago Silva, Otamendi, Adriano | Muller 1, Vidal, Di Maria, Feghouli | Messi, Mandzukic 1

zemis 2 Neuer | Puyol, Howedes, Vidic, Sergio Ramos | Gotze 1, Ribery, Lucho, Pastore 1 | Jackson Martinez, Huntelaar

pipolinus 3 Helton (1) | Schmelzer, Bonucci, Dante, Maicon | Kroos 1, Reus, Pirlo, Walcott | Cristiano Ronaldo 2, Ibrahimovic

tomé silva 1 Buffon (2) | Pique, Alex Sandro, Barzagli, Mangala | Fabregas, Xavi, Busquets, Marchisio 1 | Van Persie, Javier Hernandez

juzenani 3 Diego Lopez | Daniel Alves, Pepe, Hummels 1, Danilo | Iniesta, Ozil, Robben, Blaszczykowsky 1 | Lewandowski 1, James Rodriguez

sábado, dezembro 22, 2012

quarta-feira, dezembro 05, 2012

O azar não dá trabalho nenhum

Não me chateia muito o Porto ter perdido em Paris o primeiro lugar do grupo, tendo em conta que esta época a vantagem de ser primeiro depende mais do sorteio dos oitavos do que do estatuto adquirido. O que me chateia é a aposta errada de Vítor Pereira (ou de quem decide estas coisas por ele) que resultou em dois objectivos falhados e na interrupção da consistência que eu elogiei aqui.

Claro que para isto contribuíram os azares de Danilo e de Helton. Mas, da mesma forma que a sorte se dá bem com o trabalho e a ousadia, o azar, regra geral, faz companhia à incompetência e ao medo. Chamem-lhe poupança, se preferirem. A realidade não se altera: duas derrotas em três jogos é um saldo negativo e relança as dúvidas sobre a fiabilidade do Porto de Vítor Pereira.

Só mais uma dúvida: como se explica a permanência de Varela em campo, durante 85 minutos?

littbarski

quarta-feira, novembro 07, 2012

Primeiro objectivo alcançado

Esta é a boa notícia: o apuramento para os oitavos-de-final da Champions, depois do empate em Kiev, num jogo que o Porto esteve mais perto de vencer do que de perder. A má notícia é que a vantagem para o segundo classificado é, agora, de apenas 1 ponto. E, a não ser que o PSG perca em Kiev (e o Porto vença o D. Zagreb), a liderança do grupo será decidida em Paris.

littbarski

terça-feira, novembro 06, 2012

Mendes e as lavagens

É uma verdadeira máquina de lavar, este homem. Dinheiro bem gasto, pá.

master kodro

quinta-feira, outubro 04, 2012

Porto 1 x 0 PSG

Ao ver James, Moutinho, Varela, Jackson e Atsu (acho que não me esqueci de ninguém) desperdiçarem oportunidades sucessivas de golo, lembrei-me do jogo com o Zenit e temi que algo semelhante acontecesse ou, pior, que Ibrahimovic resolvesse festejar o aniversário com alguma extravagância (deu uma bela fotografia - estás perdoado, Helton). Apesar dos dois sustos (alguns minutos antes, Helton tinha oferecido ao mesmo Ibrahimovic a possibilidade de marcar), a verdade é que do PSG pouco mais se viu e foi o Porto que mandou no jogo, do primeiro ao último minuto. O momento tão esperado surgiu ao minuto 83: Moutinho (precisamos deste Moutinho a tempo inteiro, e não em part-time) dançou por entre a defesa parisiense e a classe de James fez o resto, num remate que já havia ensaiado antes. Uma vitória merecida que coloca o Porto no primeiro lugar do grupo e bem lançado para apagar a pálida imagem deixada na época passada.

littbarski

sábado, outubro 01, 2011

TLX # 2 - PSG x Lyon

Data: Domingo, 2 Outubro 2011, 20:00
Resultado: PSG ( x ) OL
Marcador:

No final da oitava jornada, já estão no topo da Ligue 1, juntamente com o Toulouse. Aqui ficam os marcadores de golos na Liga:

- para o PSG, Gameiro (5); Pastore (4); Nené (2); Menez (1); Bodmer (1); Erdinç (1)

- no Lyon, Gomis (6); Lisandro (2); Michel Bastos (2); Gonalons (1); Pied (1)

Duro, duro, duro... Boa sorte...

sábado, abril 25, 2009

Portugal, o pior futebol do Mundo # 2

Campeonato francês decidido pelos árbitros? É a opinião do presidente do Lyon. Acusações gravíssimas de quem está habituado a ganhar mas está a ver o campeonato a escapar-se: "Ca fait deux matches perdus non pas sur de mauvaises prestations, mais vraisemblablement sur un certain nombre de décisions. Est-ce que la pression est trop forte pour les arbitres quand un certain nombre de gens les critiquent, ou suspectent que la force de Lyon réside dans cette capacité à gagner ses matches dans les temps forts ?".

Aulas vai ao pormenor de escalpelizar alguns lances (vejam bem, lances de mão e de expulsões!):

"C'est une main complètement volontaire. Ce qui est grave, c'est que l'arbitre de touche avait signalé penalty, M. Layec me l'a d'ailleurs confirmé. C'est donc une décision volontaire de l'arbitre d'annuler un penalty signalé par un arbitre de touche qui était bien placé. Mais quand on se trompe souvent, et souvent dans le même sens, les joueurs ne peuvent qu'être accablés. La décision aussi de maintenir Sessegnon en jeu alors qu'il y a une agression... redoublée d'une tentative de coup de poing sur Cris dans la foulée, ça méritait carton rouge."

Falência
O vencedor da Taça da Bélgica de 2003, o La Louvière, vai fechar a loja por dificuldades financeiras.

Selos Na Alemanha, há porrada nos treinos. Nem com a liderança a malta se acalma.

Árbitros com dualidade de critérios? Na Alemanha? Para além dos selos? É do que se queixa Luca Toni, o gigante italiano do Bayern.

master kodro

quinta-feira, março 19, 2009

Braga 0 x 1 PSG

O domínio foi todo do Braga, mas foi um domínio consentido pelo adversário (Le Guen poupou ainda mais titulares do que na primeira mão) e quase nunca fez mossa na defensiva contrária. Só me lembro de uma jogada inteiramente conseguida, entre Alan e João Pereira, no início da segunda parte. O Braga está em perda neste fim de época. Mas fez uma excelente época, com momentos de grande futebol, independentemente do que acontecer até ao fim. Até pode ser que volte a melhorar, agora que a UEFA desapareceu dos planos e das preocupações de Jesus.

Não percebo os instintos medievais de João Pereira, nem percebi a ideia de Jesus de colocar Stélvio em campo no fim de jogo (abandonada depois do golo de Hoarau). Mas tenho que voltar a um assunto que já abordei: agora já posso (voltar a) dizer que o Eduardo me preocupa e que me faz lembrar Ricardo nas saídas aos cruzamentos?...

master kodro

quinta-feira, março 12, 2009

PSG 0 x 0 Braga

1. O jogo Mais um passo na afirmação do Braga europeu. Todos os grandes clubes portugueses já tremeram esta época perante clubes e nomes grandes (e outros menos grandes). O Braga não. Já passou pelo Giusepe Meazza (perdendo injustamente por 1x0) e hoje, perante mais de 40 000 no Parque dos Príncipes, apenas passou por dificuldades no início da segunda parte. Não foi uma exibição do outro mundo, como muitas que o Braga já apresentou esta época, mas foi uma exibição competente, com oportunidades de golo flagrantes criadas (ai Renteria, Renteria...), contra nomes como Giuly, Rothen, Makelele ou Kezman. Muito bom resultado conseguido através de uma exibição consistente e segura. Uma excelente notícia foi o regresso de Rodriguez (dois centrais a jogar a central é um estranho luxo para o Braga dos últimos tempos, algo de que pouca gente se lembra, infelizmente). Eu acredito que o Braga pode passar.

2. O narrador da SIC Minuto 41, o senhor diz que a primeira parte não deve ter mais do que 2, 3 minutos de descontos. Reconsidera. Reage como se a ideia não tivesse sido dele. Não, face ao que se passou na primeira parte, não pode passar de um, dois minutos. Aos 45 minutos e 5 segundos o árbitro apita para o intervalo. Depois deixa passar em claro a assobiadela monstruosa com que Kezman foi brindado quando entrou em campo - e a sua resposta a pedir desculpa e a beijar o emblema do PSG. O narrador acrescentou a seguinte informação extremamente pertinente: "Kezman é o grande goleador deste PSG". De facto, os seis golos marcados por Kezman esta época são uma marca extraordinária. Principalmente se nos esquecermos que Giuly tem 7 golos, Sessegnon tem 8, Luyiundula tem 14 e Hoarau tem 20. Face a isto, aquilo de chamar Rothen a Hoarau a olhar para um plano enorme do jogador, em câmera lenta, é apenas um pormenor cromático insignificante.

Volta Gabi, estás perdoado.

ps - A jornada 16 da TLX já está disponível na barra lateral. E o jogo é no sábado de madrugada!...

master kodro

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Standard Liége 1 x 1 Braga

Acho que foi a única vez esta época que vi o Braga ser empurrado para a sua defensiva muito mais vezes do que conseguiu encurralar o adversário. O golo de Luis Aguiar foi excelente (toda a jogada é excelente) mas colocou alguma injustiça no resultado. Valeu o desacerto da estrela do adversário, Mbokani, no ataque (ainda marcou um). E foi um milagre ninguém se ter aleijado durante o jogo, tamanho foi o festival de porrada desnecessária. Passou aos oitavos (obrigado jnf). Eduardo começa a preocupar-me.

Segue-se o PSG, segundo da liga francesa, que vai de Landreau a Luyindula, passando sempre por Rothen. E hoje, contra o Wolfsburg (vitória por 3x1) não jogou Hoarau, o melhor marcador dos franceses, nem Giuly, nem um tal de Makelelé. Mas há boas notícias: AC Milan, Sampdoria, Fiorentina e Aston Villa foram de vela.

master kodro