Mostrar mensagens com a etiqueta liga europa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta liga europa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

O míssil de Guarín



Esta nem o Benaglio apanhava.

Dnipro

Enquanto estamos na liga que o Olympiakos venceu 16 vezes, nos últimos 18 anos, a coisa vai. Não vai sempre, mas vai. O problema é quando chegam as provas a eliminar e adversários poderosos como o Dnipro. Aí, a coisa começa a derrapar. Mas, pelo menos, os adeptos podem apreciar outro tipo de futebol.

sexta-feira, abril 11, 2014

Narrativas cómicas

Em tons de azul Que Paulo Fonseca, inteiramente moldado pela sua (extraordinária) experiência de pão-e-água no Paços de Ferreira, abdique de dois dos melhores médios que existem no campeonato (e, no caso de Quintero, que passou pelo futebol português nos últimos anos), até se compreende, porque o homem mostrou que não sabe mais do que aquilo fora da zona de conforto. Agora que este senhor que está no Porto, depois de ver o que aconteceu ao outro, depois de ver o que é o futebol do Porto com Quintero, depois do jogo da primeira mão, insiste num trio de meio-campo formado por Defour, Carlos Eduardo e Herrera, presume-se para defender o resultado - e que bem que correu - e ainda consegue ser expulso, algo que nem Quaresma conseguiu, é digno de anedotário.

Em tons de encarnado Sálvio arranca na direita junto ao meio-campo, leva tudo à frente sem deixar prisioneiros, cruza uma bola larga que uma seta chamada Rodrigo aconchega no caminho da baliza, à entrada da pequena área. Neste preciso momento, Cardozo está quase a chegar à linha da grande área. Todo o jogo foi mais um espectáculo de inadaptação aos colegas, à baliza, à bola - ao mundo. Jesus é incapaz de pensamentos tão elaborados, mas, neste momento, colocar Cardozo em campo é bem capaz de ser a vingança perfeita.


Quantos metros perdes em 50? Sálvio assumiu o drible, o sprint e leva a bola; ao lado Cardozo já iniciou o sprint (ok, aquilo...); em baixo, na mesma linha, Rodrigo ainda não começou o sprint, tal como os dois jovens de encarnado que vêm atrás e que vão chegar à área ao mesmo tempo do que Cardozo.


Taça Astrocosmo Não se esqueçam dos palpites até esta noite, às 20:00, hora de início da jornada com o Académica x Vitória de Setúbal.

quinta-feira, dezembro 12, 2013

Sorteios

BENFICA

Mau karma: Juventus.
Não queremos: Dinamo Kiev, Dnipro, Ajax, Lazio, Swansea, Bétis.
Podia ser pior: Viktoria Plzen, PAOK, Macabi Telaviv, Anzhi.
Venham eles: Maribor, Chernomorets, Esbjerg, Liberec.

PORTO

Mau karma: Nápoles, Valência, Fiorentina, Shakhtar Donetsk, Tottenham.
Não queremos: Rubin Kazan, Sevilha, Lyon, Basileia.
Podia ser pior: Eintracht Frankfurt, AZ Alkmaar, Trabzonspor.
Venham eles: Ludogorets, Genk, Salzburgo.

katanec

sexta-feira, outubro 04, 2013

Heróis em Lyon

Alguma vez eu pensei que pontuaríamos em Lyon? Nunca. Grande resultado, excelente primeira parte e sofrimento natural na segunda, perante um favorito. E raios partam o Plange que teve duas oportunidades para fechar a coisa no final. A jogada do Luís Rocha (antecipação, tabela e cruzamento perfeito) merece atenção especial.

domingo, setembro 22, 2013

Muito bem, rapazes

O jogo já era difícil por natureza, contra uma equipa que investe ao ritmo de três dezenas de milhões por ano nos últimos cinco. Junte-se-lhe menos 48 horas de descanso da jornada europeia, a correspondente inexperiência para lidar com essas situações, em cima deste peso físico, meia hora de inferioridade numérica graças a um rigor que esteve ausente um quarto de hora antes e tem que se aceitar que os bravos vitorianos não tenham conseguido fazer mais. Não foram inferiores em nada, do princípio ao fim.

Foi também um jogo de tradições: Cardozo marcou; marcou com a ajuda essencial de um defesa; o Benfica ganhou com Bruno Esteves; o Vitória perdeu com ele.

ps - Ver um treinador a bater em polícias, também teve a sua piada.

sexta-feira, setembro 20, 2013

Power africano

Dois flashes de perfeição Abertura espantosa de Malonga com o esquerdo; incursão à linha de Maazou; cruzamento para Plange meter o segundo. Abdoulaye Ba acaricia a bola para a desviar do guarda-redes e inaugurar o marcador.

Flashes menos perfeitos Malonga a falhar "penalty lançado" 5 metros por cima da baliza; Maazou, com o guarda-redes batido e para trás a acertar no defesa que estava na linha; pontapé de bicicleta de Plange para a linha lateral, junto ao meio-campo; atraso frouxo de Abdoulaye Ba, de cabeça para trás, a isolar um adversário (com "ajuda" preciosa de Paulo Oliveira).

Flash global Mais um grande resultado, uma linha de ataque eléctrica (Plange parece ligado a corrente de alta voltagem), segurança qb na zona defensiva.

Abdoulaye 1 x 0 MK Começou por ele o desenho da goleada e, tirando a displicência no lance acima narrado, fez uma exibição perfeita.

O melhor André André. Tenho a impressão que nunca o vi jogar como ontem.

segunda-feira, setembro 16, 2013

Play It Again, Sam # 134 - Speedy Ortiz

Lembram-se da última vez que fomos felizes no Prater?

Música: "Curling"
Álbum: "Sports", 2012
Interpretação: Speedy Ortiz



quinta-feira, agosto 08, 2013

A hora do Estoril

Depois de uma primeira mão em que tiveram dificuldades para se assumirem como favoritos, mas em que demonstraram ter mais soluções (basta ter algumas...), os canarinhos devem ter mais espaço para marcar o raio do golo que escapou no jogo em casa.

Entretanto o Paços leva com Arsenal, Milan, Schalke, Lyon ou Zenit. Credo...

ps - já lá mora o primeiro, com direito a expulsão e tudo. Feito.

quinta-feira, maio 16, 2013

Um post sobre repetições

Outra vez nos descontos No final do jogo ficou uma sensação de injustiça, depois de tanta superioridade na primeira parte. Mas não alinho em teorias de falta de sorte em sofrer golos nos descontos... Quando muito, há (ou devia haver, neste caso) uma responsabilidade acrescida de não sofrer golos no fim de jogos decisivos, não deixando margem para recuperar, que é o exacto oposto dessa mensagem.

Outra vez azuis O Chelsea já tinha perdido a Supertaça Europeia para o Atlético Madrid (1 x 4), perderam o Campeonato do Mundo de Clubes na final com o Corinthians (0 x 1), perderam a Supertaça inglesa (2 x 3) com o City, saíram da Champions League na fase de grupos, perderam a League Cup nas meias-finais para o Swansea (0 x 2 em duas mãos), perderam a FA Cup nas meias-finais para o City (1 x 2 com o City), estão em terceiro na Premier a 16 pontos do campeão. Novamente, o Benfica serviu de salvação para uns azuis (o novamente ainda por confirmar).

Outra vez sprinters Escrevi-o no final do jogo com o Porto: "voltaremos a ter sprinters na quarta-feira, certamente". Não sei se é metodologia de treino direccionada, se é disponibilidade psicológica extraordinária (compreensível dado tratar-se de uma final europeia, mas que não apareceu para discutir o título nacional), a verdade é que o Benfica esmagou o Chelsea no confronto físico. Se este Benfica tivesse estado no Dragão, já tinha as faixas de campeão na bagagem. Não é normal ver-se Óscar sem bola a perseguir Enzo Perez com bola e a perder terreno (na jogada do amarelo); nem é normal que Garay, parado, consiga virar-se e arrancar e disputar um sprint com Ramires que vinha em corrida lançada. A explicação pode estar nos 4087 minutos que, por exemplo, Óscar fez esta época ou nos 4740 de Ramires. Falta a explicação para os outros jogos (em especial os picos de exuberância intercalados com momentos de profunda depressão física, até dentro do mesmo jogo).

Outra vez Jesus Começa a desenhar-se uma tendência à Peseiro, não? Parece-me que "um campeonato perdido à Jesus" pode entrar para o léxico do futebol nacional, tal como o "quase" de Peseiro, se o Porto se sagrar campeão no domingo.

sexta-feira, maio 03, 2013

O regresso dos sprinters encarnados

Em excelente hora e em claro contraste com os últimos jogos, os jogadores do Benfica fizeram uma excelente exibição, de completo domínio técnico e físico do adversário, que lhes permitiu gerir todas as incidências do jogo, sem sobressaltos de maior, inclusivamente quando tiveram que ultrapassar o golpe do penalty que resultou no 1x1. E desta vez conseguiram-no durante a totalidade dos 90 minutos, o que é algo que merece amplo destaque, principalmente nesta fase da época. Cardozo, que tem andado desaparecido, também resolveu aparecer para decidir a eliminatória a favor do Benfica, com dois golos, sendo o primeiro um primor de técnica.

O Benfica junta-se, assim, aos feitos europeus lusos da última década, conseguidos pelo Sporting e pelo Braga e espera-se que consiga ultrapassar o papão Chelsea e juntar-se ao Porto na lista de vencedores da Liga Europa.

quinta-feira, abril 18, 2013

Jamor e Europa

Muito além do que era esperado, com meia equipa de sub-23 portugueses. Está toda a gente de parabéns e a merecer festa.

sexta-feira, abril 12, 2013

Benfica x Fenerbahçe

Teoricamente, podia ter sido melhor e podia ter sido pior, pelo que o meio termo do sorteio acaba por não ser desfavorável. Agora se o Benfica jogar como o fez nos dois jogos contra o Newcastle (o buraco defensivo da primeira mão e em expectativa, a roçar o anti-jogo, desde os 15 minutos de jogo), não passaria fosse contra quem fosse.

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

O campeonato mais forte do mundo

"Convém dizer". Nunca Jesus escolheu tão bem as palavras. Convém dizer.

A segunda mão deu-nos dose repetida: o melhor foi Artur, que, ao brilhantismo a defender, juntou-lhe o pormenor de ser mais perigoso do que Cardozo a atacar. E houve o golo de Ola John: um espectáculo.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Grande resultado do Benfica

Melhor do que a exibição que, na segunda parte, nem foi nada de especial... Chegou a parecer milagroso que o Leverkusen não tivesse marcado (o que, a acontecer, não invalidaria um grande resultado dos encarnados). Os jornais já elegeram, de véspera, o herói do jogo, mas, para mim, foi Artur o grande herói - também necessitado de acertar contas com os adeptos. Olhando bem para a jogada do golo, ela começa com (mais) uma péssima recepção de Cardozo, que perde a bola (e o seu rasto), e foi graças a André Almeida que a jogada prosseguiu e chegou ao paraguaio, que fez aquela pequena maravilha perante a saída do guarda-redes.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Prioridades europeias

Alinhamento de reportagens de desporto na SIC Notícias:

1.º Benfica defronta Bayer Leverkusen na Liga Europa - palavras de Rui Costa
2.º Inter defronta Cluj na Liga Europa - palavras de Luís Figo
3.º Porto defronta Málaga na Liga dos Campeões - palavras de Fernando Gomes e Pinto da Costa.
4.º Benfica vence Olhanense na Taça da Liga.
5.º Porto vence Nacional na Taça da Liga.
6.º Vitória e Braga empatam na Taça da Liga.

Ultrapassando o óbvio, não foi mau.

master kodro

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Dez horas e meia depois...

... da estreia pelo Sporting, Viola marcou o primeiro golo pelos leões, que deu a vitória frente ao Videoton. Antes disso, ainda conseguiu rematar para cima - e para trás! - na pequena área, só com  o guarda-redes pela frente. Só pode ser bruxaria. Não há nada como virar-lhe as costas e marcar golos de nuca.

master kodro

sexta-feira, outubro 05, 2012

Quase, quase, quase

A Académica fez um grande jogo contra o Hapoel - Marinho foi excelente e o puto Salim Cissé fez um golão. Aquele golo no fim foi uma desilusão enorme. O Marítimo também fez um jogo interessante. Num jogo europeu, fora de casa, criou imensas e enormes oportunidades de golo, mas foi abatido por uma exibição fantástica do 70, Bacca.

Depois tivemos o Sporting... Sobre o jogo e, principalmente, o resultado não há grande coisa a dizer, tamanho foi o fracasso. O encadeamento de acontecimentos que rodeia o Sporting neste momento é de tal forma confuso que até aparece um Caneira, a falar como sportinguista, a achar que o que fazem a Sá Pinto é uma vergonha e que deviam estar unidos e apoiar nesta fase difícil. Assim mais ou menos como ele fez quando rescindiu unilateralmente com o Sporting para ir para o Alverca de Luís Filipe Vieira, presumo.

master kodro

quinta-feira, setembro 20, 2012

Verde é a cor da depressão

Tenho que deixar de ver jogos do Sporting. A sério, deixam-me triste e melancólico. Assim como o Xandão que entra noutra dimensão, a pensar no golo de calcanhar que marcou ao City. Ou como o Wolfswinkel depois de desmarcar-se na pequena área a ver o centro a ir sempre para trás. Ou como o Capel que corre, corre, corre à volta do mundo a olhar para a bola que tem nos pés, a tentar perceber se a Terra é mesmo redonda - digam-lhe que sim, pá!

A preparação também não ajudou. Como é que três árbitros não viram nenhuma irregularidade no golo do empate do Plzen contra a Académica? E o Marítimo que também não conseguiu mais do que um empate contra a segunda equipa do Newcastle.

master kodro