terça-feira, maio 04, 2010

FC Porto 3 x Benfica 1

Vitória justa do Porto, a equipa mais lutadora, mais objectiva, mais eficaz, mentalmente mais forte. Contando com a dupla Guarín-Belluschi em grande forma, e com um 442 que mistura músculo e técnica no miolo, o Porto contrariou bem o habitual carrossel benfiquista, impedindo que os encarnados tivessem o controlo do jogo (mesmo em superioridade numérica). Por outro lado, saiu rápido na contra-ofensiva, quando foi obrigado a isso, e explorou bem as alas, em ataque apoiado.

A diferença entre as duas formações sentiu-se em três aspectos/momentos fundamentais. Na baliza, onde a inspiração de Beto (três ou quatro defesas vitais), se contrapôs à insegurança de Quim (trapalhão no segundo golo, em particular). Na atitude: o Benfica em regime de serviços mínimos jamais conseguiria grandes feitos num Dragão ferido no seu orgulho e desejoso de abater o putativo campeão. E na forma como as duas equipas lidaram ao golo de Luisão: com 1-1 e a jogar contra dez, o Benfica tinha o título no bolso, mas consentiu de imediato a iniciativa ao Porto, que não enjeitou a oportunidade. Erro crasso.

Em termos individuais, gostei de Coentrão (melhor que Hulk em 99% dos lances) e alguns lampejos de Di Maria. Javi e Ramires estão a precisar de férias, Luisão podia ter sido herói na frente, mas na retaguarda comprometeu muitíssimo nos dois primeiros golos. Do lado portista, enormes Belluschi, Guarín e Bruno Alves, muito bem Farias e Álvaro Pereira. Fucile descontrolado e Hulk quase nulo, os destaques pela negativa.

P.S. 2. Um curioso golo do Braga, em fora-de-jogo (que se registe para memória futura), lança dúvidas para a última jornada, mas concordo com o Luís: se o Benfica, no seu estádio, apoiado por 60 mil, for incapaz de empatar com o Rio Ave, mancha a época e, em boa verdade, não merece ser campeão.

katanec

18 comentários:

Fredy disse...

tão Katanec..este post demorou? muito tempo a arrumar o champagne e os foguetes? :P

e como se vê de facto este é o campeonato mais justo, mais incontestável, mais estratosferico de sempre! senão vejamos:

1)há campeão apenas na ultima jornada,

2) e o campeão perde no confronto directo com o 2º e o 3º!

Realmente isto deve ser coisa nunca vista lolol priceless :')

ps: aquilo pode ser considerado fora de jogo? a bola vai para um sitio onde o jogador nem sequer lá tá e o redes é que depois larga a bola feito toto. sei que se pode dizer que veio aproveitar da posição onde tava e etc, mas enfim, há foras de jogo muito piores.

de qualquer forma convém tambem não esquecer para memória futura que voces por muito superiores que foram na luz contra o Porto, só conseguiram marcar num golo precedido de fora de jogo! mas para isso não tens memória não é? só para o que convém lol

ps2- mas vão ser uns justos campeões, assim como seria o braga. tão ambas de parabéns.

littbarski disse...

Fucile descontrolado? Só se foi depois daquela expulsão ridícula que colocou o Benfica, mais uma vez, em superioridade numérica...

Posso estar enganado, mas julgo que o problema na consciência dos benfiquistas é que um Hulk quase nulo, ainda assim, obrigou o Quim a uma, duas defesas apertadas. E que, depois do seu regresso, o Porto ainda não perdeu pontos para o campeonato. Pode ser apenas uma coincidência. Mas não deixa de ser uma chatice.

Já agora, se o Hulk foi uma nulidade, o Cardozo foi o quê?

Sérgio_alj disse...

Grande lógica Fredy!

E eu a pensar que o campeão era aquele que ficava com mais pontos no final?

Quanto ao confronto directo:
FC Porto - 6 pts (8-4 em golos)
Braga - 6 pts (4-6 em golos)
Benfica - 6 pts (3-5 em golos)

Grande dominio!

Fredy disse...

Sergio, eu bem digo que voces so leem o que querem, ou melhor, da forma que querem.

aquilo que eu tava a dizer não tem nada a ver com isso, apenas era uma boca para aqueles que dizem que este titulo é doutro mundo, que o benfica é o unico campeao possivel, que é impossivel haver alguem no mundo que conteste este titulo, que nunca houve um campeão com tanto mérito, (etc) e mais coisas ridiculas do género.

de resto já disse que o benfica será um dos justos campeoes. mas essa parte preferes não ler, não é? lol

ah, e bigados por essa do confronto directo. so tinha feito as contas em separado slb/scb e slb/fcp. mas vejo que com as 3 o fcp tb ganhava e o benfica ficava em ultimo lol a carneirada pintista quando reparar nisso deve ficar toda contente lolol

Fredy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Pinto disse...

Há uns dias, um iluminado benfiquista que já nem me lembro quem foi, soltou a pérola: "Este Benfica é o campeão mais incontestável da história". De facto, quando à entrada para a última jornada, o Benfica ainda nem sequer é matematicamente campeão, é mesmo um título sem qualquer discussão possível. E eu que pensei que equipas que ganharam com 20 pontos de avanço eram mais incontestáveis... Se o disparate pagasse imposto...

Não tenho visto muitos benfiquistas ultimamente. Será que andam aziados com alguma coisa?

littbarski disse...

Só mais uma, a propósito de descontrolo e de destaques negativos: será que ainda há por aí neandertais?

Sérgio_alj disse...

Ya, o Luisão é um neandertal, tal como o capitão da outra equipa...

littbarski disse...

Vejo que percebeste, Sérgio_alj. E olha que quem lhe chamou neandertal até foi simpático. Normalmente, chamam-lhe simplesmente animal.

td disse...

Vitoria normalissima de um GRANDE CLUBE sobre um CLUBE GRANDE que ganha um campeonato de vez em quando nos ultimos 20 anos.

Sérgio_alj disse...

Eu não estou aqui para fomentar guerras.

Sei reconhecer quando uma equipa é superior à outra e nestes últimos (longos) anos, o FC Porto tem sido quase sempre superior.

Cumprimentos

JNF disse...

O Porto ganhou em toda a linha: em campo, apedrejamentos, adversários agredidos, bolas de golf, rebuçadinhos, foi uma grande vitória, de facto.

Destaque positivo para a lógica do Fredy, que se esquece que um campeonato é uma prova de regularidade e no nosso caso tem 30 jornadas.

Fredy disse...

olha outro a fingir (ou se não finge é pior) que não percebe o que eu digo.

coitados..acho que no domingo o titulo já não lhes vai saber tão bem lol um clube que tá a menos duma semana de ser campeão e ninguém os vê. só mesmo o FCP para lhes tirar quase a moral quase toda lolol

Joao disse...

O jogo ficou decidido aos 18 minutos, depois do Olarápio ter mostrado 3 amarelos cirurgicos aos 3 jogadores tapados por amarelos do BEnfica, e não ter mantido o mesmo critério na amostragem ao segundo amarelo ao Fucile.
Se não viu os penalty's de Hulk e do Alvaro Pereira (ou não quis ver), aí tem desculpa.
Mas ao não mostrar o segundo amarelo ao Fucile aos 18 min, aí borrou a pintura toda.

Foi lindo ver os adeptos do FCP festejarem o golo do Braga, e os do Sporting os golos do Porto.

Hattori Hanzo disse...

Freddy que eu saiba entre Benfica e Porto houve este ano três jogos. Cada um ganhou na sua casa e o terceiro foi ganho pelo Benfica

Fredy disse...

Hanzo, ninguém disse que isso não aconteceu. o que eu queria dizer é que voces quase nem falam em lado nenhum desde domingo, e quando falam parecem "mansos". já o porto mesmo quando perdeu os portistas continuaram por aqui.

não terem ganho o titulo no dragão deve ter-vos custado mais do que não ser campeao durante anos ou derrotas humilhantes.

JNF disse...

"Manso é a tua tia, pá!".

Hattori Hanzo disse...

Pela resposta quem se amansou agora foste tu...