sexta-feira, abril 30, 2010

O campeonato do túnel

1. A hoje famosa expressão usada por Pinto da Costa serve para designar uma corrente - entre os adeptos e alguma imprensa - que tem procurado desvalorizar os triunfos benfiquistas, associando-os a favorecimentos por parte de arbitragens e da Comissão Disciplinar da Liga (atitude não-exclusiva de portistas, note-se). Durante muito tempo, esta atitude enfureceu-me, por considerar que ela procurava, de forma rancorosa, ofuscar a excelente temporada do Benfica, a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, que tem mais pontos, mais vitórias, o melhor ataque, a melhor defesa e os melhores jogadores da Liga.

2. Mudei de opinião. Quer-me agora parecer que esta situação é a melhor que podia acontecer ao Benfica. Enquanto o FC Porto (e, de alguma forma, o Sporting) dirigir o foco da sua atenção para críticas aos encarnados, mais lentamente procurarão corrigir as suas próprias insuficiências. O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas.

3. Junto-me portanto ao coro: o Benfica, a ganhar o título, será um injusto campeão. Tem uma equipa razoável, mas sem os árbitros e sem Ricardo Costa, nunca teria conseguido. O Braga foi muito melhor. E o Porto, com Hulk, tinha cilindrado os adversários. O plantel portista é excepcional - e até o Sporting, com a ajudinha que o Benfica teve, tinha limpo este campeonato. O Hulk é o melhor jogador do mundo e arredores, superior a todos os jogadores encarnados. Vamos por isso manter tudo como está, porque para o ano, precavidos contra estas terríveis e ignóbeis manobras benfiquistas, eles jamais ganharão o título.

katanec

27 comentários:

Fredy disse...

"O Benfica adoptou esta táctica durante anos, com os resultados conhecidos: limitava-se a pôr em causa a qualidade dos adversários, sem reparar que o seu próprio barco metia água (e de que maneira) e que essa era a verdadeira causa das suas derrotas."

incrível como quando começam a ganhar "mudam" (ou admitem) por completo de opinião e admitem a verdadeira e principal razão de porque não ganharem estes anos todos!

a isto chama-se o quê meus meninos?

Ricardo disse...

Nem mais, Katanec. Deixemo-los com os seus devaneios, a sua falta de lucidez, os seus motivos desculpabilizantes, cegos, irracionais, cheios de ódio ao Benfica, incapazes de olharem para um futebol superior e acharem nele a justiça de um campeão certo.

Deixemo-los com os coletes reflectores e os túneis, os Hulks e Sapunarus vítimas, coitadinhos, dos steards maldosos que o Benfica estrategicamente colocou no C4 para que um cavalo à solta os viesse comer. O que é que nós queríamos, benfiquistas? Que o Hulk, depois de perder o jogo, se dirigisse calmamente para o balneário? Era só o que faltava! Mas isto agora já era novamente um campeonato limpinho, sem abeis em túneis nem esterco e fezes nos balneários adversários? Essa é de rir! Se o Porto perde, o Porto paga. Com juros!! O Hulk fez muito bem em pontapear o Steward! E brando foi ele, que noutros tempos - oh gloriosos tempos de Coutos, Pintos, Paulinhos, Andrés, Jaimes Pachecos! - ia o steward, iam os jornalistas, ia aquela escumalha moura toda a pontapé e murros que era para ver de que raça são feitos os filhos da Invicta!

Mas... e a vergonha de penalizarem o nosso Hulkzinzinho, coitadinho? Mas se é assim, vamos dizer todos em uníssono, as vezes que respirarmos: é o campeonato do túnel, É VERGONHA, É O ANDOR, É O JUSTICEIRO COSTA AO SERVIÇO DOS MOUROS! para ver se ainda nos beneficiam até ao fim do campeonato. O que foi feito daqueles tempos, oh gloriosos tempos, em que nas primeiras 10 jornadas os árbitros - excelentes árbitros aqueles - nos davam 6, 7, 8 pontos de vantagem sobre os rivais para depois gerirmos tranquilamente o campeonato e apostarmos nos dinheirinhos, quinhentinhos, das Europas?

Vamos agora, que a coisa está perdida, armarmos a máscara dos que verdadeiramente amam futebol e vamos todos dizer: sim, o Benfica joga melhor mas se não fosse isto e se não fosse aquilo e se não fosse o outro e o outro ainda...

Bruno Pinto disse...

"Nem mais, Katanec. Deixemo-los com os seus devaneios, a sua falta de lucidez, os seus motivos desculpabilizantes, cegos, irracionais, cheios de ódio ao Benfica, incapazes de olharem para um futebol superior e acharem nele a justiça de um campeão certo."

Esta frase é o espelho perfeito do que foi a atitude da esmagadora maioria dos benfiquistas ao longo dos últimos 20 anos em relação ao FC Porto. Um portista certamente não diria melhor. Muito bom.

td disse...

O benfica dos ultimos anos é igual a um drogado:estoura o dinheiro todo sempre na mesma vida de merda e de vez em quando aparece um "tio" que paga o tratamento e o drogado fica limpo durante uns meses e fala como se fosse o melhor exemplo.O problema é que este drogado volta sempre á mesma vida de merda.Tem sido assim há 20 e tal anos até hoje.Paciencia e gozem o vosso estado de euforia porque não sabem quantos anos se passarão até outra desintoxicaçao...

Pedro disse...

Espelho perfeito do que é e foi ao longo destes 30 anos o clube corrupto são as escutas no Youtube. Essas mostram a todos aquilo q eles, clube corrupto, são.

Agora TENTEM descarregar as vossas frustrações nos adeptos benfiquistas que apanhem sozinhos...Estão a definhar e nem percebem. E isso dá um gozo tremendo!!!

CARREGA BENFICA!!

PTM disse...

da mesma maneira que o titulo do Sporting só foi por causa dos penaltis do jardel... a memoria é uma coisa muito selectiva

João disse...

"...ofuscar a excelente temporada do Benfica, a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, que tem mais pontos, mais vitórias, o melhor ataque, a melhor defesa e os melhores jogadores da Liga."

se o Benfica têm uma temporada excelente que adjectivos dás à temporada do Braga?

não tenho qualquer dúvida que o Benfica foi bem melhor do que o Porto, mas a temporada do Porto nem foi assim tão má como querem fazer parecer. Supertaça, final da taça da liga, 1/8 da Liga dos Campeões e possivelmente uma taça de Portugal!

O campeonato foi perdido na visita à luz, perdemos o jogo e perdemos um jogador fundamental (por culpa própria...). A partir desse jogo, e em vez de resolver um problema ( deviam ter contratado novamente o Lucho Gonzalez...) criaram-se vários problemas e com isso a equipa foi ficando cada vez mais fraca...

Também tenho a noção de que alguma coisa correu mal dentro do balneário após o empate com leixões e consequentes derrotas em alvalade e arsenal porque no mês anterior tinhamos ganho categoricamente a braga, arsenal, e sporting!

abraço e bons jogos no fim de semana...

luis disse...

Estes adeptos do FCP não entendem, e nunca vão entender o seguinte:

INDEPENDENTEMENTE da qualidade ou falta dela, que SLB ou SCP, por exemplo, apresentem, a corrupção existente no nosso futebol, da qual o FCP foi o expoente máximo, hipotecou vitórias que não fossem azuis.

Os nossos problemas, sempre existiram, e os frequentes tiros nos pés, também. Mas isso apenas servia para adensar ainda mais o declínio, fruto, na sua génese, do poderio alcançado pelo FCP, com a aposta na vigarice.

O contrário não acontece. Por isso, faz sentido apostarmos no discurso senil do PdC, que nunca aponta erros próprios para justificar o falhanço.

Isto, pelo simples facto de que o FCP, até ver, não terá o "prazer" de assistir à batota, devidamente documentada e que só um ceguinho não admite.

As vitórias do FCP foram baseadas na falsidade e por isso nunca partimos do princípio que a culpa é dos nossos erros. Também é, verdade. Mas está muito longe de justificar o insucesso, na maioria das vezes.

O Anti Lampião disse...

A táctica é inequívoca

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/04/apitos-decisivos.html

LMGM disse...

Realmente, depois de ontem ouvir o Presidente do Sporting dizer, inequivocamente, que quer Benfica, quer Braga serão justos vencedores, não consigo entender a razão de trazeres o Sporting para esta missa dos túneis.

Não vejo qualquer Sportinguista argumentar que perdeu este campeonato por outra razão que não culpa própria, dos seus dirigentes, técnicos e jogadores.

Independentemente de existirem jogos onde temos queixas da arbitragem, mas são mais os com queixas, do Polga, do Patricio, do Abel, do Grimi, do Paulo Bento, do Carvalhal, do JEB, etc.

Será unicamente para depois dizer que são todos iguais?

último! disse...

LMGM,

Aconselho-o a ver o Oliveira e Costa no trio de ataque, num vi um lagarto tão portista, até mete nojo.

É túneis, é Ricardo Costa e tudo o resto, consegue defender melhor o Porto do que o Rui Moreira. É o vosso representante no programa, é natural que fiquemos com a sensação que muitos Sportinguistas como ele, pensem de forma igual.

Até com assuntos que nada tem a ver com o Sporting o homem toma sempre partido do mesmo, isso tem um nome.

Partilhas do mesmo pensamento, ou o Oliveira e Costa é uma excepção?

Pedro disse...

"ou o Oliveira e Costa é uma excepção?"

Não...ainda tens o Barroso.
:)

O Caçador disse...

Oh Katanec

Pelos vistos o Hulk faz-te confusão.... continua com ela.

Matts Magnusson disse...

http://entrosamentoofensivo.blogspot.com/2010/04/o-seu-seu-dono.html

Fredy disse...

meus amigos, não é por haver umas escutas relativas a 1 certo ano , repito apenas UM ANO, as quais não provam nada pois não à nexo de causalidade, já que nos respectivos jogos supostamente comprados o FCP até acabou por ser prejudicado, que se pode generalizar aos 30 anos que o FCP domina o futebol em Portugal!

assim como não se pode dizer que o benfica é a melhor equipa de Portugal desta decada (por exemplo) quando apenas foi campeã 1 (ou 2) vez!

quem faz essas generalizações absurdas é porque tá mesmo desesperado com alguma coisa.

Hattori Hanzo disse...

Freddy, mas alguém falou que o Benfica é a melhor equipa da década? Quanto ao resto tu achas normal um dirigente receber em sua casa um árbitro antes dum jogo? E alguém te disse que coisas assim só aconteceram nesse ano? A propósito, vê se aprendes a distinguir há (verbo haver) de à (artigo).

Ricardo disse...

"meus amigos, não é por haver umas escutas relativas a 1 certo ano , repito apenas UM ANO, as quais não provam nada pois não à nexo de causalidade"

Adoro esta maneira de ver as coisas. Portanto, se não se prova que o Porto beneficiou da corrupção que exerceu sobre determinado árbitro, as escutas não provam nada! Brilhante conclusão!

Quer dizer: o árbitro é recebido em casa, ouvimos o Presidente a dizer-lhe o caminho todo. Depois, como não se prova que nesse jogo que o árbitro ia apitar o Porto saiu beneficiado, é lógico, MAS É TOTALMENTE LÓGICO, que o que ouvimos não serve de prova de nada!

É preciso dar muitas voltas à consciência para se ser do Porto. Mas, lá está, desde que se ganhe, está tudo bem.

LMGM disse...

ultimo! não aprecio, nem identifico a minha opinião com qualquer do comentadores ligados ao Sporting, seja qual for o programa de estarolas, mas felizmente não é o Cervan que aqui escreve, nem o realizador bisexto, é o katanec.

Filipe disse...

O que impressiona no caso Hulk é a falta de humildade da criatura. O Braga fez a segunda volta mais desfalcado que o Porto. No fundo está a dizer que os colegas não são lá grande coisa.

katanec disse...

Caro LMGM, não quero generalizar dizendo que todos os sportinguistas acham isto, como é evidente. Mas há vários opinion-makers sportinguistas (como os referidos Eduardo Barroso, Rui Oliveira e Costa, entre outros) que alinham com a teoria do "campeonato do túnel". E ainda bem que o fazem, como explico no post. Cumprimentos e obrigado pelo comentário.

PTM disse...

uns levam 3 meses por tentativa de agressão outros levam 2 jogos por agressão consumada.

o perigo é tanto de menosprezar a vitoria, mais que certa, do benfica como achar que não precisam de melhorar

Luís Viegas disse...

Que post tão idiota e ressabiado ...

Bruno Pinto disse...

Detesto os benfiquistas porque normalmente são ignorantes. Não me venham dizer para não generalizar. Basta ler os comentários da maioria aqui neste blog para aferir da veracidade desta ideia. Normalmente, são burros. O problema é que não têm consciência disso.

Dito isto, quero lançar um repto aos benfiquistas. Apesar de admitir que o Benfica foi a melhor equipa (LEIAM BEM ISTO CARALHO!!! NÃO PASSEM A VIDA A DIZER MERDA!!), algo que nunca a maioria dos mouros de peúga branca fez em relação ao FC Porto nos últimos 20 anos, desafio qualquer benfiquista a dizer, peremptoriamente, que, nesta temporada, não houve quaisquer manobras de bastidores do Benfica com o objectivo de ajudar a sua equipa a ganhar. Venha o primeiro!!!

low desert puke disse...

"meus amigos, não é por haver umas escutas relativas a 1 certo ano , repito apenas UM ANO, as quais não provam nada pois não à nexo de causalidade, já que nos respectivos jogos supostamente comprados o FCP até acabou por ser prejudicado, que se pode generalizar aos 30 anos que o FCP domina o futebol em Portugal!"

Para logo de seguida...


"quem faz essas generalizações absurdas é porque tá mesmo desesperado com alguma coisa."

- Mais um boa actuaçao, Fredy. clap clap clap

Fredy disse...

low, onde é que eu fiz uma generalização?? lol

Hanzo, ninguem disse isso do benfica, era eu a dar um exemplo (tá lá explicito mas deves ter preferido não ver lol) do quanto estupido seria dizer uma coisa dessas, assim como é o que voces fazem com o FCP. e quem te disse a ti que aconteceram em mais anos? essa é que é essa! (quanto ao "há" tens razão lol eu que tenho sempre a mania de corrigir os meus amigos, aqui falhei haha)

Ricardo, quem disse que não serve de prova de nada? fui eu?

por acaso os tribunais disseram que não servia. mas não é disso que tamos a falar aqui.

tamos a falar dum ano, em que o FCP era realmente a melhor equipa, o UNICO ano que vos vi a dar-nos mérito, e em que há aquelas escutas. esse ano foi 2004. O Porto "domina" o futebol deste os anos 90. e só em 2004, um ano no meio de dezenas, há esses indicios. porque razão se vai generalizar para o resto da história do clube?

sendo assim, como aquele arbitro ingles(?) veio dizer que num jogo europeu o benfica lhe ofereceu putas e etc, vamos passar a dizer que o benfica faz isso em todos os jogos europeus? seria riduculo e absurdo!

low desert puke disse...

Realmente um gajo esforçar-se por imaginar que todos os agentes em causa: pdc, valentim, pessoal da apaf, pessoal do gondomar, o loureiro junior, o presidente do leiria, alguns àrbitros e por aì fora...de repente, no inicio da época 03/04, lembram-se todos de jogar às casinhas no futebol portugues, cozinham tudo como bem querem e precisam coadjuvados por algumas putas de leste e brasileiras na preparaçao de certos pratos tìpicos dos seus paìses, e depois pronto, foi cada um à sua vida. Foi um episòdio isolado. Nunca antes ou depois dessa época pensaram sequer em organizar uma teia econòmico-social (leia-se putas e vinho verde) na ajuda dos pròprios àrbitros, coitadinhos também eles necessitados com o custo de vida.

Como é que disseste, fredy?

" riduculo e absurdo!"

Exacto.

Hugo disse...

O comentario do luis enquadra-se perfeitamente no ponto 2 do post