segunda-feira, março 29, 2010

Benfica 1 x Braga 0

1. Jogo equilibrado? Globalmente, sim. Mas nem sempre um vencedor é justo apenas quando esmaga o adversário. A verdade é que o Benfica acumulou mais ataques, mais remates, mais cantos, mais posse de bola, mais oportunidades. Controlou a partida durante 65 minutos e foi mais eficaz. O Braga deu réplica? Quem está a perder e luta pelo título, tem obrigação de o fazer. Os minhotos cresceram na última meia-hora, mas faltou mais capacidade ofensiva, apesar das boas entradas de Matheus e Luís Aguiar.

2. Gostei da exibição colectiva do Benfica, parecendo-me que pouco há a destacar em termos individuais. Javi, Luisão e Coentrão foram os melhores, embora Ramires e Di Maria tenham sido importantes. Menos bem Saviola (uma tendência que se vem agravando) e Cardozo (trapalhão).

3. Arbitragem? Bastante boa, apesar de alguns erros disciplinares. A mão de Rodriguez é difícil de ajuizar (parece-me falta, mas...) e o lance da lesão de Mossoró é faltoso, mas não maldoso (nem sequer entrada perigosa é). E não se deixou ir nas cantigas de Di Maria, o que é sempre de louvar.

4. Patético o jogo de palavras Jesus-Domingos. O primeiro pela contínua desvalorização dos outros técnicos - parece daquelas pessoas que só se conseguem destacar enxovalhando os demais. O segundo, devido à constante desculpabilização e ao discurso ressentido (aquela do golo 15 segundos depois da hora é de antologia). Têm ambos motivos para estar orgulhosos: e que tal deixarem-se de parvoíces?

5. Jogo do título? Provavelmente. É difícil imaginar que o Braga vença todos os jogos até final e que o Benfica perca pelo menos 6 pontos em 6 jogos. Nesta altura, eu diria que os encarnados têm 95% de hipóteses de ganhar o título. O Porto? Recuperar onze pontos em seis partidas é muita fruta.

katanec

39 comentários:

pitons na boca disse...

Que o Benfica perca 6 pontos até final, é até bem possivel, tendo em conta o seu calendário. Não sei é se o Braga conseguirá manter o nivel que teve até agora, começando já na proxima semana no "derby" minhoto (sim, sei que o uso de derby deve ser apenas entre equipas da mesma cidade) e o peso psicológico que esta derrota e o aproximar do Porto podem vir a ter.

Neste momento acredito mais que o Porto possa acabar em 2º que o Benfica.

Hugo disse...

Boa análise. Concordo com todos os pontos.

PedroBM disse...

Concordo com a maioria dos pontos - de ressalvar que provavelmente o maior erro do arbitro foi nao dar pelo menos um cartao ao DiMaria, porque nao atender aos seus teatros so nao basta... Com um arbitro rigoroso, ele teria sido expulso antes da meia-hora...

Pedro disse...

Quem tb cantou muito bem foram as pernas do Di Maria quando levou a ripada do Renteria...

Os jornalistas puxam pelo Jesus e o mister não tem papas na lingua.

O problema do Braga já não é o Glorioso mas sim o clube corrupto q vem atrás. Estou para ver se o discurso do Domingos se mantêm qd começar a ser empurrado para baixo para salvar a champions aos donos...

Benfica superior em todos os momentos do jogo e só as faltas q o Proença inventava é que deram lances de perigo para a nossa área. De resto, nicles!!! Uma noite normal dos nossos avançados e era mais uma goleada na Luz.

Proença tb esteve bem naquele namoro tão bonito no final do jogo com o Domingos...imagino as connections q se arranjavam se fosse com Jesus...

rui disse...

Muito boa análise. ;)


Depois temos a análise de pessoas que são doentes e que estragam o futebol...

"Quem tb cantou muito bem foram as pernas do Di Maria quando levou a ripada do Renteria...

Os jornalistas puxam pelo Jesus e o mister não tem papas na lingua.

O problema do Braga já não é o Glorioso mas sim o clube corrupto q vem atrás. Estou para ver se o discurso do Domingos se mantêm qd começar a ser empurrado para baixo para salvar a champions aos donos...

Benfica superior em todos os momentos do jogo e só as faltas q o Proença inventava é que deram lances de perigo para a nossa área. De resto, nicles!!! Uma noite normal dos nossos avançados e era mais uma goleada na Luz.

Proença tb esteve bem naquele namoro tão bonito no final do jogo com o Domingos...imagino as connections q se arranjavam se fosse com Jesus..."

Se a maior parte dos adeptos benfikistas fosse como o katanec eu nem me importava que o benfica ganhasse jogos e campeonatos. Os clubes lutam todos por isso...agora a triste realidade é que os benfikistas são como os "Pedros"...e assim não há quem possa com eles...é de uma falácia e prepotência tais...enfim...


ruibonga

último! disse...

Só não concordo com a critica aos "mind games" e explico:

Não podemos admirar esses jogos de palavras do Mourinho e achar que os outros não os devam fazer.

Sei quem foi o primeiro a dizer que ia fazer melhor que Jesus e comprou uma briga, agora tem de aguentar-se ou mostrar em campo. Até porque fazer melhor é sempre subjectivo, fez melhor no campeonato mas e o resto?

Allez Sporting disse...

dificilmente o Braga alcança a agremiação corrupta.
se até podem partir perónios impunemente, como querem que percam mais 6 pts que o Braga ?!?!

cparis disse...

katanec,

Quem começou a história foi o Domingos e até nem acho que tenha feito mal. Quis demonstrar ambição, só que esqueceu-se de um pormenor - do outro lado tinha um treinador que tinha muito, mas mesmo muito, mais tempo de antena do que ele.
Quanto ao futuro não sei. O meu palpite é que o Braga vai perder mais 6 pontos e há-de insistir que foram para beneficiar o SLB.

cparis disse...

Ahhh.. e esqueci-me de um pormenor hilariante. Domingos a dizer:

Com Jesus esta equipa lutava pelo 5º lugar!

Esquecendo-se (ou querendo fazer esquecer) que com Jesus, aquela equipa ganhou um Título e que com ele não vai ganhar nada.

O Anti Lampião disse...

Mossosó "O Benfica é a equipa que mais insulta jogadores"

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/03/marcio-mossoro-lamenta-postura-dos.html

Nada que não se soubesse mas é sempre de enaltecer a coragem de Mossoró.

master kodro disse...

Também concordo com tudo. O Braga não fez nada para ganhar o jogo e, quando não se faz nada para ganhar, raramente se pode ganhar. Ainda para mais com mais uma exibição muito consistente do Benfica. É esta a imagem de marca deste Benfica, ainda mais do que a do Benfica esmagador: quando não maravilha, é sempre muito consistente e tem armas infindáveis para chegar ao golo.

Sem espinhas, o jogo e o campeonato (também porque o Braga começou a encravar, ao contrário do Benfica).

Bruno Pinto disse...

Algumas notas soltas:

- O Benfica já é campeão, foi levado ao colo em vários momentos da temporada (ora com benefícios directos, ora com prejuízos aos rivais) mas tem sido a melhor equipa.

- O Jorge Jesus tem tanto de grande treinador como de bronco. Ele bem quer parecer o José Mourinho, sendo agressivo o discurso e tal, mas a única coisa que consegue é ridicularizar-se a ele próprio. Estar numa sala de imprensa defronte dos jornalistas é algo que, definitivamente, não domina.

- O Dí Maria tem nome de menina. Será por isso que manda beijinhos a homens?

- Off topic: o Hulk ontem provou que, efectivamente, não fez falta nenhuma ao FC Porto nos 17 (!!) jogos que esteve impossibilitado de jogar... E assim também se fez o campeão desta temporada...

Mr. Shankly disse...

bonga, faz parte do nosso charme.

Tu deves ser dos maiores conhecedores da raça lampiã. Ainda não perdi a esperança de te ver escrever uma tese: "O Lampião, esse desconhecido". Força.

Katanec, plenamente de acordo.

Bruno Pinto, as melhoras.

luis disse...

Eu não desejo as melhoras ao Bruno. Assim, tal e qual como está, diverte-nos.

master kodro disse...

Ah e volto a chamar a atenção para esse eterno esquecido que dá pelo nome de Maxi Pereira. O cenário é o 1x0 e o Braga a ter que marcar. O lateral fez duas jogadas à linha de fundo adversária depois do minuto 80. Isto já para não falar na pressão que faz como nenhum outro. É dos menos falados, mas talvez seja dos mais importantes. A sério, se tiverem oportunidade, revejam os últimos 15 minutos do jogo com os olhos postos no Maxi. É impressionante.

Bruno Pinto disse...

Não vale a pena algumas criaturas dirigirem-se a mim. Só falo com gente com um nível de QI acima do aceitável.

M disse...

ena, temos comediante....ó Bruno, também rebolas?

Virgílio disse...

1, 2 e 5 - De acordo.

3 - Pareceu casual. Não se nota nenhum movimento do braço na direcção (á procura) da bola, não havendo intenção, não há penalty. Di Maria está a especializar-se em ser fiteiro. É pena.

4 - Não sei como é JJ enquanto pessoa, mas parece-me não ter a qualidade que tem enquanto treinador.

SL

Rearviewmirror disse...

- Grande jogo do Benfica, contra a segunda melhor equipa da liga portuguesa, que demonstrou o porquê de estar nesse lugar.
O Braga defensivamente é a melhor equipa portuguesa, com ou sem Vandinho (o do gesso no braço) porque as suas rotinas defensivas já estão alicerçadas desde o ano passado.
Ver o Braga a defender as bolas paradas numa zona mista, com os 11 jogadores dentro da área, é um processo muito identico ao Benfica.
Se calhar está aí uma das bases do sucesso defensivo quer de uma, quer de outra equipa.

- Estes 104 golos marcados e 24 sofridos em 41 jogos oficiais são numeros que não deixam ninguem indiferente.
É de realçar que nesses 41 jogos, em 22 não sofremos golos.

- Como Carlos Barroca disse um dia referindo-se ao Basquetebol, os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos.
Parece-me que esta máxima pode-se aplicar correctamente ao futebol do BEnfica.
Em 3 jogos nesta temporada, desses 41, sofremos 2 golos (Braga, Olhanense e Poltrava). Nunca sofremos 3 ou mais.
Só por comparação, esta época o Sporting já sofreu 2 ou mais golos em 13 jogos e o FCP em 8.
Toda a gente fala na capacidade concretizadora deste Benfica, mas a diferença começa-se a fazer na defesa.
É de realçar que Quim, Maxi, David Luiz e Luisão são os mesmos jogadores da época passada.

- Uma nota em relação ao Hulk:
não é por ele ter aparecido em grande neste jogo, contra a pior e mais macia equipa do campeonato (á qual o Liedson fez um Poker em 45 min, e o Saviola conseguiu marcar um golo arrancando atrás do meio campo), que a matemática se altera:
Se o FCP tivesse ganho todos os jogos em que o Hulk teve castigado a mais, ainda estariam a 6 pontos do Benfica.
Se os ganhasse.

Faltam 4 vitórias e um empate para o titulo.

galvao99 disse...

MK, o Maxi é mesmo brutal, e ja n é de agora. Mas quem me tem surpreendido é o Coentrão a defesa esq. Que grandes jogas do rapaz. Está feito um jogador mto interessante.

E o campeonato é sem espinhas, de uma equipa com uma qualidade e quantidade de jogo impressionante.

Allez lampionagem!!

camarao disse...

Bruno Pinto,

O teu QI pressupõe que aqui se fala, quando aqui apenas se escreve, ou na melhor das hipóteses, discute-se. Por isso, fica aí a falar sozinho e a dizer 100 vezes.

Será que o Di Maria me dava um beijinho?
Será que o Di Maria me dava um beijinho?
Será que o Di Maria me dava um beijinho?
Será que o Di Maria me dava um beijinho?

Miguel disse...

1.Gostava de dar os parabéns merecidos ao Benfica por ser o próximo campeão nacional, ao fim de 16(!) anos a apanhar as canas do fogo de artifício dos outros. Aos mais apressados, em 2005 não houve campeão, só houve batota da grossa. Ainda mais do que este ano...
2.Jesus é grosso, mas Domingos é que começou com a história dos lesionados no princípio da época.
3.Coentrão adaptou-se bem, mas Emídio Rafael é o melhor lateral esquerdo português.
4. Se há coisa que sempre detestei em Jesualdo, foi a ânsia de aproveitar qualquer vitoriazita sem significado algum para tentar esconder os factos de não ter mão no plantel há muito tempo, bem como a falta de qualidade do plantel do qual é co-responsável, quanto mais não seja por não se ter imposto na altura das contratações.
5. Se bem que a injustiça que fizeram em relação ao Hulk é verdadeira, é bom que não "apaguem" as palhaçadas que andaram a fazer nas contratações de jogadores. Há cabeças que vão ter que rolar porque já não é a primeira vez que acontece...
6. Os meus pontos não têm qualquer relação com os pontos do Katanec.

Diego Armés disse...

Boa análise, concordo com tudo. Pena que um post tão bom não mereça o respeito de todos os comentadores.

último! disse...

"A injustiça de alguém ser castigado por agressão", realmente há gente que merecia levar na tromba.

Se há injustiça nisto tudo, é como espectador pagante saber que posso levar na tromba à vontade que o agressor desportivamente só é castigado com uns joguitos somos a ralé e aceitamos isso para justificar que o meu clube não seja castigado e ainda o acenamos como grande conquista.

Incrivel como a cor da camisola consegue confundir justiça com palermice.

E os totós dos stewards que tiram cursos, recebem e não podem ver o jogo são simples espectadores ... e ainda há quem ache normal... enfim é o que temos.

nota: O Hulk com os golos de ontem tem 45 jogos 4 golos no campeonato façam dele herói que nós adversários morremos de medo.

Desde o castigo o Benfica perdeu 2 pontos é só fazer as contas

Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Bom post, concordo com quase tudo na generalidade, apesar de nao achar que há motivo para marcar penalty nem o campeonato esta 95% para o lado do benfica, ainda faltam jogos dificeis.
Em relação as palavras entre jesus e domingos, antes do jogo sao os normais mind games, mas apos o jogo ficava bem ao jesus dar os parabens ao domingos pelo excelente trabalho e ficava bem ao domingis admitir que a derrota foi justa.
Só um pequeno comentario dirigido ao Rui Bonga, nem todos os benfiquistas sao como o Pedro, eu sou benfiquista e nao sou assim, e a maioria dos benfiquistas que conheço nao sao assim, tal como nem todos os portistas ou sportinguistas sao como o anti-lampiao ou o allez sportem.
Cumprimentos

LT

katanec disse...

Queria agradecer os muitos, variados e prestáveis comentários. E mandar um abraço ao MK, por finalmente concordar com ele (é raro, pá!).

rui disse...

"Só um pequeno comentario dirigido ao Rui Bonga, nem todos os benfiquistas sao como o Pedro, eu sou benfiquista e nao sou assim, e a maioria dos benfiquistas que conheço nao sao assim, tal como nem todos os portistas ou sportinguistas sao como o anti-lampiao ou o allez sportem.
Cumprimentos"

Eu bem gostava de acreditar no que dizes, mas não é o que eu vejo nos blogs benfikistas, nem nas pessoas que me rodeiam...devo ter azar...


ruibonga

rui disse...

Até porque gostava mesmo que tal nao se passasse, mas é o que há...


ruibonga

Mr. Shankly disse...

"Só um pequeno comentario dirigido ao Rui Bonga, nem todos os benfiquistas sao como o Pedro"

O que tu foste dizer. O ruibonga é o maior especialista mundial em sociologia lampiónica. Não se pode discutir com ele.
Nota que mesmo quando escrevemos que preferimos que A aconteça em vez de B ele sabe que estamos a mentir. Ele topa-nos à légua! Não tentem enganá-lo!

rui disse...

???

ruibonga

Mr. Shankly disse...

Eh, pá! Confundi-te com o fredy! Desculpa!

rui disse...

Não faz mal...

"Só um pequeno comentario dirigido ao Rui Bonga, nem todos os benfiquistas sao como o Pedro, eu sou benfiquista e nao sou assim, e a maioria dos benfiquistas que conheço nao sao assim, tal como nem todos os portistas ou sportinguistas sao como o anti-lampiao ou o allez sportem."

Para que percebas o meu ponto de vista, isto foi retirado de um dos blogs benfikistas mais lido e cujos elementos tem um papel na benfica tv:

"Mossoró = burro anatómico

Mossoró: rato cobarde com ar de quem come do contentor do lixo e que gosta de agredir adversários à traição no meio de confusões à entrada de túneis, mas que depois tem a lata de fazer queixinhas sobre quem leva porrada em campo por ser bom demais para o futeboleco de merda do Porto B.



Burro anatómico: alguém que parte uma perna mas que fica com dor de corno.





p.s. um grande, grande abraço ao Carlos Martins."

Isto é do mais baixo que existe...contentar-se com a desgraça física das pessoas é doentio...
Ora bem, quando alguem perpetua este tipo de comentarios em blogs e no canal de televisao do clube, e cujas reacções nao sao nunca de desacordo, devo depreender que é a opiniao da maioria dos benfikistas...aliás a benfica tv é um dos canais mais nojentos e vis ke existe, com um discurso de ódio sistemático...se o meu clube tivesse um canal com aquele formato e tipo de opinioes, nunca, mas nunca seria assinante nem tao pouco veria o canal...as pessoas que compoem o canal sao os chamados benkistas "doentes"...bem sei que os adeptos nao sao feitos para serem imparciais mas akilo é ridiculo. É pura propaganda, lavagem cerebral informativa, uma especie de doutrinaçao, bem ao estilo das igrejas evangelicas americanas ou "fox news" daquele país... Nunca vi ng a repudiar aquele canal e como tal, a unica conclusao a que chego é que é assim que está bem ("quem cala consente".)

Eu não defendo que não devesse existir...agora concordar e a sobretudo tomar o que lá se apresenta como verdadeiro e que deve ser levado a sério é por demais muito grave.


ruibonga

Rearviewmirror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rearviewmirror disse...

Fico feliz como benfiquista saber que o Rui frequenta blogs ligados ao Glorioso, e acompanha o BenficaTv.

Se todos fossem como tu, talvez o Benfica quando fosse negociar o novo contrato de direitos televisivos com a Sporttv, ganhasse mais uns tostões, do que aqueles que irá ganhar em 2012.

Um muito obrigado em nome de todos os adeptos do Benfica.

Abraço

rui disse...

Eu a falar de coisas sérias e o sr a vir desconversar...tá bem ...enfim...


ruibonga

Deixa Tar Que Eu Faço disse...

Caro Rui, não vejo a benfica tv, mas tenho amigos (portistas e benfiquistas) que se riem á grande com aquilo.
Em relação ao pequeno texto que transcreves, concordo em absoluto, ficar cintente com uma lesão de tal gravidade e baixo e pura e simplesmente nojento, mas nesse mesmo blog há quem escreva de forma bem mais equilibrada.
Eu volto a dizer que as generalizações são perigosas, é o mesmo que dizer que como o Pinto da Costa anda muito pelo calor da noite todos os portistas sao assim, como o Pôncio diz coisas que nem lembra ao diabo todos são assim, como o anti-lampião não quer saber de futebol para nada são todos assim.
Gente fanatica, facciosa, estupida e mal formada há em todos os clubes meu caro.
Tu dizes que se fossem todos os benfiquistas como o Katanec nao te importavas de ver o benfas a ganhar, porra tu concordas com tudo o que ele ja escreveu aqui? Imagino que não, mas desde que a discussão seja coenrente e civilizada nao ha problema, nao concordo é que generalizes.
Cumprimentos

LT

rui disse...

É obvio que não concordo com o que o katanec escreve, o que acontece com frequência. No entanto, admito que tenho muita tendência a generalizar pois é a percepção que tenho. Alias nesse tal blog a generalizaçao que eu faço é pelo teor dos comentarios e nao dos posts, pois se num blog como tido como referencia para os benfikistas( quase como uma extensão da visao do clube sobre os assuntos e dai a transposiçao para a benfica tv) os adeptos estao de acordo, entao fico com essa impressão.


Se calhar (espero eu) estou errado.


ruibonga

Rearviewmirror disse...

Vi as entrevistas de ontem com relativa atenção, e só queria deixar aqui um comentário em relação aos tais 17M€ que Pinto da Costa parece querer pedir por causa do castigo a Hulk.
Olhando para os seus numeros (segundo o site mais futebol) constatamos que:

Em 64 jogos pelo FCP em competições oficiais, o Hulk tem 17 golos marcados. (3- Belenenses; 2 -Apoel, Sertanense, Nacional, Paços, Leixões 1 - Atl. Madrid, P. Ferreira, Sporting, Est.Amadora)

4591 minutos de jogo/17 golos = Media de um golo a cada 270 minutos.

Nesta época antes da suspensão que foi alvo, o Hulk no campeonao nacional (que é a competição que dá acesso á Liga dos Campeões, e na qual o FCP se sente prejudicado) tinha efectuado 12 jogos (965 min) e tinha 2 golos marcados e duas assistências, o que dá uma média vertiginosa de 482 min por cada um desse aspecto de jogo.
Ainda me estou a lembrar da capa do jornal oJogo a dizer "Hulk pulverizou recordes em belem"... pudera...

Imaginem bem se o rapaz tem marcado 4 golos em 45min como fez o Liedson...

Nota.

- O Pinto da Costa disse que se tivesse o Hulk disponivel, tinha a certeza que a esta hora estaria á frente do campeonato (está na capa do jornal aBola).
Acho estranho aquela matemática, porque quando perderam na Luz, ficaram a 4 pontos do Benfica, e desde essa jornada até agora, o Benfica apenas perdeu 2 pontos em Setubal.
Mas essas palavras vindas do homem que prometeu o titulo ao José Maria Pedroto, já não me surpreendem.
Tambem acho estranho (ou talvez não) a imensa confiança no Givanildo, (o tal jogador que marca um golo a cada 270 min), se relembrarmos que um dos jogos que o Porto perdeu sem ele foi contra o Sporting por 3-0...
Devia estar á espera do Poker do rapaz...

rui disse...

"- O Pinto da Costa disse que se tivesse o Hulk disponivel, tinha a certeza que a esta hora estaria á frente do campeonato (está na capa do jornal aBola)."

Não querendo fazer de advogado de ng mas o que ele disse foi que com o hulk não estaria a 5 pontos do braga, dando a entender que estaria a menos...Pf nao acredites em tudo o que vem escrito, especialmente nesse jornal...


ruibonga