É o destaque do Record depois da leitura das contas da SAD do Benfica relativas ao exercício de 2012/13. O passivo a subir para os 440 milhões ou as receitas de quotização a baixarem 14% quando se proclamam grandezas do tamanho do mundo são coisas menores que não merecem títulos.
É quase tão bom e isento jornalismo como o que o Correio da Manhã (só pode ser coincidência aquela entrevista exclusiva à CM TV) faz a propósito do plano do Rei-Sol para só ter portugueses (e estrangeiros de qualidade excepcional) na equipa B, a equipa que conta com Oblak, Mitrovic, Jardel, Gianni Rodriguez, Wei Huang, Urreta, Markovic, Matic, Lolo, Lindelof, Funes Mori, Clésio, Harramiz e Jorge Rojas. É do melhor.
Dez anos depois, continuamos a dizê-lo: não abram os olhos, não...
Mostrar mensagens com a etiqueta luis filipe vieira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta luis filipe vieira. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, novembro 01, 2013
terça-feira, setembro 24, 2013
Duas ou três frases
"Jesus não fez nada"
"Ninguém fala da agressão" [no Estoril]
"Para a próxima vamos tentar fazer isto em directo" [sobre os acontecimentos no Estoril]
Não há comentários possíveis.
ps - Quatro: "para chegar às finais é preciso lá chegar". A frase mais inteligente da noite.
"Ninguém fala da agressão" [no Estoril]
"Para a próxima vamos tentar fazer isto em directo" [sobre os acontecimentos no Estoril]
Não há comentários possíveis.
ps - Quatro: "para chegar às finais é preciso lá chegar". A frase mais inteligente da noite.
Etiquetas:
benfica sad,
luis filipe vieira
terça-feira, setembro 10, 2013
Uma questão sérvia
Esta aposta do Benfica no mercado sérvio é algo que agrada à malta do 442, dado que somos apreciadores da mão de obra que vem daqueles lados. Contudo, e apesar das capas de jornais, desconfio que o timing não terá sido o mais acertado.
Para começar, estamos a falar de um grupo de jogadores que já está fora do Mundial, o que não se enquadra na política de vendas da SAD, por ser extremamente dependente da visibilidade que estes palcos possibilitam. Depois, há indicadores que merecem uma leitura atenta:
- esta Sérvia está a 14 pontos da Bélgica e a 9 da Croácia;
- tem mais 1 ponto do que a Macedónia e 2 do que o País de Gales (que têm menos 1 jogo);
- a defesa da Sérvia na qualificação foi composta por Ivanovic (Chelsea), Nastasic, Kolarov (ambos do Manchester City) e Bisevac (Lyon) ou Subotic (Dortmund), o que não é propriamente um enquadramento fraco;
- do meio campo para a frente, os mais utilizados foram Tosic, Tadic, Fejsa, Djuricic, Ignjovski e Markovic (a larga distância dos outros);
- a estes juntou-se, no último jogo, Matic, até agora afastado por questões de relacionamento, que fez questão de celebrar com uma expulsão.
Pode ser tudo um conjunto de infelizes coincidências, mas não é descabido ponderar se não terá sido um grande disparate. Mesmo que o fora-de-série, novo Messi e novo Eusébio vá disfarçando a coisa.
Para começar, estamos a falar de um grupo de jogadores que já está fora do Mundial, o que não se enquadra na política de vendas da SAD, por ser extremamente dependente da visibilidade que estes palcos possibilitam. Depois, há indicadores que merecem uma leitura atenta:
- esta Sérvia está a 14 pontos da Bélgica e a 9 da Croácia;
- tem mais 1 ponto do que a Macedónia e 2 do que o País de Gales (que têm menos 1 jogo);
- a defesa da Sérvia na qualificação foi composta por Ivanovic (Chelsea), Nastasic, Kolarov (ambos do Manchester City) e Bisevac (Lyon) ou Subotic (Dortmund), o que não é propriamente um enquadramento fraco;
- do meio campo para a frente, os mais utilizados foram Tosic, Tadic, Fejsa, Djuricic, Ignjovski e Markovic (a larga distância dos outros);
- a estes juntou-se, no último jogo, Matic, até agora afastado por questões de relacionamento, que fez questão de celebrar com uma expulsão.
Pode ser tudo um conjunto de infelizes coincidências, mas não é descabido ponderar se não terá sido um grande disparate. Mesmo que o fora-de-série, novo Messi e novo Eusébio vá disfarçando a coisa.
Etiquetas:
benfica 13/14,
djuricic,
fejsa,
jorge jesus,
luis filipe vieira,
markovic,
matic,
sérvia,
sulejmani
sexta-feira, julho 05, 2013
Uma entrevista memorável
Jorge Jesus:
"O Cardozo não era opção quando aqui cheguei"
- Tirando ter sido titular nos últimos 11 jogos do campeonato de 2008/09, tendo sido totalista nos últimos 8...
"O Aimar é um talento, é um jogador acima da média. Chegou a dizer-me que o azar dele foi não ser treinado por mim aos 24 anos."
- Com 24 anos, Aimar estava no Valência, foi campeão espanhol e ganhou a Liga Europa, enquanto Jesus, em parceria com Inácio, deixou o Vitória em 14.º lugar no campeonato, um ano antes de despromover o Moreirense. Em suma, foi um azar do caralho.
"Eu quis saber por que motivo me queriam contratar e foi-me dito que hoje, no futebol, é tão importante ganhar títulos como potenciar jogadores e fazer as mais-valias para a sobrevivência de uma equipa"
- Do relatório e contas anual da Benfica SAD 2011/12: "Os resultados com atletas ascenderam a um valor negativo de 2,4 milhões de euros que já inclui a deduzir a amortização (...) o que representa um recuo face aos 7,9 milhões de euros positivos apresentados no exercício anterior. Contudo esta verba é menos expressiva quando comparada com os prejuízos verificados nas épocas de 2009/2010 e 2008/2009, que atingiram um montante de aproximadamente 5,2 milhões e 17,9 milhões de euros". São 300.000 euros nas primeiras três épocas. Mais-valia por mais-valia, mais valia estares calado.
Eu acho que sim, que os benfiquistas que ainda não descobriram que não têm que pagar para ver a Benfica TV (ou a Sport TV, ou qualquer TV), devem pagar para continuarem o processo de evangelização, sem interrupções.
ps - entretanto, Jefferson, soltava-se: "Prometo que vou correr bastante, suando muito a camisola". Promete suor e cumpre com estrondo.
"O Cardozo não era opção quando aqui cheguei"
- Tirando ter sido titular nos últimos 11 jogos do campeonato de 2008/09, tendo sido totalista nos últimos 8...
"O Aimar é um talento, é um jogador acima da média. Chegou a dizer-me que o azar dele foi não ser treinado por mim aos 24 anos."
- Com 24 anos, Aimar estava no Valência, foi campeão espanhol e ganhou a Liga Europa, enquanto Jesus, em parceria com Inácio, deixou o Vitória em 14.º lugar no campeonato, um ano antes de despromover o Moreirense. Em suma, foi um azar do caralho.
"Eu quis saber por que motivo me queriam contratar e foi-me dito que hoje, no futebol, é tão importante ganhar títulos como potenciar jogadores e fazer as mais-valias para a sobrevivência de uma equipa"
- Do relatório e contas anual da Benfica SAD 2011/12: "Os resultados com atletas ascenderam a um valor negativo de 2,4 milhões de euros que já inclui a deduzir a amortização (...) o que representa um recuo face aos 7,9 milhões de euros positivos apresentados no exercício anterior. Contudo esta verba é menos expressiva quando comparada com os prejuízos verificados nas épocas de 2009/2010 e 2008/2009, que atingiram um montante de aproximadamente 5,2 milhões e 17,9 milhões de euros". São 300.000 euros nas primeiras três épocas. Mais-valia por mais-valia, mais valia estares calado.
Eu acho que sim, que os benfiquistas que ainda não descobriram que não têm que pagar para ver a Benfica TV (ou a Sport TV, ou qualquer TV), devem pagar para continuarem o processo de evangelização, sem interrupções.
ps - entretanto, Jefferson, soltava-se: "Prometo que vou correr bastante, suando muito a camisola". Promete suor e cumpre com estrondo.
Etiquetas:
aimar,
benfica sad,
jefferson,
jorge jesus,
josé eduardo moniz,
luis filipe vieira,
sporting
terça-feira, maio 14, 2013
quarta-feira, janeiro 09, 2013
Um post com 7 anos que foca temas como Jesualdo Ferreira, Miguel Lopes, verdade desportiva e (mais) investigações criminais que não se fizeram
Excertos de uma entrevista de Carlos Pereira ao Record, pós-falência da Alverca SAD, extremamente reveladora, de conteúdo enriquecido pelos anos, e que também ajuda a perceber o que se passa no Sporting, quando olhamos para o currículo do entrevistado:
PROJECTO O actual presidente do Benfica chegou a ligar a Dias da Cunha para que o Sporting não fizesse finca-pé para o regresso de Carlos Pereira a Alvalade. "Estive uma manhã inteira reunido com Ribeiro Telles e José Bettencourt e tínhamos já tudo assente para o meu regresso, mas Luís Filipe Vieira demoveu-me. Acreditava nele e nos valores morais que apregoava." (...) "Sim, estou arrependido da decisão que tomei, mais emotiva que racional."
FORMAÇÃO Vítor Manuel substituiu-o, Carlos Pereira voltou à formação e o Alverca foi campeão nacional de juniores, feito histórico, com dez jogadores do Sporting trazidos por ele.
DONO DO ALVERCA "Ainda acreditei que as empresas, que são as maiores accionistas da SAD, a Spinel [de Luís Filipe Vieira] e a Olivedesportos [de Joaquim Oliveira] iriam encontrar uma saída para a situação." (...) "A saída do presidente foi a primeira machadada no projecto. Fiquei um pouco inquieto e céptico, apesar de o presidente ter deixado na SAD pessoas da sua inteira confiança, incluindo o próprio filho. Ainda acreditei, mesmo estando no Benfica, que continuasse a dar apoio ao projecto, até porque 'mexia os cordelinhos' na SAD do Alverca, mas isso não aconteceu."
FALÊNCIA "Não sei se o Mantorras foi pago ou não, se os dez jogadores [Manu, Rodolfo Lima, Yannick, Zé Rui, Futre, Amoreirinha e mais quatro jovens] que sairam para o Benfica na época passada foram pagos; se o Miguel Lopes que, dentro de dois, três anos vai ser o lateral-direito do Benfica, foi de borla ou não e quais os contornos do contrato..."
PROJECTO O actual presidente do Benfica chegou a ligar a Dias da Cunha para que o Sporting não fizesse finca-pé para o regresso de Carlos Pereira a Alvalade. "Estive uma manhã inteira reunido com Ribeiro Telles e José Bettencourt e tínhamos já tudo assente para o meu regresso, mas Luís Filipe Vieira demoveu-me. Acreditava nele e nos valores morais que apregoava." (...) "Sim, estou arrependido da decisão que tomei, mais emotiva que racional."
FORMAÇÃO Vítor Manuel substituiu-o, Carlos Pereira voltou à formação e o Alverca foi campeão nacional de juniores, feito histórico, com dez jogadores do Sporting trazidos por ele.
DONO DO ALVERCA "Ainda acreditei que as empresas, que são as maiores accionistas da SAD, a Spinel [de Luís Filipe Vieira] e a Olivedesportos [de Joaquim Oliveira] iriam encontrar uma saída para a situação." (...) "A saída do presidente foi a primeira machadada no projecto. Fiquei um pouco inquieto e céptico, apesar de o presidente ter deixado na SAD pessoas da sua inteira confiança, incluindo o próprio filho. Ainda acreditei, mesmo estando no Benfica, que continuasse a dar apoio ao projecto, até porque 'mexia os cordelinhos' na SAD do Alverca, mas isso não aconteceu."
FALÊNCIA "Não sei se o Mantorras foi pago ou não, se os dez jogadores [Manu, Rodolfo Lima, Yannick, Zé Rui, Futre, Amoreirinha e mais quatro jovens] que sairam para o Benfica na época passada foram pagos; se o Miguel Lopes que, dentro de dois, três anos vai ser o lateral-direito do Benfica, foi de borla ou não e quais os contornos do contrato..."
Etiquetas:
alverca,
carlos pereira,
dias da cunha,
jesualdo ferreira,
luis filipe vieira,
miguel lopes
sexta-feira, janeiro 04, 2013
Estoril x Benfica revisitado
Li ontem um interessante artigo sobre o Estoril x Benfica de 2004/2005 no maisfutebol. Lembra aquele extraordinário Mantorras que, meio coxo, entrava para decidir jogos e que levava os benfiquistas à pura loucura (e os adversários ao desespero), que antes do famoso jogo no Algarve, o Benfica tinha mais 1 ponto do que Sporting e Braga e 4 do que o Porto e que "Houve muitos berros pela mudança de estádio e porque José Veiga, então
diretor-desportivo do Benfica, tinha sido até outubro de 2004 accionista dos
estorilistas".
Não refere tudo: não refere que o Estoril tinha feito, até ao momento, 21 dos seus 26 pontos na Amoreira; que António Figueiredo, ex-dirigente do Benfica, então presidente da SAD do Estoril justificou a alteração de estádio porque só o Benfica tinha solicitado 10.000 bilhetes (para um estádio com 6.000 lugares) e porque os benfiquistas do Algarve não viam o seu clube a jogar há muito tempo; não refere que as 3 empresas que "compraram" as acções de Veiga tinham sede no mesmo andar de um escritório de Londres e que reconduziram António Figueiredo na SAD do Estoril; não refere que o presidente do Estoril-clube dizia em público, poucos dias após o jogo, "Parece que o senhor Veiga detém 49 por cento, mas nem a CMVM consegue perceber. Portanto...".
Não refere que, três anos depois, em 2008, João Lagos comprou essas acções a essas empresas, assumindo uma dívida de José Veiga ao Finibanco. Mas esse valor inviolável da verdade desportiva e o recurso à investigação criminal é algo que se aplica apenas a alguns casos, como é óbvio.
Não refere tudo: não refere que o Estoril tinha feito, até ao momento, 21 dos seus 26 pontos na Amoreira; que António Figueiredo, ex-dirigente do Benfica, então presidente da SAD do Estoril justificou a alteração de estádio porque só o Benfica tinha solicitado 10.000 bilhetes (para um estádio com 6.000 lugares) e porque os benfiquistas do Algarve não viam o seu clube a jogar há muito tempo; não refere que as 3 empresas que "compraram" as acções de Veiga tinham sede no mesmo andar de um escritório de Londres e que reconduziram António Figueiredo na SAD do Estoril; não refere que o presidente do Estoril-clube dizia em público, poucos dias após o jogo, "Parece que o senhor Veiga detém 49 por cento, mas nem a CMVM consegue perceber. Portanto...".
Não refere que, três anos depois, em 2008, João Lagos comprou essas acções a essas empresas, assumindo uma dívida de José Veiga ao Finibanco. Mas esse valor inviolável da verdade desportiva e o recurso à investigação criminal é algo que se aplica apenas a alguns casos, como é óbvio.
Etiquetas:
antónio figueiredo,
benfica,
estoril,
estoril connection,
josé veiga,
luis filipe vieira,
mantorras
terça-feira, novembro 27, 2012
A pata desastrada mas estranhamente eficaz da propaganda
Este post podia ter vários outros títulos como "É assim que se conseguem 83% de votos" ou o já aqui utilizado "Benfiquista que é benfiquista papa tudo", em versão dupla. Eu sei que não é imediato que se repare nestas coisas, porque já estamos habituados a que a estrutura do Benfica e os seus adeptos tenham razões de queixa de todos os árbitros do mundo e de todas entidades remotamente ligadas ao universo do futebol, incluindo todos os clubes que em determinado momento são concorrentes, porque são todos corruptos. Mas eu não consigo deixar de me sentir fascinado com estas questões psicológicas.
Não sei, portanto, se repararam no ataque concertado ao árbitro Rui Silva que surgiu em diversos blogs, antes do jogo, em casa, contra o Olhanense. Eu li num e, como não estava a acreditar na linha de argumentação, procurei em mais 5 blogs onde escrevem benfiquistas e encontrei mais 3 referências ao mesmo assunto: ou era corrupto; ou tinha sido castigado por causa do Apito Dourado; ou ia ser um obstáculo sério à vitória do Benfica. Isto tudo porque tinha sido castigado 20 meses no âmbito do processo Apito Dourado (por instâncias desportivas). Ok, nada de novo, concedo. Imagino que tenham sido muitos mais (é assim que funciona o processo), mas a minha amostra parece-me suficientemente relevante (4 em 6 blogs). E aqui vai a pergunta (que gostava que servisse de proposta de auto-análise principalmente para quem o invocou):
O que é que levou a que 4 bloggers benfiquistas se lembrassem de atacar ferozmente um árbitro (quase desconhecido), no mesmo momento?
Será que Rui Silva voltou agora de castigo directamente para apitar um jogo do Benfica? Não, Rui Silva voltou do castigo em Fevereiro de 2010, depois de 20 meses de suspensão que lhe valeram a descida de categoria, situação que conseguiu inverter no final dessa época.
Será que Rui Silva tem um historial de arbitragens com grave prejuízo (real ou alucinado) para o Benfica? Recorrendo à base de dados do zerozero.pt, Rui Silva apitou um Benfica 2 x 0 Santa Clara em Janeiro de 2012 e um Benfica 3 x 0 Naval em Setembro de 2007, antes deste Benfica 2 x 0 Olhanense, cujo resultado começou a ser desenhado com uma grande penalidade assinalada por falta cometida sobre Maxi Pereira. Não é um conjunto de jogos complicados, mas parece-me relevante assinalar, neste contexto, que, com Rui Silva, o Benfica venceu os 3 jogos disputados (2 antes da acusação) e nunca sofreu um golo. Adicionalmente, já apitou um jogo do Benfica depois do regresso de castigo, há 10 meses, sem que ninguém se lembrasse na altura do assunto.
Que infracções, no âmbito do Processo Apito Dourado, lhe valeram um castigo tão pesado? Nada no campo da corrupção. Rui Silva foi castigado por duas "falsificações de relatório do jogo". Porquê? A primeira por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e aceite uma peça de ouro num jogo do Gondomar; a segunda, de 8 meses, por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e que recusou uma peça de ouro num jogo do Gondomar.
Pode parecer pouco importante, mas Rui Silva, na sua defesa, mandou avaliar a peça que aceitou e que os árbitros portugueses emitiram o seguinte comunicado absolutamente revelador do que foi a brincadeira do Apito Dourado na Federação, para haver resultados públicos:
Não sei, portanto, se repararam no ataque concertado ao árbitro Rui Silva que surgiu em diversos blogs, antes do jogo, em casa, contra o Olhanense. Eu li num e, como não estava a acreditar na linha de argumentação, procurei em mais 5 blogs onde escrevem benfiquistas e encontrei mais 3 referências ao mesmo assunto: ou era corrupto; ou tinha sido castigado por causa do Apito Dourado; ou ia ser um obstáculo sério à vitória do Benfica. Isto tudo porque tinha sido castigado 20 meses no âmbito do processo Apito Dourado (por instâncias desportivas). Ok, nada de novo, concedo. Imagino que tenham sido muitos mais (é assim que funciona o processo), mas a minha amostra parece-me suficientemente relevante (4 em 6 blogs). E aqui vai a pergunta (que gostava que servisse de proposta de auto-análise principalmente para quem o invocou):
O que é que levou a que 4 bloggers benfiquistas se lembrassem de atacar ferozmente um árbitro (quase desconhecido), no mesmo momento?
Será que Rui Silva voltou agora de castigo directamente para apitar um jogo do Benfica? Não, Rui Silva voltou do castigo em Fevereiro de 2010, depois de 20 meses de suspensão que lhe valeram a descida de categoria, situação que conseguiu inverter no final dessa época.
Será que Rui Silva tem um historial de arbitragens com grave prejuízo (real ou alucinado) para o Benfica? Recorrendo à base de dados do zerozero.pt, Rui Silva apitou um Benfica 2 x 0 Santa Clara em Janeiro de 2012 e um Benfica 3 x 0 Naval em Setembro de 2007, antes deste Benfica 2 x 0 Olhanense, cujo resultado começou a ser desenhado com uma grande penalidade assinalada por falta cometida sobre Maxi Pereira. Não é um conjunto de jogos complicados, mas parece-me relevante assinalar, neste contexto, que, com Rui Silva, o Benfica venceu os 3 jogos disputados (2 antes da acusação) e nunca sofreu um golo. Adicionalmente, já apitou um jogo do Benfica depois do regresso de castigo, há 10 meses, sem que ninguém se lembrasse na altura do assunto.
Que infracções, no âmbito do Processo Apito Dourado, lhe valeram um castigo tão pesado? Nada no campo da corrupção. Rui Silva foi castigado por duas "falsificações de relatório do jogo". Porquê? A primeira por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e aceite uma peça de ouro num jogo do Gondomar; a segunda, de 8 meses, por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e que recusou uma peça de ouro num jogo do Gondomar.
Pode parecer pouco importante, mas Rui Silva, na sua defesa, mandou avaliar a peça que aceitou e que os árbitros portugueses emitiram o seguinte comunicado absolutamente revelador do que foi a brincadeira do Apito Dourado na Federação, para haver resultados públicos:
Portanto, todas as eventuais vertentes de análise associadas a esta estranha - mais pela coincidência no tempo - acusação (podemos mesmo chamar-lhe difamação) estão espremidas e voltamos à pergunta:
O que é que levou a que 4 bloggers benfiquistas se lembrassem de atacar ferozmente um árbitro (quase desconhecido), no mesmo momento?
O problema é que nem eles sabem. É fascinante como é que a estratégia de comunicação de um bronco, mentiroso compulsivo, colhe junto de mentes menos preparadas, mesmo os que sabem e difundem que se trata de um bronco e mentiroso compulsivo. Mas continua a reinar (com duplo sentido).
master kodro
Etiquetas:
apito dourado,
benfica,
luis filipe vieira,
propaganda,
rui silva
quinta-feira, outubro 25, 2012
Raios partam a matemática encarnada...
Rangel foi o primeiro a meter-se por caminhos pouco católicos quando referiu que o passivo bancário era de 500 milhões e a deixar entender que havia mais. As únicas contas do Benfica deste ano a que tenho acesso dizem que o passivo total é de 426 milhões, o que não é bem a mesma coisa.
Ontem Vieira também se aventurou no assunto para dizer que as vendas de Javi e Witsel (também) são para abater passivo e que Rangel é mentiroso porque o passivo bancário está nos 237 milhões. Ora, 237 milhões era o passivo bancário do final da época de 2010/11, pág. 162 (mais 18 milhões do que no final de 2009/10). Portanto das duas uma: ou o Benfica estancou a hemorragia bancária e, mesmo assim, o passivo total aumentou cerca de 45 milhões; ou Vieira é tão mentiroso como Rangel.
Já nem falo nas contas do estudo - que só ele tem! foi ele que fez, de certeza... - que supostamente sustentam a decisão de passar os jogos na Benfica TV, sem custos numa primeira fase, conforme foi dito.
E enquanto defendia que Rangel era pior do que Vale e Azevedo, adoptava o slogan do saudoso lucky him que ainda anda a tentar enrolar tribunais. Só lhe faltou mesmo dizer: seja sério... Lá chegarás.
master kodro
Ontem Vieira também se aventurou no assunto para dizer que as vendas de Javi e Witsel (também) são para abater passivo e que Rangel é mentiroso porque o passivo bancário está nos 237 milhões. Ora, 237 milhões era o passivo bancário do final da época de 2010/11, pág. 162 (mais 18 milhões do que no final de 2009/10). Portanto das duas uma: ou o Benfica estancou a hemorragia bancária e, mesmo assim, o passivo total aumentou cerca de 45 milhões; ou Vieira é tão mentiroso como Rangel.
Já nem falo nas contas do estudo - que só ele tem! foi ele que fez, de certeza... - que supostamente sustentam a decisão de passar os jogos na Benfica TV, sem custos numa primeira fase, conforme foi dito.
E enquanto defendia que Rangel era pior do que Vale e Azevedo, adoptava o slogan do saudoso lucky him que ainda anda a tentar enrolar tribunais. Só lhe faltou mesmo dizer: seja sério... Lá chegarás.
master kodro
Etiquetas:
eleições benfica,
luis filipe vieira,
passivo benfica,
rui rangel,
vale e azevedo
sábado, outubro 20, 2012
Propaganda ao rubro
E eis que Vieira põe toda a máquina a funcionar ao mesmo tempo. Depois do apoio do clã Mendes - o que "vende" e "compra" Robertos acima dos 8 milhões -, a "prova" de que a formação está no caminho certo, André Gomes, na capa de Record, o apoio da bitch de Vieira, Rui Costa (o mais benfiquista dos benfiquistas), na capa da Bola e, por fim, o momento mais hilariante da campanha, proporcionado pelos criativos brilhantes que escrevem os discursos ao presidente do Benfica: o "super-sumo"não quer debater com o juiz porque este tem a cabeça vazia.
Entretanto os benfiquistas recém-descontentes vão ficar a saber se são ou não uma minoria. Alguém arrisca percentagens (abrimos sondagem aqui ao lado)?
Vai ser uma semana épica.
master kodro
Entretanto os benfiquistas recém-descontentes vão ficar a saber se são ou não uma minoria. Alguém arrisca percentagens (abrimos sondagem aqui ao lado)?
Vai ser uma semana épica.
master kodro
Etiquetas:
andré gomes,
eleições benfica,
formação,
jorge mendes,
luis filipe vieira,
media,
rui costa,
rui rangel
sexta-feira, outubro 19, 2012
Não há dúvidas: Rangel é anti-benfiquista
"Típica das ditaduras"?
"Trabalho de mentalização das massas"?
"Candidatura virada para os negócios e os interesses"?
"Dez anos sem apostar na formação, não deixando espaço para os novos talentos e jogando om onze estrangeiros"?
"Zonas nebulosas e um balanço escondido [na gestão das contas]"?
"[Cabe aos sócios decidir] se querem continua a ser enganados por Luís Filipe Vieira"?
Oh diabo... Se eu sou anti-benfiquista, o que será este candidato à presidência do Benfica?
ps - actualização, porque não consigo acompanhar o ritmo do homem que fala sozinho:
"De forma anti-democrática"
"Manto de censura sobre a discussão positiva e construtiva"
master kodro
"Trabalho de mentalização das massas"?
"Candidatura virada para os negócios e os interesses"?
"Dez anos sem apostar na formação, não deixando espaço para os novos talentos e jogando om onze estrangeiros"?
"Zonas nebulosas e um balanço escondido [na gestão das contas]"?
"[Cabe aos sócios decidir] se querem continua a ser enganados por Luís Filipe Vieira"?
Oh diabo... Se eu sou anti-benfiquista, o que será este candidato à presidência do Benfica?
ps - actualização, porque não consigo acompanhar o ritmo do homem que fala sozinho:
"De forma anti-democrática"
"Manto de censura sobre a discussão positiva e construtiva"
master kodro
Etiquetas:
eleições benfica,
luis filipe vieira,
rui rangel
terça-feira, outubro 16, 2012
O melhor argumento
Até agora, porque isto promete: "Vale e Azevedo também era benfiquista e deixou o clube como deixou". A palavra chave é o também, para relembrar quando o Rei-Sol deixar também o Benfica. Os benfiquistas devem ter adorado, imagino.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
eleições benfica,
luis filipe vieira,
vale e azevedo
sexta-feira, setembro 28, 2012
Vieira! Vieira! Vieira!
Adorava ter tempo para recolher todos os comentários já escritos neste blog sobre a maravilha que é (era, era, ele mudou muito...) Luis Filipe Vieira. E os insultos? Jesus...Já nem o Rui é o santo.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
assembleia geral,
benfica,
luis filipe vieira,
passivo benfica
segunda-feira, setembro 24, 2012
Episódios da Liga
Caixinha na rampa de lançamento Aos 77 minutos, a ganhar 3x1, o Nacional viu Antunes, do Paços, ser expulso, recolocando as equipas em igualdade numérica. Acabou 3x3 e Caixinha tem muito que explicar. Se tiver tempo.
Demasiados Rubens, demasiado Éder Mesmo depois do frango de Beto que empatou a partida. Peseiro tirou Viana - que ficou fulo com a repetição - mas que teve que engolir (e eu também) quando a equipa começou a destroçar o adversário. Éder bisou, Ruben Micael bisou nas assistências. Estes Rubens dão ainda mais qualidade à equipa de Custódio-Viana-Mossoró-Alan-Hélder Barbosa que rodeia o ponta-de-lança. É muita gente com muita qualidade.
O culpado é externo O lema do vieirismo - o pão que o alimentou durante anos de incompetência - continua na boca de todos os benfiquistas, mesmo os que já não o podem ver. É uma pena que não o percebam. Cardozo - só ele - falha 5 oportunidades flagrantes, mas a culpa é do Xistra. Que também é culpado por um jogador de uma equipa com 10, que jogou na quinta-feira na República Checa entrar lançado em drible na área do Benfica. Ou por Maxi resolver acertar na cabeça de um adversário num lance aéreo em que caem todos bem dentro da área (claro que o olho clínico benfiquista viu logo que o contacto entre braço e cabeça foi claramente fora). Ou que Garay tenha varrido o rapaz lançado em drible. Aparentemente, Xistra só acertou no penalty a favor do Benfica com expulsão. Falta um mês e não aprendem. Vivem da corrupção de há 8 anos atrás, que deu um empate a zero e uma vitória sem casos do campeão europeu. Enquanto assim for, Vieira vai reinar.
master kodro
Demasiados Rubens, demasiado Éder Mesmo depois do frango de Beto que empatou a partida. Peseiro tirou Viana - que ficou fulo com a repetição - mas que teve que engolir (e eu também) quando a equipa começou a destroçar o adversário. Éder bisou, Ruben Micael bisou nas assistências. Estes Rubens dão ainda mais qualidade à equipa de Custódio-Viana-Mossoró-Alan-Hélder Barbosa que rodeia o ponta-de-lança. É muita gente com muita qualidade.
O culpado é externo O lema do vieirismo - o pão que o alimentou durante anos de incompetência - continua na boca de todos os benfiquistas, mesmo os que já não o podem ver. É uma pena que não o percebam. Cardozo - só ele - falha 5 oportunidades flagrantes, mas a culpa é do Xistra. Que também é culpado por um jogador de uma equipa com 10, que jogou na quinta-feira na República Checa entrar lançado em drible na área do Benfica. Ou por Maxi resolver acertar na cabeça de um adversário num lance aéreo em que caem todos bem dentro da área (claro que o olho clínico benfiquista viu logo que o contacto entre braço e cabeça foi claramente fora). Ou que Garay tenha varrido o rapaz lançado em drible. Aparentemente, Xistra só acertou no penalty a favor do Benfica com expulsão. Falta um mês e não aprendem. Vivem da corrupção de há 8 anos atrás, que deu um empate a zero e uma vitória sem casos do campeão europeu. Enquanto assim for, Vieira vai reinar.
master kodro
quinta-feira, maio 03, 2012
O legado de Vieira, Jesus e Costa
O sucesso desta tripla pode ser medido em várias vertentes, mas existe uma que tem reflexos inclusivamente na selecção nacional, para além de um significado interno que poucos querem reconhecer: o Benfica empregou apenas 3,13% do tempo de utilização disponível com jogadores portugueses, em 28 jornadas da liga portuguesa. É uma utilização de cerca de um terço de jogador português por jogo. Muito se teoriza sobre a inevitabilidade desta condição, contudo uma análise mais vasta à utilização de portugueses por parte dos clubes da liga mostra a enorme distância a que os outros clubes se encontram: Porto e Marítimo estão nos 18%; o Sporting nos 26%; o Braga nos 38%. Pode haver uma tentativa de indexar esta percentagem ao rendimento desportivo (de facto os dois primeiros estão abaixo dos 20%), mas os 23% da União comparados aos 67% do Beira-Mar ou os 33% do Vitória ao lado dos 24% do Nacional mostram que não se trata de uma correspondência directa ou decisiva (existem mais 7 equipas com percentagens entre os 36 e os 68% e a excepção Marítimo com 18%).
O drama desta realidade, para lá das consequências para a selecção, está em questões de identidade e de respeito para com a história do clube - algo que se estende ao Porto, embora, neste caso, a realidade seja ligeiramente diferente. Estamos a falar do oposto do que Vieira diz defender. Não basta olhar para a história e promovê-la; é preciso aprender com ela. E a história diz que o Benfica jogou a final da Taça dos Campeões em 1988 com 7 portugueses no onze; a história diz que o Benfica jogou a final da Taça dos Campeões em 1990 com 6 portugueses no onze, já para não falar nas conquistas de 60, com outro enquadramento.
Juntando a realidade do Porto (que com 18% de utilização segue um caminho idêntico, com as mesmas repercussões), a Taça dos Campeões de 1987 foi ganha com 8 portugueses no onze e a Liga dos Campeões de 2004 (há apenas 8 anos) com 9 portugueses de início (e poucos meses depois metade dessa equipa foi a base da selecção que ficou em segundo no Europeu).
Está na hora de alguém perceber que há variáveis como o sentimento, como o compromisso com uma camisola e um símbolo, como a mecanização de uma estrutura e de relações entre jogadores que dezenas de milhões de euros não compram (e que não pesam no passivo e muito menos nos montantes - mais de 400 milhões - que a SAD do Benfica construiu nos últimos anos). Quando perceberem isso, dirigentes e adeptos do Benfica (e dos outros) vão deixar a triste (e falsa) ladainha dos árbitros e assumir as suas próprias responsabilidades e, com sorte e trabalho, voltar a finais da Champions e, aí sim, respeitar a história do clube.
master kodro
O drama desta realidade, para lá das consequências para a selecção, está em questões de identidade e de respeito para com a história do clube - algo que se estende ao Porto, embora, neste caso, a realidade seja ligeiramente diferente. Estamos a falar do oposto do que Vieira diz defender. Não basta olhar para a história e promovê-la; é preciso aprender com ela. E a história diz que o Benfica jogou a final da Taça dos Campeões em 1988 com 7 portugueses no onze; a história diz que o Benfica jogou a final da Taça dos Campeões em 1990 com 6 portugueses no onze, já para não falar nas conquistas de 60, com outro enquadramento.
Juntando a realidade do Porto (que com 18% de utilização segue um caminho idêntico, com as mesmas repercussões), a Taça dos Campeões de 1987 foi ganha com 8 portugueses no onze e a Liga dos Campeões de 2004 (há apenas 8 anos) com 9 portugueses de início (e poucos meses depois metade dessa equipa foi a base da selecção que ficou em segundo no Europeu).
Está na hora de alguém perceber que há variáveis como o sentimento, como o compromisso com uma camisola e um símbolo, como a mecanização de uma estrutura e de relações entre jogadores que dezenas de milhões de euros não compram (e que não pesam no passivo e muito menos nos montantes - mais de 400 milhões - que a SAD do Benfica construiu nos últimos anos). Quando perceberem isso, dirigentes e adeptos do Benfica (e dos outros) vão deixar a triste (e falsa) ladainha dos árbitros e assumir as suas próprias responsabilidades e, com sorte e trabalho, voltar a finais da Champions e, aí sim, respeitar a história do clube.
master kodro
Etiquetas:
benfica 11/12,
conspiração estatística,
jorge jesus,
luis filipe vieira,
rui costa
sexta-feira, setembro 09, 2011
Quem é que abriu as pernas desta vez?
Olho para o plantel do Leiria e lembro-me de tudo o que li, nos últimos anos, sobre as relações entre o clube de João Bartolomeu e o Porto. E das razões apontadas para o que li. Eram os corruptos, o presidente do Leiria era corrupto, era para abrirem as pernas, era para rodar jogadores, era o Porto C, era para lançar treinadores, era para ganhar votos na Liga. Bom, em resumo, o habitual.
Olho para o plantel do Leiria e pergunto aos mesmos que sabem o que escreveram: quem é que abriu as pernas desta vez? Foi o Shaffer? Foi o André Almeida? Foi o Elvis? O Oblak não foi, porque não jogou. O Tiago Terroso nem sabemos bem de quem é.
Mas podemos ir por outro lado. Nos últimos anos, entre outros, o Benfica emprestou jogadores ao Nacional de Rui Alves, ao Boavista de João Loureiro, ao Gondomar "de" Valentim e, agora, ao Leiria de João Bartolomeu. Porquê?
master kodro
Olho para o plantel do Leiria e pergunto aos mesmos que sabem o que escreveram: quem é que abriu as pernas desta vez? Foi o Shaffer? Foi o André Almeida? Foi o Elvis? O Oblak não foi, porque não jogou. O Tiago Terroso nem sabemos bem de quem é.
Mas podemos ir por outro lado. Nos últimos anos, entre outros, o Benfica emprestou jogadores ao Nacional de Rui Alves, ao Boavista de João Loureiro, ao Gondomar "de" Valentim e, agora, ao Leiria de João Bartolomeu. Porquê?
master kodro
quarta-feira, junho 15, 2011
Se eu me chamasse Nuno Gomes...
... sei exactamente o que faria a seguir.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
benfica,
jorge jesus,
luis filipe vieira,
nuno gomes,
rui costa
terça-feira, maio 31, 2011
Benfiquista que é benfiquista papa tudo (1)
Qualquer candidato a presidente do clube/SAD que queira ter hipóteses de sucesso, sabe perfeitamente com o que pode contar. Vale e Azevedo levou-o ao extremo da simplicidade - quero mesmo dizer banalidade. O mundo está cheio de ladrões a prejudicar o Benfica (vibração nas hostes), um escudo é um escudo (e um iate custava muitos), seja sério (momento de exaltação colectiva). Lucky him. Com o mesmo nível de sofisticação, ou seja nulo, Vieira já lá anda há cerca de 10 anos a repetir os mesmos chavões: são todos ladrões a prejudicar o Benfica (já o foram o Vitória de Guimarães, o Braga, o Sporting e o Porto, mas não o Boavista, o Gondomar e o Nacional), a marca e o maior clube do mundo (e ainda ninguém percebeu que a partir do momento em que assumimos isto só estamos a enfatizar a nossa incompetência).
Há uma realidade nova na área da comunicação, com o duo Benfica TV-João Gabriel a engendrar novas formas de espalhar acusações aos clubes adversários de todo o tipo de trafulhices e crimes. Convenhamos que o esforço é grande, mas o resultado é apenas para consumo interno e a sua qualidade e consistência deixam muito a desejar, com a repetição de chavões como as escutas no you tube, os jornalistas avençados, os quinhentinhos que passaram a quinhentos nas traduções de livros, os jantares com árbitros e ex-árbitros, os títulos de jornais iguais (como hoje). Excepto para quem o quer ouvir, claro. E repetir. Tem funcionado assim.
É como a história do amor do Rui ao Benfica. Queria dizer lenda. Saiu pelo Benfica. Passou 12 anos fora pelo Benfica. Voltou por amor ao Benfica (perdendo 700.000 euros ano, como escreveram na wikipédia), assinando um contrato em branco na parte do salário (como Vieira disse quando o contratou), para acabar a carreira junto dos seus. E assim quase conseguiu com que o Benfica fosse o segundo clube que mais representou na careira sénior. Mas não. Foi o Milan e o primeiro foi a Fiorentina.
Enquanto estas histórias todas forem sendo repetidas sem análise crítica, vão continuar a acontecer os desaires desportivos, porque nunca há responsabilidades, perante as responsabilidades supremas (que são externas e corruptas), e vão continuar a aparecer profetas e vendedores da banha da cobra que sabem que não custa nada enganar o parceiro. E os master kodro, que conseguem analisar clubes adversários como se do deles se tratasse, que o dizem há anos, vão continuar a ser insultados. Claro. Porque se o master kodro acha estranho que o Zoro tenha feito 20 jogos pelo Messina antes de ir para o Benfica e foi expulso em dois, é porque deve ser mesmo bom.
Amanhã tenho uma história sobre um post recentemente publicado num blog, que não podia ser mais reveladora sobre tudo isto. Não é preciso quase nada para enganar quem quer ser enganado.
master kodro
Há uma realidade nova na área da comunicação, com o duo Benfica TV-João Gabriel a engendrar novas formas de espalhar acusações aos clubes adversários de todo o tipo de trafulhices e crimes. Convenhamos que o esforço é grande, mas o resultado é apenas para consumo interno e a sua qualidade e consistência deixam muito a desejar, com a repetição de chavões como as escutas no you tube, os jornalistas avençados, os quinhentinhos que passaram a quinhentos nas traduções de livros, os jantares com árbitros e ex-árbitros, os títulos de jornais iguais (como hoje). Excepto para quem o quer ouvir, claro. E repetir. Tem funcionado assim.
É como a história do amor do Rui ao Benfica. Queria dizer lenda. Saiu pelo Benfica. Passou 12 anos fora pelo Benfica. Voltou por amor ao Benfica (perdendo 700.000 euros ano, como escreveram na wikipédia), assinando um contrato em branco na parte do salário (como Vieira disse quando o contratou), para acabar a carreira junto dos seus. E assim quase conseguiu com que o Benfica fosse o segundo clube que mais representou na careira sénior. Mas não. Foi o Milan e o primeiro foi a Fiorentina.
Enquanto estas histórias todas forem sendo repetidas sem análise crítica, vão continuar a acontecer os desaires desportivos, porque nunca há responsabilidades, perante as responsabilidades supremas (que são externas e corruptas), e vão continuar a aparecer profetas e vendedores da banha da cobra que sabem que não custa nada enganar o parceiro. E os master kodro, que conseguem analisar clubes adversários como se do deles se tratasse, que o dizem há anos, vão continuar a ser insultados. Claro. Porque se o master kodro acha estranho que o Zoro tenha feito 20 jogos pelo Messina antes de ir para o Benfica e foi expulso em dois, é porque deve ser mesmo bom.
Amanhã tenho uma história sobre um post recentemente publicado num blog, que não podia ser mais reveladora sobre tudo isto. Não é preciso quase nada para enganar quem quer ser enganado.
master kodro
Etiquetas:
benfica tv,
benfiquismo,
luis filipe vieira
quarta-feira, março 09, 2011
Grandes?
Azul É preciso Pinto da Costa ter uma grande lata para dizer que alguém julga que está acima da lei, seja essa pessoa ou instituição quem for. Se se preocupasse menos com os outros e se preocupasse mais, por exemplo, em pagar os salários das modalidades do Porto - que se diz estarem em atraso - e talvez fizesse melhor figura.
Vermelho Tenho uma proposta para os membros da direcção que estão a pressionar Vieira usarem na argumentação para romper o contrato com a Olivedesportos: "achamos uma afronta que a Sport TV não nos trate de forma imparcial, ou seja que não nos faça broches como a Bola nos faz todos os dias, por exemplo com imagens que acabam antes do momento que dizem que não aconteceu, pelo que estamos dispostos a devolver todo o dinheiro que nos foi adiantado e que nos permitiu comprar Robertos, Balboas e os outros todos.". Vão fazer uma figuraça e os 370 milhões vão passar a muito mais. Façam já um novo empréstimo não de 50, como está previsto, mas logo de 100.
Verde Para quem já desistiu, como eu, de perceber quem é quem e quem promete fazer o quê nas eleições do Sporting e de perceber sondagens com resultados estranhos (vá não digam encomendados, pensem só), fica aqui uma leitura a Norte de Alvalade. Quem vai pôr os dedos nos buracos do casco do Titanic, é, em resumo, o que está em questão.
master kodro
Vermelho Tenho uma proposta para os membros da direcção que estão a pressionar Vieira usarem na argumentação para romper o contrato com a Olivedesportos: "achamos uma afronta que a Sport TV não nos trate de forma imparcial, ou seja que não nos faça broches como a Bola nos faz todos os dias, por exemplo com imagens que acabam antes do momento que dizem que não aconteceu, pelo que estamos dispostos a devolver todo o dinheiro que nos foi adiantado e que nos permitiu comprar Robertos, Balboas e os outros todos.". Vão fazer uma figuraça e os 370 milhões vão passar a muito mais. Façam já um novo empréstimo não de 50, como está previsto, mas logo de 100.
Verde Para quem já desistiu, como eu, de perceber quem é quem e quem promete fazer o quê nas eleições do Sporting e de perceber sondagens com resultados estranhos (vá não digam encomendados, pensem só), fica aqui uma leitura a Norte de Alvalade. Quem vai pôr os dedos nos buracos do casco do Titanic, é, em resumo, o que está em questão.
master kodro
Etiquetas:
benfica,
eleições sporting,
joaquim oliveira,
luis filipe vieira,
pinto da costa,
porto
quarta-feira, novembro 04, 2009
Os virtuosos
É sem espanto que descobrimos que "A equipa de juniores do Sport Lisboa e Benfica da época 2008/09 são os verdadeiros campeões e não há acórdão que mude isso!", como nos diz João Gabriel. O Rui também não tem dúvidas: "Também me considero campeão de juniores".
Já Cardozo foi castigado por dois jogos devido a agressões trocadas com Leone no túnel da Pedreira. Contudo, "as acções dos jogadores do Sp. Braga Mossoró, Nei e Vandinho – autores de agressões a jogadores do Benfica na entrada para o túnel – não foram punidas, uma vez que o árbitro assistente de Jorge Sousa, apesar de estar a menos de um metro do local dos incidentes, nada mencionou no relatório da partida", mesmo que "as agressões que todo o país teve oportunidade de ver e rever vezes sem conta ficam". Veja-se bem a heresia deste árbtro assistente incompetente que, a um metro de um molho de 20 pessoas a agarrarem-se, não viu o mesmo que todo o país viu em múltiplas repetições em slow motion de uma câmera colocada na bancada!
E, como há túneis em todos os estádios, o capitão do Nacional partilha perigosos devaneios de uma mente retorcida: "Empurraram o Cléber e depois nós fomos tentar saber porquê e é o costume, com gritos e palavras mas nada de especial. Já no ano passado foi assim, não sei o que é que o Benfica quer implementar... ". Inaceitável, Patacas.
Não há nada como não pôr a bola fora quando adversários estão caídos no chão (até porque o fair-play é uma treta), mostrar ao treinador adversário quem é que é bom, emprestar, de uma forma simpática, a bola ao banco adversário ou dar entrevistas (sim, esta tem quase quatro anos) a dizer "O que se passou foi que o Benfica comprou 50 % do passe do Mantorras ao Alverca. O Alverca anda a dizer que o Benfica, por ter renovado, tem de pagar os outros 50%. Mas onde é que está escrito? Estou tão à-vontade que dava-me um grande gozo que a Judiciária investigasse.".
Porque temos a consciência tranquila e sabemos que o resto do mundo - os corruptos, os trapaceiros, os avençados, os arruaceiros e os agentes infiltrados do CRAC como o Domingos - é que está mal.
master kodro
Já Cardozo foi castigado por dois jogos devido a agressões trocadas com Leone no túnel da Pedreira. Contudo, "as acções dos jogadores do Sp. Braga Mossoró, Nei e Vandinho – autores de agressões a jogadores do Benfica na entrada para o túnel – não foram punidas, uma vez que o árbitro assistente de Jorge Sousa, apesar de estar a menos de um metro do local dos incidentes, nada mencionou no relatório da partida", mesmo que "as agressões que todo o país teve oportunidade de ver e rever vezes sem conta ficam". Veja-se bem a heresia deste árbtro assistente incompetente que, a um metro de um molho de 20 pessoas a agarrarem-se, não viu o mesmo que todo o país viu em múltiplas repetições em slow motion de uma câmera colocada na bancada!
E, como há túneis em todos os estádios, o capitão do Nacional partilha perigosos devaneios de uma mente retorcida: "Empurraram o Cléber e depois nós fomos tentar saber porquê e é o costume, com gritos e palavras mas nada de especial. Já no ano passado foi assim, não sei o que é que o Benfica quer implementar... ". Inaceitável, Patacas.
Não há nada como não pôr a bola fora quando adversários estão caídos no chão (até porque o fair-play é uma treta), mostrar ao treinador adversário quem é que é bom, emprestar, de uma forma simpática, a bola ao banco adversário ou dar entrevistas (sim, esta tem quase quatro anos) a dizer "O que se passou foi que o Benfica comprou 50 % do passe do Mantorras ao Alverca. O Alverca anda a dizer que o Benfica, por ter renovado, tem de pagar os outros 50%. Mas onde é que está escrito? Estou tão à-vontade que dava-me um grande gozo que a Judiciária investigasse.".
Porque temos a consciência tranquila e sabemos que o resto do mundo - os corruptos, os trapaceiros, os avençados, os arruaceiros e os agentes infiltrados do CRAC como o Domingos - é que está mal.
master kodro
Etiquetas:
alverca,
benfica,
domingos paciência,
joão gabriel,
juniores,
luis filipe vieira,
mantorras,
patacas,
porto,
rui costa,
túnel
Subscrever:
Mensagens (Atom)