terça-feira, setembro 10, 2013

Uma questão sérvia

Esta aposta do Benfica no mercado sérvio é algo que agrada à malta do 442, dado que somos apreciadores da mão de obra que vem daqueles lados. Contudo, e apesar das capas de jornais, desconfio que o timing não terá sido o mais acertado.

Para começar, estamos a falar de um grupo de jogadores que já está fora do Mundial, o que não se enquadra na política de vendas da SAD, por ser extremamente dependente da visibilidade que estes palcos possibilitam. Depois, há indicadores que merecem uma leitura atenta:

- esta Sérvia está a 14 pontos da Bélgica e a 9 da Croácia;

- tem mais 1 ponto do que a Macedónia e 2 do que o País de Gales (que têm menos 1 jogo);

- a defesa da Sérvia na qualificação foi composta por Ivanovic (Chelsea), Nastasic, Kolarov (ambos do Manchester City) e Bisevac (Lyon) ou Subotic (Dortmund), o que não é propriamente um enquadramento fraco;

- do meio campo para a frente, os mais utilizados foram Tosic, Tadic, Fejsa, Djuricic, Ignjovski e Markovic (a larga distância dos outros);

- a estes juntou-se, no último jogo, Matic, até agora afastado por questões de relacionamento, que fez questão de celebrar com uma expulsão.

Pode ser tudo um conjunto de infelizes coincidências, mas não é descabido ponderar se não terá sido um grande disparate. Mesmo que o fora-de-série, novo Messi e novo Eusébio vá disfarçando a coisa.

7 comentários:

Hugo disse...

E a Bósnia que ameaça estragar tudo com o apuramento tão perto

master kodro disse...

Nem me digas nada... Gastaram os golos no início. A coisa pode ficar bem preta já hoje...

Zandingas, meu?

Joao disse...

O problema não será a qualidade, mas sim a quantidade...

O risco de Jorge Jesus é grande, a tendência será pôr a maioria dos sérvios como titulares, tentando deixar para segundo plano aqueles que no actual plantel, não o têm em muito boa conta...

Sinceramente, acho que são os sérvios que podem decidir o futuro de Jorge Jesus no plantel, para o bem ou para o mal...

Hugo disse...

Esta semana envio os Zandingas

Mr. Shankly disse...

Concordo com o João, mais que a qualidade assusta-me o que tantos sérvios podem fazer juntos.

Nºão tenho dúvidas acerca da qualidade do Markovic, do Matic e do Djuricic (que já conhecia, acho é que precisa de adaptar-se). O Sulejmani tem talento, mas o tempo passado entre o estaleiro e a equipa B do Ajax fizeram mossa, vamos ver se recupera.

As contratações do Mitrovic, Matic B e Markovic B são incompreensíveis.

miguel.ca disse...

Incompreensíveis? Já ouviste falar de comissões, acertos de contas, saco azul, pagamento de favores, interesses comerciais, jeitinhos aqui e ali e quantos milhares no bolso do Presidente e duns quantos administradores justificado no RC como "despesas administrativas" ou outro qualquer termo jurídico-pomposo do género?
Pensas que estes gajos andam no futebol só por amor a camisola? Quantos "incompreensíveis" já vi eu e o Littbarski e todos os Portistas a serem comprados "aos contentores" sem que ninguém perceba exactamente para quê que os gajos servem?

Mr. Shankly disse...

miguel, claro que compreendo porque é que se compraram. E no caso do Matic e do Markovic até deve haver outra ideia por trás. Queria dizer que são incompreensíveis do ponto de vista de uma gestão que se quer profissional.