terça-feira, novembro 27, 2012

A pata desastrada mas estranhamente eficaz da propaganda

Este post podia ter vários outros títulos como "É assim que se conseguem 83% de votos" ou o já aqui utilizado "Benfiquista que é benfiquista papa tudo", em versão dupla. Eu sei que não é imediato que se repare nestas coisas, porque já estamos habituados a que a estrutura do Benfica e os seus adeptos tenham razões de queixa de todos os árbitros do mundo e de todas entidades remotamente ligadas ao universo do futebol, incluindo todos os clubes que em determinado momento são concorrentes, porque são todos corruptos. Mas eu não consigo deixar de me sentir fascinado com estas questões psicológicas.

Não sei, portanto, se repararam no ataque concertado ao árbitro Rui Silva que surgiu em diversos blogs, antes do jogo, em casa, contra o Olhanense. Eu li num e, como não estava a acreditar na linha de argumentação, procurei em mais 5 blogs onde escrevem benfiquistas e encontrei mais 3 referências ao mesmo assunto: ou era corrupto; ou tinha sido castigado por causa do Apito Dourado; ou ia ser um obstáculo sério à vitória do Benfica. Isto tudo porque tinha sido castigado 20 meses no âmbito do processo Apito Dourado (por instâncias desportivas). Ok, nada de novo, concedo. Imagino que tenham sido muitos mais (é assim que funciona o processo), mas a minha amostra parece-me suficientemente relevante (4 em 6 blogs). E aqui vai a pergunta (que gostava que servisse de proposta de auto-análise principalmente para quem o invocou):

O que é que levou a que 4 bloggers benfiquistas se lembrassem de atacar ferozmente um árbitro (quase desconhecido), no mesmo momento?

Será que Rui Silva voltou agora de castigo directamente para apitar um jogo do Benfica? Não, Rui Silva voltou do castigo em Fevereiro de 2010, depois de 20 meses de suspensão que lhe valeram a descida de categoria, situação que conseguiu inverter no final dessa época.

Será que Rui Silva tem um historial de arbitragens com grave prejuízo (real ou alucinado) para o Benfica? Recorrendo à base de dados do zerozero.pt, Rui Silva apitou um Benfica 2 x 0 Santa Clara em Janeiro de 2012 e um Benfica 3 x 0 Naval em Setembro de 2007, antes deste Benfica 2 x 0 Olhanense, cujo resultado começou a ser desenhado com uma grande penalidade assinalada por falta cometida sobre Maxi Pereira. Não é um conjunto de jogos complicados, mas parece-me relevante assinalar, neste contexto, que, com Rui Silva, o Benfica venceu os 3 jogos disputados (2 antes da acusação) e nunca sofreu um golo. Adicionalmente, já apitou um jogo do Benfica depois do regresso de castigo, há 10 meses, sem que ninguém se lembrasse na altura do assunto.

Que infracções, no âmbito do Processo Apito Dourado, lhe valeram um castigo tão pesado? Nada no campo da corrupção. Rui Silva foi castigado por duas "falsificações de relatório do jogo". Porquê? A primeira por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e aceite uma peça de ouro num jogo do Gondomar; a segunda, de 8 meses, por não mencionar no relatório de um jogo que lhe foi oferecida e que recusou uma peça de ouro num jogo do Gondomar.

Pode parecer pouco importante, mas Rui Silva, na sua defesa, mandou avaliar a peça que aceitou e que os árbitros portugueses emitiram o seguinte comunicado absolutamente revelador do que foi a brincadeira do Apito Dourado na Federação, para haver resultados públicos:



 
 
 
Portanto, todas as eventuais vertentes de análise associadas a esta estranha - mais pela coincidência no tempo - acusação (podemos mesmo chamar-lhe difamação) estão espremidas e voltamos à pergunta:
 
O que é que levou a que 4 bloggers benfiquistas se lembrassem de atacar ferozmente um árbitro (quase desconhecido), no mesmo momento?
 
O problema é que nem eles sabem. É fascinante como é que a estratégia de comunicação de um bronco, mentiroso compulsivo, colhe junto de mentes menos preparadas, mesmo os que sabem e difundem que se trata de um bronco e mentiroso compulsivo. Mas continua a reinar (com duplo sentido).
 
master kodro

24 comentários:

Antonio Silva disse...

Alguma vez viste um benfiquista dizer ¨Aquele árbitro é bom.¨?

master kodro disse...

Já, o presidente. Mas não sei se é benfiquista, de facto.

Carlos disse...

MK,
Muito bom post !

Rearviewmirror disse...

Com certeza que vais achar jogos em que o Benfica ganhou com o Benquerença, o Olegário, o Pedro Proença, etc.
Isso faz desses senhores pessoas mais ou menos sérias?

Parece a história do homem que mata a familia e depois os vizinhos dizem "não percebo, ele era tão simpático para mim"

Paciência. Fico feliz por teres visto o penalty sobre o Maxi. É bom sinal, apesar da insinuação, o dito cujo até foi bem marcado.

Podias era falar do silêncio ensurdecedor que afectou o Salvador depois disto, ao contrário de outros episódios.
Se calhar tinha o arroz ao lume, e não lhe dava jeito falar.

http://eternobenfica.blogspot.pt/2012/11/e-assim-se-fabricam-campeoes-em-portugal.html

Mas tu só gostas de falar do Benfica.

A malta agradece.

Pedro disse...

E comentar o post Rear?

É complicado né? Argumentos, contra argumentos e coisas do género. É mais fácil atirar 3 bojardas para o ar e berrar: corrupção.

Zé Luís disse...

Agitar um livrinho vermelho, obedecer ao Comité Central e divulgar às massas ignaras. Em nome do Grande Salto em Frente, uma Revolução Cultural. Tal como na História e a despeito de tantas chinesices, nem uns nem outros saíram ou saem do mesmo sítio. Oportunidade perdida. Nem na Idade da Pedra. É o que há e o que têm, invariavelmente, para amostra.

Na verdade, em geral o País é assim e eles dizem representar o País. Bom proveito.

MK, à coisa que ridicularizas cunhei-a de Pífio Dourado.

Zé Luís disse...

Mas, olha que o Rui Silva recebeu algo antes do Benfica-Naval...

Invicta disse...

Alguma vez viste um benfiquista dizer ¨Aquele árbitro é bom.¨?

Já, o presidente. Mas não sei se é benfiquista, de facto.

Priceless...

António Pista disse...

Ao contrário do 442, n'A Mesa Redonda fala-se de futebol e tem mesmo pessoas reais a defender os seus clubes:

http://amesaredonda.blogspot.pt/

Carlos disse...

off-topic
mas que grande selecção musical no canto superior direito !!

master kodro disse...

Que original, António Pista! Têm pessoas reais? Que fixe. Já pensaste em registar a patente?

Pedro disse...

Pessoas reais.

Joao disse...

O que são pessoas reais?

Ao Master Kodro resta agradecer o post. Clap! Clap! Clap!

Abraço

Filipe disse...

João, houve em tempos uma teoria, exposta na caixa de comentários deste blog, de que o kkk (kodro, kovacevic e katanec) eram personalidades virtuais de um mesmo indivíduo, supostamente portista ferrenho.

Não me lembro se o litbarski também era uma manifestação do kkk.

Tomé Silva disse...

MK será que também posso deixar aqui uma bojarda qualquer e no final deixar o endereço da minha tasca?

É que na minha tasca também é uma pessoa virtual que escreve.

P.S.Lembrei-me logo da teoria que o Filipe falou.

Abraço.

condor disse...

Ai este Master!Anda a ferir algumas susceptibilidades!
Os nossos amigos vermelhos não gostam nada destas opiniões!Todo o mundo sabe que o benfica é sempre prejudicado pelas arbitragens!Todo o mundo menos o Master pelos vistos!
Quanto ao facto dos benfiquistas se lembrarem de soltar cobras e lagartos sobre os árbitros antes dos seus jogos eu acho que isso é uma forma de os condicionar!A isso chama-se coacção!Que não é grave vindo dos escribas dos blogues!
Agora quando vem de dentro do próprio clube como muitas vezes acontece já o caso mudaria de figura se fosse outro o clube!
Mas o benefica é o benefica intocavel a quem ninguem tem coragem de afrontar excepto nós FCP daí tantas minas e armadilhas!

jose reyes disse...

Retrovisor, sabes o que têm em comum o Benquerença, o Olegário, o Pedro Proença e Rui Silva (além da arbitragem, claro)? São TODOS adeptos do benfica! Confessos!

O Rui Silva até é um árbitro honesto, só chateou a ralé do benfica por ter confessado em inquérito ter recebido uma prenda de "cristal" na Luz.
E é curioso ser hoje criticado pelos mamutes do Vieira, porque há alguns anos, era o Rui um rapazito, era tão fervorosamente encarnado que sempre que o benfica perdia fechava-se no quarto, a chorar, e não queria ver ninguém :) Ainda hoje fica de trombas quando o benfica perde, mas já não se fecha no quarto: simplesmente não sai de casa :)

Unmasked disse...

Ó jose reyes, dizer que o benquerença e o olegário são benfiquistas é estranho, ou não fossem a mesma pessoa.
Mas dizer que o Olegário e o Pedro Proença são Benfiquistas fez-me rir mais do que o sporting.
Faz lembrar o enorme sportinguista chamado antónio garrido... ups!!!

.:GM:. disse...

Esta história dos árbitros nunca serem benfiquistas é no mínimo de uma estupidez a toda a prova. Andam sempre a vangloriar-se que são supostamente 6 milhões, que são a maioria e tal, mas quando toca à questão dos árbitros as coisas invertem-se como que por magia. Se Portugal tem aproximadamente 10 milhões de pessoas, se os alegados 6 milhões correspondem a 60% da população (a auto-proclamada maioria), não seria também óbvio que a maioria dos árbitros fosse benfiquista? Não, na cabeça dos benfiquistas não faz, simplesmente por que não sabem trabalhar com probabilidades nem com proporções...

Joao disse...

Já agora, alguém me pode dar um exemplo de um árbitro que nunca tenha errado...

Se calhar aquele ex-árbitro que agora comenta na Benfica TV é capaz de ter andado lá perto, não?

Abraço

Gabriel disse...

http://2.bp.blogspot.com/-VEgQ1GGOUKM/T3rf5Gbbr_I/AAAAAAAAASU/wCSzAKSeGtU/s320/Braga+1+SLB+1.JPG

http://2.bp.blogspot.com/-igrGqvl08KU/ULKxI1p_46I/AAAAAAAAFbM/EAkiwwISAnc/s400/olxistra.png

Existe um ano de diferença entre estes 2 lances... para mim, ou são os 2 penaltis ou nenhum deles é penalti, na minha opinião é mesmo penalti.
Mas para os magnânimos opinadores vermelhuscos que o ano passado verberaram que o Benfica tinha sido prejudicado e que era um roubo marcar penalti ali, são exactamente os mesmos que gritam Xistrema que agora devia ser penalti (mesmo o Alex Sandro estando mais perto do remate do que o Emerson). Eu peço apenas uma coisa... decidam-se, aprendam as regras e não vejam os lances com as palas coloridas.

Nuno disse...

GM disse:

"Esta história dos árbitros nunca serem benfiquistas é no mínimo de uma estupidez a toda a prova. Andam sempre a vangloriar-se que são supostamente 6 milhões, que são a maioria e tal, mas quando toca à questão dos árbitros as coisas invertem-se como que por magia. Se Portugal tem aproximadamente 10 milhões de pessoas, se os alegados 6 milhões correspondem a 60% da população (a auto-proclamada maioria), não seria também óbvio que a maioria dos árbitros fosse benfiquista? Não, na cabeça dos benfiquistas não faz, simplesmente por que não sabem trabalhar com probabilidades nem com proporções"

Eu digo,na MOUCHE!!!

jose reyes disse...

Desmascarado, deves manifestar a tua estranheza ao teu compincha Retrovisor: "Com certeza que vais achar jogos em que o Benfica ganhou com o Benquerença, o Olegário, o Pedro Proença, etc." - sic.

Já deves estar esquecido que o Olegário, confesso benfiquista, que antes do célebre falso golo de Petit era conhecido na Luz como Obrigado Benquerido, vos deu uma Taça de Portugal bem roubadinha, hein?

Antonio Silva disse...

Os lampiões ainda choram pelo falso golo do Petit, isto numa época ONDE FORAM CAMPEÕES!!!

Todos sabemos que os benfiquistas não sabem perder, e neste caso nem ganhar...