sexta-feira, janeiro 04, 2013

Estoril x Benfica revisitado

Li ontem um interessante artigo sobre o Estoril x Benfica de 2004/2005 no maisfutebol. Lembra aquele extraordinário Mantorras que, meio coxo, entrava para decidir jogos e que levava os benfiquistas à pura loucura (e os adversários ao desespero), que antes do famoso jogo no Algarve, o Benfica tinha mais 1 ponto do que Sporting e Braga e 4 do que o Porto e que "Houve muitos berros pela mudança de estádio e porque José Veiga, então diretor-desportivo do Benfica, tinha sido até outubro de 2004 accionista dos estorilistas".

Não refere tudo: não refere que o Estoril tinha feito, até ao momento, 21 dos seus 26 pontos na Amoreira; que António Figueiredo, ex-dirigente do Benfica, então presidente da SAD do Estoril justificou a alteração de estádio porque só o Benfica tinha solicitado 10.000 bilhetes (para um estádio com 6.000 lugares) e porque os benfiquistas do Algarve não viam o seu clube a jogar há muito tempo; não refere que as 3 empresas que "compraram" as acções de Veiga tinham sede no mesmo andar de um escritório de Londres e que reconduziram António Figueiredo na SAD do Estoril; não refere que o presidente do Estoril-clube dizia em público, poucos dias após o jogo, "Parece que o senhor Veiga detém 49 por cento, mas nem a CMVM consegue perceber. Portanto...".

Não refere que, três anos depois, em 2008, João Lagos comprou essas acções a essas empresas, assumindo uma dívida de José Veiga ao Finibanco. Mas esse valor inviolável da verdade desportiva e o recurso à investigação criminal é algo que se aplica apenas a alguns casos, como é óbvio.

39 comentários:

GOD disse...

Foi tudo claro como o vinho...assim como as ameaças de despedimento por parte do Veiga ao Litos, treinador do Estoril na altura, no intervalo do referido jogo. Fosse outro clube e os guinchos que nunca mais acabariam.

Costa disse...

Resumindo...

Foi um campeonato à benfica !

camarao disse...

Já sobre o recente adiamento escandaloso, nem uma linha....típico

http://www.publico.pt/desporto/noticia/a-data-do-v-setubalfc-porto-um-presente-de-natal-1578458

Rearviewmirror disse...

Como foi referido na altura, esse dinheiro chegou para pagar os salários dos jogadores do Estoril. Vi esse jogo ao vivo, e não foi nada fácil para o Benfica ganhar.
O Moreirense fez o mesmo esse ano e ninguém falou nisso.
O LiLLE, esses safados campeões franceses, mudaram o jogo do Benfica para Paris, a mais de 200km's da sua cidade batendo o record de assistência de um jogo das competições europeias em solo Francês.
São o Estoril lá do sitio.

Fredy disse...

comparar a situaçao do lille à do estoril é pura estupidez.

e não querer ver o que se passou naquele jogo (antes/durante e após) também o é!

fazem altos filmes com escutas que não provam praticamente nada, e com coisas super claras e evidentes já não se passa nada.

enfim..lampiões são assim.

master kodro disse...

Não foi nada fácil, não, Rearview. Nem contra 10 (e depois 9) a partir dos 20 minutos. Imagina se tivesse sido em casa do Estoril.

O Moreirense fez o mesmo, pois fez. Portanto, nesse ano, o Benfica fez dois jogos em campo neutro que os seus adversários directos fizeram fora. Com a diferença de que nesse caso não foi o director desportivo do Benfica a decidir onde se faria o jogo e a tomar decisões relativamente a clubes concorrentes. Talvez por isso não tenham ido para o Algarve "porque os benfiquistas do Algarve não viam o Benfica há muito tempo" e ficaram no mesmo concelho, em Guimarães, que é onde os adeptos do clube da casa moram.

Grilo Falante disse...

Os corruptos são quem gosta de o chamar aos outros. E fazem isso constantemente para desviarem as atenções deles.

Infante disse...

Não que esta questão me interesse muito mas só gostava de clarificar um ponto: o estádio do Lille na altura estava em renovação e não foi aceite pela UEFA e eles fizeram TODOS os jogos europeus no Stade de France em Paris, onde nenhuma equipa francesa costuma jogar os seus jogos europeus.

Tendo em conta que o Lille estava a jogar longe da sua cidade e na capital francesa cheia de portugueses e no maior estádio francês onde nenhuma outra equipa francesa joga, não me parece um recorde assim tão fantástico.

Sei isto porque estive a viver lá perto na altura e até estive quase a ir ver os jogos do Benfica e do Man United.

Joao disse...

Esta estória do Estoril resume um bocado o que é o futebol em Portugal. Muita coisa feita "debaixo da mesa", negócios pouco claros entre clubes, etc...

"porque os benfiquistas do Algarve não viam o Benfica há muito tempo"

Com esta explicação ainda não percebo como é que o Benfica ainda não faz os jogos em casa em países como o Canadá, Timor, Angola ou em França...

miguel_canada disse...

Mais uma intervenção infeliz do espelho retrovisor... mais uma!
O que se releva neste post, rear, não é bem a localização do jogo em si nem as historias de benfiquistas do Algarve. Não consegues ou não te convém interpretar o que lês? O que se releva aqui é um muro chamado Rio Guadiana que impede que as alucinações douradas do apito cheguem ao território centralista e salazarista da capital do império lisboeta.
O Estoril-Benfica do Algarve foi apenas o evento que culminou das negociatas obscuras feita por gente que administrava um clube e servia o outro.
Toda a gente sabe quem é o António Figueiredo e qual a sua alma clubística. Toda a gente soube do almoço do Veiga com o plantel do Estoril. Toda a gente soube da invasão ao treino do Estoril por parte do tal primo do Veiga. Toda a gente soube das ameaças de despedimento de que o Litos foi vitima por parte do Veiga... Toda a gente soube de tudo mas o caralho do apito ficou no caralho porque o Rio Guadiana é um muro do caralho!

O Anti Lampião disse...

Estoril joga na Amoreira ? está visto que o actual director para o futebol da luz não participa na SAD do Estoril.
Resta saber se o Duarte Gomes levará as chuteiras de casa ou se terá de as pedir emprestadas; se haverá algum jogador do Estoril aliciado na véspera e quem fará de Rui Duarte.

miguel_canada disse...

Por falar em merda Salazarista capitalista do imperio lisbo-marroquino, achei interessante ver "abolha" ter um orgasmo por estarem 1.800 parolos no primeiro treino do ano do benfas e depois assobiar para o lado perante os 14.000 que estiveram no dragao para o primeiro treino do ano do BI-CAMPEAO NACIONAL.

Isto para nem referir a abominação que o fervoroso apresentador do dia seguinte, programa que alberga o abominável gomes da selva, disse em entrevista sobre a força e a presença do FCPorto no estrangeiro.
Ignorante ou mais uma puta ao serviço da propaganda encarnada? Vou pela segunda.

camarao disse...

E sobre a putinha amestrada à procura de um charco para colocar a bolinha não dizes nada?

E sobre a Liga a marcar um jogo a violar as suas próprias normas? Ali, à frente de todos e nem um jornaleiro amestrado a perguntar o porquê de o jogo não serealizar em data de acordo com os regulamentos.

Ladram, ladram, mas continuam a roubar à grande e à francesa. O supermercado continua aberto para se irem abastecer de títulos, desde que continuem a pagar às putas. Se o Gaspar as obrigasse a passar recibo, acabava a dívida pública

MC disse...

No dia "3 de Junho de 2005 "escrevias assim :
http://quatroquatrodois.blogspot.pt/2005/06/estoril-connection-2-as-aces.html

Continuas a mandar merda para a ventoinha, sem conseguires provar porra alguma !

E se fosses chupar na 5ªpata do cavalo do D.Fuas Roupinho !

condor disse...

Ai este Master!
Cá pra mim das duas uma!Ou tem os tomates quadrados ou é masoquista e está mortinho por levar umas murraças no trombone em pleno aeroporto internacional de Guimarães!
Levantar suspeições em relação ao clube tão ferozmente empenhado na salvaguarda da verdade desportiva,da ética,da boa educação,do respeito pelos seus pares,da elevação do discurso,da transparencia,da lizura de processos e de sei eu lá mais quê?
A mim parece-me mais resquicios dos excessos das recentes festividades!

miguel_canada disse...

Camarão, quem não gosta de futebol devia ir comentar para um site de putas amestradas porque quem gosta de futebol não aceita que um jogo se realize num relvado alagado matando a nascença o factor "espectáculo" onde a bola não rola e onde os intervenientes se sujeitam a lesões graves.
Eu compreendo a tua frustração e dos demais parolos vermelhos desse país que alimentavam a esperança de um tropeção portista naquele charco mas se puxares um pouco pelo uni-neurónio vais-te lembrar que na época passada num charco semelhante em Coimbra, o FCPorto dominou e ganhou o jogo portanto não entendo essa estranha firmeza de que o Porto se lixava.
Tens de ver a coisa pelo lado positivo. Esta pode ter sido a única altura do campeonato em que o benfas conseguiu ser líder isolado.

Sentinela um Estremecer disse...

Da maneira como o vosso amigo largou a bola, deixando-a cair na vertical, o campo até podia estar mais seco que o Sahara que nunca rolaria bola nenhuma. Para a bola rolar é preciso dar-lhe um toque, um empurrão, um pontapé. Largando-a daquela maneira nunca rolaria para lado nenhum. E adiar o jogo por um dia, não servia os interesses de quem?

Hugo disse...

Não sei, Sentinela queres explicar qual o benefício do Porto em ver o jogo adiado?

Filipe disse...

Os regulamentos permitiam a mudança de estádio, tal como permitem uma série de coisas absurdas que viciam a verdade desportiva (empréstimos, passes partilhados, transferências a meio da época, direitos televisivos negociados individualmente). Esse tipo de regulamentos manhosos foram aprovados pelo geral dos clubes, não só pelo Benfica.

O Benfica só não fez um terceiro jogo em terreno neutro nessa epóca porque o PC ameaçou o Oliveira (dirigia o Penafiel) de que poderia tirar o cavalinho da chuva quanto a ser futuro dirigente do FCP.

master kodro disse...

Sim, Filipe, permitiam a mudança de estádio. Mas tenho a impressão que havia várias leis e princípios que impediam que o Benfica tomasse decisões sobre questões de interesse de um clube concorrente, que foi o que se passou.

MC, sem conseguir provar? Qual é a parte que não percebes? Vocês continuam a acusar diariamente toda a gente por coisas que foram intensivamente investigadas, julgadas em tribunal e sem condenações pela justiça que tinha meios para o fazer e estás a falar em merda na ventoinha sobre uma questão que nem teve nenhuma investigação decente apesar de tudo o que se sabe?

Repito, MC, qual é parte que não percebes de o Lagos ter ficado com a dívida contraída pelo Veiga para pagar quando comprou as acções do Estoril em 2008? Qual é parte que não percebes de o António Figueiredo ter dito que o Benfica tinha pedido 10.000 bilhetes para um jogo que estava marcado para um estádio que tem 6.000 lugares? Deves ser da PJ, de certeza.

Também ainda não deves ter percebido como é que o Alverca desapareceu para o Gondomar não descer de divisão, depois de o CA da SAD ter ficado igualzinho tirando a saída de LFV e a entrada do filho e por o representante da Spinel e da Olivedesportos não ter aparecido na assembleias gerais quando era necessário. Mas não, era importante que o Gondomar não descesse. Porque será? Porque será que ninguém investigou?

Rearviewmirror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
master kodro disse...

Genial Rearview. Tu é que trabalhas na PJ, pá. E se não trabalhas, devias. O jogo foi adiado para que o Meyong, melhor marcador do Vitória vá à CAN e não possa jogar contra o Porto.

Embora a selecção do Meyong tenha sido eliminada na qualificação para a CAN por Cabo Verde e mesmo que não tivesse sido ele não meter lá os pés há uns tempos! És genial.

Rearviewmirror disse...

Não sei, Sentinela queres explicar qual o benefício do Porto em ver o

Proença, graças a este adiamento, pode apitar o Benfica-Porto. O "artista".
Não se arriscam lesões porque os meninos valem milhões e não se podem aleijar.



Chove, o jogo é adiado. Em Inglaterra, onde chegam a jogar de 2 em 2 dias, para se fazer uma época completa seriam precisos 2 anos civis.

master kodro disse...

Agora retiras os comentários? Boa.

Agora é só o Proença. O melhor da Europa da época passada não é suficientemente bom para o Benfica.

Mas ainda tens aí um problema na lógica: se achas que ele agora já pode apitar o jogo com o Benfica, quer dizer que quando o nomearam para o outro jogo não poderia. Então os corruptos não controlam essas coisas ou agora fazem chover torrencialmente para as controlar?

Não sei... acho que os vossos cérebros deviam ser estudados intensivamente.

camarao disse...

miguel_canada,e quem não sabe ler, não deve encher esta merda de comentários absurdos. Se não dava para jogar naquela altura, jogavam no dia a seguir, como manda o regulamento.
Aqui ninguém disse que o FCP iria perder em Setúbal, porque o campo estava molhado. Aqui só se comenta que o jogo foi adiado para uma data ilegal, ao arrepio dos regulamentos, tal como o Meirim diz e bem, num artigo que o master kodro tem medo de referir aqui. Porque o jogo do Estoril é que foi grave.
O teu medo, e o dos peidosos azuis, é que o Jackson ou o James se lesionem antes de irem à Luz. Assim, jogar em Setúbal depois do jogo do SLB já não há problema nenhum. Até pode ser que já tenham contratado mais algum avançado.

Hugo disse...

Claro faz sentido. Temos medo que eles se lesionem em Setubal mas jogamos depois na Madeira, Estoril e hoje.
Boa

miguel_canada disse...

Camarão e Rearview, sabem que mais?... Acho que nas entrelinhas dos vossos comentários lê-se bem o cagaço monumental que vocês tem do Porto e o pânico que vos assola a alma com a forte possibilidade de verem o Porto ir a luz ganhar novamente.
O adiamento do jogo em Setúbal incanita-vos por 3 motivos mais do que óbvios:
1.O charco de Setúbal não tirou pontos ao FCPorto.
2.Nenhum dos mais influentes jogadores do plantel Portista se lesionou com gravidade podendo assim defrontar o benfica.
3.Tendo o jogo sido adiado para Janeiro abriu-se a possibilidade de o Porto se reforçar com mais um ponta de lança tornando assim o plantel ainda mais forte e poderoso.
Moral da historia, quanto mais fraquinho o Porto chegasse a luz melhores seriam as condições para o benfas TENTAR conseguir pelo menos um pontinho.
Não vos cabe um feijão no cu!....

Pedro disse...

Feijão no cu!

master kodro disse...

Sim, camarao, é extremamente comparável o que se passa no Vitória x Porto com o que se passou no Estoril x Benfica. Sobre o segundo, que está no post, não tens nada a dizer. Diz lá qual é a vantagem e de quem?

O Rearview até escreveu aqui e depois apagou que o Porto adiou o jogo (foi só o Porto, pelo vistos) para o Meyong não jogar, porque estava na CAN. Ao ponto que chegam, credo.

Eu digo-te qual foi a vantagem do Benfica: não jogou no campo onde o Estoril ganhou 21 dos 26 pontos que tinha; não jogou no campo onde adversários directos pelo título perderam pontos; jogou contra jogadores cujos passes eram detidos pelo director desportivo do Benfica (um deles foi expulso aos 18 minutos); jogou num estádio com 30.000 benfiquistas do Algarve que, coitados, não viam o Benfica há muito tempo.

Diz-me qual foi a vantagem do Porto ou onde é que há algum ponto de comparação possível entre essas situações.

E o Meyong joga contra o Porto ou vai ver o CAN na bancada para torcer por Cabo Verde?

Filipe disse...

MK, a CMVM que se deveria pronunciar em caso de ilegalidade não o fez, o que não me espanta quando há n empresas fantasmas, sediadas em paraísos fiscais. Se um caso com testemunhas, escutas, putas a reconhecerem ter dormido com árbitros, árbitros a reconhecerem ter dormido com putas, não deu em nada o que esperarias deste? É provável que até tenha havido investigação à tal venda do Veiga (a contabilidade do Veiga foi passada a pente fino). Em Portugal algo que dependa de testemunhos e confissões não vai a lado nenhum. Com a nossa justiça o Armstrong ainda teria as vitórias no tour.

No caso do Setúbal não é o facto de adiar um jogo ser ou não algo particularmente grave. É o facto de se violarem os regulamentos. Neste momento não se procuram interpretações manhosas, pura e simplesmente ignora-se o que está lá escrito.

Quanto a todo o estardalhaço quanto a um clube estar às ordens de outro, que raio é a nossa liga? Os clubes «pequenos» são a maioria e no entanto continuam a defender os grandes. Quando se rebelam, está lá a FPF (eleita também pelos pequenos) para os voltar a meter no sítio.

MC disse...

..." Vocês continuam a acusar diariamente toda a gente por coisas que foram intensivamente investigadas, julgadas em tribunal e sem condenações pela justiça que tinha meios para o fazer e estás a falar em merda na ventoinha sobre uma questão que nem teve nenhuma investigação decente apesar de tudo o que se sabe? "...

Não tem baralhes, e nem compares merda com ervilhas de cheiro...

Só não entendo é porque passados que são 7 anos ainda continuas com essa pedra no sapato!
E já agora, se conseguires provar que as "supostas" três empresas estavam localizadas no mesmo piso de um "suposto" escritório sediado em Londres, eu venho aqui penitenciar-me e pedir desculpas!
O resto da conversa do que é que eu não percebo ou deixo de perceber, é estulticia estar a explicar-te, pq estás demasiado afastado da realidade juridica e institucional deste país !

TMAT disse...

MK e restantes, esquecendo os motivos, para vocês aquele relvado em Setúbal estava impraticável, tipo o de alvalade ou restelo? Que eu saiba em Portugal o futebol eh um desporto de inverno e eu já assisti a jogos em que o relvado estava 10 vezes pior...olha em Guimarães por exemplo, por isso houve qq coisa metida ao barulho, o que foi não sei...mas se fosse com o SLB ia cair o carmo e a trindade!Cumps

TMAT disse...

"O adiamento do jogo em Setúbal incanita-vos por 3 motivos mais do que óbvios:
1.O charco de Setúbal não tirou pontos ao FCPorto.
2.Nenhum dos mais influentes jogadores do plantel Portista se lesionou com gravidade podendo assim defrontar o benfica.
3.Tendo o jogo sido adiado para Janeiro abriu-se a possibilidade de o Porto se reforçar com mais um ponta de lança tornando assim o plantel ainda mais forte e poderoso"

Miguel a verdade eh que estas coisas podiam acontecer, o futebol eh assim, se chove eh mais difícil jogar tecnicamente, logo mais difícil para equipas ditas grandes, podem acontecer com maior facilidade lesões, o calendário eh para cumprir e se o jogo não fosse naquele dia podia ser no dia seguinte...

Acho que não foste feliz neste comentário porque inconscientemente dás os motivos para o jogo ter sido adiado...lolol

Mas o que se pode esperar de adeptos que acham moralmente aceitável visitas de árbitros a casa de presidentes antes de jogos onde o mesmo vai apitar...

miguel_canada disse...

"Mas o que se pode esperar de adeptos que acham moralmente aceitável visitas de árbitros a casa de presidentes antes de jogos onde o mesmo vai apitar..."

Moralmente aceitável não acho mas o resultado dessa visita foi um empate com o Beira Mar por 1-1 com um penalty claro não assinalado sobre o Benny McCarthy mas moralmente aceitável, de facto não acho.

E tu TMAT, achas moralmente aceitável que o Estrela da Amadora faça greve aos treinos na semana que antecede o jogo com o benfica por motivo de salários em atraso e após a natural derrota com o benfica regresse aos treinos ainda que os salários continuem por pagar para preparar o jogo de recepção... ao FCPorto?

camarao disse...

Não sabes qual foi a vantagem para o Porto por ter adiado o jogo???

Mas tu viste o jogo do Porto em casa contra o Nacional? Não viste que neste momento o Porto a última coisa que queria era jogar num campo pesado, arriscando-se a perder pontos antes do clássico? E a perder jogadores?

Eu não digo que daqui a uma semana, ou duas, não se assista ao melhor Porto desta época, mas nesta data, num campo pesado, o Porto não queria jogar. Nem debaixo de chuva, nem no dia a seguir.
E adiou o jogo ao arrepio de todos os regulamentos, como qualquer um que queira ler o Regulamento é forçado a reconhecer. Mas sobre isso, sobre o Presente, não queres falar. Queres falar em jogadores cujo passe é detido por dirigentes de outros clubes como se o Porto nunca jogue contra jogadores que são seus activos. Queres falar em mudar de campo para receber um grande como se o Porto e o Benfica nunca tivessem sofrido essa benesse. Ainda este ano, o Porto jogou em Águeda contra a Oliveirense, porque lá havia espaço para mais portistas assistirem e assim a Oliveirense receber mais dinheiro. Ou não lês essas notícias? Ou por ser o Porto, já se pode mudar de campo para o adversário ter mais adeptos?

Seria lindo se o Presidente da FPF fosse um ex-director do SLB, o da Liga tivesse trabalhado no gabinete de advogados que trabalha e este jogo tivesse sido adiado assim com o SLB?

camarao disse...

E quanto ao ambiente do estádio do Algarve, liga a televisão e vê o ambiente do jogo de hoje. Como dizem na rádio, até o 3º anel do Estádio é do Benfica. Ter 30 mil naquele estádio é bom, mas ter 5 mil num estádio onde os espectadores estão em cima do campo, não é pior.

Pedro S disse...

É nestes momentos, ao ler esta página e o esterco de comentários de fanáticos de dois clubes a competir pela medalha de desonestidade, que sinto mais orgulho em ser Sporting Clube de Portugal.

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...

Ora foda-se la se foram as estorias e teorias sobre o adiamento do jogo do FC Porto em Setubal dos rears e outros frustraditos que por aqui passaram e comentaram...o Proença não foi escolhido mas sim o arbitro preferido do Orelhas...o João"pode ser"Ferreira porque o Paraty já não está disponível!

Mais uma teoria que caiu em saco roto depois daquela tão conhecida e cómica do Meyong. LOL