quinta-feira, junho 24, 2010

Dos EUA ao Gana

Grupos C e D resolvidos hoje, com muita emoção (e bom futebol) à mistura. Os EUA apuraram-se com todo o mérito, apesar das arbitragens deficientes e de alguma falta de sorte (poderiam ter ganho perfeitamente os três jogos). É uma equipa compacta, com enorme coração e transições rápidas, cujas únicas pechas me parecem ser a ausência de um "10" e alguma incapacidade para jogar eficazmente em ataque organizado. De qualquer forma, quem tem aquele Donovan (bem secundado por Bradley, Altidore e Dempsey), tem tudo. No outro confronto, a Inglaterra ganhou e segue em frente, mas pelo que vi no resumo, voltou a ter uma prestação pobre. Será que Capello pretende aplicar a fórmula italiana e assim chegar longe?

No Grupo D, a Alemanha confirmou o favoritismo e mostrou que o desaire com a Sérvia foi um azar de percurso. Os alemães continuam a ser uma das equipas mais entusiasmantes da prova, com um super-Özil a comandar um onze cheio de automatismos, combinações rápidas e pleno envolvimento dos laterais nas manobras atacantes. Grande jogo em perspectiva contra a Inglaterra (terei a sorte de estar em Berlim nesse dia).

Apurado também um sortudo Gana, que pouco tem mostrado. Venceu uma Sérvia disparatada (aquele penalty...), empatou contra uma Austrália reduzida a dez uma hora, e foi derrotada pela Alemanha. Será (provavelmente) a única equipa africana apurada para a fase seguinte, comprovando o desastre do continente negro nesta prova (apesar dos prognósticos favoráveis - cheguei mesmo a ouvir David Borges a apostar num triunfo africano neste ou no próximo Mundial): 2 vitórias em 16 jogos e um rol de eliminações precoces.

Nota breve para os quatro eliminados do dia. Da Argélia, gostei do lateral-esquerdo Beladjh (o resto é fraquíssimo). Da Eslovénia, gostei do contra-ataque (não justificava mais que um terceiro lugar no grupo). Da Austrália, destaque-se a combatividade (mas também a desorganização defensiva). A Sérvia desiludiu profundamente, nunca mostrando regularidade para estas andanças (apesar de um magnífico Krasic).

katanec

5 comentários:

Metralha disse...

Grande desilusão para mim foi mesmo o Krasic no jogo de ontem.

LMGM disse...

Se vais a Berlim nesta rua, Schiffbauerdamm, tens uns bares/restaurantes catitas para ver a bola.

O meu favorito é o Berliner Republik, vi lá o Manchester - Bayern e estive durante um bom bocado a explicar que o Nani era português e só por isso celebrei o golo do Manchester, eu nem gosto muito de ingleses...

Infante disse...

Bom comentário sobre os EUA.

Em relação à Inglaterra, fórmula italiana? Eh pá, a Inglaterra foi a equipa que marcou mais golos na fase de qualificação europeia. A ausência de golos não me parece ter a ver com opções defensivas, mas sim com incapacidade pura.

Mas a fase a eliminar é outra coisa. Isto é um bocado como a NBA, também os Celtics fizeram uma "regular season" abaixo do esperado e depois chegaram à final e só perderam em 7 jogos. Na fase de grupos, o importante é passar.

Gosto muito desta Alemanha, selecção jovem e ao mesmo tempo experiente (Bastian e Podolsky com 80 internacionalizações aos 25 anos???), "multi-cultural", entusiasmante, faz lembrar a França de 98.

Em relação às equipas africanas, de facto esperava-se mais, mas continuo a achar que se continuarem a aparecer jogadores tipo Essien, Touré, nas equipas de topo, essas selecções só podem melhorar.

Não concordo que a Argélia seja "fraquíssima", há ali bons jogadores, é preciso ter cuidado com as palavras. A não ser que a tua definição de "bom jogador" seja o Messi ou CR. :)

A Sérvia é a Argentina da Europa, muito "hype", queridinhos dos comentadores e depois na hora de verdade nicles!

Margarida Martins disse...

Este mundial está a ficar interessante: um dos semi-finalistas vai sair do quarteto formado pelo Uruguai, Gana, EUA e Coreia do Sul. Eu aposto no "óbvio" Uruguai, que tem combinado uma defesa perfeita com um ataque poderoso - mas, mesmo assim, quem esperaria que uma destas quatro equipas estivesse numa meia-final do campeonato do mundo?

katanec disse...

Obrigado pelos vossos comentários! E particularmente ao LMGM, pelo conselho. Vou preparar muito bem esse domingo à tarde :) Abraço a todos!