domingo, setembro 27, 2009

Desculpem, Duarte Gomes?

O Sporting entra no Dragão com um defesa-esquerdo que não joga no campeonato desde Março. Perante isto, o FC Porto faz o óbvio: carrega pela ala direita. Se Grimi é fraco e em fraca forma se encontra, pior fica quando Moutinho, colocado do seu lado, emigra constantemente para o meio do terreno, expondo perigosamente o corredor esquerdo leonino. Perante isto, o FC Porto faz o óbvio: carrega pela ala direita. A casa treme uma vez, treme duas vezes, até desabar, quando Polga, supostamente o patrão, o aço e o betão da equipa que melhor defende em Portugal, se deixa comer infantilmente por Hulk - a falta é evidente - e logo a seguir por Falcão, um sul-americano que não precisa de tempo de adaptação, ao contrário de Matigol, por exemplo, com um ano a mais de Europa.

O Sporting entra a perder no Dragão por culpa própria. O resto são tretas. Depois, arranca um boa primeira parte e pode perfeitamente igualar, embora também o FC Porto tenha oportunidades para elevar a contagem. Mas, garantidamente, a primeira parte é das melhores que me lembro do Sporting em terreno azul-e-branco.

O que mata as aspirações leoninas neste clássico é a expulsão. Culpa própria, novamente. A falta é simplesmente ridícula. Se o primeiro cartão tinha sido um erro de Duarte Gomes, o segundo, fruto de uma abordagem anedótica ao lance, é da autoria exclusiva de Polga.

kovacevic

34 comentários:

josé carlos disse...

O resultado em si é justo, embora o empate não tivesse sido mau resultado.

O Sporting teve bons momentos na primeira parte e na segunda foi abaixo e ficou completamente sem argumentos aquando da expulsão de Polga que quanto a mim, há muito que não deveria ser titular.

PB esteve bem na flash, mas é um treinador de imprensa: mau na abordagem ao jogo, mau na leitura do jogo, óptimo posterior ao jogo. E claro, para alguns Sportinguistas, isto é mel.

Não para todos os Sportinguistas.

Pedro disse...

A falta é evidente??

Ok... já percebi...é o porto...

Mr. Blue disse...

"A falta é evidente??"

Claro que não. O Polga nem tem braços...

JLC disse...

O Polga tem braços mas o Hulk tem asas. Muita vez se manda o homem para o chão. Depois vem o Jesualdo dizer que existe uma conspiração contra ele.

JNF disse...

Se o problema fosse só o Polga... mas não é. Polga é efectivamente o problema maior, mas Carriço não ajuda em nada. É uma nódoa. Pode vir a ser muito bom, mas actualmente está um desastre. Aquele lance em que anda à procura da bola depois de um cruzamento da direita espelha bem o que se passa no Sporting: desorientação.

Luciano Rodrigues disse...

Epá, não vi o primeiro amarelo do Polga, mas o penalty é patético, ele em vez de lhe dar a linha dá-lhe o lado de dentro? Depois quando lá vai claro, só podia dar penalty!

A expulsão do Veloso (o 2º amarelo, o primeiro também não vi) também está correcta. Do que vi do jogo (uns 60 minutos) o árbitro esteve a deixar jogar para ambos os lados. Enfim...

rui disse...

Sim o primeiro amarelo ao polga é mal mostrado, mas antes tinha feito duas faltas pa amarelo: uma sobre o hulk que da origem ao golo e outra sobre o falcao exactamente igual a uma anterior que o raul meireles tinha feito e que tinha levado amarelo...por isso ele acaba por ser bem expulso se atentarmos ao criterio do arbitro da partida...

Gabriel disse...

Com um arbitro que cumprisse as regras o Polga não chegava ao fim da 1ª parte... o único lance importante que o arbitro erra a favor do Porto foi a não expulsão do Meireles... no resto foi sempre a empurrar pra trás, o Tomás Costa leva um amarelo num lance que duvido que seja falta, quanto mais amarelo.

Luís Viegas disse...

"se deixa comer infantilmente por Hulk - a falta é evidente -"

A falta é evidente ? Sim, sim. Muito evidente. Foi uma piscinada do Hulk. Esta é a evidência.

Convém ver os lances imparcialmente, e não com lentes azuis.

LionHeart (o autêntico) disse...

A única coisa evidente na falta é a capacidade do Hulk mergulhar, para a qual Jesualdo tanto trabalhou na sua vitimização esta época.

Depois, foi só continuar a mergulhar, arrancando os cartões a Abel e a Veloso. Já Fucile tinha feito a mesma coisa a Polga.

É penalty: claro que é. É expulsão: nunca, porque seria o primeiro amarelo com uma arbitragem isenta.

Outra pergunta que se tem que fazer: se Veloso fez uma falta em todo o jogo, viu dois cartões e foi expulso, porque é que Meireles ficou em campo, depois daquela verdadeira agressão a Liedson?

miguel_canada disse...

É preciso ter umas palas muito grandes para se falar de piscinadas do Hulk!
Pelo amor de Deus, é falta sem qualquer duvida. Polga rasteira Hulk.

jamsilva disse...

o PB anda, como ele diz, a ver que o scp anda a ser prejudicado, ele vê e pre-vê que foi, é, e vai continuar a ser assim.
Aquilo q eu acho estranho é que com tanta visao de jogo o homem ainda n se tenha apercebido que metade dos golos que o scp sofre é por culpa do Polga...
é um grande.

jamsilva disse...

o PB anda, como ele diz, a ver que o scp anda a ser prejudicado, ele vê e pre-vê que foi, é, e vai continuar a ser assim.
Aquilo q eu acho estranho é que com tanta visao de jogo o homem ainda n se tenha apercebido que metade dos golos que o scp sofre é por culpa do Polga...
é um grande.

jamsilva disse...

o PB anda, como ele diz, a ver que o scp anda a ser prejudicado, ele vê e pre-vê que foi, é, e vai continuar a ser assim.
Aquilo q eu acho estranho é que com tanta visao de jogo o homem ainda n se tenha apercebido que metade dos golos que o scp sofre é por culpa do Polga...
é um grande.

jamsilva disse...

o PB anda, como ele diz, a ver que o scp anda a ser prejudicado, ele vê e pre-vê que foi, é, e vai continuar a ser assim.
Aquilo q eu acho estranho é que com tanta visao de jogo o homem ainda n se tenha apercebido que metade dos golos que o scp sofre é por culpa do Polga...
é um grande.

condor disse...

Oh kova,só te falta acrescentar o clássico"sem espinhas"!
Quanto ás "piscinadas"do Hulck estamos conversados!O gajo parte-vos todos!
Não foi a ele que o Coroado chamou cai sempre!
De resto o maior adversário do FCP ontem foi o próprio FCP que nos primeiros vinte minutos arrumava a questão se não fossem tão perdulários!

ArameFarpado disse...

Kovacevic,

Esta é a minha análise à arbitragem:

A falta que origina o 1º golo do FCP não existe, tal como não existem as faltas que dão origem aos primeiros amarelos ao Polga e Veloso e tal como não existe outra falta que originou um lance de perigo para a baliza do Sporting (não consigo lembrar-me de qual deles).
O Raúl Meireles tem de ser expulso antes do final da 1ª parte, por falta sobre Abel.
O Tomás Costa, caso o árbitro mantivesse o mesmo critério para as duas equipas, seria também expulso nos minutos finais da partida.
O penalty do Polga existe mesmo, tal como a falta que origina o 2º amarelo ao Veloso também existe.
Portanto, acho que é claríssimo que fomos prejudicados!

Como não sou ceguinho, também consigo vislumbrar todos os erros que apontaste, e mais alguns:
É ridículo continuarmos a defender as bolas paradas com marcação homem-homem. Se somos uma equipa baixa, essa devia ser a última opção... Já é tempo de PB corrigir isso e passarmos a defender à zona.
Apesar de não ter sido o caso de ontem, acho confrangedor o nosso melhor defesa-esquerdo ser o Miguel Veloso. Será que precisam de ajuda na prospecção nacional? Evaldo, Tiago Pinto, Alonso, etc.
O Polga é bom jogador. Mas não é nem nunca foi excelente... É inconcebível que faça parte da espinha-dorsal da equipa, tal como Moutinho e Liedson. Se joga mal, como tem acontecido, sai da equipa como os outros! Sinceramente, acho que todos nós nos conseguimos lembrar de 6 ou 7 golos sofridos por época em que ele podia ter feito mais.

Saudações Leoninas

PS- Não vamos branquear aquela arbitragem só porque não concordamos com o PB...

José Ribeiro disse...

Gostava que participassem na discussão à arbitragem portuguesa:

http://tm-toquemagico.blogspot.com/2009/09/corrupcao-ou-simplesmente-falta-de.html

Stall^ disse...

Falta evidente?

O Hulk devia estar com os oculos de mergulhador.

Zé Luís disse...

É pá, o hulk tem culpa de tudo, só ele ve amarelos por protestar e ser rasteirado - já Liedson protesta 1, 2, 3, 4 vezes e nada, chuta a bola com o jogo parado e nada, deve ser peixe... pstiga barafusta e nada, Moutinh pede amarelos mas so hhlk paga por isso.

o abel não dá uma trancada no Hulk para 2º amarelo, não calimeros, nada...

Valdemar disse...

Mais uma vez, como noutros lances:

estou-me cagando se efectivamente foi penalty sobre o Hulk, ou se ele se atirou para a piscina.

Não vou perder meio minuto que seja a ver imagens de trás para a frente a tentar fazer sentido da coisa.

Para já, este árbitro nunca devia ter sido designado para aquele jogo. O palhaço do patrão dos apitadores anda em guerra aberta contra o Sporting. Isto é óbvio.

Depois, importa salientar, que se fosse avançado do Sporting a cair da mesma maneira, o penalty jamais seria marcado.

Primeiro, porque era o Sporting.

Segundo, porque aquele penalty só seria marcado se fosse contra o Sporting, ou se fosse avançado do Benfica a atacar.

O resto é pseudo-especialistas de futebol a analizar toques no cabelo da perna do avançado e intencionalidade no cérebro do defesa. Aliás, a seguir, vão buscar casos até 1847 para ilustrar exemplos, que eu já vi o filme.

Esta merda está feita para o Benfas levar o troféu. 5 penaltys em 6 jogos, ajudam qualquer auto-carro a abrir as portas de fole. Parabéns. Venham agora falar em campeonatos ganhos com ajuda de penaltys do Jardel. E se usarem a argumentação que futebol atacante aumenta a hipótese de faltas na área, ao menos paguem direitos de autor.

Em relação ao jogo, própriamente dito, deu 1-0, podia ter sido empate, especialmente, porque o Prof. especialista em higiene oral se acagaçou, como de costume.

Agora, finalmente, com Polga na bancada, dê para não entrar nos próximos jogos a perder.

Tiago disse...

Paulo Bento escalou muito mal a equipa! Como é teimoso, não se lembrou que Polga anda uma desgraça e Tonel em boa forma, e ainda comete a parvoíce de colocar o Grimi em jogo. Foi por culpa própria que o Sporting não ganhou pontos, porque o Porto estava mal e não melhorou muito.

A falta que dá origem ao golo é evidente. Polga faz um carrinho e toca no Hulk, que se vê em imagens que fica com o pé torcido.

http://img39.imageshack.us/img39/2038/polgada.png

Também é evidente que o Raul Meireles devia ter sido expulso antes do fim da primeira parte.

Mas a culpa do Sporting ter perdido é claramente do Polga e do PB que escalou mal a equipa.

Mas como sempre há que atirar as culpas contra o árbitro que teve pouca influência nos lances capitais.

João Pedro Silva disse...

Caro Tiago:

Até sou capaz de concordar com a afirmação de que o árbitro teve pouca influência nos lances capitais.

Até dou de bandeja a afirmação de que o Sporting perdeu por culpa própria.

Agora não é possível negar que:

a) o Sporting perde dois jogadores por causa de cartões amarelos em faltas que não existiram;

b) esse dois jogadores não poderão dar o seu contributo em jogos próximos (o que no caso do Polga é uma bênção);

c) o árbitro não manteve o mesmo critério com o Porto, o que lhes poderia ter causado dificuldades adicionais;

Por tudo isto somado, é preciso ter a coragem de dizer que o Porto mereceu ganhar, mas não o fez sem a preciosa ajuda do árbitro, como aliás é costume.

P.S: Eu assisti ao jogo em pleno estádio do Dragão. Só lá é possível entender o tremendo condicionamento a que a equipa de arbitragem está sujeita, do princípio ao fim do jogo, com resultados visíveis no assistente do lado oposto ao da tribuna presidencial.

jamsilva disse...

"Até sou capaz de concordar com a afirmação de que o árbitro teve pouca influência nos lances capitais.
"
"o Sporting perde dois jogadores por causa de cartões amarelos em faltas que não existiram;"

em que ficamos?

Valdemar disse...

jamsilva,

ficamos em que, em caso de dúvida, assinala-se contra o Sporting.

Zé Luís disse...

"o Sporting perde dois jogadores por causa de cartões amarelos em faltas que não existiram".

Pois não, é tudo inventado. Até a invenção, um dia, teve de ser inventada.

Liedson era expulso porr protestar e chutarr a bola (fez "golo") com o jogo parado. Abel era expulso por 2º amarelo (falta sobre Hulk). Veloso e Polga fizeram faltas para amarelo.
Postiga sem amarelo porr protestar com o auxiliar (um fora-de-jogo).
Tonel retém a bola e impede um lançamento, mas nada de amarelo.
Liedson e tutti quanti protestam expulsão de Veloso, mas também não levam amarelo.
Descconffio que a CD da Liga vai pedir desculpa ao Paulo Bento, como Duarte Gomes terá dito a Miguel Veloso.

Ao invés, o Meireles leva amarelo na 1ª falta, na linha de meio-campo. O Tomás Costa leva amarelo na 1ª falta, supostamente por cortar a bola com a mão sem o ter feito, falta inexistente. Bruno Alves leva amarelo na 1ª falta (reage tarrdiamentte e dá em Moutinho).

Calimeros uma vez, calimeros sempre.

Deviam perguntar-se para que foi contratado Angulo, que "ocupa" ou o 10 de Matigol sem um gol ou o 8 de Moutinho, para não falar do puto chileno que devia jogar nos juniores.

E avaliar a ambição e sagacidade de Paulo Bento nas substituições.

Como se não baste o futebol "pior que cuspir na sopa" do Sporting.

Sempre disse...

POR UMA REVOLUÇÃO NO FUTEBOL EM PORTUGAL:
Revolucionar o Futebol profissional em Portugal, pela implementação de um novo modelo de gestão, financiamento e organização.

Petição em:
http://www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/

Valdemar disse...

Zé Luís,

a inscrição no programa novas oportunidades, já te valeu a entrega do Magalhães com ligação à internet.

Ainda bem.

É sempre bom assistir à alfabetização...

jamsilva disse...

"ficamos em que, em caso de dúvida, assinala-se contra o Sporting."

olha que existiram mtas jogadas em q me parece que não foi o scp q saiu prejudicado.

mas enfim o PB está mais preocupado c os árbitros do que em transmitir à direcção do scp que precisa de um Def. dir um Def. esq e já agora que tire o capitão polga que é responsável por 5 dos 12 golos sofridos. Alguns deles mt importantes.

enquanto isso os "scpinguistas" continuam a ir na lenga lenga da vitimização.

Zé Luís disse...

balde mar, fazes-me lembrar o homónimo da TVI. Debalde.

miguel_canada disse...

Arame farpado, só faltou dizer que a tua televisão é às risquinhas verdes e brancas com um colantezinho a dizer TMN!
Eu agora fiquei um bocado preocupado porque a tua opinião é diametralmente oposta às que li na imprensa, escritas por entendidos no assunto!
Agora vou ficar eternamente na duvida se hei de acreditar em ti ou nos analistas desportivos! LOOOOOL! :O)

miguel_canada disse...

Valdemar, numa coisa você parece estar correcto. Em caso de duvida f####-se o Sporting! Porquê? Por uma situação que voces proprios criaram e são reincidentes!
A choradeira tem limites e quando vocês perceberem que tal como o Porto e como o Benfica e restante pelotão, toda a gente é gamada e beneficiada na mesma medida pela incompetência geral da arbitragem nacional, talvez se tornem homenzinhos e se façam à vida! Quem vem arruinando o Sporting, lentamente é Paulo Bento que é um treinador medíocre, limitado e muito pouco humilde que tem mantido o tacho à pala de ir ficando à frente do Benfas e pelo Sporting não ter um tostão para contratar um gajo melhor do que ele!
Paulo Bento não foi capaz de criar um esquema estável para a equipa se manter produtiva e ganhadora muito menos um alternativo, não foi capaz de valorizar jovens talentos como Miguel Veloso e João Moutinho que se tivessem sido "criados" no FCPorto já estariam há muito a jogar num gigante europeu, e permitir ao Sporting encaixes financeiros que permitam manter o clube competitivo! Não foi capaz de atrair Hugo Viana para o regresso ao Sporting,(será o Braga mais apelativo?), e que jeito não daria, não reparou em Varela que estava ali ao lado, na amadora, e que lhe permitiria mais elasticidade táctica, encostou o Matigol para por o caco espanhol, encostou o caco espanhol para meter o Matigol outra vez!!!Poe o Grimi (parado há 7 meses) a marcar o Hulk e a culpa é dos árbitros???

Valdemar disse...

miguel_canada,

tudo o que diz já foi esmiuçado e comentado noutros posts anteriores.

Não me vou repetir.

Neste, que falava de arbitragem vs sporting, a minha opinião já ficou ilustrada.

Em relação à gestão do plantel, isso já foi comentado em posts anteriores. Se quiser, vá ler.

Exemplo, isso do Varela, que hoje TODO o pseudo-comentador desportivo aponta no quadro de fracassos Sportinguista e mais especificamente, de Paulo Bento, era um gajo de quem ninguém dava nada quando estava no estrela. Agora foi para o Porto, e toda a gente sabia há muito tempo que ele ia ser jogador.

É como saber os números do Euromilhões ao Sábado. A esses iluminados eu mando pó caralho.

Eu digo antes, que o Djaló marcou pelo Sporting golos de maior qualidade técnica e importância para a equipa neste início de temporada, do que os do Varela.

OiluT disse...

Porque não concordamos com a opção da RTP em retirar o épico Domingo Desportivo da grelha de programação.

Assinem a petição para o seu regresso.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N374

Ajudem na divulgação através de sites,facebook, twitter, blog´s, amigos, etc