domingo, agosto 30, 2009

Coragem ou o rabo entre as pernas

DESCULPA-ME. A curva perfeita de 180 graus, desde as declarações de pré-época na Academia - "partimos à frente", ouvia-se aos jogadores nas conferências - até ao recuo com o rabo entre as pernas consumado ontem por Paulo Bento, o líder: "O Sporting não tem dinheiro para competir com o Benfica e o FC Porto". Quatro temporadas depois - ou seria melhor dizer 15 anos depois? - é neste ponto que estamos. O mesmo.

Paulo Bento diz que a pressão é grande, mas parece que ele próprio já não aguenta a pressão. Só assim se entende que tenha recuperado as estafadas desculpas do orçamento e da juventude do plantel. "O Sporting tem lutado com adversários com orçamentos superiores, que têm gasto muito mais e têm conseguido alguns objectivos. E são muitas as limitações!", afirmou ontem, antes de sublinhar que "não é fácil para uma equipa com gente jovem lutar contra esta pressão". Barbosa, amigo, o Bento está contigo.

Pergunto-me, honestamente, o que é feito da promessa de JEB - acabar com o discurso das contas e do coitadinho - e até quando a desvalorização da formação vai servir de rede de salvação para determinadas incompetências. Acabe-se de vez com a Academia e contratem-se todos os derleis em fim de contrato deste mundo.

E, já agora, não convém perguntar até que ponto as constantes referências à incapacidade para contratar qualidade influenciam a moral das tropas?

Alguém acredita que o pior arranque do Sporting em 75 anos de competições oficiais se deve em exclusivo à pobreza da conta bancária? Não, niguém acredita. Nem quem está lá dentro, certamente. Principalmente porque, dos quatro adversários, só a Fiorentina ostenta maior riqueza.

Todo este discurso da vitimização é, aliás, um disparate pegado. O Sporting tem hoje uma equipa tão jovem assim? Com que atletas conta Jesualdo Ferreira, afinal?

Falcão tem 23 anos, Hulk também, Rodriguez idem. Entretanto, o tridente mais utilizado até agora por Paulo Bento é composto por Liedson (31), Postiga (27) e Matias (23). Ontem na Figueira da Foz o onze titular do Porto contava 25,2 de média de idades. Tirem-se Mariano e Varela pelos prováveis titulares Rodriguez e Hulk e a média seria de 24,9. Na quarta-feira, em Florença, um Sporting de recurso contava 24,09 de média de idades. Com Postiga em vez de Djaló teria sido de 24,5.

Como se vê, dificilmente a juventude pode ser um argumento de peso. A não ser que estejamos a falar dos treinadores. Aí, sim, a experiência de Jesualdo tem sido, aparentemente, uma vantagem.

VARICELA. Foi dispensado por não servir os interesses do Sporting. Livre. Imagino que é mais um daqueles casos de atletas sem mercado, uma doença muito comum em Alvalade. Agora que até marca pelo FC Porto, vai-se dizendo do Sporting que sofre por não ter extremos no plantel.

Rochemback regressa ao Brasil e, tal como Varela, deixa o clube sem que o clube receba um único euro à cabeça.

Desde o Verão de 2006 foram embora Rochemback, Romagnoli, Derlei, Tiuí, Ronny, Purovic, Stojkovic, Celsinho, Miguel Garcia, Carlos Martins, Custódio, João Alves, Tello, Paredes, Farnerud, Douala, Ricardo, Deivid, Nani, Rogério, Beto, Sá Pinto, Luís Loureiro, Pinilla, Silva, Paíto, Edson, Wender, Hugo, Varela.

São 30 jogadores. Saíram 21 por rescisão, sem custos para os clubes que os contrataram e portanto sem retorno para o Sporting. Acresce que Ronny, Stojkovic e Purovic vão aparentemente pelo mesmo caminho.

Em três anos e 30 atletas, só geraram receitas Carlos Martins, Custódio, Douala, Ricardo, Deivid e Nani.

Presentemente, há 5 milhões de euros empatados em Ronny, Tiui, Celsinho, Romagnoli, Purovic e Stojkovic, conforme lembra A Norte o Leão de Alvalade, num texto que vê as coisas pela perspectiva certa: o que se gasta é tão importante como a receita que (não) se tem.

O que faria Pedro Barbosa agora com 5 milhões?

OBTUSO. Uma contratação aparentemente inteligente, a de Angulo, mas, na verdade, impossível de avaliar com rigor. O que vale nesta fase da carreira? Para quê seis avançados? Por quê Caidedo, então? Para quando laterais?

kovacevic

13 comentários:

BAD-RELIGION disse...

Falcão? o do Futsal ? o do Porto chama-se Falcao...

BAD-RELIGION disse...

Angulo com 32 anos? e o Varela é dispensado? duvido muito que ele venha ganhar menos do que o varela ganhava... a politica de contratações/dispensas no Sporting é bastante duvidosa/criticável. A sorte é que ainda vão formando bons jogadores saídos das camadas jovens...

JLC disse...

1- A politica de contratações/vendas do sporting não é famosa.

2- O Varela não fez mais pelo porto do que o Djaló já fez em alvalade. E o Djaló é uma merda.

3- Fizeste a análise partindo do principio que Purovic, Ronny e Stoj já tinham saido. Isto é verdade?

De qualquer maneira estas frases não fazem sentido.

"São 30 jogadores. Saíram 21 por rescisão, sem custos para os clubes que os contrataram e portanto sem retorno para o Sporting. Acresce que Ronny, Stojkovic e Purovic vão aparentemente pelo mesmo caminho."
"Em três anos e 30 atletas, só geraram receitas Carlos Martins, Custódio, Douala, Ricardo, Deivid e Nani."


4- Se a dispensa do Roca não é grande coisa, a sua contratação foi pior. Considerando o que ele ia receber em ordenados no proximo ano, é o menor dos males.

Se é verdade que "o que se gasta é tão importante como a receita que (não) se tem." também é verdade que o que (não) se gasta é tão importante como a receita que se tem.

5- Tenho quase a certeza que o Beto não rescindiu. Numa pesquisa rapida li que o Bordeus pagou 1M por ele. Não procurei nada oficial.

6- Obviamente que a idade não é o unico problema. No entanto, a teoria de que o problema está todo na falta de dinheiro é tão estúpido como dizer que a diferença de orçamentos não é enorme e que não garante uma muito maior facilidade a criar equipa.

Quantos jogadores compra o porto que nunca chegam a jogar um terço dos jogos que fez o Purovic?

O que faria a SAD do porto com o dinheiro que temos? Teriam ido buscar um Rodriquez ou um Hulk?

O que fez o experiente Jesualdo nos clubes anteriores? Porque? Porque os clubes não tinham dinheiro para lhe dar a equipa que lhe deu o Pinto da Costa? No sporting o Jesualdo teria os titulos que tem hoje?

"Falcão tem 23 anos, Hulk também, Rodriguez idem."

Quanto dinheiro está aí Kova? Quanto custou a defesa do sporting? Sem ir procurar, tenho a impressão que não pagamos um euro para a contratar.

Patricio, Andre Marques, Pedro Silva, Carriço, Polga.

Quanto custou o meio campo?

Moutinho, Veloso, Vuk, Matias.

Quantos custaram os avançados todos juntos? Impressão minha ou destes só o postiga foi pago?

Djalo, Saleiro, Liedson, Postiga, Caicedo, Angulo


Achas mesmo que o Paulo Bento tem obrigação de fazer o mesmo que o experiente Jesualdo?


7- Incluis nas 30 saidas jogadores como Celsinho, Miguel Garcia, Carlos Martins, Custódio, Rogério, Beto, Sá Pinto, Paíto, Varela.

É certo que pouco recebemos por eles. Mas quanto gastamos?

Muitas destas não são o mesmo que fez o Porto com ivanildo, bruno gama e muitos outros? Não é o mesmo que ambos os clubes fazem com muitos jogadores que nunca chegam a jogar na equipa principal?

A diferença não é o Sporting ser obrigado a jogar com jogadores tão fracos como paito e garcia?

kovacevic disse...

2 - O Varela tem um mês de FC Porto

3 - As frases não fazem sentido porquê? O Sporting está a tirar rendimento de Purovic, Stojkovic e Ronny? Ganhou dinheiro com a venda deles? O mercado fecha segunda-feira.

4 - não é a dispensa do Rochemback, como acto isolado, que está em causa

5 - Admito que existam erros pontuais na análise porque também eu não fui ver os documentos oficiais

6 - Nunca escrevi que a diferença de orçamentos não é enorme e que não garante uma muito maior facilidade a criar equipa.

Claro que sim.

O que digo - e repito - é que com este plantel é possível fazer melhor.

E acho inaceitável a quantidade de vezes que o treinador, o director desportivo e o presidente de vezes já vieram a público sublinhar essas diferenças de orçamento com apenas um mês de competição.

O que faria a SAD do FC Porto com o orçamento do Sporting?

Deixa-me responder à bentista: ninguém pode garantir que outro treinador faria melhor do que paulo bento, não é? Da mesma forma, ninguém pode garantir que outra SAD faria pior do que esta com o mesmo orçamento.

Quando falei em Hulk, Falcao e afins estava a referir-me à idade.

Espero que percebas isso.

7 - Mas o Paíto e o Miguel Garcia alguma vez foram titulares absolutos do Sporting? Sejamos sérios, ok?

Nesse grupo de 30 jogadores há casos muito diferentes uns dos outros.

Tens o Paíto, e outros como ele, que nada custaram e nada renderam (em dinheiro).

Mas tens exemplos menos positivos.

O Rogério: era capitão do corintians, vem para a europa, é titular dois anos, joga uma final da taça uefa e regressa ao brasil desvalorizado. Como?

O Romagnoli não tem mercado?

O guarda-redes titular da Sérvia, com experiência de liga espanhola, não tem mercado?

O Rochmeback não vale nem sequer 1 euro?

O dossiê do Tello foi bem gerido?

Achas que o Douala não valia mais de 1 milhão?

Tu próprio reconheces: a política de contratações/vendas do sporting não é famosa.

E é isso mesmo que eu acho.

JLC disse...

2. Já vi o suficiente do varela, para saber que se o venderem por alguma coisa, será um milagre como o que fizeram com o Cissocko. Milagres que o sporting realmente não consegue fazer.

Não vale mais para o porto, do que vale um Saleiro para o Sporting. A solução mais barata, para um lugar no plantel que pede muito pouca capacidade.

3. As frases não fazem sentido porque ainda não podes dizer que não tivemos retorno financeiro com Puro, Stoj e Ronny. É provável que isso venha a acontecer, mas não aconteceu.

6. O ano passado não ficamos muito longe do porto. Eu sei que isto são merdas, e que interessa é o caneco no fim. Mas olhando para o plantel do porto e para o do sporting, não achas que se o Paulo Bento fosse pior que o Jesualdo e se a direcção do Porto fosse tão superior à do Sporting, tinham ganho o campeonato com muito maior facilidade?

E eu sei que quando falaste nesse trio falaste em idade. Mas convenhamos que um trio de 23 anos, onde o mais barato custou aproximadamente 4M não é o mesmo que ter uma defesa jovem (exceptuando o Polga) que foram formados em alvalade ou contratados sem clube.

7. O Garcia foi. Na altura em que a alternativa era o Mário Sérgio.

O Rogério foi o melhor lateral do sporting dos ultimos... muitos anos. Um grande profissional. Custou-me vê-lo sair, e vê-lo chorar quando, depois de sair lesionado, passou pela Juve. Veio de borla, e de borla foi. Mas nunca chegou a ser treinado por Paulo Bento. O presidente era o Dias da Cunha, e o Barbosa também não estava cá.

Se é um bom exemplo da má politica do sporting, não é nada que se possa cobrar a quem agora lá está.

O Romagnoli tinha de ter sido vendido por alguns milhões, sem duvida.

O guarda redes da sérvia, depois dos jogos em espanha em que ganhou experiencia, já conheceu as bancadas de alguns estádios espanhois porque nem no banco sentou. Esse mesmo guarda redes teve problemas disciplinares em todo o sitio por onde passou. Tentou agredir um membro da equipa técnica do sporting. Saiu a meio de um treino de um clube em que estava à experiencia.
Parece custar a muitos sportinguistas, mas este tem a carreira queimada. E não interessa dizerem que é um guarda redes fora de série, porque a maior parte dos que o dizem, não o viram fazer mais de 5 ou 6 jogos, onde teve culpas nalguns golos. Stoj é apelativo à maioria dos adeptos apenas por uma coisa, que nada tem a ver com as suas capacidades. O Bento não gosta dele, o que hoje em dia é a maior das virtudes que um jogador do sporting pode ter.

O Rochemback vale mas, não havendo interessados agora, acho que é preferivel liberta-lo agora e poupar mais de 1M de euros em ordenados, do que tentar vende-lo daqui a um ano (como suplente).

O que se devia ter feito com o Tello foi o que agora se fez com o Pedro Silva. A direcção foi/é criticada em ambas as situações.

Acho que o Douala não valia mais que 1M.

Repórter H disse...

A estratégia do Sporting relativamente à gestão dos passes dos seus jogadores não é boa nem má, porque simplesmente ela não existe!

Dar sistematicamente jogadores (porque na prática é disso que se trata) é ridículo.

Dar sistematicamente jogadores e depois vir dizer que não há dinheiro é fazer de todos nós parvos!

Leão de Alvalade disse...

Kova:
Obrigado pela referência ao “ANorte”.

O orçamento é suficientemente grande para se esconder atrás dele muita incompetência. JEB dizia no inicio da época que o Sporting não contrataria muitos jogadores porque isso seria um insulto para os que já lá estavam. Uns dias depois e 180º ao lado vem pedir desculpas porque não teve tempo para angariar fundos para contratar mais e melhor. Patético e grave, uma vez que estávamos na véspera da eliminatória com os italianos. Como se lê isto no balneário? O discurso do presidente abriu a porta à desculpabilização de PB. É ouvi-lo falar agora. O Sporting não perde os campeonatos há 4 anos por causa dos jogos com os que têm mais mas o inverso.

O que é uma equipa jovem afinal? O Sporting, em média, é o quinto mais jovem da Liga. Mas os seus jogadores, jovens ou não, sobretudo os habituais titulares, têm mais jogos de I Liga que grande parte dos adversários e especialmente os menos abastados. O mesmo se podia dizer da sua experiência na CL em relação aos italianos. Como repetidamente tenho afirmado, e limito-me a fazer uma constatação, são os jogadores jovens que suportam o futebol do clube. São eles que têm feito a diferença, excepção feita a Liedson. As “contratações cirúrgicas” só têm feito engordar a massa salarial e os próprios e não têm contribuído como se esperava com o acréscimo de maturidade e experiência.

É estranho que não se ponha em causa a liderança técnica. Não é possível jogar melhor o que o se vem fazendo há anos? Afinal de que nos serve a tão propalada estabilidade se o futebol e os seus resultados parecem regredir de ano para ano? Quem vê aquele grupo jogar pela 1ª vez alguma vez descortinará que é treinado pelo mesmo técnico há 4 anos e é praticamente o mesmo do ano passado? A escolha dos sectores a reforçar por parte do tecnico também merece análise. A defesa dá garantias? Quantos pontos se perde com Patricio? O caracter messiânico de Stojkovic não vem das suas qualidades ou defeitos, antes do reconhecimento implicito que precisavamos de melhor.

Angulo? A contratação foi anunciada como contratação relâmpago. Veremos onde vai estalar o trovão.

Não acredito que seja um jogador barato. Seguramente mais caro que Veloso, Carriço e eventualmente Djaló. Não será vendável, pelo que os vencimentos que forem pagos só poderão ser ressarcidos pelo rendimento desportivo.

Quantos jogadores nesta fase da carreira nos recordamos de terem constituído uma mais-valia para os seus novos clubes?

Mas esta contratação representa a satisfação de que necessidade do plantel? É este o substituto de Izmailov? Mas então não estava o jogador dispensado pelo seu clube e a treinar à parte? Porque se esperou tanto tempo?

kovacevic disse...

boas perguntas

JLC disse...

"O Sporting não perde os campeonatos há 4 anos por causa dos jogos com os que têm mais mas o inverso."

O Sporting... O Porto... O Benfica... Isso não é argumento, é uma banalidade. Se em 30 jogos, 26 são contra equipas com menos dinheiro... É contra elas que se perdem e ganham campeonatos.

Ter mais dinheiro representaria ter mais capacidade para ganhar o máximo possivel desses 26 jogos.

Curiosamente ou não, olhando para a 5 ou 6 primeiros classificados do ano passado, estão mais ou menos ordenados pelos orçamentos que estiveram. Um dos poucos que não está no respectivo lugar é o sporting, que tem o terceiro orçamento mas o segundo lugar.

"Quantos pontos se perde com Patricio?"
Perde menos pontos do que os laterais, de certeza. Neste momento, deve ser dos 3 ou 4 jogadores em melhor forma no nosso plantel.

Tinhamos perdido a champions na primeira mão se não fosse ele, por exemplo.

"Não acredito que seja um jogador barato. Seguramente mais caro que Veloso, Carriço e eventualmente Djaló. Não será vendável, pelo que os vencimentos que forem pagos só poderão ser ressarcidos pelo rendimento desportivo."

Não vejo de onde saltam os nomes Carriço e Djaló. Se o Djaló for dos que mais recebem no nosso plantel, então claramente estamos com muitos problemas no clube. E duvido que em algum clube do mundo, se desse mais dinheiro a um central que há pouco saiu das camadas jovens do que a um jogador com carreira feita em espanha...

No dia em que os jogadores formados no clube comecem a receber como principes assim que saem da academia, mais vale vende-la e começar a comprar mais brasileiros.

"Quantos jogadores nesta fase da carreira nos recordamos de terem constituído uma mais-valia para os seus novos clubes?"

Acosta e Peter Schmeichel ouviram a mesma coisa quando cá chegaram.

"Mas esta contratação representa a satisfação de que necessidade do plantel?"

Gostava de o ver jogar primeiro... Se estiver em forma, representa a necessidade de ter um avançado bom ao lado de liedson.

Leão de Alvalade disse...

JLC:
Uma grande banalidade é resumir o fracasso a uma questão de mais oou menos dinheiro. De quanto mais precisava o Sporting para, ter ganho o ano passado (6ª jornada se não estou em erro) em Paços, à altura a pior defesa da prova, que tinha encaixado golos com todos os adversários? O Sporting não jogou nada, ninguém me disse vi eu.

De quanto mais precisava o Sporting para não ter perdido com a Académica 4 pontos em 6 possíveis? E podiamos continuar.

Fosse esta a mentalidade nunca seríamos mais do que um clube feito para os homens terem justificações para darem às mulheres.

Veloso, Moutinho e Djaló já ha muito que sairam da Academia, embora seja uma boa desculpa imaginar que começam de novo todos os anos. O Moutinho até pelo contrário, regride a cada ano. Obviamente que o treino e a forma como é utilizado nada contam para isso.

Desejo que Angulo sgnifique algo parecido com Scmeichel, já Acosta não. É que ninguém lhe dará o ano de avanço que teve o argentino. E Estamos a falar de joagdores com carreiras mt diferentes da do espanhol.

Não me parece que venha para jogar a avançado. Se assim for, a minha solidariedade. É de longe a pior posição para jogar no Sporting de PB. Fala-se muito na má forma de LIedson ou de Postiga. Sintomáticamente não falham golos. A bola essa é que não chega lá. Veja-se os golos marcados pelo Sporting: Twente e Nacional na pb.
Fiorentina: ressalto de remate de Marques faz golo Vukcevic. Golo de Moutinho de livre. Isto devia dizer alguma coisa.

Mas provavelmente são apenas questões tão banais como o futebol do Sporting. Haja quem goste e ainda se sinta abençoado pelo divino espirito santo.

Leão de Alvalade disse...

Faltou, na resenha dos golos, o de Velosom de fora da area.

JLC disse...

Quem eu disse que tinha acabado de sair da academia foi o carriço, que tu lembraste de mandar para uma conversa sobre o ordenado do angulo, ainda não sei porque.


Viste a primeira mão com a fiore?

Vais-me dizer que o liedson não falhou dois golos fáceis? Ou foi a bola que não chegou lá? Quantas vezes esta época o liedson não teve arranque para driblar um defesa? Quantas vezes em vez de passar a bola se meteu a fintar no meio de 3 ou 4 adversarios?

Não está em má forma?


O super djalo também conseguiu falhar a bola à entrada da pequena área, em italia. Na altura pensei que era por ser coxo, estou agora a perceber que a bola é que não chegou lá.

JLC disse...

38 minutos.

O Djalo já falhou alguns 20 passes e o liedson já perdeu pelo menos 4 vezes a bola por tentar fintar em vez de passar.


Mas a bola é que nao chega la