quinta-feira, agosto 05, 2010

Braga e Horta

Celtic 2 x 1 Braga Não houve inferno na Escócia, não houve massacre, nem nada que se pareça. Foi uma exibição serena do Braga, com Alan em grande destaque, que matou a eliminatória logo aos 20 minutos, através de uma de muitas danças (e assistência) de Alan para Paulo César. O Celtic tinha que marcar 5, mas Mário Felgueiras limitava-se a agarrar cruzamentos, enquanto também Matheus causava pânico na defensiva contrária. O Celtic ainda deu a volta ao marcador, mantendo o seu impressionante registo caseiro, mas o Braga ficou com o sonho.

Queiroz incompetente Como sabemos, vários media já terminaram o julgamento ao seleccionador nacional, com base no artigo que define que constitui contra-ordenação "A obstrução, a dilação injustificada, a ocultação e as demais condutas que, por acção ou omissão, impeçam ou perturbem a recolha de amostras no âmbito do controlo de dopagem". Já desconfiava que seria difícil esse enquadramento. Ontem Luís Horta confirmou-o: "A equipa chegou às oito da manhã e os atletas começaram a ser controlados a partir das 08:15". Aparentemente, Queiroz não impediu nem perturbou a recolha de amostras. Sílvia Freches,do DN, uma das grandes informadoras sobre o processo já abre a possibilidade de um eventual castigo ser apenas relativo a injúrias. E descobriu que o que nos foi vendido como uma "mera formalidade" ou "pro forma", se transforma num processo que termina, na melhor das hipóteses, no fim do mês, dois ou três dias antes do início da qualificação para o Europeu. Uau.

master kodro

3 comentários:

Ricardo disse...

Parabéns ao Braga!

Acho que um dos elogios que se pode fazer a esta equipa é que já nem houve grande espanto no facto de ter eliminado o Celtic; acho que isso diz muita coisa da evolução do clube e do aumento de expectativas que o Braga criou em seu redor (tanto nos seus próprios adeptos como nos adeptos adversários).

Mas, apesar da pouca exaltação deste feito por blogues, imprensa, televisões, há que destacar uma eliminatória que esteve desde sempre controlada e dominada pela equipa bracarense. Se, em Braga, os 3-0 foram a expressão normal de uma equipa melhor (mesmo que os golos tenham todos surgido de bolas paradas), em Glasgow vimos uma equipa personalizada impor-se num ambiente bastante hostil (ainda assim, menos do que no passado) com categoria, classe, qualidade de jogo.

Ao Braga, olhando os 5 possíveis adversários, interessa fugir a Sevilha e Tottenham, diria. Todos os outros - Bremen, Zenit, Ajax - parecem-me equipas com as quais os arsenalistas se baterão de igual para igual.


Quanto à novela Queiroz, já não sei o que pensar. Gostaria que os responsáveis pelo futebol em Portugal, em vez de passarem os dias, semanas, meses e anos em lutas de galarotes, pensassem realmente nos interesses do nosso futebol. E, a propósito disso, já não falta muito para começarmos a qualificação para o Europeu. Avisem lá esse pessoal disso, se fizerem favor, que eles parecem não estar a par. Ou estão e não querem saber.

Infante disse...

Ricardo, estamos a falar do mesmo Werder Bremen que teve 3 jogadores na selecção da Alemanha no Mundial, entre os quais 2 titulares, Mertesacker e Ozil? E ainda tem Pizarro, Frings, Arnautovic e um jovenzito muito jeitoso chamado Marko Marin. Não sei se serão assim tão inferiores a Sevilla e Totenham.

O Braga está a crescer bastante, de facto. No entanto, acho que esta eliminação do Celtic ainda deve ter sido vista com alguma surpresa fora de Portugal; o Braga ainda não tem assim tanto nome lá fora. Mas está a construi-lo. Grande projecto do António Salvador. Gostava que, por exemplo, a Académica conseguisse começar um projecto assim, não para chegar ao nível do Braga, mas pelo menos para começar a atacar as competições europeias e crescer em dimensão. Acho que têm capacidades para isso.

Em relação ao "massacre" esperado de que o MK fala... então o pessoal não andava a bater nos jornalistas precisamente por estes darem a entender que o Braga já estava praticamente na fase de grupos e tal? E que ia ser horrivelmente difícil lá chegar, novo modelo do Platini, blá blá? Preso por ter cão...

master kodro disse...

O "massacre esperado" foi prometido pelo novo treinador do Celtic, infante.