domingo, outubro 11, 2009

Esqueçam a calculadora, preparem o champanhe

Portugal está neste momento no mesmo lugar em que, atrás da Polónia, se qualificou para o Euro 2008. Diferença: dificilmente vai ser preciso esperar pelo apito final da última jornada da qualificação para confirmar o segundo posto no grupo. Que foi o que obtivemos após empatar a zero, no Porto, frente à Finlândia.

Não, a França não é um adversário possível no play-off, se lá chegarmos. Os quatro prováveis são Ucrânia, Eslovénia, Bósnia e República da Irlanda.

Mera curiosidade: a Polónia ocupa a quinta posição no seu grupo, atrás da Irlanda do Norte.

kovacevic

28 comentários:

BAD-RELIGION disse...

Ainda faltam 3 jogos... acho que é muito cedo para champanhe.

kovacevic disse...

sugiro-te que esclareças no dicionário o significado do termo preparar

quando faltavam o dobro, ou mais, dos três jogos que agora faltam, a selecção foi dada como morta

kovacevic disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nm disse...

Já faltavam as comparações. Já agora, quando terminou o último jogo da fase de preparação, Portugal estava apurado. E Portugal, ganhando quarta-feira, tem ainda que jogar o "play off". Estamos mais perto da África do Sul, mas ainda não estamos lá. Como qualquer bom português, espero lá estar, mas não abro já o champanhe.

Já agora que falamos da Polónia, é bom notar também que a Sérvia, que ficou atrás de nós, já está apurada.

rui disse...

Sim, mas nesse grupo passavam os dois primeiros. Ou seja, apenas por um capricho das regras de apuramento é que não estamos apurados...no fundo estamos no mesmissimo lugar que estavamos à dois anos...MAS com a "agravante" de estarmos a jogar bom futebol...


Ruibonga

Sérgio_alj disse...

Não estamos no mesmo lugar de à 2 anos, não!!

Em 2008, bastava o 2º lugar, este ano seria preciso o 1º!!

Em 2006, só o 1º dava lugar directo. Scolari e seus muchachos não falharam!
Em 2008, os 2 primeiros lugares entravam directos. Scolari e seus muchachos não falharam!
Em 2010, só o 1º lugar dava entrada directa. Queiroz e seus muchachos falharam!!

No entanto, ainda há esperança (eu tenho) e vamos ao playoff!

Playoff - Só no dia 16 de Outubro é que a FIFA divulgará o ranking ACTUALIZADO e pelas minhas contas, a Ucrânia poderá chegar-se perto de Portugal ou mesmo ultrapassar-nos!!

Portanto ainda é muito cedo para Ucrânias, Eslovénias (ou Eslováquia), Bosnias ou Irlandas!!

O lugar de cabeça-de-serie ainda não está entregue!!

kovacevic disse...

!!

!!

!!!!

rui disse...

O que interessa é conseguir o apuramento...então pk é que dizem ke o queiroz falhou?? Ha coisas que nao se percebe...


Ruibonga

SamM disse...

Pois é... e a Sérvia que pôs a França na mesma situação que nós provavelmente estaremos, só por acaso tinha ficado atrás no Portugal... Mesmo a pópria Finlândia têm mais pontos que Portugal nesta altura e na anterior qualificação tinha ficado em quarto no grupo.

Por isso vir com esses argumentos, quando Portugal demonstrou inuemras dificulades no seu conjunto, tentando fazer crer que Queiróz fez um bom trabalho, melhor que o de Scolari parece me de todo injusto. Ainda é muito cedo para se tirarem conclusões sobre essa matéria.

Quanto ao futuro, tal como ontem, Portugal esperava por um milagre para se apurar, e nesse sentido também é muito fácil deitar tudo a perder nos supostos 3 jogos que faltam...

rui disse...

Que milagre é que portugal esperava?? A suecia nao ganhar na dinamarca era um milagre??desde quando?


Ruibonga

kovacevic disse...

não se trata de comparar queiroz e scolari, trata-se de lembrar que a última fase de qualificação também não foi, longe disso, um passeio.

quanto a milagres, estamos a falar de quê? a dinamarca ganhar em casa à suécia? portugal ganhar em casa à hungria? não percebo qual é o milagre.

a próxima jornada é com malta.
será milagre ganhar?

Francisco disse...

Vitória importantíssima! E que óptimo que temos boas chances de estar no Mundial! Será uma grande alegria se conseguirmos!

Mas desculpem, trata-se de comparar, sim. Claramente! Que não foi um passeio a anterior, sabemos todos. Mas por ter sido fraca a última, esta já tem justificação de ser também? Além do mais, muito do que se diz aqui neste post é bastante despropositado mesmo. Tem um tom de "nós é que estavamos certos" e de defesa a todo o custo de Queiroz. Faz lembrar bastante os defensores acérrimos de Scolari na sua época, cuja postura era muito criticada por aqui. Só algumas observações:

1º Está-se a comparar com um grupo de uma classificação que nada tinha em comum e que nem era para a mesma competição.

2º Mesmo ganhando o próximo jogo não vamos estar logo no Mundial! O segundo lugar dava classificação para o Euro. Quando acabou o último jogo do grupo, estávamos classificados. Para o Mundial, não. Quando soar o apito final do jogo contra Malta, não vamos estar classificados! Falar-se em champanhes é extremamente precipitado e até perigoso...

3º Vir falar da posição actual da Polónia só tem mesmo por objectivo comparar com o trabalho de Scolari e defender o de Queiroz comparativamente. Antes de tudo, em dois anos as coisas mudam. Faz tanto sentido quanto lembrar que do "fraco" grupo de 2006, a Rússia, que acabou em 3º e a quem demos 7 a 1, dois anos depois estava a classificar-se no seu grupo para o Euro, eliminando pelo caminho nada mais nada menos que a Inglaterra.

4º E se realmente se vai entrar numa de comparações, o mais honesto é fazê-lo com a mesma competição, não é? Então, na classificação para o Mundial de 2006, classificamos-nos directamente, sem o mínimo sobressalto e com bastante antecedência. Campanha notável: nenhuma derrota, 35 golos marcados e 5 sofridos. E lembro-me de que muita gente desvalorizou o grupo e o trabalho realizado, dizendo que era fraco e não fizemos mais que a obrigação.

E, há que ser dito: que contraste neste post com os da época de Scolari! Nessa altura, com classificações directas sempre, com finais, meias-finais e quartos-de-final, o tom aqui era de crítica bastante dura e de consenso de que o trabalho do técnico não era satisfatório. Agora, rejubila-se com uma possível (praticamente certa) ida a uma repescagem? Onde é que estão os mesmos critérios?

Jorge disse...

Eu nao vi todos os jogos de Portugal nesta qualificacao ja que perdi os dois jogos com a Suecia, mas so vi dois milagres, a vitoria da Dinamarca em Portugal e o empate de Dinamarca com Portugal no segundo jogo.

JNF disse...

"O que interessa é conseguir o apuramento...então pk é que dizem ke o queiroz falhou?? Ha coisas que nao se percebe..."

Ó Ruibonga, mas desde quando é que já estamos apurados? Realmente, "ha coisas que nao se percebe..."

Sérgio X disse...

E pronto, uma vitória clara (com uma exibição miserável) sobre a potência que é a Hungria e Queiróz já faz melhor do que Scolari.
Estranho a "mera curiosidade" não referir a facilidade com que a Sérvia se qualificou quando tinha sido eliminada anteriormente.
O que me surpreende ainda mais é haver pessoas com o Ruibonga que vêem esta selecção a jogar bem. Não sei que jogos andaram a ver durante a qualificação mas eu só vi duas boas meias-partes em cada um dos jogos com a Dinamarca, o resto foi uma pobreza tremenda.
Continuamos a depender de nós mas não sigam o exemplo da boa imprensa que Queiróz tem para passar a ideia que o péssimo trabalho que ele realiza por onde passa, se deve apenas ao azar.

Não jogamos um caracol e tb tivemos a nossa dose de sorte como contra a Albania mas espero que nos consigamos qualificar para, com a devida preparação, evitar fazer a triste figura de 2002.

nm disse...

Assino por baixo tudo o que disse o Francisco. O que destoa no 442 é a complacência com que se trata Queirós quando comparada com a inclemência face a Scolari. Agora que todos queremos o mesmo, disso ninguém duvida.

Já agora, caro Rui, grave é esse discurso que estamos a jogar pouco futebol. Se há coisa que Queirós tem percebido nos últimos jogos é que mais vale jogar mal e ganhar que jogar bonito e perder.

nm disse...

Já agora, porque é justo, assino também por baixo o que disse Sérgio X.

Luciano Rodrigues disse...

Mas será que se um gajo gostava do Scolari, tem de odiar o Queiroz, e vice-versa?

Eu não gosto particularmente de nenhum dos dois. Mas Scolari fez trabalho dentro do seu estilo (resultados acima de tudo) sem deslumbrar (nunca nos superámos, sempre batemos os outsiders mas acima disso nicles, mas atenção, há muito mérito nisso, quando foi 50/50, demos-lhes sempre na tarraqueta).

Queiroz tem estado a fazer um trabalho diferente, a selecção está num período complicado (que se vem agravando desde 2004 de ano para ano) em termos de recrutamento (não há guarda-redes nem lateral esquerdo e só agora há avançado), a selecção começou com Carvalho e Ronaldo lesionados, fez uma exibição de sonho com a Dinamarca em casa que com um azar como nunca vi perdemos (por acaso já vi, a mesma Dinamarca ganhar 4-1 ou 4-2 à Nigéria no Mundial 98 depois de uma exibição de sonho dos africanos), começou a haver algum nervosismo, começou a pedir-se o mundo e a lua a Ronaldo, etc e tal.

Neste momento não me parece que não ganhemos a Malta (dê lá por onde der, ganha-se!). Depois vem o play-off e se formos confirmados cabeças de série nenhum dos 4 oponentes é obstáculo num play-off a duas mãos. Se fosse um só jogo poderia ser perigoso, a duas mãos não há hipótese. Depois vem o Mundial, nós vamos de garimpa baixa, a imprensa e opinião pública têm a selecção desacreditada e tenho um feeling que indo lá nestas circunstâncias podemos ir longe e surpreender. Mas claro, vai depender de muita coisa, por exemplo logo do grupo que nos calhe.

Saulo disse...

A Selecção Nacional depende de si para disputar o playoff de apuramento para o Mundial-2010, mas depende da ajuda de terceiros para conseguir ser cabeça de série no sorteio e, assim, livrar-se de jogar com a França, com a Rússia e com a Grécia.

Actualmente, a equipa portuguesa é 17.ª classificada do ranking da FIFA e se tudo correr dentro da normalidade conseguirá ser cabeça de série. A normalidade, entenda-se, é a Ucrânia vencer Andorra, fora, na próxima quarta-feira, segurando assim a segunda posição do grupo 6.

Caso os ucranianos, que disputam a vaga no grupo 6 com a Croácia, consigam ultrapassar o último classificado do grupo – Andorra tem 9 derrotas em outros tantos jogos, marcou 3 golos e sofreu 33 - Portugal será cabeça-de-série no sorteio.

No jogo disputado na Ucrânia, Andorra foi goleada (0-5). Ou seja, cumprindo-se a lógica, a Ucrânia (25.º do ranking FIFA) vencerá e a Croácia (9.º) ficará afastada do Mundial.

Em caso de empate ou derrota da Ucrânia, Portugal precisa que a Croácia, que vai jogar ao Cazaquistão, faça resultado igual ou pior do que os ucranianos. A Croácia é 9.º no ranking, pelo que se ficar na segunda posição acabará por ultrapassar os portugueses.

Já com lugar garantido no playoff estão duas equipas que se encontram acima de Portugal no ranking: a Rússia (grupo 4, 6.º do ranking) e a França (grupo 7, 10.º do ranking).

Também com lugares no playoff estão a Rep. Irlanda (grupo 8, 38.º) e Bósnia (grupo 5, 46.º).

Restam, pois, os grupos 2 e 3. Se no grupo 3 Eslováquia, Eslovénia e Rep. Checa podem ainda conseguir lugar no playoff, a verdade é que nenhum deles ficará com o lugar de cabeça de série que parece aguardar Portugal. Afinal, são, respectivamente, 45.º, 54.º e 18.º do ranking FIFA.

Já no grupo 2, as contas são outras. Suíça lidera com 20 pontos e é 15.º, Grécia segue em segundo lugar com 17 e é 12.º (as duas estão, pois, à frente de Portugal, pelo que seriam cabeças de série no playoff). Só que Israel (22.º na classificação das selecções FIFA) também sonha com o playoff e pode consegui-lo se vencer a Suíça e se a Grécia perder no Luxemburgo – resultados improváveis, mas matematicamente possíveis.

Acontece que se a Suíça perder e caso a Grécia ganhe, existe ainda a possibilidade de Portugal ser cabeça de série. Tal dependerá do novo cálculo que será efectuado do ranking FIFA, já na próxima sexta-feira. A ser necessário medir forças com a Suíça, tal significará que Portugal conseguiu três vitórias e um empate desde 2 de Setembro (última actualização do ranking), enquanto a Suíça terá 2 vitórias, um empate e uma derrota – esta frente a Israel, o que a poderá levar a perder a liderança do grupo.

Perante estes complexos cenários, caso a Ucrânia vença então Andorra, (e caso Portugal vença Malta), caso a Grécia seja mesmo segunda classificada do grupo 2, os cabeças de série do playoff serão Rússia, França, Grécia e Portugal, e os possíveis adversários Eslováquia, Eslovénia ou Rep. Checa (grupo 3), Bósnia (grupo 5), Ucrânia (grupo 6) e Rep. Irlanda (grupo 8).

Sérgio_alj disse...

Não se esqueçam de um grande pormenor - Os RANKINGS da FIFA vão ser actualizados no dia 16 de Outubro!!

Pode haver surpresas!

rui disse...

""O que interessa é conseguir o apuramento...então pk é que dizem ke o queiroz falhou?? Ha coisas que nao se percebe..."

Ó Ruibonga, mas desde quando é que já estamos apurados? Realmente, "ha coisas que nao se percebe..." "


P que não se percebe é criticar o trabalho do seleccionador quando ainda não se sabe se falhou ou não a qualificação...O que eu defendo é que até caso isso acontece que "soltem os cães".Até lá o que devem fazer é engolir o que têm para dizer e apoiar a 100%!!!


Ruibonga

Pedro disse...

" dificilmente vai ser preciso esperar pelo apito final da última jornada da qualificação para confirmar o segundo posto no grupo"

O facto de esse apito final nos ter garantido o apuramento directo é um mero pormenorzito da treta né?

Metralha disse...

Realmente Kovacevic, até parece que não tiveste o Queiroz no Sporting, com o melhor plantel dos ultimos 20 anos.

Este treinador é um inventor por natureza e é fraco em termos de liderança. Cada jogador faz o que quer e como quer.

Qualquer das equipas que nos venha a calhar em sorte vai ser 50/50 pq Portugal não é uma selecção equilibrada.

Hugo Viseu disse...

Segundo este site
http://www.football-rankings.info/2009/10/2010-world-cup-uefa-teams-to-be-seeded_12.html
aparentemente até vamos ser o melhor cabeça de série (à frente da França, por exemplo) o que não deixa de ser MUITO irónico...
Não meto as mãos no fogo por estas previsões, mas parecem saber mais disto do que eu e vi-os referidos noutros sites como sendo uma fonte fiável...

Mr. Shankly disse...

"MAS com a "agravante" de estarmos a jogar bom futebol..."

Ando distraído. Vi bom futebol nos dois jogos com a Dinamarca e a espaços com a Hungria.
Foi uma fase de qualificação fraca, felizmente tudo acabará bem, mas eramos a melhor selecção e devíamos ter acabado em 1º. Claro que também tivemos azar, e há que dar mérito à Dinamarca que (ao contrário de nós) esteve no seu máximo.

rui disse...

Já vi que o problema é meu por não ter "padrões de qualidade" tão elevados...E digo isto sem querer ofender ninguém...começo é a achar que a malta só considera o futebol bom quando se esmaga por completo o adversário...


ruibonga

Mr. Shankly disse...

Não, a mim espanta-me é que aches que o futebol agora é bom e que com Scolari era mau. Não vejo, sinceramente, melhor futebol agora que antes. E os resultados parece-me claro que são piores.

Luciano Rodrigues disse...

Para mim jogamos mais agora do que com Scolari. Mas defendemos pior, isso claramente. Mas em termos ofensivos, de posse, estamos muito, mas mesmo muito fortes.