domingo, fevereiro 22, 2009

Sobre o derby

1. Vitória justa do Sporting, com uma segunda parte fantástica. O segredo da exibição passou pela pressão alta, muito bem efectuada, e pelo rápido envolvimento da equipa nos movimentos atacantes, explorando de modo eficaz a ligação entre o meio-campo, as alas e a dupla ofensiva. Ajudou a tudo isto um soberbo Liedson (que vai entrar nos meus pesadelos durante as próximas três décadas, pelo menos) e um Rochemback como ainda não se tinha visto esta época. Única nota negativa: uma primeira parte fraca, com a equipa demasiado recuada depois do 1-0.

2. O Benfica demonstrou uma perturbante esquizofrenia: primeiro tempo muito interessante, com boa reacção ao golo e domínio claro dos acontecimentos. Movimentações positivas de Reyes, Yebda e Aimar e um tento num penalty indiscutível. A segunda parte foi um verdadeiro naufrágio: desarticulação entre linhas; defesa medíocre; inexistência de movimentos atacantes coordenados. O 3-2 acaba por ser lisonjeiro.

3. Perder em Alvalade é um resultado normal e, numa análise fria, aquele golo de Cardozo até amenizou o saldo negativo (pois permite ao Benfica manter vantagem no confronto directo). O que me chateia é que Quique persiste nos mesmos erros: David Luiz foi uma catástrofe (possibilidade para a qual este vosso escriba tem vindo a alertar há semanas); Suazo sozinho na frente não rende; Cardozo devia jogar muito mais; Aimar não é segundo avançado; a equipa não tem um plano de jogo quando precisa de partir para cima do adversário e é demasiado inconsistente ao longo das partidas. São muitos problemas? Eis porque Quique precisa de se lançar ao trabalho e rapidinho, s.f.f.

4. Perante a classificação actual, a próxima jornada assume uma importância capital. Um Benfica candidato ao título tem de derrotar o Leixões na Luz. Se não o fizer, simplesmente não merece ser campeão. No Dragão prevejo um Porto tímido, entalado entre a dúvida de querer ganhar e a satisfação com um empate. O Sporting? Se repetir a segunda parte de ontem tem excelentes hipóteses de alcançar um resultado positivo. Que resultado seria esse? A meu ver, necessariamente uma vitória...

katanec

9 comentários:

Carga d'Ombro disse...

Foda-se ó katanec,

deixa-me rir! perder em casa do sporting é natural? nunca é natural perder em casa de clubes menores, pá!

para o benfas, isto é tão natural como perder em casa do rio ave, rapaz...

leão verde disse...

Presunção e água benta... é por causa dessas caganças que há o tal clube do anti-benfica de que tanto se queixam.
Sempre ouvi dizer: quem semeia ventos, colhe tempestades

Jorge disse...

Katanec:

O pior do Benfica nao me pareceu estar em nenhuma das areas que referes. O meio-campo esteve muito mal na segunda parte e desapareceu quando o Yebda saiu.

JLC disse...

Penso que o QF tinha ganho em colar o di maria ao pedro silva e não ao grimi.

De qualquer das maneiras parece-me que é má ideia tirar yebda se não for para meter um jogador no centro do terreno (mas isso também me tinha parecido na luz, e não foi por isso que não vim de lá com dois secos no saco).

Pedro disse...

Yebda já tinha amarelo. A tirar alguem do meio campo fazia sentido ser ele a sair. Aí Quique esteve bem. Faltou foi Ruben e Katsouranis conseguirem segurar o meio campo.

Cardozo tinha q ser titular para obrigar os centrais a desgastarem-se fisicamente na luta corpo a corpo com ele e aquele pé esquerdo é sempre muito útil. Suazo entraria na segunda parte bem fresquinho para com as suas arrancadas fazer estrago. Quique não pensou assim e voltou a cometer exactamente os mesmos erros q comete desde q começou a época.

Mas tb não pode ser culpado da paragem cerebral de David Luiz no primeiro golo. Aquilo é demasiada confiança. Com Moreira á espera da bola pq raio o gajo foi tentar fintar Liedson???? Mais uma vez Liedson mostra q é o melhor avançado em Portugal. Aquele lance só surge pq é Liedson, outro avançado qqr não tinha ido à luta como foi e dificilmente conseguiria finalizar como conseguiu. Se era para lesionar alguem não sei como é q não pq raio o fizeram com o Postiga e deixaram o Liedson em campo....

Carga d'Ombro disse...

Aí estou de acordo contigo, leao verde.

Vê só o que tem vindo a acontecer ao teu sporting graças às alianças com os corruptos...

ana disse...

Porque é que o teu nick é carga d'ombro se só dás golpes baixos? ah, já foste árbitro...

leão verde disse...

O meu Sporting não tem alianças nem com corruptos nem com quem faz as coisas por outro lado.
Que eu saiba é o presidente do teu clube que é sócio com as cotas em dia do clube corrupto.
Julgo também ter sido um presidente do meu clube que disse alto e em bom som, em directo na televisão, que o Peido da Bosta era um dos rostos dos sistema.
Para aliados não está mal. Olha lá se não o fôssemos.
Agora baixo o nível: senta-te numa almofada em forma de anel com o espaço interior preenchido com gelo, que amanhã já deves estar melhor.

Carga d'Ombro disse...

Se não têm alianças é estranho. Há alguma coisa que não bate certo. Pelo menos a julgar pelo facto do actual presidente do sporting servir normalmente de porta-voz do sr. corrupto...

Quanto à história do presidente do meu clube ser sócio do clube corrupto, caso tenhas provas eu gostava de as ver. É que já se ouve isso há muito tempo. Primeiro, foram os adeptos portistas que vieram com essa história porque alguém os hipnotizou e lhes meteu isso na ideia. Para mim, não foi surpresa visto que basta que se dê um traque e mandá-los cheirar que eles vão. Julgava que os adeptos do Sporting tivessem um pouco mais de inteligência. Pelos vistos, não...

Curiosamente, o presidente que fez afirmações sobre os rostos do sistema, um homem que admiro pela frontalidade e honestidade, foi escorraçado do vosso clube por estes pseudo-salvadores do Sporting. Até lhe chamaram xéxé! De facto, é preferível estar sob a capa dos corruptos. É menos incómodo e dá uns títulos de vez em quando (especialmente os que eles não querem para eles).

Eu não baixo o nível. Enquanto perder justamente só posso dar os parabéns ao adversário. O nosso campeonato não é o de ganhar ao Sporting. É mais do que isso. Mas perder com equipas mais pequenas faz parte do jogo. Olha o que sofremos na Trofa...

Cumprimentos.