Uma época e uma pré-época depois de Rui Costa ter tomado conta do futebol do Benfica, foram contratados 18 jogadores para a equipa principal (quase um plantel) e dois treinadores, tendo sido gastos (ou investidos, se preferirem) cerca de 50 milhões de euros nesse reforço, com 5 jogadores acima dos 5 milhões de euros (o antigo milhão de contos). Desses 18, apenas 3 podem representar a selecção nacional, Jorge Ribeiro (que até já está com guia de marcha...), Carlos Martins e Ruben Amorim. Das camadas jovens, Miguel Vítor foi o único aproveitado (1404 minutos na Liga e 90 nas cometições europeias), embora Roderick, outro central, ainda faça parte do plantel deste ano. Conseguiu um terceiro lugar na Liga, conquistou uma Taça da Liga e teve um desempenho paupérrimo na UEFA Cup.
Fora dos relvados, para além de algumas polémicas passagens por túneis com direito a castigo, fez grandes amigos, recentemente, em Alvalade quando resolveu concluir que a Academia não tem condições para receber um jogo de futebol depois de adeptos trocarem lançamentos de pedras. Hoje, o director desportivo serve de arma de arremesso entre os V desavindos, ficando sem se perceber (do que se lê) se é ele quem compra (para o bem e para o mal) ou se serve apenas para ir buscar os jogadores ao aeroporto e aparecer nas primeiras páginas como o salvador (o que também pode ser uma estratégia veigarista para isolar e ilibar Rui Costa de qualquer culpa para acolhê-lo na estrutura no futuro).
O que achas do trabalho de Rui Costa até agora?
ps - Os 18: Sidnei, Amorim, Yebda, Ribeiro, Martins, Balboa, Urreta, Aimar, Reyes, Suazo, Ramires, Patric, Shaffer, Saviola, Garcia, Weldon, Keirrison, César.
master kodro
Mostrar mensagens com a etiqueta benfica 08/09. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta benfica 08/09. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, agosto 04, 2009
domingo, maio 17, 2009
Alguém me explica?
Quique Flores passou um jogo inteiro a tentar ser expulso, sem que eu consiga perceber a razão para tal comportamento. Estou a falar a sério: qual foi a "verguenza" que ele viu? Tirando Eduardo, claro, mas isso já não é novidade. Ao contrário de Moreira, magnífico, do outro lado. O Benfica conquista o terceiro lugar com uma vitória na Pedreira por 1x3, enquanto que o Nacional bateu o Paços por 1x0, mesmo sem Nené. Marcou Cléber.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
cléber,
eduardo,
moreira,
nacional 08/09,
quique flores
terça-feira, maio 12, 2009
Jorge Jesus no Benfica
Assim garante o Correio da Manhã. Primeiras impressões? Não tem estofo para um grande. Mas espero estar (muito) enganado.
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 08/09,
jorge jesus
domingo, maio 10, 2009
Frescas
1. Hugo Almeida O ponta-de-lança português, que completará 25 anos este mês, bisou na vitória por 2x0 do Werder Bremen sobre o Hamburgo. Não sei as estatísticas que roubei ao site dos verdes já estão actualizadas mas é certo que o jogador, esta época, conta com 14 golos marcados e 9 assistências para golo. Não sei se ainda duvidam de quem deve ser o homem mais avançado da selecção.
2. Deprimente O resultado foi bom (0x0). A exibição foi a possível. Uma vertente da atitude (só uma porque os jogadores deram tudo o que tinham) na segunda parte não se compreende. Claro que os juniores do Benfica são superiores aos do Vitória. Claro que nem todas as lesões foram exageradas, até porque quem teve problemas musculares sérios - e foram três, um já depois de acabar o jogo - foi mesmo substituído. Mas não consigo entender que raio de formação é esta em que se incitam adolescentes a serem mais fiteiros do que os adultos. Isto não é formação (e mesmo se fosse não interessava porque Manuel Cajuda não gosta deles).
3. CR7 Mais um golo de Ronaldo rumo ao título, desta vez contra o rival de Manchester. O Chelsea foi abater o Arsenal, fora, por 1x4.
master kodro
2. Deprimente O resultado foi bom (0x0). A exibição foi a possível. Uma vertente da atitude (só uma porque os jogadores deram tudo o que tinham) na segunda parte não se compreende. Claro que os juniores do Benfica são superiores aos do Vitória. Claro que nem todas as lesões foram exageradas, até porque quem teve problemas musculares sérios - e foram três, um já depois de acabar o jogo - foi mesmo substituído. Mas não consigo entender que raio de formação é esta em que se incitam adolescentes a serem mais fiteiros do que os adultos. Isto não é formação (e mesmo se fosse não interessava porque Manuel Cajuda não gosta deles).
3. CR7 Mais um golo de Ronaldo rumo ao título, desta vez contra o rival de Manchester. O Chelsea foi abater o Arsenal, fora, por 1x4.
master kodro
sábado, maio 09, 2009
Benfica 2 x Trofense 2
Depois deste resultado, de uma semana ridícula e de uma temporada horrenda, começa a ser difícil encontrar alguém que ainda possa defender Quique - com a excepção, claro, dos órgãos de propaganda do clube... No jogo de hoje, viu-se mais do mesmo: falta de coordenação defensiva, equipa pachorrenta no ataque, zero na dimensão psicológica, pouca ou nenhuma imaginação táctica. O Benfica actua desde Agosto com um verdadeiro colete-de-forças que o impede de dominar com clareza equipas mais frágeis. Os onze pontos perdidos (!!) contra os quatro últimos da nossa Liga são uma prova inequívoca dessa incapacidade.
O espectáculo produzido durante a semana foi igualmente fascinante. Insultos a antigos jogadores (que por acaso já deram mais ao clube do que este senhor), análises ridículas sobre pseudo-objectivos ("estamos no pódio") e várias pérolas para mais tarde recordar (como a referência ao "sucesso invisível" que terá sido obtido sob o seu comando). Simplesmente degradante, autista e, como Léo disse e bem, divorciado da realidade do futebol português.
Falando da temporada no seu todo, menos motivos há ainda para defender Quique. O Benfica falha praticamente em toda a linha, ficando prematuramente afastado do título e do segundo lugar (mesmo lutando contra um Sporting sofrível). Há sete anos que o Benfica não entrava para as últimas duas jornadas sem poder discutir pelo menos o segundo lugar. Obrigado, D. Enrique Flores, como dizia o outro. A este falhanço acresce o desastre europeu, a eliminação com o Leixões na Taça, os erros de palmatória (incapaz de perceber o potencial goleador de Cardozo, adaptações idiotas de Aimar e Amorim, a recomendação de Balboa), os desacatos públicos com jogadores (Reyes, Cardozo, Sidnei, Balboa, Di Maria, you name it...) e uma tremenda falta de ambição.
Vir falar, neste contexto catastrófico, da Taça da Liga e das melhorias em relação ao ano passado só pode ser uma piada de mau gosto.
katanec
O espectáculo produzido durante a semana foi igualmente fascinante. Insultos a antigos jogadores (que por acaso já deram mais ao clube do que este senhor), análises ridículas sobre pseudo-objectivos ("estamos no pódio") e várias pérolas para mais tarde recordar (como a referência ao "sucesso invisível" que terá sido obtido sob o seu comando). Simplesmente degradante, autista e, como Léo disse e bem, divorciado da realidade do futebol português.
Falando da temporada no seu todo, menos motivos há ainda para defender Quique. O Benfica falha praticamente em toda a linha, ficando prematuramente afastado do título e do segundo lugar (mesmo lutando contra um Sporting sofrível). Há sete anos que o Benfica não entrava para as últimas duas jornadas sem poder discutir pelo menos o segundo lugar. Obrigado, D. Enrique Flores, como dizia o outro. A este falhanço acresce o desastre europeu, a eliminação com o Leixões na Taça, os erros de palmatória (incapaz de perceber o potencial goleador de Cardozo, adaptações idiotas de Aimar e Amorim, a recomendação de Balboa), os desacatos públicos com jogadores (Reyes, Cardozo, Sidnei, Balboa, Di Maria, you name it...) e uma tremenda falta de ambição.
Vir falar, neste contexto catastrófico, da Taça da Liga e das melhorias em relação ao ano passado só pode ser uma piada de mau gosto.
katanec
Etiquetas:
benfica 08/09,
quique flores
domingo, maio 03, 2009
Nacional 3 x Benfica 1
Na verdade, a culpa é minha. Não vi o jogo contra o Setúbal e goleámos. Não vi o jogo contra o Marítimo, vencemos. Hoje decidi-me a ver o encontro com o Nacional e acabou nisto. Claro que poderíamos falar dos erros defensivos, da inépcia de Quim em momentos-chave, da má arbitragem. Mas eu estou preparado para assumir as culpas.
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 08/09,
nacional 08/09,
quim
A culpa é dos anti-benfiquistas
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
luis filipe vieira,
quique flores,
rui costa
segunda-feira, abril 27, 2009
Trio
Estes fins de semana com vitórias dos três grandes são uma desilusão. Fica tudo na mesma, com menos uma jornada para jogar, Porto com 4 e 8 de avanço com 12 pontos por disputar. Destaca-se o regresso simultâneo dos goleadores dos grandes: Liedson não abandonou a arte, mas fez por merecer destaque porque fez uma exibição espantosa; Lisandro bisou (magnífico primeiro golo), algo raro num ano de menor fulgor; e até Cardozo resolveu bisar para dar ao seu empresário algumas razões para querer um novo contrato e aos benfiquistas para dizerem que este é que é.
Nas contas europeias, Nacional e Braga venceram continuando a luta pelo quarto lugar e, logo a seguir, com as contas estragadas pelo Paços de Ferreira, o Leixões recebe o meu Vitória hoje à noite, isto depois de o Marítimo de Carvalhal perder ontem (sexto jogo consecutivo sem ganhar). Lá para baixo, o Rio Ave deu um pulo importante, vencendo no terreno da Naval, empurrando Trofense e Belenenses para uma situação perigosa. Só faltam quatro jogos.
ps - E há um Trofense x Belenenses na jornada que vem!
master kodro
Nas contas europeias, Nacional e Braga venceram continuando a luta pelo quarto lugar e, logo a seguir, com as contas estragadas pelo Paços de Ferreira, o Leixões recebe o meu Vitória hoje à noite, isto depois de o Marítimo de Carvalhal perder ontem (sexto jogo consecutivo sem ganhar). Lá para baixo, o Rio Ave deu um pulo importante, vencendo no terreno da Naval, empurrando Trofense e Belenenses para uma situação perigosa. Só faltam quatro jogos.
ps - E há um Trofense x Belenenses na jornada que vem!
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
liedson,
lisandro,
óscar cardozo,
porto 08/09,
sporting 08/09
segunda-feira, abril 20, 2009
V. Setúbal 0 x 4 Benfica
Só esteve uma equipa em campo desde o início da partida. Foram quatro mas podiam ter sido outras tantas. No fim da primeira parte uma estatística Sport TV mostrava um número impressionante: 23 ataques e 20 remates para o Benfica... Foi um festim para Óscar Cardozo e Nuno Gomes (o paraguaio chegou ao 11.º e o português ao 9.º da época) que conseguiram bisar. Pode ser que seja só impressão minha, mas este Benfica com Ruben Amorim e Carlos Martins no centro do meio-campo em vez da estaca Katsouranis (golos de cabeça, mas, dizem, a cabeça na Grécia) e Yebda (muito bom quando a bola está do outro lado e ele é mesmo o trinco) fez duas das melhores exibições da época. Pode ser só impressão minha até porque sou suspeito nos dois casos. Nos sadinos, nada.
master kodro
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
carlos martins,
nuno gomes,
óscar cardozo,
ruben amorim,
v.setúbal 08/09
domingo, abril 12, 2009
Curtas
1. O ponta-de-lança suplente do Porto tem mais golos marcados esta época do que a dupla de avançados mais utilizada no 442 de Quique Flores, as mega-estrelas Pablo Aimar e David Suazo. Há por aí muita gente à procura de razões e algumas são bem evidentes.
2. Golaço de Bruno Alves de livre directo a abrir o marcador para mais uma vitória do Porto. E ainda teve tempo para fazer uma assistência para Farias. Está no bom caminho para limpar a asneira de Old Trafford.
3. Liedson bisou, mantendo o Sporting na corrida pelo título. Já Miguel Veloso não parece nada virado para continuar a jogar de verde. Uma primeira parte inacreditavelmente displicente que só não correu pior (só iniciou um golo do adversário) porque Moutinho é um gajo porreiro e gosta de dobrar quem não corre.
4. O Benfica merecia ter goleado a Académica. Mas não o conseguiu porque os seus jogadores, Aimar, Reyes, David Luiz, Cardozo falharam várias oportunidades flagrantes de golo perante uma Académica quase inexistente, parecida com o Benfica da semana passada contra o Estrela.
5. Pensava que João Gabi ia voltar a falar na final da Taça da Liga com o troféu à frente ou no jogo contra o Estrela, mesmo que não fosse para falar de arbitragens descaradas, pelo menos para dizer que estava satisfeito por os jogadores do Estrela terem voltado a treinar esta semana, mas não. Foi roubado mais uma vez. Tens que rever aquela questão do Calimero, katanec.
master kodro
2. Golaço de Bruno Alves de livre directo a abrir o marcador para mais uma vitória do Porto. E ainda teve tempo para fazer uma assistência para Farias. Está no bom caminho para limpar a asneira de Old Trafford.
3. Liedson bisou, mantendo o Sporting na corrida pelo título. Já Miguel Veloso não parece nada virado para continuar a jogar de verde. Uma primeira parte inacreditavelmente displicente que só não correu pior (só iniciou um golo do adversário) porque Moutinho é um gajo porreiro e gosta de dobrar quem não corre.
4. O Benfica merecia ter goleado a Académica. Mas não o conseguiu porque os seus jogadores, Aimar, Reyes, David Luiz, Cardozo falharam várias oportunidades flagrantes de golo perante uma Académica quase inexistente, parecida com o Benfica da semana passada contra o Estrela.
5. Pensava que João Gabi ia voltar a falar na final da Taça da Liga com o troféu à frente ou no jogo contra o Estrela, mesmo que não fosse para falar de arbitragens descaradas, pelo menos para dizer que estava satisfeito por os jogadores do Estrela terem voltado a treinar esta semana, mas não. Foi roubado mais uma vez. Tens que rever aquela questão do Calimero, katanec.
master kodro
Etiquetas:
aimar,
arbitragem,
benfica 08/09,
bruno alves,
farias,
joão gabi,
joão gabriel,
liedson,
miguel veloso,
porto 08/09,
sporting 08/09,
suazo
sábado, abril 11, 2009
Benfica 0 x Académica 1
Contrato vitalício com Quique, já! Trata-se de um treinador inovador. Temos um excelente organizador de jogo no plantel? Coloca-o a segundo avançado. Como não resultou, vamos lá testá-lo a médio-esquerdo. Aimar não é estúpido, e por isso procura zonas centrais e cria perigo, mas as consequências tácticas da absurda decisão de Quique estão à vista. O mesmo vale para Reyes (um excelente médio-esquerdo a actuar na ala...direita). Ah, e como o meio-campo é a zona mais fraca da equipa, também me pareceu correcto deixar de fora o nosso melhor médio. Na criatividade, Quique leva nota máxima.
Nota-se também que os processos ofensivos estão muito bem treinados. O facto de ninguém saber o que fazer à bola no primeiro momento de construção é naturalmente um pormenor. Ressalve-se que Quique programou dois movimentos atacantes: Sidnei-charuto-para-o-Cardozo ou, em alternativa, mete-no-David-Luiz-e-logo-se-vê. Ambas são estratégias irrepreensíveis.
Não quero ser injusto. O Benfica demonstrou atitude q.b. e teve oportunidades suficientes para ganhar o jogo. Foi azarado algumas vezes (bola no poste e na barra), incompetente noutras (ai David Luiz!) e francamente prejudicado em duas ocasiões (golo mal anulado e um penalty por marcar). Mas a verdade é que o desnorte táctico voltou a ser a regra. Em 12 jogos na Luz, o Benfica marcou na primeira parte apenas por duas vezes (!) e ficou em branco em três partidas. Assim não dá.
Uma nota final para a Académica. Não é por acaso que os "pequenos" recorrem sempre ao autocarro contra os "grandes": é porque às vezes compensa. Os estudantes nada fizeram que justificasse este resultado, criaram duas ocasiões de golo e limitaram-se a ficar lá atrás, a ver o que dava (e a perder algum tempo para que a coisa se apressasse). E valeu a pena.
katanec
Nota-se também que os processos ofensivos estão muito bem treinados. O facto de ninguém saber o que fazer à bola no primeiro momento de construção é naturalmente um pormenor. Ressalve-se que Quique programou dois movimentos atacantes: Sidnei-charuto-para-o-Cardozo ou, em alternativa, mete-no-David-Luiz-e-logo-se-vê. Ambas são estratégias irrepreensíveis.
Não quero ser injusto. O Benfica demonstrou atitude q.b. e teve oportunidades suficientes para ganhar o jogo. Foi azarado algumas vezes (bola no poste e na barra), incompetente noutras (ai David Luiz!) e francamente prejudicado em duas ocasiões (golo mal anulado e um penalty por marcar). Mas a verdade é que o desnorte táctico voltou a ser a regra. Em 12 jogos na Luz, o Benfica marcou na primeira parte apenas por duas vezes (!) e ficou em branco em três partidas. Assim não dá.
Uma nota final para a Académica. Não é por acaso que os "pequenos" recorrem sempre ao autocarro contra os "grandes": é porque às vezes compensa. Os estudantes nada fizeram que justificasse este resultado, criaram duas ocasiões de golo e limitaram-se a ficar lá atrás, a ver o que dava (e a perder algum tempo para que a coisa se apressasse). E valeu a pena.
katanec
Etiquetas:
aimar,
benfica 08/09,
david luiz,
óscar cardozo,
quique flores,
sidnei
domingo, abril 05, 2009
Não serve
Escrevo esta breve nota para que se perceba que não faço a minha leitura depender do resultado de hoje contra o Estrela. Depois do que disse aqui, parece-me que Quique Flores não tem condições para continuar no Benfica. Há uns tempos escrevi que o treinador do Benfica tem de ser realista e compreender que o discurso do "clube glorioso" não interessa, mas pedi também que fosse um técnico com mentalidade ganhadora e que pretenda de facto fazer do Benfica um clube com capacidades para se impor em Portugal e na Europa (na medida do possível). É revoltante ouvir o técnico espanhol dizer que "o terceiro lugar já é bom" - num campeonato onde é abissal a diferença de orçamento e da qualidade de plantéis entre os três grandes. Quique deveria saber que o terceiro lugar é o mínimo exigível, e que depois da degradante presença na UEFA, este ano só será "bom" se o Benfica for capaz de lutar até ao último minuto pelo título.
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 08/09,
quique flores
quinta-feira, abril 02, 2009
Lisandro castigado (1 jogo) por simular penalty
É a notícia do dia 1 de Abril de 2009. Está no site da LPFP. Excertos do acórdão da Comissão Disciplinar da LPFP:
"Quando vê o jogador arguido aproximar-se de si, o jogador adversário afrouxa e tenta mesmo desviar o braço esquerdo, não evitando, todavia, o contacto que se faz entre a sua mão esquerda e a região abdominal do jogador arguido, registando-se então que a mão esquerda do jogador adversário esteve sempre aberta"
"Não foi o movimento do braço do jogador adversário que levou o árbitro à marcação da falta - foi, ao invés, a rasteira que o árbitro erradamente pensou ter visto aquando dos factos, que manifestamente não existe"
"O único contacto físico entre os dois jogadores verificou-se ao nível da mão esquerda do jogador adversário na região abdominal do jogador arguido, sendo este manifestamente insuficiente para justificar "a falta reflectida na intervenção técnica e disciplinar do árbitro". Em rigor, ao contrário do sustentado pelo jogador arguido quando inquirido, a sua queda nunca poderia ter ocorrido como ocorreu: para a frente e de corpo direito. O movimento do braço do jogador adversário poderia ter feito o arguido dobrar-se sobre si mesmo, caso o golpe tivesse sido violento na zona abdominal, ou mesmo projectá-lo para trás, caso tivesse atingido a zona peitoral. Nada justifica, todavia, que o arguido tivesse caído para a frente e de corpo direito já que a mão do jogador adversário está aberta, pelo que não agarra/puxa o jogador arguido"
Com vídeo, para ajudar às análises sempre interessantes dos nossos leitores:
Relembra-se que o pedido de castigo foi feito pelo Benfica, por João Gabriel, em declarações à Benfica TV.
master kodro
"Quando vê o jogador arguido aproximar-se de si, o jogador adversário afrouxa e tenta mesmo desviar o braço esquerdo, não evitando, todavia, o contacto que se faz entre a sua mão esquerda e a região abdominal do jogador arguido, registando-se então que a mão esquerda do jogador adversário esteve sempre aberta"
"Não foi o movimento do braço do jogador adversário que levou o árbitro à marcação da falta - foi, ao invés, a rasteira que o árbitro erradamente pensou ter visto aquando dos factos, que manifestamente não existe"
"O único contacto físico entre os dois jogadores verificou-se ao nível da mão esquerda do jogador adversário na região abdominal do jogador arguido, sendo este manifestamente insuficiente para justificar "a falta reflectida na intervenção técnica e disciplinar do árbitro". Em rigor, ao contrário do sustentado pelo jogador arguido quando inquirido, a sua queda nunca poderia ter ocorrido como ocorreu: para a frente e de corpo direito. O movimento do braço do jogador adversário poderia ter feito o arguido dobrar-se sobre si mesmo, caso o golpe tivesse sido violento na zona abdominal, ou mesmo projectá-lo para trás, caso tivesse atingido a zona peitoral. Nada justifica, todavia, que o arguido tivesse caído para a frente e de corpo direito já que a mão do jogador adversário está aberta, pelo que não agarra/puxa o jogador arguido"Com vídeo, para ajudar às análises sempre interessantes dos nossos leitores:
Relembra-se que o pedido de castigo foi feito pelo Benfica, por João Gabriel, em declarações à Benfica TV.
master kodro
Etiquetas:
442 TV,
arbitragem,
benfica 08/09,
cd lpfp,
lisandro,
pedro proença,
polémica,
porto 08/09,
yebda
quinta-feira, março 26, 2009
Não sei se é dos meus olhos cansados...
... mas o Beto marcou ao Benfica aos 74 minutos?
ps - actualização do Prémio Óscar Cardozo em curso...
master kodro
ps - actualização do Prémio Óscar Cardozo em curso...
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
beto pimparel,
humor,
leixões 08/09
terça-feira, março 24, 2009
Ponto de ordem - oito perguntas
1. Será que ninguém oferece a João Gabriel um bilhete de ida para a Sibéria?
2. Será que é desta que os ultra-conservadores árbitros e dirigentes portugueses perceberão que não há nenhum argumento válido contra a adopção de meios tecnológicos para prevenir erros como o de sábado, e que existem inúmeras vantagens nos mesmos?
3. Será que Lucílio Baptista apitou penalty propositadamente para beneficiar o Benfica? E por que diabo um dos poucos árbitros confessadamente sportinguistas faria isso?
4. Será que as pessoas que falam de uma agressão de Luisão a Derlei repararam que ele deu uma valente joelhada...em Miguel Vítor?
5. Estando o Sporting tão descrente em relação à Liga e à verdade desportiva, não seria melhor abandonar definitivamente a própria Liga e todos os campeonatos por ela organizados?
6. Já que “desculpas não chegam” (Moutinho) e “alguém tem que pagar ao Sporting” (Soares Franco), o que propõem fazer em relação à Taça da Liga? Repete-se a final toda? Repete-se a final só a partir do minuto 74 e com o resultado em 1-0? Ou decreta-se o Sporting como vencedor antecipado em função dos danos morais já causados?
7. Será que toda esta indignação sportinguista teria metade da intensidade se o adversário de sábado tivesse sido o FC Porto?
8. Será que todo este espalhafato sportinguista tem como objectivo evitar as potenciais críticas dos adeptos face a uma temporada até ao momento falhada?
katanec
2. Será que é desta que os ultra-conservadores árbitros e dirigentes portugueses perceberão que não há nenhum argumento válido contra a adopção de meios tecnológicos para prevenir erros como o de sábado, e que existem inúmeras vantagens nos mesmos?
3. Será que Lucílio Baptista apitou penalty propositadamente para beneficiar o Benfica? E por que diabo um dos poucos árbitros confessadamente sportinguistas faria isso?
4. Será que as pessoas que falam de uma agressão de Luisão a Derlei repararam que ele deu uma valente joelhada...em Miguel Vítor?
5. Estando o Sporting tão descrente em relação à Liga e à verdade desportiva, não seria melhor abandonar definitivamente a própria Liga e todos os campeonatos por ela organizados?
6. Já que “desculpas não chegam” (Moutinho) e “alguém tem que pagar ao Sporting” (Soares Franco), o que propõem fazer em relação à Taça da Liga? Repete-se a final toda? Repete-se a final só a partir do minuto 74 e com o resultado em 1-0? Ou decreta-se o Sporting como vencedor antecipado em função dos danos morais já causados?
7. Será que toda esta indignação sportinguista teria metade da intensidade se o adversário de sábado tivesse sido o FC Porto?
8. Será que todo este espalhafato sportinguista tem como objectivo evitar as potenciais críticas dos adeptos face a uma temporada até ao momento falhada?
katanec
Etiquetas:
arbitragem,
benfica 08/09,
lucílio baptista,
sporting 08/09,
taça da liga 08/09
segunda-feira, março 23, 2009
João Ga-bi! João Ga-bi! Ben-fi-ca! Ben-fi-ca!
"O Benfica acompanhou sem surpresa mas com muita paciência a campanha montada com o objetivo de condicionar o desempenho de quem tem a responsabilidade de gerir a arbitragem até ao fim do campeonato. Não há qualquer ligação entre a presença na Liga e problemas de arbitragem. O Sporting quer é condicionar a arbitragem para garantir o segundo lugar, enquanto o Benfica continua a pensar no primeiro"
"O Benfica foi afastado da Liga dos Campeões na época passada no jogo disputado no Estádio do Bessa arbitrado por Lucílio Baptista. Isso sim foi um grande prejuízo financeiro"
"Desde sábado o Sporting tem demonstrado uma total falta de fair play e mau perder."
1. Condicionar a arbitragem.
2. Afastamento da Champions no jogo com o Boavista.
3. Falta de fair-play e mau perder.
master kodro
"O Benfica foi afastado da Liga dos Campeões na época passada no jogo disputado no Estádio do Bessa arbitrado por Lucílio Baptista. Isso sim foi um grande prejuízo financeiro"
"Desde sábado o Sporting tem demonstrado uma total falta de fair play e mau perder."
1. Condicionar a arbitragem.
2. Afastamento da Champions no jogo com o Boavista.
3. Falta de fair-play e mau perder.
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
joão gabriel,
lucílio baptista,
sporting 08/09
Jardim de Rodin # 6 - Agressão à Pedro Silva
No meio de tantas peripécias sumarentas que ocorreram durante a final da segunda edição da Taça da Liga, há uma, em especial, que não pode passar em claro. Não me venham falar (vou tentar resumir tudo o que já li) de um penalty inventado, nem de expulsões para Polga, Derlei,
Luisão e Reyes, na expulsão injusta de Pedro Silva, nem de Nuno Gomes ter sido outra vez apanhado numa atitude elevada (está com azar, desta vez só incitou um colega a dar uma cacetada num adversário, pouco depois de ser substituído), quando há um assunto muito mais importante a debater. Como se pode verificar na imagem, depois de ser expulso, Pedro Silva agrediu Lucílio Baptista a soco, utilizando para o efeito o mesmo braço com que fez o penalty que deu o golo do empate ao Benfica. Uma agressão bárbara como esta não pode ficar impune e merece um castigo exemplar.
ps - Obrigado pela matéria-prima, zlatan.
pps - Não resisto a deixar aqui um comentário do luissm, na linha deste post: "O Pedro Silva só estava a dizer ao sôr árbitro que tinha jogado a bola com o peito, como quem diz:"assim, vês!?"É caso para dizer que se tivesse sido mão, o Lucílio tinha levado um soco dos bons, resta saber se o veria!"
master kodro
ps - Obrigado pela matéria-prima, zlatan.
pps - Não resisto a deixar aqui um comentário do luissm, na linha deste post: "O Pedro Silva só estava a dizer ao sôr árbitro que tinha jogado a bola com o peito, como quem diz:"assim, vês!?"É caso para dizer que se tivesse sido mão, o Lucílio tinha levado um soco dos bons, resta saber se o veria!"
master kodro
Ponto de ordem
Era de prever a polémica das últimas horas depois do que se passou na final da Taça da Liga, mas para não variar misturam-se alhos e bogalhos e o debate fica toldado. A ver se nos entendemos, pois: o penalty é inexistente; houve erro grave com influência directa no resultado; Pedro Silva é mal expulso. Nisto estamos todos de acordo. Porém:
1. Embora errando para ambos os lados, Lucílio Baptista foi extraordinariamente compassivo com a brutalidade demonstrada pelos jogadores sportinguistas. Derlei distribuiu fruta como só noutras regiões do país seria possível. Rochemback idem. E Polga deveria ter sido expulso por falta perigosa quando já tinha um amarelo. Como escrevi, Reyes também devia ter ido tomar banho mais cedo, mas neste balanço o Benfica fica a perder e muito. Não estou a tentar escamotear o erro grave no lance do penalty. Mas convém perceber que a arbitragem foi bem verdinha noutros parâmetros do jogo.
2. Tal como já acontecera no caso do Benfica-Braga, aplicam-se disparatados princípios consequencialistas a erros de arbitragem. Lê-se e diz-se por aí que o árbitro deu o triunfo ao Benfica. Isto é ridículo. Por um lado, pressupõe-se que o resultado estava decidido e que somente uma má decisão do árbitro impediu a consumação desse desfecho. Que me lembre, estava 1-0 e faltavam 18 minutos mais os descontos. Quem sabe se o Benfica não poderia ter empatado ou ganho nesse tempo contra onze e sem penalty? Por outro lado, convém não esquecer que o penalty deu o EMPATE e não o TRIUNFO. Mas talvez não seja simpático recordar que o Sporting foi de uma incapacidade gritante na marcação das grandes penalidades...
3. Como é costume nestas ocasiões, os sportinguistas – na sua já proverbial ladaínha calimérico-apocalíptica – precipitam-se na sua indignação. Falar em erros, óptimo. Falar em prejuízo vergonhoso, já acho de mais, mas aceita-se. Agora “roubo”? E “roubo” feito “em consciência”, como diz o senhor do risco ao meio? Senhor esse que em pleno jogo já insinuava que um gamanço estava em progressão (num belíssimo e digno gesto)? Isto não é sério. Se acham que o Benfica comprou o árbitro, provem-no. Se acham que houve pressão ilegítima, levantem um processo. Mas estas sugestões insidiosas são inaceitáveis, porque rasteiras e incendiárias.
katanec
1. Embora errando para ambos os lados, Lucílio Baptista foi extraordinariamente compassivo com a brutalidade demonstrada pelos jogadores sportinguistas. Derlei distribuiu fruta como só noutras regiões do país seria possível. Rochemback idem. E Polga deveria ter sido expulso por falta perigosa quando já tinha um amarelo. Como escrevi, Reyes também devia ter ido tomar banho mais cedo, mas neste balanço o Benfica fica a perder e muito. Não estou a tentar escamotear o erro grave no lance do penalty. Mas convém perceber que a arbitragem foi bem verdinha noutros parâmetros do jogo.
2. Tal como já acontecera no caso do Benfica-Braga, aplicam-se disparatados princípios consequencialistas a erros de arbitragem. Lê-se e diz-se por aí que o árbitro deu o triunfo ao Benfica. Isto é ridículo. Por um lado, pressupõe-se que o resultado estava decidido e que somente uma má decisão do árbitro impediu a consumação desse desfecho. Que me lembre, estava 1-0 e faltavam 18 minutos mais os descontos. Quem sabe se o Benfica não poderia ter empatado ou ganho nesse tempo contra onze e sem penalty? Por outro lado, convém não esquecer que o penalty deu o EMPATE e não o TRIUNFO. Mas talvez não seja simpático recordar que o Sporting foi de uma incapacidade gritante na marcação das grandes penalidades...
3. Como é costume nestas ocasiões, os sportinguistas – na sua já proverbial ladaínha calimérico-apocalíptica – precipitam-se na sua indignação. Falar em erros, óptimo. Falar em prejuízo vergonhoso, já acho de mais, mas aceita-se. Agora “roubo”? E “roubo” feito “em consciência”, como diz o senhor do risco ao meio? Senhor esse que em pleno jogo já insinuava que um gamanço estava em progressão (num belíssimo e digno gesto)? Isto não é sério. Se acham que o Benfica comprou o árbitro, provem-no. Se acham que houve pressão ilegítima, levantem um processo. Mas estas sugestões insidiosas são inaceitáveis, porque rasteiras e incendiárias.
katanec
Etiquetas:
arbitragem,
benfica 08/09,
paulo bento,
sporting 08/09,
taça da liga 08/09
domingo, março 22, 2009
A Taça é nossa
Para uma competição miserável, um epílogo miserável. Arbitragem horrenda (penalty inexistente, expulsões perdoadas a Derlei e Reyes e um sem número de decisões erradas). O Benfica foi mais forte na primeira parte, mas uma boa entrada dos leões no segundo tempo justificou a liderança. Pena o empate falso como Judas, pois nunca saberemos o que poderiam ter sido os últimos 18 minutos de jogo. Parabéns aos jogadores das duas equipas e à saúde mental dos encarnados, capazes de ressuscitar três vezes nesta noite. Notas individuais: excelente Quim, interessante Nuno Gomes, frágil Suazo. Do outro lado, Moutinho e Caneira pareceram-me os melhores.
katanec
katanec
Etiquetas:
benfica 08/09,
caneira,
derlei,
joão moutinho,
nuno gomes,
quim,
reyes,
sporting 08/09,
suazo,
taça da liga 08/09
sexta-feira, março 20, 2009
Outra vez sem palavras
Pensava que era difícil, mas ainda é possível. O que é isto?
"O Benfica quer que o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) esteja na final da Taça da Liga, que opõe amanhã, no Algarve, o clube da Luz ao Sporting (...) Segundo soube o CM, o elevado ritmo de jogo apresentado pelos leões na segunda parte do encontro disputado entre as duas equipas a 21 de Fevereiro (19ª jornada da Liga), em Alvalade, suscitou muitas dúvidas nas águias. Terá sido essa a razão que levou agora o Benfica a exigir controlo antidoping na final da Taça da Liga (...) Ontem, no programa ‘A Jornada’, da Benfica TV, o assessor jurídico dos encarnados, Paulo Gonçalves, pediu mesmo que o CNAD fosse ao Algarve para "prestigiar" a final da Taça da Liga (...)"
ps - Aproveito para lançar um inquérito rápido: quem ganha a Taça da Liga?
master kodro
"O Benfica quer que o Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) esteja na final da Taça da Liga, que opõe amanhã, no Algarve, o clube da Luz ao Sporting (...) Segundo soube o CM, o elevado ritmo de jogo apresentado pelos leões na segunda parte do encontro disputado entre as duas equipas a 21 de Fevereiro (19ª jornada da Liga), em Alvalade, suscitou muitas dúvidas nas águias. Terá sido essa a razão que levou agora o Benfica a exigir controlo antidoping na final da Taça da Liga (...) Ontem, no programa ‘A Jornada’, da Benfica TV, o assessor jurídico dos encarnados, Paulo Gonçalves, pediu mesmo que o CNAD fosse ao Algarve para "prestigiar" a final da Taça da Liga (...)"
ps - Aproveito para lançar um inquérito rápido: quem ganha a Taça da Liga?
master kodro
Etiquetas:
benfica 08/09,
doping,
paulo gonçalves,
polémica,
sporting 08/09,
taça da liga 08/09
Subscrever:
Mensagens (Atom)