domingo, fevereiro 22, 2009

Sobre o derby, 2

À medida que Liedson dá um novo sentido à expressão anti-benfiquista, os números engordam para registos inegavelmente absurdos: 10 golos em 12 jogos contra o maior rival é algo só admissível nos melhores sonhos, de facto.

Desta vez, a equipa esteve ao nível do seu goleador e, excepto nos 25 minutos finais da primeira parte, remeteu o Benfica à liberdade de uma caixa de fósforos.

O segundo tempo é todo do Sporting: mais facilmente se imaginava um 4-1 do que o 3-2 final.

Palavra tão grata a Paulo Bento, a agressividade é, a meu ver, uma das explicações do sucesso leonino na noite de ontem, com dois grandes exemplos: Rochemback (secando Aimar) e Derlei (pelo golo e não só).

A perder e sem bola, o Benfica viu-se impedido de usar a táctica preferida de Quique: postura expectante e contra-ataque.

Izmailov demonstra semana a semana ser absolutamente fiável, aliando capacidade de trabalho, técnica e inteligência. Também muito importante: Pedro Silva. E Pereirinha, claro, aproveitando bem os espaços concedidos por David Luiz e Reyes.

Ao contrário, a dupla de centrais compromete, contribuindo, em parte, para o quinto e sexto golo sofridos em três jornadas: se Carriço está a fazer o percurso normal para a idade, justificando a confiança de Paulo Bento, já de Polga, honestamente, é preciso exigir mais.

O Sporting parece estar a gostar da pressão. Jogando como ontem, claramente, pode vencer no Dragão. Mérito de Paulo Bento que está a conseguir manter a equipa focada e motivada, evitando, para já, a confirmação de um campeonato decepcionante.

kovacevic

12 comentários:

Pedro disse...

Sem nada a apontar. Não acredito muito na repetição da exibição no Dragão mas, após a vitória de ontem, têm todo o direito de ter essa crença.

jamsilva disse...

O Polga esta a fazer uma epoca muito má.
Grande golos. O David luis todos os anos vê "um adversário para um lado e bola para o outro", antes foi Quaresma agora Pereirinha; mas se se desculpa deixar-se fintar, ja nao tem perdao a depliscencia com que reaje depois.. péssimo.

Leão de Alvalade disse...

Kova:
Análise perfeita, como é hábito. Faltou, quanto a mim, uma palavra de apreço para o Benquerença: um olarápio sem categoria.

JLC disse...

Eu achei o Pedro Silva dos piores em campo. Repetiu 6 ou 7 vezes as fintinhas a sair para o ataque. Em 2 perdeu a bola.

Do meio campo para a frente, gostei. Tirando roca, que é lento demais para a posição.

Ricardo disse...

Vitória justa da equipa que entrou em campo para verdadeiramente ganhar.

E gostava que me dissessem que brincadeira carnavalesca foi aquela de, ao intervalo, meterem 11 adeptos com máscaras com as caras dos jogadores e camisolas do Benfica dentro de campo!?!?

A continuar esta palhaçada, fica difícil vencer. Começando já com o Leixões.

Katanec, mesmo que tivesse ficado 3-1, o Benfica ganharia no confronto directo (golo marcado fora).

ricardo disse...

Vitótia indiscutível do meu SCP sobre os lampiões. Apenas faltou um arbitro ao nível da nossa exibição. Aliás nos últimos quatro/cinco jogos do campeonato ( que esta na sua fase decisiva ) arbitragem tem sido coerente em lances duvidosos : sempre contra o SCP sempre a favor do FCP e do SLB. Vejamos os lances duvidosos das tres equipas com o Braga ( e não discuto a justiça/injustiça dos resultados)

Benfica-Braga : golo em fora de jgo de David Luiz ( claro ) ; eventual penalty por marcar cometido por Luisão

Braga - Porto : golo em off side do Porto ; eventual penalty por marcar sobre alan

SCP - Braga : pé em riste no primeiro golo do Braga sobre derlei que poderia ter sido perfeitamente assinalado ; 2º golo do Braga : a bola entrou mesmo ?

Outros exemplos :

Nacional - Sporting : fora de jogo de liedson e golo anulado ao SCP. Está mesmo fora de jogo ? Lance duvidoso, no Braga-Porto a jogada do Porto também foi rápida e o fiscal de linha não assinalou fora de jogo...

SCP - SLB - SCP ganha mas se terminasse empatado, la teria ficado por marcar a mao do Maxi...

FCP - SLB - lance duvidoso entre lisandro e yebda. Arbitro nao tem duvidas..marca penalty a favor do porto

FCP - Rio Ave - lance duvidoso na area do rio ave sobre Farias..arbitro nao tem duvidas penalty a favor do porto

Paços Ferreira - FCP - lance duvidoso sobre hulk, mas novamente os arbitros que apitam o porto não tem duvidas : penalty para o porto. Lance duvidoso do suposto golo do Paços de Ferreira..mais uma vez o arbitro não tem dúvidas golo invalidado.

Nos sete penalties que o Porto tem no campeonato 3 foram marcados consecutivamente nas ultimas 3 jornadas....

Alguem quer comentar ?
Abraço para o Kova e para o Master

Ricardo

Porto

Leão de Alvalade disse...

Ricardo:
Comentários para quê? São artistas portugueses...

José disse...

Boas!

Não menosprezando a vitória do Sporting, digo que com David Luiz ao seu nível normal, não teriam ganho o jogo nem nada que se parecesse. Apenas marcaram um golo por eles construido - os outros dois foram DA-DOS! Esta é a realidade da coisa... Fizeram o jogo da vida deles, como qualquer equipa do nosso campeonato faz quendo defronta o SL Benfica!

Parabéns ao Sporting e que repita o resultado no próximo jogo!!

leão verde disse...

Zé põe gelo que isso passa.

Virgílio Bernardino disse...

'Parabéns ao Sporting e que repita o resultado no próximo jogo!!'

O próximo jogo do SCP é prá Champions, pá! Tou admirado com o teu desejo...

Qt à próxima jornada da Liga, vê lá se ganhas mazé ao Leixões...

Bruno Ribeiro disse...

Eu gosto de ver os lagartinhos a queixarem-se das arbitragens, tem a sua piada.

Ó Ricardo explica lá à malta porque nos jogos desta época entre FC Porto e Sporting, vocês beneficiaram de 3 penaltys inventados pelos árbitros.

Já agora, o lance sobre o Hulk só é duvidoso para quem é a) cego; b) parvo; 3) mentiroso. Em qual te encontras?

E não lembras aí à malta como o teu clube ganhou ao Braga, ou isso não te interessa?

Mas eu gosto de vos ver com o peito inchado. Isso passa-vos rápido não te preocupes.

ricardo disse...

Bruo Ribeiro, eu apenas falei nos ultimos quatro/ cinco jogos do campeonato caso não tenhas percebido....e que se fizermos a analise a todo o campeonato então não saímos daqui...Não sei se percebes alguma coisa de futebol, mas se perceberes rapidamente chegas à conclusão que nas alturas decisivas do campeonato os erros da arbitragem têm ainda mais influência.
Quanto ao eventual penalty sobre o Hulk, nem mereces qualquer comentario apenas pergunto: também foi falta a entrda do tomas costa sobre o grimi em alvalade na linha de fundo ?