terça-feira, janeiro 11, 2011

Mini-balanço

Terminada a primeira volta, o Porto segue em primeiro com 13 vitórias em 15 jogos, sem derrotas, com o melhor ataque (com mais 6 golos do que o segundo melhor, o Benfica) e a melhor defesa da prova (com menos 7 sofridos do que a segunda melhor, o Olhanense), com o melhor marcador (Hulk com 14, mais 5 do que os segundos, João Tomás e Carlão) e o jogador com mais assistências para golo (também Hulk com 8, mais 3 do que o segundo, Saviola), com o segundo classificado a 8 pontos de distância (depois de um esclarecedor 5x0, que transforma, na prática, os 8 em 9 pontos a recuperar). Perante este cenário, ainda há quem tenha dúvidas. Parabéns.

master kodro

32 comentários:

Pedro disse...

LOLOLOLOL

Mr. Shankly disse...

Não acho que haja quem tenha dúvidas sobre a justeza da classificação. Há é quem ac he que a diferença pontual não corresponde à realidade.
O Porto tem sido estratosférico, muitas vezes joga muito bem (por exemplo contra o Benfica) e mesmo quando não joga bem ganha.
É sintomático que o Benfica, apenas com menos 3 pontos que o ano passado nesta altura (e o ano passado foi campeão e jogou muito bem também) esteja arredado do título. O Porto tem sido demolidor, e Hulk e Falcao fabulosos.

Bruno Pinto disse...

Neste País medíocre, a excelência é, regra geral, maltratada e posta em causa. A inveja dos incompetentes, incapazes de acompanhar a competência dos melhores, é o pão nosso de cada dia.

O Benfica alcançou o título da época passada na última jornada e foi apelidado pelos iluminados de campeão mais incontestado de sempre. O FC Porto tem sido demolidor, lidera em todos os aspectos como diz o post, vergou o Benfica por 5-0 e, ainda assim, diz-se que o 1º lugar é injusto e fruto de ajudas exteriores.

Tem piada porque é de um ridículo que deveria envergonhar quem profere tais opiniões. Mas ao mesmo tempo não tem piada nenhuma. Isto reflecte bem a sociedade e o país em que vivemos. Os melhores, os que trabalham para ganhar, os competentes, neste país não são reconhecidos. É triste, mas é a realidade. Nós, portistas, já aprendemos a viver com a inveja alheia. E gostamos.. ;)

Pedro Almeida disse...

Sobre ti, MK, já ninguém tem dúvidas.

low desert puke disse...

Kodro, apenas uma singela questao:

Se todos os penalties que tanto o Benfica como o porto realmente sofreram ou fizeram tivessem sido marcados, achas que a diferença seria de 8 pontos?

Rearviewmirror disse...

Podias falar sobre o Guimarães que fazias melhor figura.
Gostava é que tivesses feito um post dete teor sobre o Benfica do ano passado.
Mas se calhar não tinhas tempo.
Parabéns.

Ricardo disse...

Espectacular. Imaginemos que o Vitória era o Benfica e que estava a 8 pontos do Porto depois de jogos em que o Vitória tinha sido prejudicado e o Porto beneficiado. Este post existiria?


O problema está na resposta. Se calhar existia.

MM disse...

Bom post, verdadeiro, mas algo injusto porque o Benfica não merecia de facto estar a 8 pontos do 1º lugar. O Lyon merecia, e o Hapoel também, mas por exemplo o Shalke já não merecia. A Académica, Nacional, Porto e Guimarães também não mereciam, mas o Sion já merecia. O Groningen tenho dúvidas, mas talvez não merecesse. O Tottenham não sei, não me meto nessas coisas, mas há dias estava um dos seus adeptos com a Eusébio Cup na mão a dizer qualquer coisa de "nós é que somos a Gloriosa".

Não sei realmente.
É daquelas difíceis de resolver.

low desert puke disse...

Devias controlar melhor isso, pah..

Ricardo disse...

MM, é mais fácil gozar do que falar a sério (eu sigo normalmente a mesma bitola). Mas tu és um gajo que sabe, nem todos sabem tu sabes ver as coisas. Diz(e)-me lá, sportinguista: o Porto tem sido beneficiado ou não?

EK disse...

Dúvidas ninguém tem. Eu pelo menos não. Isto já está resolvido há muito tempo. Este ano, nem com o Cardozo vamos lá. Para o ano talvez o Olegário resolva.

EK disse...

Mas que lata! Incrível ..

Escárnio disse...

Está provado. Há muita gente com dúvidas. Os mesmos do costume. Não consigo distinguir entre má fé e ignorância. Se calhar é um misto de ambos. No meio de tanta merda, os meus parabéns ao Shankly, de resto como tem sido sua "bitola".

Bruno Pinto disse...

LOLOLOL...

Imbecis, digam-me lá: as 5 batatinhas no Dragão foram merecidas ou não???

Vocês andam a pedir mais 5 na Luz... Ai andam andam...

MM disse...

Ricardo como já disse muitas vezes o Sporting e o Porto tiveram 2 ou 3 jogos onde existiram casos de arbitragem (mal) julgados a seu favor, no início do campeonato. Lances decisivos, falo.
Para o Sporting em 2 jogos, claramente.
Para o Porto não sei ao certo porque como é óbvio não registo na memória todos os seus assuntos mas salvo erro foram 2 ou 3, não foram mais do que isso.
Isto logo no início do campeonato, e por isso tive oportunidade também de dizer que o Villas Boas devia fazer menos de figuras de sonso ao falar recorrentemente em arbitragens.

Mesma coisa aliás para o Costinha, nas vésperas da deslocação do Sporting a Setúbal. Mesmíssima coisa, embora o Costinha só o tivesse feito nessa ocasião, ao longo da meia-época em que vamos.
Já o Paulo Sérgio, esse nunca fala de arbitragens. Tem vergonha na cara e tem de certeza noção das suas próprias falhas e dos resultados medíocres que tem muita vez apresentado e, sendo também uma pessoa simples e honesta não considera sequer o tema. Tiremos-lhe por isso o chapéu, nessa questão.

Só sobre o Porto, houve depois um período mais ou menos normal de 8, 9 ou 10 jornadas sem nada a apontar, até ao jogo em casa com o Setúbal: aqui voltou a haver um caso (mal) julgado a seu favor com interferência no resultado. Isto para o campeonato. Nesse período normalizado de campeonato houve o jogo da Taça em que o Porto é beneficiado por um erro de arbitragem em Moreira de Cónegos, também. Estes erros, contudo, não colocam em causa a justiça da liderança.
Estes erros, contudo, não devem servir de motivo para que os benfiquistas falem de arbitragens.

É isso que muitos de vós não entendem: são iguais, uns e outros, nessa matéria. Sabes qual é no entanto a diferença? Os favores ao Benfica acontecem naturalmente, porque é assim ... há muita gente do Benfica e muita gente que gosta do Benfica. Já o Porto tem de forçar a questão: ou junto dos órgãos de decisão ou mesmo junto dos árbitros, ou com intimidação, influências e et cetera, porque o Porto é assim ... não lhe chega ser desportivamente mais capaz do que os outros. É um clube precavido, não deixas pontas soltas, inclusive aquelas que não lhe deviam merecer acção. E as arbitragens são desse tipo.

E é por isso que há sempre 2 coisas que são evidentes e não se anulam, coexistem pacificamente:
- O Porto é um clube que traficou influências e corrompeu árbitros.
- E o Porto é há 25 anos o desportivamente mais competente clube português.
As 2, ao mesmo tempo.

O Benfica, lembrem-se da Taça da Liga em 2009 ou do campeonato de 2005 e tenham alguma vergonha na hora de falar do tema.
E é por isso que dá-me um enorme prazer ser do Sporting, também por isso, passe a repetição. Tenho lá 2 campeonatos, 3 taças de Portugal, 4 ou 5 supertaças e 1 final europeia alcançados e alcançadas na última década e tenho a certeza - porque tenho memória - que nenhuma delas precisou de quaisquer ajudas de qualquer tipo, de árbitros, para ser alcançadas.
Só isso ...
Um abraço.

condor disse...

Oh Master,obrigadinho por reconheceres mérito na classificação do Futebol Clube do Porto,mas tem cuidado pois os vermelhos não gostam e podem deixar de frequentar cá o tasco!Depois de quem é que um gajo se ia rir?

miguel_canada disse...

Mas esta discussão sobre a diferença pontual entre o Porto e o Benfica fica sempre, mas sempre incompleta!!!
Quer-se fazer crer que o Porto vai a 8 pontos do Benfica porque beneficiou de dois ou três erros grosseiros de arbitragem! Ok, até pode ter beneficiado, mas, quantos pontos perdeu o Porto por erros grosseiros que nos prejudicaram, como em Alvalade, por exemplo?
Quantos pontos ganhou o Benfica por erros grosseiros que os beneficiaram como contra o Olhanense e o Paços de Ferreira?
Quantas vezes deveria o Benfica ter acabado os jogos com dez ou nove em campo este ano?

Tirar pontos aos benefícios azuis, de facto reduz a diferença pontual. Mas quando se completa a equação com os benefícios encarnados mais os prejuízos azuis, a coisa deveria ficar literalmente na mesma.

Outra coisa impossível de negar é que apesar do facto de o Benfica ter sido eventualmente prejudicado nas arbitragens dos jogos com o Vitória e com a Académica, outro facto inegável e que tanto o Vitória como a Académica jogaram MUITO MELHOR do que o Benfica e ganharam com toda, toda, toda a justiça.
Os primeiros dez ou doze jogos oficiais que o Benfica fez nesta época foram deploráveis e não há adepto Benfiquista com vergonha na cara que negue este facto, tanto que há um mês, o Jorge Jesus tinha 1 pé na rua.

Ricardo disse...

MM, aceito o teu comentário mas ele está, como todos, manchado de clubismo. Estivesse o Sporting na posição do Benfica (a 8 pontos, tendo sido prejudicado em 3 jogos de forma clara enquanto via o rival ser, no cômputo geral, beneficiado), e tu terias um discurso completamente diferente, não tão pacífico.

Acabei de ver agora um lance num jogo em que nem tinha ideia de o Porto ter sido favorecido. No último lance do jogo em Coimbra, já no tempo de compensação, há um penalty a favor da Académica por mão de um jogador do Porto. O Porto estava a ganhar 1-0. Mais dois pontos ao ar.

Este campeonato é uma mentira. Isso independentemente de o Porto ser até ao momento a equipa mais regular, ninguém põe isso em causa. O que se passa é que os lances que são decididos a seu favor não o são a favor do Benfica. Veja-se o lance desta semana da mão do jogador do Marítimo: eu não acho aquilo penalty mas esta época já vimos lances iguais serem marcados a favor do Porto. É esta a diferença: a facilidade com que são marcados penalties e faltas a favor do Porto que, idênticos, não são a favor do Benfica. As pessoas preferem fechar os olhos e dizer que o Porto tem jogado melhor futebol. Viverão com isso como quiserem.

Ricardo disse...

*Veja-se o lance desta semana da mão do jogador do LEIRIA

Deko disse...

Oh pá, esta semana com o Maritimo só me lembro de uma falta que o Sapunaru sofreu, levou amarelo por isso e deu golo do Maritimo...

Bebe água...

Hugo disse...

"Este campeonato é uma mentira"

O ano passado imploravam para não desvalorizarem o campeonato que acabou por ser conquistado pelo Benfica.
Este ano, já esqueceram tudo isso e mesmo levando cinco, repetem a mesma k7 vezes sem conta. Grande lata para não lhe chamar outra coisa

N. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
N. disse...

Perante "este" cenário, não há mesmo dúvidas, MK.

E um comentário à vitória dos 10 rapazes da Naval contra os 11 conquistadores de Guimarães, não há?

Algo tipo:

"Carlitos, amigo, acho que a Naval não é clube para ti. Então tu és expulso e os teus colegas conseguem dar a volta ao resultado em Guimarães? Tu tem cuidado contigo, rapaz, porque o teu clube só tem duas vitórias no campeonato esta época e tu foste expulso em ambas.

Carlitos, assim não fazes falta nenhuma ao Mozer."

Ricardo disse...

Hugo, se há coisa que não gosto é precisamente que se desvalorize a competência de um clube. O ano passado não gostei que o tivessem feito ao Benfica como noutros anos o não fiz em relação ao Porto, enquanto vários benfiquistas o faziam.

Este ano, no entanto, não posso deixar passar em claro uma tendência óbvia por parte da arbitragem a favor do Porto. Podemos falar em regularidade, competência, mérito mas se, além destes, há uma inequívoca parcialidade a favor de um clube em detrimento do outro, não é possível fechar os olhos e vir com o discurso de que falar na arbitragem é apenas uma desculpa.

Riga/V-1-Boy disse...

claro que este ano o porto tem sido beneficiado( sim em alguns jogos foi), mas a epoca passada como o benfica ganhou já foi sem espinhas, qual beneficiado qual que, super equipa como ganhava por 4 e 5 que interessava se jogou meio campeonato contra 10, que tinha ( e ainda tem) 4 ou 5 jogadores com livre transito para dar cacetada, da quantidade de penalties( epa aqui dizem que é por a euipa atacar muito, interessante desculpa, acho que a posso utilizar noutro contexto)

nisto tenho que concordar com algo que disseram antes, o benfica foi ok prejudicado em 1, 2 jogos, mas tambem já foi beneficiado este ano( em especial em jogadores que nao foram expulsos e também em lances no minimo duvidosos estilo jogo com olhanense), mas nisso nao interessa falar, apenas interessa desculpar com os arbitos

low desert puke disse...

Riga, a exemplo do teu clube, esse foi um comentàrio que embateu no poste. Portanto...FAIL.

Riga/V-1-Boy disse...

ou entao nao puke ou entao nao......

Riga/V-1-Boy disse...

ate porque voces falam da quantidade de penalties do ano do jardel. ora se voces acharam o ano passado um ano "normal", bem nesse ano também foi um ano normal, foram alguns penalties mal marcados, mas também ficaram muitos por marcar. qual foi a diferença para a vossa epoca do ano passado?

por terem sido voces a ganhar já foi um campeonato sem espinhas e e sem discussao do vencedor, já sei, mas se fosse outra equipa já tinham sido completamente prejudicados e todos os outros beneficiados, é que essa é sempre a vossa argumentaçao.

low desert puke disse...

Nos ultimos dias tem-se debatido isso um pouco por toda a blogosfera.

O que eu disse antes, repito-o agora. E tu, és livre de entender como quiseres: Hà penalties e penalties. E hà a quantidade dos penalties e a qualidade dos penalties!

Percebes o que quero dizer?

O Aimar o ano passado cavou um penalty ou dois com um mergulho, ou um deixar-se andar? Sim, é verdade. Mas se calhar em alguns desses casos jà ganhàvamos e confortavelmente. Mas todos os outros foram penalties claros, alguns até a roçar a violencia como falta.

Mas que dizer deste ano? Na àrea do porto podem acontecer cataclismos ou maremotos que nao se ouve um apito. E se o Falcao é atingido por uma gota de suor de um defesa quando o guarda redes jà tem a bola nas maos depois de um cruzamento em nada perigoso - "PIIIIIIIiiiiiiiiiii!!!"

Em jogos consecutivos...e com vitòrias à tangente!

Por favor, meu. Consegues ver a diferença ou nao?

PS: Faltou-te recordar o record do Guiness anterior, protagonizado pelo Acosta.

Riga/V-1-Boy disse...

lá está, como estavam a ganhar confiortavelmente nao interessa.lol

bem se juntares 1 ou 2 do aimar, mais 2 ou 3 do di maria, mais 1 ou 2 do saviola, mais 1 ou outro do coentrao...que se lixe, mas lá está estavama ganhar confortavelmente nao interessa.

e as expulsoes?mais de metade dos jogos contra 10 ou menos. em contrapartida jogadores como o javi, o maxi o david luiz e o luisao tinham direto cada 1 a livres transito que incluiam 10 faltas em que podiam fazer o que quisessem até levar amarelo e autorizaçoes especiais para o david luiz e o cardozo utilizarem os cotovelos e o luisao pontapear adversarios deitados no chao. este ano a a coisa nao está iguial e já reclamaram, mesmo assim o javi e o maxi ainda t~me livre transito que dá direito a darem pau que quiserem e se tiverem amarelo e fizerem faltas para amarelo logo a seguir nao levam, mas a autorizaçao do david luiz para coteveladas mantem-se.

mas só o porto( ah e ja sei o sporting) sao benficiados? voces este ano nao foram? epah assim de repente, pacos e olhanense e nao tou a contar com 1 ou 2 expulsoes que ficaram por acontecer.

repito punk, voces nas epocas que nao ganham andam sempre com merdas que sao roubados, que o porto, e quem mais tiver a vossa frente sao beneficiados, mas nas outras epocas no pasa nada, sao sempre vitorias sem contestaçao

Mr. Shankly disse...

"mais de metade dos jogos contra 10 ou menos."
Mentiras não vale. Isto é mentira. o resto que escreveste é só uma interpretação alternativa da realidade.

Visigordo disse...

Miguel, diz-nos lá.
Já que fazes a pergunta é porque deves trazer por aí a resposta engatilhada.
Quantos pontos é que o Porto perdeu em Alvalade por erros grosseiros?

Dois galos para o mesmo poleiro, com cada um a usar os seus "esquemas", depois dá nisto: discussões em que cada um se encontra do seu lado, mas ambos contrários ao do Matrix.