quinta-feira, outubro 07, 2010

Izmailov

Se é verdade que o comportamento de Izmailov na imprensa - ou do seu empresário, o sr. Barbosa - é tão condenável como a atitude de Costinha quando o atacou em público, convém lembrar o seguinte:

- o russo ainda não jogou esta temporada, foi operado e não treinará durante três meses; ou seja, são oito meses de paragem para quem alegadamente fingiu ter medo de agravar a lesão.

- de acordo com a comunicação social, Costinha disse à época, no balneário, que com ele Izmailov não jogaria mais no Sporting, algo que o próprio Costinha, se não estou em erro, se apressou a desmentir; o episódio Atlético Madrid ocorreu a 18 de Março e o último jogo do russo aconteceu a 2 de Maio, em Alvalade, com a Naval. Depois, não voltou a calçar.

É por estas e por outras que os adeptos desconfiam.

kovacevic

Quatro dias depois do primeiro jogo oficial da temporada (vitória 1-0 na Dinamarca sobre o Nordsjalland) revelei aqui no 442 o meu espanto relativamente ao entusiasmo em redor da equipa. No texto defendia que entre saídas e entradas o plantel estava na mesma, com excepção de Evaldo ser melhor do que Grimi, não existindo, por isso, qualquer garantia de melhoras. As reacções na caixa de comentários foram essencialmente no sentido contrário: o Sporting aparecia claramente num nível superior. Perante a classificação actual, gostava de saber se os que então comentaram (Pipos, Rui Coelho, LMGM, Francisco, entre outros) mantêm a mesma opinião, e, já agora, o que sugerem para o futuro e que mensagem esperam ouvir de JEB, logo à noite, na Grande Entrevista da RTP.

24 comentários:

Peyroteo disse...

Eu também sou da opinião que o Sporting está a um nível superior ao ano passado, pelo menos em qualidade de jogo. Claro que estou preocupado com os resultados mas preocupava-me muito mais o nível das exibições da época passada. Tirando o jogo com o Benfica, em que perdeu justamente, o Sporting foi superior a todos os outros adversários mas tem um problema sério de eficácia e a bola tem batido nos postes mais vezes do que o normal. Acrescem a isso alguns erros individuais que têm custado pontos. Ainda na 2ª feira, o Sporting jogou tanto como contra o Levski, mas foi menos eficaz.

Rearviewmirror disse...

10 bolas nos postes, como hoje aBola faz bem referencia, também ajudam e muito para este "semi-descalabro" do Sporting esta época...

JLC disse...

Eu acho que jogamos um futebol mais bonito do que jogavamos, mas muito menos eficaz.

Ofensivamente estamos melhor porque temos dois laterais com qualidade bastante superior às duplas que Pedro Silva, Abel e Grimi podem formar. Defensivamente somos bastante maus, principalmente porque perdemos Moutinho e Veloso.


Já agora, porque dos blogs que sigo (que são poucos), foste o maior defensor da saída do Soares Franco, porque durante muito tempo disseste que Paulo Bento não servia e porque um argumento que te vi usar foi que a ideia de não aparecerem melhores soluções do que as que tinhamos não era suficiente para não se mudar o que precisava de ser mudado, gostava de saber se mantens a mesma opinião:

1 - Entre Soares Franco e os dois candidatos ás ultimas eleições, qual achas o melhor presidente (sendo que o Cristovao não teve oportunidade de nos presidir, mas eu pelo menos fiquei com uma ideia do que aí vinha).
2 - Entre Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio qual é o melhor treinador?
3 - Entre Costinha, Sá Pinto e Barbosa, quem serviu melhor o Sporting enquanto director desportivo?
4 - Será que a dupla Bento/Barbosa era assim tão conflituosa com os jogadores?


Quanto tempo achas que falta para sermos bons o suficiente para ficar anos consecutivos em segundo lugar, ir à champions levar abadas nos oitavos da champions e ganhar algumas taças em Portugal?

Soares Franco, Paulo Bento e Barbosa sairam do Sporting porque os adeptos assim quiseram, ainda achas que valeu a pena?

kovacevic disse...

JLC,

Estás a ver a coisa pela perspectiva errada.

Quem tem que responder por Paulo Sérgio, Carvalhal, Costinha e Sá Pinto é José Eduardo Bettencourt, pois foi ele que os escolheu. E quem tem que responder por JEB são os 90 por cento que o elegeram. Eu não estou nesse grupo -- mas sempre adianto que teria votado em JEB. Fui, literalmente, enganado, pois trata-se do maior idiota que vemos em Alvalade desde Jorge Gonçalves.

Em relação ao que perguntas, se eu não gosto do carro que tenho e a seguir vou comprar um de pior qualidade é natural que continue insatisfeito. Isto para dizer que não lembra a ninguém contratar Carvalhal e Paulo Sérgio. A não ser ao Bettencourt, claro. Eu escrevi isto no 442 em devido tempo. Espero que tenhas lido.

Mas não quero fugir à questão. Mantenho que era necessária a saída de Paulo Bento porque ele já não conseguia extrair nada do plantel, o futebol era pobre e os resultados finais foram péssimos.

Sobre a minha opinião quanto à política desportiva do Sporting - e aqui podes incluir Barbosa e Soares Franco - aconselho a consulta dos arquivos do 442. Não mudei de ideias.

Contudo, no essencial defendo isto:

- comprar bem, vender melhor
- a qualidade é o atributo prioritário de qualquer jogador, o que implica que conversas sobre a idade, a experiência e a maturidade dos atletas não são aceitáveis
- a aposta na formação é o melhor caminho para ter jogadores bons sem gastar dinheiro
- o Sporting não pode nunca desvalorizar quem faz parte do plantel (carlos martins, vukcevic, veloso, moutinho, etc, etc, etc) nem passar o tempo a dizer que os rivais têm mais dinheiro e melhores atletas
- os dirigentes do clube devem abster-se de atacar os adeptos
- contratar um treinador de topo
- lutar por ter uma identidade: se é para ganhar três campeonatos em 30 anos mais vale, ao menos, fazê-lo com estilo, como o Arsenal

kovacevic disse...

no comentário de cima, juntar o izmailov ao martins, moutinho, vuk e veloso

PLF disse...

Kovacevic,

Sobre o Izmailov, sempre achei que o principal a reter era o seguinte: dois jogadores, entre os melhores da equipa, que sempre se revelaram de um profissionalismo inatacável, dos poucos que tinham mercado no clube, após a entrada do Costinha passaram a "maçãs podres".

Mesmo admitindo que tenham apodrecido em contacto com o Costinha e que o comportamento de ambos tenha sido muitíssimo reprovável, na comparação do valor entre Izmailov+Moutinho e Costinha para o clube, parece-me haver poucas dúvidas.

Eu (que sou só acompanho o Sporting dos jornais) previ que isto viria acontecer ainda antes da entrada do Costinha. Eu (com as minhas profundas limitações) previ que isto viria a acontecer logo na sequência da conferência de imprensa de apresentação do Costinha em que disse:

"Costinha chegou e já anunciou mandamentos. São sete no total, como caracterizado aqui, e são todos música para os ouvidos (torturados) dos sportinguistas. Já referi aqui que um Director Desportivo não pode ser a solução para os problemas do Sporting e os mandamentos vieram confirmar os piores receios: Costinha foi escolhido pelo presidente para ser a figura forte do clube (mas não foi eleito) e o clube – nas palavras de Costinha – será reduzido à expressão do comando das poucas pessoas que dirigirão o futebol."

"Pretender alterar realidades que se conhece à distância também me parece um mau princípio. Entrar num clube e enviar uma mensagem forte, por razão que se tenha, mexe em equilíbrios que foram sustentadamente construídos. E com isso pode-se ganhar ou perder, desportivamente ou financeiramente. Exercer liderança não equivale a exercer qualquer tipo de liderança e PB deu-nos um óptimo exemplo disso mesmo."

JLC,

o Sporting tem de deixar de ser uma comparação entre medíocres e aspirar ao bom, talvez mesmo ao excelente. Que ao mau tenha sucedido o pior, não faz do mau bom. Achar o Sporting reduzido à expressão de um Paulo Bento ou de um Paulo Sérgio, de uma visão estratégica de um FSF ou de uma liderança de JEB, é achar o Sporting reduzido à pequenez própria em que o clube se encontra actualmente. Se os sportinguistas se identificam com o mau, eu identifico-me com o melhor.

kovacevic disse...

PLF,

infelizmente, falar com voz grossa continua a ser meio caminho andado para arregimentar algumas pessoas

JLC disse...

Quando ao Martins e aos adeptos.

O Martins era indisciplinado. Se calhar nunca nenhum treinador do sporting teve qualidade para o disciplinar, é possivel. Mas o Martins do Sporting, tal como o Rochemback que voltou de Inglaterra e outras belas almas que já cá tivemos antes, não tinham cabeça para acompanhar as pernas. Isto acontece em todo o lado, mesmo nos clubes de topo.

Deviamos ter precavido a sua saida, garantindo que a sua compra por um rival lhes saia cara? Com certeza. Mas eu sou um grande defensor que um jogador tem de ser um bom profissional para entrar em campo. O Martins estava frequentemente em Coimbra na noite. Já depois disso, em Espanha, traiu os adeptos do seu clube de coração quando começou a disparar para todos os lados.

Não sei dizer se o problema dele no Sporting foi mais dele ou dos treinadores. Mas não pode dizer que não teve oportunidades. A minha opinião sobre Vuk e Stoj é a mesma.

Não lhe desejo mal, mas não tenho qualquer prazer em vê-lo ganhar seja o que for e por que clube for.

(Nem falei muito de como o sporting vende, porque acho que é ponto assente. O Moutinho é o maior exemplo da péssima gestão de activos que o sporting pratica.)




Quanto aos adeptos... São os mesmos adeptos que não quiseram o Mourinho porque vinha do porto.

Não podemos dizer que a contratação do Sá Pinto é só culpa do JEB. O Sá tinha um grande grupo de apoiantes, que costumava ficar junto à JuveLeo nos jogos em casa e que fez o que fez tudo o que dava para tirar de lá Paulo Bento e Sá Pinto. Até panfletos espalharam pelo estádio.

Fomos tão enganados com o Sá Pinto como com o JEB. Das duas vezes metemos na direcção pessoas sem capacidade, porque nos deixámos levar pelo seu suposto sportinguismo (não duvido que são ambos são bons sportinguistas).

Temos o direito de reclamar, mas não continuemos a falar como se fossemos os adeptos ideiais. Damos tiros nos pés com bastante frequência.


PS: O que achas que deve ser feito com Adrien e Pereirinha (potenciais "Varelas")?

JLC disse...

tanto erro...
*porque vinha do Benfica
*e que fez tudo o que dava ... e por Sá Pinto

ratogoleador disse...

JLC, o negócio Moutinho foi o melhor negócio que o SCP fez nos últimos anos, afinal não é todos os dias que se dá 11 milhões por um flop (+ um flop André Coelho).

Com o Moutinho ficavam a 30 pontos e sem ele também, nunca entendi essa loucura Moutinho afinal que tem ele de especial? Ah é verdade parece que corre muito e não se lesiona... fonix, é baixo para a posição, não marca muitos golos (Meireles marca muito mais) e estranhamente desaparece nos derbys e clássicos.

Enfim deve ser de mim... que não entendo nada disto.

O Moutinho é bom porque veio da formação do Sporting e tudo o que de lá sai é bom, é outra das teorias e não retirando o mérito da formação que mais deu ao Porto e Benfica porque a merece o Moutinho na minha opinião não cabe nesse role.

ratogoleador disse...

Até pode ser campeão mas para isso há outras explicações, talvez o facto das faltas sofridas explique alguma coisa.

Benfica - 135
Sporting - 111
Braga - 96
Porto - 85

E para os lagartos que acham que o mal do mundo é o Benfica, perguntem-se porque será que o Olhanense fez apenas 8 faltas contra o Porto mas fez 20 contra o Sporting, lá está é uma questao de "intensidade"

Jorge disse...

Kovacevic:

Estava a espera de um post teu. Apesar de nao ser Sportinguista e um clube pelo qual nutro uma certa simpatia e acho a situacao corrente do clube muito interessante. O Sporting e um clube com grande potencial, deveria pelo menos lutar pelo titulo todos os anos, que nao consegue encontrar dirigentes com competencia para atingir esse potencial, um pouco a imagem do pais.

Jorge disse...

Os problemas com jogadores no Sporting, especialmente com o PB, sempre me surpreenderam. Os jogadores sao um dos activos mais importantes do clube e um treinador tem de saber gerir esses activos por forma a valoriza-los, para futura venda ou simplesmente para que rendam no clube. A existencia de conflitos sistematicos com os jogadores que nao sao resolvidos sao sinais claros de um problema grave de gestao que tem de ser corrigido.
Contabilizem o dinheiro que perderam devido a esses problemas e vejam se nao seria mais rentavel a pessoas competentes independetemente das suas cores clubistica em vez de contratar "verdadeiros" sportinguistas sem provas dadas.

Leão de Alvalade disse...

Kovacevic:
Do que tenho visto o Sporting está longe de estar a um nível superior ao do ano passado, apesar do dinheiro gasto.

E está longe de ser um problema de eficácia e se entendermos que no futebol raros são os jogos em que se marcam tantos golos como as oportunidades criadas. Porque, nesse prisma, teremos que contabilizar também as dos adversários e aí, com o Beira MAr, não sei se teríamos ganho o jogo. lembro também que contra os polacos a primeira oportunidade de jogo foi deles e se têm marcado estaríamos a falar de um resultado diferente.

E a eficácia de uma equipa mede-se também pela forma como defende e o Sporting tem perdido pontos porque defende de forma tão atabalhoada como ataca e os resultados por isso são o que são.

No fim talvez a posse de bola crie a sensação de se ter jogado muito, o que é bem diferente de ter jogado bem.

Como deves estar lembrado defendi a contratação de Costinha. Hoje não tenho dúvidas que estar ao mesmo tempo que JEB e PS pode ser considerado a tempestade perfeita, tal a falta aptidão e de preparação que cada um demonstra no exercicio do cargo.

Quanto mais tempo lá permanecerem mais tempo será necessário para a recuperação do Sporting.

Pipos disse...

Kova,
Não tenho tempo para ler tudo que fi escrito, mas como fui chamado digo...

Temos melhor plantel, temos muito mais jogo, temos 10 bolas no poste...
Não é só azar, mas que a porra da bola custa a entrar custa.

A meu ver temos um grande problema, avançados, só Postiga tem merecido o 11 e sem golos nao há pontos.

Agora que Maniche, Valdes, Vuk recuperado, Postiga recuperado, Evaldo, Zapater acrescentaram qualidade, não tenho a minima duvida. Saiba o treinador por a equipa certa e a táctica certa, o que tem faltado tambem.

abraço leonino

Pedro Coimbra disse...

Manter ali um jogador contrariado é um erro.
O melhor é deixar que saia.
Até porque o comportamento dele é injusto para os colegas.

kovacevic disse...

JLC

o problema é que os jogadores e o clube nem sempre partilham os mesmos interesses. E quando assim é, cabe ao clube, e aos seus gestores, seguirem uma política de controlo de danos. Ora, conforme escreveu o JORGE, o que o treinador paulo bento e os dirigentes fizeram, muitas vezes, foi deitar gasolina na fogueira e queimar na praça pública jogadores que ainda eram activos do Sporting. Com isso prejudicaram a equipa e a SAD (do ponto de vista financeiro).

LDA e PIPOS

a equipa não é má, como não era a anterior. E este é precisamente o ponto: para quê gastar 26 milhões de euros, se o plantel fica na mesma em termos qualitativos?

quanto aos resultados: são sobretudo, sinal de incompetências. Gostei da exibição frente ao nacional e da primeira parte em Aveiro.

LMGM disse...

Kova, mantenho o que disse no teu post anterior. Para o Sporting atingir no campeonato uma posição superior ao terceiro lugar têm de acontecer uma de duas situações:

1- Os outros dois rivais não fazerem o que lhes compete.

2- O Sporting fazer um campeonato acima do previsto.

Se nenhuma destas situações ocorrer o Sporting ficará naturalmente em terceiro.

O Sporting, como disse nesse post, não é favorito à conquista do campeonato, nem foi durante os últimos anos.

Nesta década o Sporting perdeu dois campeonatos por culpa prória, a saber, o ano de Peseiro, onde o nosso futebol era muito superior ao dos rivais, e no segundo ano de Paulo Bento. Foi expoliado de um (Fernando Santos) onde valeu tudo por parte de Paixões, Costas, e afins (muito se deve ter fodido nessa época).

Tenho dito.

Rearviewmirror disse...

É baralhar e dar as cartas de novo.

SÓ uma nota:
Nos ultimos 20 anos não vim nenhum clube em Portugal ganhar um campeonato nacional sem um central de inegável qualidade na sua equipa.

Carriço? Polga? NAC?

A juntar ao Rui Patricio, está aqui uma das razões de o Sporting não ser candidato ao titulo. Aliás se o Sporting este ano chegar ao 3º lugar, será uma grande surpresa.

Peyroteo disse...

Se o Carriço não tem inegável qualidade, não sei quem terá.

Mr. Shankly disse...

"Se o Carriço não tem inegável qualidade, não sei quem terá."

Tem qualidade e potencial. Mas está longe do Bruno Alves e do Luisão, só para falar nas duas últimas épocas.

último! disse...

Peyroteo, compreendo perfeitamente a tua visão até porque acho que é o melhorzito da defesa (Carriço) mas "vocês" vivem na ilusão que tudo o que sai da academia vale ouro e nem sempre é assim, basta recordar Pereirinha, Adrian e outros.

O facto é que sempre que sofrem golos lá está o Carriço em grande parte deles. Tem capacidade para melhorar e já é o melhor mas não é dificil os outros são fraquitos e ainda não é um jogador de selecção principal, como o Sporting merece.

JLC disse...

ratogoleador viste o jogo da selecção?

Peyroteo disse...

Sei perfeitamente que nem tudo o que sai da Academia vale ouro. O Adrien, por exemplo, é banalíssimo. Mas o Carriço não. Não demorará muito a ser titular na selecção. E já poderia ter sido convocado, tendo em conta que está lá um Rolando.