segunda-feira, agosto 09, 2010

A supertaça e o sismógrafo

Vitória justa da melhor equipa. O Porto foi superior em praticamente todos os capítulos do jogo; com excelente pressão alta aniquilou a construção benfiquista; explorou bem as alas (onde Amorim e Peixoto estiveram sempre sem apoio); revelou grande eficácia; foi mais forte mentalmente e foi fisicamente mais disponível. Óptimas prestações de Varela e Falcão. Moutinho entrosado e lutador. Hulk entreteve com vários remates próximos da bandeirola de canto; como jogador de futebol, foi pouco interessante.

No lado encarnado, muita gente abaixo do exigível (Luisão, Carlos Martins, Roberto), meio-campo desequilibrado, pouca ligação entre sectores e uma estranha apatia. Jesus, talvez movido pela sua célebre arrogância, inventou (onze nunca testado na pré-época...) e deu-se mal. Fica a lição: nunca, mas nunca, menosprezar o FC Porto.

Embora o troféu tenha sido bem entregue, talvez não seja pior contextualizar o dito cujo, pois não falta quem pretenda retirar deste jogo ilações para o resto da época, fazendo equivaler a Supertaça a um sismógrafo futebolístico. Em primeiro lugar, é ridículo antecipar os acontecimentos de uma longa temporada a partir de um único encontro. Por outro lado, os factos recomendam alguma parcimónia. É ver os dados abaixo, com a correlação "vencedor da Supertaça"-"posterior campeão nacional", tomando a última década como amostra:

2000 Sporting / Boavista
2001 Porto / Sporting
2002 Sporting / Porto
2003 Porto / Porto
2004 Porto / Benfica
2005 Benfica / Porto
2006 Porto / Porto
2007 Sporting / Porto
2008 Sporting /Porto
2009 Porto / Benfica

katanec

10 comentários:

rui disse...

Só pa lembrar que as últimas duas do sporting so foram ganhas graças aos sr arbitros que em aprtidas muito equilibradas decidiram a favor destes....

ruibonga

Hattori Hanzo disse...

Concordo contigo sobre a questão da Supertaça não mostrar nada (em principio) no que será o desenrolar da época. No entanto é de realçar que claramente o Benfica terá de melhorar muito para voltar a ser campeão: para já da equipa do ano passado saíram 3 titulares e não há substitutos para eles com o "sr. presidente" a ter gasto um pipa de massa não se sabe bem para quê.

Escárnio disse...

Vou gostar mais do Hulk a entreter-nos com os seus golitos e assistências durante o campeonato... tal como fez na recta final do campeonato passado, depois de ter sido impedido de jogar, e como fez também nesta pré-época.

Aliás, o Falcão não marcou na pré-época e já havia quem apregoasse que não valia nada. Acabou por facturar quando mais importava, como sempre fez.

O Hulk é o oposto. Grande pré-época, mas face a um jogo menos conseguido, já é um animador da malta, tudo menos jogador de futebol....

Se calhar o facto de ter estado muita gente abaixo do exigível do lado do benfica, assim como o facto de os mecanismos de jogo não terem funcionado, possam ser mérito da táctica implementada pelo Villas Boas, que anulou, e bem, os construtores de jogo do benfica. Mas isso lá o referes no início do teu texto...

jamsilva disse...

As duas competições nao têm nada a ver uma com a outra. A primeira já acabou e quem ganhou foi o FCP. a segunda vai começar agora.

Foi um excelente primeiro jogo de campanha futebolística, que só não foi melhor pq houve duas equipas que não estiveram ao nível requerido ou desejável. O SLB e a equipe de arbitragem podiam e deviam ter feito muito mais.

miguel_canada disse...

O único sismógrafo que foi perceptível neste jogo é que determinados jogadores do SLB vão continuar a merecer a benevolência total e absoluta de determinados bajuladores do sistema.

Se foi possível uma escandaleira destas contra o FCPorto, o que não será quando os adversários forem o Portimonense, o Beira Mar, o Paços, a Naval, etc.

Enquanto estes sujeitos do apito nao forem severamente punidos pelos trabalhos deploráveis como o que vimos em Aveiro, não teremos nunca a mínima chance de assistir a bons jogos de futebol.

Rui Santos e João Querido Manha, dois confessos imbirradores crónicos do FCPorto, reconhecem que ficaram por expulsar 5 (CINCO) jogadores do SLB.

Rearviewmirror disse...

5?? Só???

miguel_canada disse...

Sim...5. Foi o que eles disseram.

O Anti Lampião disse...

Segundo Paraty (digno sucessor de Rola) 'pode ser o João' fez um bom trabalho

é só ver
http://oantilampiao.blogspot.com/2010/08/o-arbitro-fez-e-bem-gestao-do-jogo.html

Mr. Shankly disse...

"Enquanto estes sujeitos do apito nao forem severamente punidos pelos trabalhos deploráveis como o que vimos em Aveiro, não teremos nunca a mínima chance de assistir a bons jogos de futebol."

Uma das poucas vezes que concordo com este matraqulho. Foi pena o Apito Dourado não ter dado em nada.

condor disse...

Então não deu oh shankly!
Uns cornos do caralho!