quarta-feira, dezembro 16, 2009

Empréstimos

Há pouco tempo corria nos meandros blogosféricos - e não só - a teoria de que o FC Porto emprestava jogadores para controlar e comprar votos (nas votações da Liga) dos clubes que recebiam as dádivas. Não só não corroboro dessa opinião - e mantenho-o -, como sempre defendi que é um problema que se resolve de raiz com a proibição de empréstimos entre clubes da mesma divisão. Face aos números deste ano apresentados pelo Record, fico curioso se as opiniões conspirativas se mantêm.

master kodro

38 comentários:

LMGM disse...

Sim!

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Claro.

!nsurrecto disse...

sem dúvida que acabar com os empréstimos entre mesmo escalões era o melhor...

JNF disse...

Esqueceste-te de publicar o ranking de treinadores colocados pelo Porto nas equipas da Liga Sagres.

jose reyes disse...

JNF, algum dia te preocupaste por os benfiquistas Paulo Bento e Jesualdo Ferreira dirigirem o Sporting e o FC Porto?

Hugo disse...

Proibir os empréstimos parece-me impossível. Até na Premier League já os permitem na condição de que não sejam utilizados contra a equipa-mãe.
Mas o pessoal gosta é de dizer mal. Se jogam é porque jogam, se não jogam é porque não jogam...

LC disse...

Vitória de Setúbal, Belenenses, Nacional, Olhanense, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães são os beneficiários dos emprestados do Benfica

A apenas dois primodivisionários, Olhanense e Vitória de Setúbal os dragões cederam oito jogadores


poder-se-ia ficar curioso sobre o 'a apenas dois'.

poder-se-ia ficar curioso -agora sem link para notícia- sobre um presidente de um clube, acho que académica, que recusou um treinador 'sugerido' e que depois se apercebeu que, além do treinador, tinha "também" recusado uns 4 ou 5 jogadores que só vinham no "pacote treinador".

LC disse...

sobre sportem,

poder-se-ia ficar curioso que um clube, com a tal famosa escola de formação, tenha, em comparação com os outros dois clubes, tão poucos empréstimos.

Bruno Ribeiro disse...

As fantásticas teorias com os emprestados vão continuar. Não dá para mais.

O FC Porto empresta jogadores para ganhar votos na liga e para ganhar jogos. O Benfica não, é para rodarem e ganharem experiência e para ajudar os outros clubes.

Os jogadores emprestados do FC Porto se não jogam é porque foi ordem do Pinto da Costa para não prejudicar o clube; se jogam é por ordem do Pinto da Costa para beneficiarem o clube.

Agora temos a teoria dos treinadores. Como se pode ver, o Domingos tem dado uma ajuda preciosa. Então o Azenha é que ajudou à brava. Mas como fica o Jesus esse sportinguista assumido? Não terá sido colocado pelo Bettencourt? Até se calhar foi o Pinto que o pôs lá, eles que são tão amigos.

JNF disse...

jose reyes,

não é isso a que me refiro. Eu digo os que são colocados lá pelo porto. O Jesus também é do sporting e não vejo mal nenhum nisso

Fredy disse...

JNF, acorda para a realidade pah que isso é demasiado triste! lol

Petinga disse...

JNF
Faco minhas as palavras do Fredy. Wake up and smell the coffee - os dados estao a vista. Se para ser campeao e preciso ter mais jogadores emprestados, em mais equipas da 1a liga, e mais treinadores afectos ao teu clube, entao o meu Sporting lancava-se ja nesse negocio e podia ser que finalmente se esquecesse aquele disparate de "ter que ter a melhor equipa, mais constante e se calhar a jogar melhor futebol"
duplo LOL

JNF disse...

Ó Fredy, explica-me lá por que é que o Villas-Boas não saiu da Académica para o Sporting.

Mr. Shankly disse...

"Mas o pessoal gosta é de dizer mal. Se jogam é porque jogam, se não jogam é porque não jogam..."

Por isso mesmo é que devia ser proibido. ou pelo menos limitado. Não faz sentido haver clubes com 50 jogadores com contratos profissionais.

jose reyes disse...

JNF disse: "não é isso a que me refiro". Pois. Já não te convém, não é verdade? É muito conveniente lançar a suspeição sobre outro clube enquanto o teu "vai fazendo as coisas por outro lado".

Filipe disse...

Faltam aí os jogadores do Araújo...

Este ano a coisa até nem é particularmente flagrante, Porto e Benfica emprestaram sobretudo jogadores de formação, sendo poucos os jogadores com algum crédito que por uma razão ou outra não vingaram (Zoro, Adriano). Mas continua a desvirtuar a competição. Os empréstimos entre clubes da mesma divisão deviam ser proibidos.

pitons na boca disse...

Ora aí está um argumento (o dos emprestados) que gosto de usar para espicaçar os doentes de certos e determinados clubes. :)

Uma certa surpresa nos números apresentados pelo Sporting, diga-se.

E sou da tua opinião: proibir empréstimos a clubes do mesmo escalão. E mais, acrescentar uma clausula que impede jogadores emprestados de defrontarem a casa-mãe em provas como Taça de Portugal e Taça da Liga.

Se é transparência que se procura há que cortar o mal pela raiz.

pitons na boca disse...

Já agora que te parece a entrada do meu conterrâneo Fabio Felicio?

master kodro disse...

Eh pá, para o lugar do Desmarets (ainda para mais com a possibilidade Targino) é para ir para o banco. Mas é uma excelente opção (teórica, já não sei como é que ele está) de banco.

Gabriel disse...

E sou da tua opinião: proibir empréstimos a clubes do mesmo escalão. E mais, acrescentar uma clausula que impede jogadores emprestados de defrontarem a casa-mãe em provas como Taça de Portugal e Taça da Liga. (2)

Filipe disse...

O Porto podia emprestar um guarda-redes e uns quantos defesas ao Sporting. Agora até um gajo chamado Kagar lhes marcou um golo.

condor disse...

É verdade sim senhor!!!Esta coisa de emprestar jogadores a clubes da mesma liga tem de acabar!
Isto é uma vergonha,vejam o que se passou em Olhão!!!
O guarda redes emprestado pelo Porto dá os frangos que se viram!
Depois vem o Tengarrinha também emprestado pelo Porto que falha isolado frente ao guarda redes!
Está mais que visto,os emprestados só servem para desvirtuar a verdade desportiva!
Imaginem que os jogadores acima nomeados tinham essas falhas diante da equipa do clube que os emprestou!
Lá tinhamos de aturar o Rui Seboso Santos com a sua verdade desportiva para além dos adeptos da concorrencia!
enfim,bebam água que isso passa!
PS 1:E quanto ao facto de algumas agremiações terem clubes satélites na masma liga,ninguém reclama?
PS 2:E quanto ao facto de um certo presidente ter no mesmo ano desempenhado funções num clube e depois passar a desempenhar funções noutro clube da mesma liga,chegando ao desplante de ser vendedor de um jogador enquanto estava no clube A e ser comprador do mesmo após se ter mudado para o clube B!
Podem fazer o favor de me chaparem com a vossa transparencia e verdade desportiva nos guizos!

sem abrigo disse...

caro lc o vitoria sc guimaraes tem um jogador do benfica emprestado, e so actuou 90 min porque está no plantel pra encher chouriços.

nao meta o vitoria no mesmo saco dos outros clubes que citou.

rearviewmirror disse...

É estranho que aparece essa notica no Record, em vésperas de um derby, e não me lembro de o ano passado aparecer uma reportagem deste tipo a falar dos 41 jogadores emprestados pelo FCP.

Adiante.

Se formos olhar para os jogadores emprestados do Benfica, nota-se um denominador comum.
Tirando Haliche, Zoro e Ruben Lima, titulares das suas equipas, todos os outros jogadores mal aquecem o banco.

Utilizãção em 1170 minutos.

Adu - 84 min
Coelho - 0 min
Leandro Silva - 90 min
Walter Moraes - Não sei quem é e no site da liga não aparece inscrito.

Também não sei em que moldes foram feitos as transferencias destes jogadores, alguns contratados por algum dinheiro pelo FCP, e neste momento cedidos a equipas da primeira Liga: Kaz, Bruno Gama, Bruno Vale, Adriano, Diogo Valente, Pitbull, para além dos emprestados.
(Não tenho a certeza, mas parece-me que pelo menos o Kaz ainda pertence ao FCP)

Se é pra nos pormos aqui a mandar disparates para o ar, arranjando suposições do arco da velha, isso qualquer um as consegue arranjar...

Também posso aqui fazer um cemitério dos ultimos 2 anos de grandes promessas(e ainda faltam alguns) que pertenceram ou pertencem ao FCP... não custa nada.

Lucas Mareque
Sonkaya
Paulo Machado
Kaz
Ezequias
Bolatti
Leandro LIma
Candeias
Benitez
Pele
Diogo Viana
Renteria
Stepanov
Ivanildo
Vieirinha
Ivanildo
Bruno MOraes
Scoopa
Rui Pedro
João Paulo
Zequinha
P.Moreira
Tomás Costa
Leandro Bonfim
Mariano
Valeri
Prediger
Ibson

(e um dia destes também se podia falar dos 2 brasileiros nomeados para o top-30 para melhor jogador do Mundo, e que foram mandados embora)

Bruno Ribeiro disse...

Esse "cemitério" de facto tem muito que se lhe diga, como por exemplo o facto do FC Porto ter tido mais lucro com esses "falhanços" do que o Benfica com as suas grandes apostas!

Acho sobretudo interessante colocares aí o Diogo Viana, que está a ter o seu primeiro ano como sénior ou o Candeias no seu segundo.

Jogadores que se vendem por mais de 3 milhões quase sem terem jogado pela equipa principal também são uns falhanços monumentais.

Queres mesmos comparar políticas contratuais? A sério? Entre o clube com mais sucesso no mercado a nível mundial nos últimos anos, contra os super-mega-hiper fantásticos plantéis que nem em descontos vendem? Nós num ano criamos mais valor do que vocês numa década. É uma discussão para a qual nem sequer tens argumentos para começar a falar quanto mais para ganhar.

camarao disse...

Ganham tanto, mas tanto dinheiro em contratações que as contas estão sempre no vermelho. Se olhares bem, mas mesmo bem, para as contas reparas que nunca entra nem metade do dinheiro que dizem que ganham. Deves ser dos poucos que acredita que o FCP vendeu o Pepe por 30 milhões.

Tiago disse...

Bruno Ribeiro disse "Queres mesmos comparar políticas contratuais? A sério? Entre o clube com mais sucesso no mercado a nível mundial nos últimos anos (...)"

Pois, de facto, desde 2004 têm sido transferências bombásticas, então onde é que está a guita?

Tiago disse...

ups... vim tarde!

rearviewmirror disse...

Bruno

1)
Vai lá ver quanto custou um Sonkaya, Stepanov, Benitez, Leandro Lima, Leandro do Bonfim, Renteria, Luis Aguiar, Pitbull, Tomás Costa, Valeri, Prediguer, MAriano etc, e diz-me quanto dinheiro ficou ali enterrado (fora ordenados)

2)
Se é pra continuar a falar de grandes negócios fala-me do Diego e do Luis Fabiano, já agora.

3)
O Benfica tem 3 'falhanços monumentais' (expressão tua) emprestados, que são bem capazes de estar presentes no próximo Mundial.

3)
Também te posso dizer que em relação aos tais negócios milionários do FCP, posso-te dar o exemplo de um: Lucho Gonzalez.
O passe total do Lucho foi comprado por 10.25M €uros.
Foi vendido por 18 Milhões.
Em salários (fora prémios), foram gastos, 1.5M€ por época (média) nesse jogador.
Lá se foi o negócio milionário.

4)
Em relação ao resto do dinheiro das tais transferencias milionárias, eu não sei onde andam.
E ninguém sabe.
Nem os próprios portistas me sabem responder a isso, porque a falta de clareza das suas contas é algo gritante (por exemplo, ninguém sabe se o estádio está pago ou não, embora se saiba que foi feito um empréstimo enorme para o pagar; são feitos empréstimos obrigacionistas uns atrás dos outros, para tapar qualquer coisa..o quê, ninguém sabe...
Anda é muita gente a mamar á bruta á custa do FCP, e os portistas continuam a assobiar para o lado, que só vêem os titulos... quando a coisa correr para o torto, quero ver quem vai tapar o buraco.
È que para o ano, o orçamento não deve diminuir, e aguentar um de 80 Milhões de Euros é obra..


Jornal Publico:

"Mais impressionante é o valor acumulado dos passivos das três sociedades, que já ultrapassa os 400 milhões de euros (436), curiosamente com apenas dez milhões de variação entre o passivo mais elevado (Benfica, 150,6) e o mais reduzido (Sporting, 140,6) - o FC Porto tem um passivo de 144,8."

fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1250300#AreaComentarios

Onde anda o dinheiro das vendas milionárias, porra???

Nota: Daqui a um ano logo ves onde anda o 'fabuloso' Candeias e o incrivel Diogo Viana... ;)

Gabriel disse...

Essa noticia é facciosa porque se comparassem o REAL passivo, SAD+Clube iam perceber que os cenários apontados e que o dinheiro do Porto não tem desaparecido tanto como querem fazer crer.

rearviewmirror disse...

"A SAD do FC Porto apresentou ontem o terceiro empréstimo obrigacionista (18 milhões de euros para o triénio 2009/2012) e aproveitou para esclarecer que o passivo global da sociedade, de cerca de 160 milhões, não é alarmante."

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=E998D3A2-3302-4478-908A-57086F61F10B&channelid=00000215-0000-0000-0000-000000000215

O unico problema é que quem está a pagar o estádio é o Porto clube, e não a SAD, e ninguém sabe o valor dessa divida.
Claro que também não é alarmante, um clube fazer mais de 250 Milhões euros nos ultimos 5 anos em vendas de jogadores, a ir sistematicamente á Liga dos Campeões, e a continuar a ter um passivo tão grande.
A SAD do FCP subsiste através de mais-valias extraordinárias, mas elas não duram para sempre, como é óbvio.
Não é normal o FCP ser sempre um dos clubes que mais dinheiro faz em receitas de vendas de jogadores, sistematicamente desde 2004.
E já não há assim tanto jogador para vender.
Com valor de mercado, talvez tenham 3/4 jogadores.
Bruno Alves, Hulk, talvez Falcão.
Estes dois ultimos já custaram cerca de 5M €uros cada um.

O Benfica Clube + SAD tem de passivo total 247 Milhões de Euros, depois da engenharia financeira desta ultima semana.


Mas tem um centro de estágio que é dele, e não é alugado/oferecido, como acontece com outros clubes.

rui disse...

"O unico problema é que quem está a pagar o estádio é o Porto clube, e não a SAD, e ninguém sabe o valor dessa divida."

Sabe sim, procure no google nao passa dos 10 milhoes (no maximo dos maximos)...Portanto temos no conjunto sad + club:

Porto: 145 + 10 http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1231875. Isto significa que o porto já tem o estadio pago e É activo do clube e nao da sad, ao contrario do que aconte agr com o benfica;
Benfica: 323 http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=186474

"
Onde anda o dinheiro das vendas milionárias, porra???
"

Acho ke é bastante óbvio...

Vemos logo aki uma diferença de kuase 150 milhoes...e convinha era considerar o passivo total do grupo com o benfica a ter na ordem dos 450 milhoes (dai a "engenharia financeira" da reestruturaçao, assim o valor total nao da muito nas vistas)

Vejam se metem na cabeça!!!! A diferença de passivos entre os dois clubes é BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL...voces sao akil que aki se chama de MORCÕES!!!

Totós...Porque é que insistem em falar de numeros que não sabem nem entendem...Dediquem-se à pesca...

Ruibonga

tp disse...

Sobre as alarvidades escritas por muitos comentadores aqui, nem sei se rir se chorar.

A ignorância é tanta e a idiotice tão disseminada que nem vale a pena rebater tanta asneira.

Duas pérolas:para ver quanto um jogador custou também entra o salário. Fantástico ! Esse jogador pode ter contribuído, por exemplo, para o clube ganhar uma liga dos campeões e, assim, gerar milhões. E se esse jogador não jogasse, tinha que jogar outro no lugar dele que certamente também auferiria salário. Mas não, o salário entra para o custo do jogador!

E as patéticas tentativas de tentarem comparar o passivo do Porto ao do benfas. Destaco "O Benfica Clube + SAD tem de passivo total 247 Milhões de Euros, depois da engenharia financeira desta ultima semana." Ora aqui está algo que ninguém no mundo tentou mas os génios da Luz descobriram. Existe um passivo gigantesco mas, SEM QUALQUER ENTRADA DE CAPITAL, o passivo melhora consideravelmente.O Samuelson e o Friedman ganharam os seus prémios Nobel com menos do que isto.

LMGM disse...

Querem ver que o Projecto Roquette também falhou para os outros dois clubes grandes? Ou terá sido só para o Sporting? É que os passivos das três sociedades mais milhão menos milhão são sensivelmente equivalentes.

Será que todos os dirigentes são incompetentes ou será um problema estrutural que afeta todos por igual?

Náááá, os betinhos do Sporting é que são umas bestas! Chulos!

JNF disse...

reyes, sabes ler? vai lá acima e revê o que escrevi.

miguel_canada disse...

Eu acho um piadão a esta malta adepta do SLBatota que vive obcecada com o FCPorto. São os nossos titulos, os jogadores que compramos ou vendemos, os emprestados e ultimamente, a nova moda, são os dinheiros do FCPorto!!! Onde param os milhões?!

Obviamente que não sei responder com exactidão, onde param os ditos milhoes, porque não trabalho com o Fernando Gomes, mas posso dar umas dicas:

- Temos um plantel de elevadíssima qualidade que obviamente implica salários, prémios e impostos na ordem das largas centenas de milhares.

- Temos um leque enorme de técnicos, treinadores, médicos, fisioterapeutas e scouting de topo desde os séniores até aos infantis, gente de qualidade muito acima da média cujo trabalho garante o sucesso no presente e no futuro desta grande instituição.

- A Porto SAD, dispõe de pessoal pago a peso de ouro, desde a Administração à recepção, por se tratarem de pessoas cujo profissionalismo e organização permitem que o clube tenha tão elevada performance quer em Portugal, quer nas ligas europeias.

- Temos um estádio, a ser pago, que e um "state of art" do melhor que existe no mundo. A sua manutenção requer vários milhares de euros mensais.

- Investimos um par de milhões de euros na requalificação e modernizacao do campo da Constituição que se transformou num equipamento de topo para as escolinhas e formação juvenil, agora denominada por Dragon Force. A manutenção, técnicos e pessoal administrativo do Vitalis park custa outra pequena fortuna por mês.

- Investimos outro bom par de milhões de euros na construção de um pavilhão gimno-desportivo de qualidade superior anexo ao estádio do Dragão, o que trouxe de novo todas as modalidades de volta a casa.

- Investimos mais um par de milhões de euros na compra e requalificação do edifício da antiga sede do clube na Avenida dos Aliados.

- Todos estes investimentos que contribuem para o engrandecimento do património do clube e da marca FCPorto, são sustentados por operações financeiras que custam autenticas fortunas em juros e impostos

- Outra coisa que muita gente parece esquecer, por pura ignorância, é que quando se vende um jogador por 10, 20 ou 30 milhões de euros, o clube comprador NUNCA paga o jogador a pronto.
São vários os jogadores que o FCPorto vendeu há mais de três e quatro anos e que continuam a ser pagos, em tranches mensais.

Bem sei que não respondi à questão, mas espero ter deixado, pelo menos, algumas luzes.

miguel_canada disse...

O JNF disse:
"Esqueceste-te de publicar o ranking de treinadores colocados pelo Porto nas equipas da Liga Sagres."

Caro JNF, esqueceram-se também de publicar o ranking de "pessoas" que o SLB colocou na liga e na Federação para "fazerem as coisas por outro lado".

São uns esquecidos estes gajos... Uns esquecidos!