quinta-feira, outubro 22, 2009

Benfica 5 x Everton 0

Resultado extraordinário, num jogo que curiosamente começou tremido. O Everton entrou bem, controlou a partida durante largos minutos e o sub-rendimento de Ramires e Aimar impediu uma resposta adequada. Felizmente que o Benfica, para além de um colectivo muito interessante, tem de facto individualidades que fazem a diferença: o primeiro golo resulta de uma execução notável de Saviola (e não, Nuno Luz, aquilo não foi "sem querer"; daquela forma a bola entraria).

A segunda parte é uma história quase bizarra, com um Benfica então sim demolidor e um Everton humilhado. E não me venham com a conversa dos "lesionados". Oito dos onze jogadores que hoje entraram em campo são os habituais titulares. A verdade é que o Benfica combinou velocidade, eficácia e uma confiança que já começa a irritar (até mesmo para um adepto!). Se, neste quadro já raro, ainda aparecem duas exibições monstruosas como as de Di Maria e de Saviola, então a goleada é uma consequência mais que natural.

Tiro portanto o meu chapéu aos jogadores e a Jesus. Se o Benfica mantiver este registo, e for capaz de menorizar os efeitos de um período negativo (que acabará por surgir, a dado ponto), esta pode de facto ser uma temporada histórica.

katanec

44 comentários:

Filipe disse...

Cinco golos, bolas nos ferros. Bom jogo.

Benfica e Porto possuem esta época equipas que me parecem poderosíssimas. No Porto o carácter comedido do Jesualdo disfarça a coisa, no Benfica a ousadia do Jesus põe tudo mais a claro. Vai ser um medir de forças interessante.

kovacevic disse...

Já te confessei a minha perplexidade perante este resultado e arriscando a humilhação pública atrevo-me a dizer que este Benfica é uma de duas coisas:

- uma equipa para a história
- uma fraude de proporções ciclísticas

Não me lembro de uma equipa inglesa apanhar 5 em Portugal.

E o Everton tem um excelente 11.

nm disse...

Essa da "fraude de proporções ciclísticas" é um argumento velho, há muito associado a Jesus, mas agora muito mais amplificado porque o clube que orienta, com todo o respeito pelos outros, não é o Estrela da Amadora, o Vitória Sport Club, Belenenses ou o Braga. Se antes nunca se conseguiu provar nada, suspeito que não irá ser agora. E digo-o assumindo o risco de, mais tarde, vir a ser exposto à humilhação pública.

psergio disse...

o Que mais me admira neste Benfica é a resistencia fisica.
Acho que vai ser muito dificil aguentar toda a epoca neste ritmo.

Vamos aguardar para ver se, e quando, se dá o estouro..

Filipe disse...

"Não me lembro de uma equipa inglesa apanhar 5 em Portugal."

E dizes tu que é lagarto... uma dica, 1964, quartos de final da Taça das Taças que o Sporting conquistaria com o cantinho do Morais.

kovacevic disse...

imperdoável, de facto

Pedro disse...

Sub-rendimento de Aimar???

Viste q o menino estava sempre onde estava a bola a dar linhas d epasse aos colegas? Viste o menino a ir fazer o lugar de Ramires qd este estava lesionado? Viste o menino a ajudar Javi Garcia nas tarefas defensivas? Viste o menino a procurar tabelas com Saviola e Di Maria que nos deixavam babados??? Sub-rendimento??? Fosga-se....

Claro que o Everton agora vai passar a ser uma equipa banal e a própria Liga Inglesa deixará de ser a mais forte do mundo...

Super Benfica!!!

Peyroteo disse...

Para mim, que não sou grande apreciador do futebol inglês, é um resultado natural. Não há comparação entre o potencial do Benfica e o do Everton. Mas 5-0 é sempre um resultado excelente, nem que fosse pela vantagem que permite no confronto directo.

GM disse...

Tenho que retirar do texto do Katanec a pérola a respeito do golo do Saviola. Dizer que aquele remate foi intencional, é de um lirismo imenso. Não vou comentar o jogo pois só vi os golos, mas a única coisa que passou pela cabeça do Saviola foi acertar na bola e enviá-la em direcção à baliza. Agora, dizer, ou pressupor que enquanto a bola vinha no ar o Saviola pensava "vou-lhe mandar ligeiramente por cima de forma a que a bola bata no chão, com efeito na direcção da baliza, faça um chapéu ao guarda-redes e entre..." é, no mínimo, rebuscado...

JLC disse...

Não podia concordar mais com o GM, mas não disse nada porque hoje o katanec fez um post sobre o Benfica e tudo, não quis chatear. No entanto, o argumento "só daquela forma a bola entraria" é outra pérola.

É um grande golo, mas é obvio que o Saviola não chutou para o chão de proposito.

Luciano Rodrigues disse...

Não vi o jogo, mas sendo um excelente resultado, não é nada do outro mundo frente a um clube do meio da tabela inglesa. A melhor liga do mundo é um mito completo. São a liga com mais poder financeiro, a liga com os melhores jogadores do mundo, a liga mais espectacular do mundo, mas não são a melhor liga do mundo. Tirando os "fantastic four", daí para baixo, salvo honrosas excepções, são equipas banais polvilhadas de estrelas. São equipas regra geral mal dirigidas por técnicos britânicos e que vivem num dilema entre o dar espectaculo e o fazer uma equipa que jogue futebol a sério.

Claro que 5-0, a uma equipa de uma das principais ligas europeias, é sempre brilhante. Mas no big deal para este Benfica.

Para finalizar, basta ver o que aconteceu a Braga ou Guimarães nos últimos anos com Bolton e Portsmouths.

Mr. Blue disse...

"E não me venham com a conversa dos "lesionados". Oito dos onze jogadores que hoje entraram em campo são os habituais titulares."

Eu acho que eram 11 titulares mesmo. Ora deixa cá ver:

Howard
Heitinga
Yobo
Distin
Baines
Piennar
Neville
Arteta
Osman
Cahill
Saha

Confirma-se. Estavam mesmo os 11.


E falta aí lugar para o Jagielka que para mim é melhor que o Distin, mas já era abusar...

Mr. Blue disse...

Esqueci-me de um pormenor. Alguém que avise o Moyes que o 11 que jogou hoje tem 8 titulares. Ele simplesmente ainda não percebeu...

"Obviously tonight's defeat was not what we wanted but I would like to play Benfica with my best side."

Sérgio_alj disse...

O que eu já apanhei ao longo dos últimos 3 meses!!!

As desculpas dos Anti-SLB´s:
- Estamos na pré-época;
- Vit. Setubal e Belenenses vão descer de divisão;
- O SLB ainda não apanhou nenhum adversário forte;
- O SLB joga sempre em vantagem numérica;
- O SLB só marca de bola parada;
- Doping (como já vi pela blogosfera fora);
- Everton B (paciência);
- O mito da Liga Inglesa.

Afinal o SL Benfica não vale um CU!!!

Luciano Rodrigues disse...

Sérgio, não quis desvalorizar em nada esta vitória do Benfas. Noutros tempos, se o Benfas ganhásse 1-0 a este Everton, era épico. Estes 5-0 são banais, porque o Benfas tá a jogar muito e o Everton é mediano.

E já agora, o Everton está um pouco desfalcado, mas isso é a vida, toca a todos.

rearviewmirror disse...

Para dar uma ideia, o orçamento do Evertonfc do Ano passado para o futebol era de 75.4MLibras, o que equivale a 85M€uros... E este ano n é inferior.
Um mundo...

Hugo disse...

Excelente exibição e vitória do Benfica.
A qualidade da Premier League é um mito.Tirem os big 4 e ficam com equipas cheias de dinheiro mas muito mal dirigidas por treinadores britânicos.

so disse...

cof cof cof cof, engasguei-me com os bifes. ;)

O Everton não presta. Mas bom, mesmo bom, mesmo mesmo bom é o Apoel, uma equipa que joga numa das mais fortes ligas Europeias.

Este blog já não é o que era. Os post do benfica já não têm 40 e 50 comentários, não há reports, não h´conspitações da comunicação social. O Master Kodro não faz post's sobre o Benfica (ia ter que dizer bem...). Ao master Kodro caiu a máscara com o post anterior.

Mr. Shankly disse...

É evidente que o Everton é incomparavelmente mais fraco que os 4 principais emblemas de Inglaterra. Mas também é evidente que este é um óptimo resultado para qualquer clube. 5-0 ao Everton seria fantástico até para o Chelsea, MU, Liverpool, Arsenal, Barça, etc.
Claro que nenhum dos jogadores merece estar sequer no plantel do Everton, quanto mais jogar. Já qunado o Benfica tem, como já teve, 11 jogadores lesionados e perde um jogo é porque não tem um banco decente. E claro que Moyes ontem era um talentoso treinador que colocou o Everton onde está agora e hoje é um cepo inglês. Veremos o que faz o Everton daqui em diante.

Mr. Shankly disse...

Esqueci-me: obviamente que isto tudo é doping. Confesso (estou a falar a sério) que já pensei o mesmo, mas para escrevê-lo sem provas é preciso nem sei bem o quê.

JNF disse...

Benfica - Manchester United (Dezembro de 2005). Indisponíveis do Benfica:

Moreira, Karyaka, Karagounis, Manuel Fernandes, Simão Sabrosa, Miccoli. Todos lesionados. Frente ao Manchester (não era o APOEL...). O resultado todos sabemos.

Allez Sporting disse...

Everton, with 11 players unavailable

We were without our regular back 4, a debutant at leftback who is a right back, at right back we had an inexperienced right midfielder, at centre half we had a right back and a centrehalf who would only be a sub if Jags and Yobo were fit, a left winger carrying an injury, cahill playing on the right wing, an 18 year old wih tons of potential playing as the anchor man, a half fit Yak and Jo. If we had our missing players available in, Jags, yobo,Baines, Heitinga, Neville, Pienaar, Arteta, I know we would have given them a much harder game, possibly even beating them.

luis disse...

E pronto, com este "comentário" do Allez entramos, definitivamente, numa realidade paralela. Espectacular, foda-se.

rui disse...

Não percebo...afinal o homem jogou ou nao sem a maior parte dos titulares?
E sim este benfica é espectacular e nao se que, bla bla bla...convençam se que vamos ter de levar k isto até fevereiro. Depois acabou...se o benfica nao tiver mais de 3 pontos de avanço por essa altura, axo ke se acabou...

Ruibonga

rearviewmirror disse...

O Everton foi o quinto classificado da época passada, o que na Liga Inglesa nem é assim nada de excepcional, se contarmos que as 4 primeiras são de outra galáxia...

Equipa fraquinha fraquinha fraquinha...

Mr. Blue disse...

O meu comentário (sobre o 11 titular do Everton) não visa retirar mérito ao Benfica. Eu até fui daqueles 72 que votaram Benfica aqui no 442.

O meu comentário visa, isso sim, denunciar uma afirmação falsa (recorrente neste escriba), que, para os mais incautos, passaria como verdade.

Não, não é verdade que 8 dos 11 sejam habituais titulares.
Foi só isto que eu referi.

Não comentei o jogo jogado. Nem me parece necessário fazê-lo quando 6 milhões o fazem por mim.

Pedro disse...

Agora já são os pontos de vantagem...LOLOL

Peyroteo disse...

Não acho que as ausências do Everton expliquem o desnível. Ok, faltavam jogadores importantes mas mesmo na máxima força, o Everton é muito inferior ao Benfica.

Filipe disse...

Mr Blue, eis a quipa que jogou contra o AEK e a asterisco os que jogaram contra o Benfica:

THoward *
DGosling *
JYobo
SDistin *
LBaines
SPienaar
TCahill *
JRodwell *
MFellaini *
DBilyaletdinov *
JJo *

Oito dos jogadores que iniciaram o jogo contra o Benfica tinha sido titulares no jogo em que o Everton cilindrou os gregos.

Quem está a circular informações falsas és tu.

Valdemar disse...

Para o caralho se os bifes trouxeram os melhores ou não. Era um jogo que quereriam ganhar, concerteza. E levaram 5 no ripado.

Foi um resultado histórico.

O resto é treta.

Já era o que se pedia a uma equipa que até agora servia apenas para consumo interno.

Filipe disse...

E para mostrar mais uma vez quem é o aldrabão aqui, eis aqui a equia do Everton que jogou contra o Bate, marcando a asterisco os que jogaram contra o Benfica.

THoward *
DGosling *
THibbert *
SDistin *
LBaines
LOsman
TCahill *
MFellaini *
DBilyaletdinov *
JJo *
AYakubu *

9 dos jogadores que venceram 2-1 o Batem alinharam de início contra o Benfica.

Pedro disse...

Não sei o pq desta conversa...o SLB tb não alinhou com a maioria dos titulares q jogaram contra o Monsanto que, pelas últimas análises, até é mais forte q este Everton...

katanec disse...

Obrigado pelos vários comentários, e especialmente ao Filipe, por se ter dado ao trabalho. Eu também dei - foi comparando este onze com o onze do Everton versus AEK que cheguei aos oito titulares. Mas parece que é mais fácil ir pela mentira do que reconhecer mérito ao Benfica. Tudo bem, não tenho muito a dizer.

Mr. Blue disse...

Há pessoas que pensam que o 11 que uma equipa utiliza num jogo de uma competição é, obrigatoriamente, o melhor 11 que essa equipa tem... É pena.

Filipe, tu achas que os 11 que o Everton tem apresentado na Europa League (ou EuoLiga como diz o Mestre da táctica...)são os melhores jogadores que eles têm? Se sim é pena. Talvez precises de conhecer um pouco mais de futebol.

Curiosamente, este foi o 11 que o Everton apresentou no passado sábado dia 17 em mais um jogo da Premier League:

T. Howard *
T. Hibbert *
J. Yobo (c)
S. Distin *
L. Baines
L. Osman
J. Rodwell *
J. Heitinga
D. Bilyaletdinov *
T. Cahill *
L. Saha

Daqui jogaram 6 a titular ontem.
E desses 6, quer queiras ou não, só o Cahill, o Howard e, eventualmente, o Distin são titulares indiscutíveis com a equipa completa.

Curiosamente, no banco no dia 17 ficaram estes senhores:
C. Nash
J. Jo *
D. Gosling *
A. Yakubu *
L. Neill
M. Fellaini *
S. Coleman *

5 foram titulares ontem... Mas o Moyes deve tê-los deixado no banco para estarem frescos na Luz.

E não adianta procurares se o Arteta ou o Neville têm jogado recentemente. Eles estão mesmo lesionados.

PS - Não devia perder tempo a explicar estas coisas simples... Até porque se acham que ganharam a uma equipa fortíssima, pior para vocês.

luis disse...

É isso, Mr Blue. Pode ler-se variadíssimas vezes que "ganhámos a uma equipa fortíssima".

Este é o teu problema. Tiras conclusoes precipitadas e infundadas. O SLB vergou o adversário com 5 golos, jogou bastante bem em algumas partes do jogo e tua pensas que os benfiquistas consideram ter ganho a um colosso.

Importa sempre salientar que o Everton nao é uma merda mas, igualmente, percebe-se que nao é um monstro europeu.

O Saha nao foi titular na Luz. Tu podes achar que deveria ter sido, mas assim entrarás em contradicao com o teu próprio argumento, o que diz tudo.

Mr. Blue disse...

O Saha não foi titular na Luz porque o Moyes considera a Europa League uma competição secundária, neste momento da época.

Eu não tenho que achar que devesse ter sido titular ou não. Não sou adepto do Everton.

E sobre o assunto nada mais digo. Apenas perdi tempo (facto pelo qual me arrependo) porque vi escrito que o Everton jogou com 8 habituais titulares. O que é mentira. E eu não gosto de ser enganado.

A partir de agora farei um esforço e só comentarei posts cujo autor me mereça respeito.
Fiquem bem.

Bananaman disse...

Bem. Só rir.
O Fócluporco venceu - brilhantemente - ao colosso europeu que o...foda-se que agora esqueci-me do nome !
Bom, não interessa, coisas melhores, O Benfas ganhou a uma equipa simpática, dum campeonato simpático numa ilha do Mediterrâ...digo Atlântico.

O Everton não estava a jogar com a sua equipa principal. Não.
Os dois laterais eram putos e adaptados. Sim.
O Hibbert não é central. Não.
Mais ?
Faltavam:
Jagielka e Yobo, Leighton Baines, Neville, Arteta e Pienaar.

E agora ?
Queres o quê, Blue ? Bolinhos ?
Vai lá comentar o brilhantismo táctico do "professor" e a estrondosa vitória contra o tal colosso europeu.

Jorge disse...

So o Katanec nao tivesse escrito o seu post na defensiva e, em minha opiniao e aparentemente na opiniao de toda a gente que escreve sobre o Everton fora de Portugal, deturpando os factos sobre o numero de jogadores de primeira linha do Everton a discussao nao teria descambado.
Encontrei um artigo que mostra como se pode valorizar a vitoria do Benfica de uma forma neutral e sem deturpar os factos...

http://blogs.soccernet.com/soccernetcomments/

Ao contrario das equipas de topo (pelo menos financeiramente) o Everton nao tem dinheiro para manter um plantel equilibrado. As equipas da Premier League tipicamente conseguem juntar um onze base de boa qualidade as custas de uma segunda linha muito pobre.

De qualquer maneira 5-0 e um grande resultado e da uma visibilidade imensa a esta equipa do Benfica.

Achei que o Benfica teve um jogo fantastico, mas salientaria o trabalho da equipa e especialmente da defesa e do meio-campo que nao permitiram grandes aventuras ofensivas ao Everton (se bem que quando este se aproximou da areea benfiquista as coisas tremeram um bocado). Os avancados do Benfica forma excelentes e muito eficientes mas individualmente nao vi nada de monstruoso, se bem que ache que por esta altura o Real Madrid possa estar arrependido de ter deixado sair o Javi Garcia.

A entrada sobre o Cesar Peixoto ao melhor estilo britanico poderia ter justificado um vermelho directo.

luis disse...

Óptimo Mr Blue. Mas mais uma vez nao entendeste. Aqui ninguém (como tu) é adepto do Everton. E ninguém considera que derrotámos um adversário "fortíssimo". Sobre isto, claro, preferiste ignorar.

Conclusao: deste-te ao trabalho, ficaste cansado, ninguém te compreende e nao percebeste nada do que te foi digo.

david disse...

Kovacevic, é imperdoável sim, tu não te lembras, sabes porque está escrito... ou já estás na 3ª idade?

Se for isso estás desculpado pela senilidade.

david disse...

"O Saha não foi titular na Luz porque o Moyes considera a Europa League uma competição secundária, neste momento da época."

ÉS UM GRANDA CROMO... O Quim e o Maxi Pererira não jogaram pela mesma razão... e o Kerrison, esse portento por quem o Barça pagou um valor bem consideravel? E o nosso defesa esquerdo?

5, foram 5 os que não jogaram no Benfica.

Deixa-te de ironias, bom bom foi o Apoel em que só ganharam com 2 ofertas e ainda tive de ouvir um desdentado do teu clube a dizer no fim do jogo que a jogar assim acreditava que fossem campeoes europeus.

Mr. Shankly disse...

"O Saha não foi titular na Luz porque o Moyes considera a Europa League uma competição secundária, neste momento da época."
Fantástico. Até sabes o que o Moyes pensa. O Jesus disse-o com todas as letras: o principal é a Liga.

Filipe disse...

"Filipe, tu achas que os 11 que o Everton tem apresentado na Europa League são os melhores jogadores que eles têm?"

É claro que não, mas esta equipa era quase a mesma que goleou os gregos. Anda tudo a dar a ideia que foram buscar 11 jogadores aos juniores. Não é verdade, o Benfica venceu o "mesmo" Everton que tinha vencido os gregos e os bielorrussos.

jamsilva disse...

reparei agora que está tudo (bem) encaminhado para que 3 equipas portuguesas passem a fase de grupos da competições europeias...

ninguém quer fazer um post sobre isso?