segunda-feira, março 02, 2009

O melhor empresário do mundo

A mensagem já passou: Suazo está a marcar pouco e Cardozo merece mais minutos porque marca mais do que o hondurenho. Uma sondagem recente da bola online oferece a titularidade ao paraguaio na próxima partida, mesmo que Suazo recupere. Não há dúvida que o terreno é fértil. A massa adepta do Benfica precisa de poucos estímulos consistentes para se entusiasmar e endeusar um jogador, mas o caminho oposto é traçado à mesma velocidade. Resta analisarmos números:

- Cardozo marcou sete golos, dois deles de grande penalidade; Suazo marcou cinco golos.

- Cardozo tem 1421 minutos de utilização (1035 na Liga); Suazo tem 1341 minutos de utilização (908 na Liga).

A diferença entre os dois são dois golos marcados de grande penalidade e 80 minutos a mais de utilização para o paraguaio. E um empresário que sabe agitar massas com mestria - Pedro Aldave - como se pode ler por exemplo aqui ou aqui.

ps - Enquanto isto, Nuno Gomes, regularmente enxovalhado pelos adeptos, a jogar normalmente atrás de um dos outros dois, leva 7 golos em 1200 minutos de utilização (717 na Liga). Quem não gosta de estatísticas, nem como mero suporte para a análise da realidade, que se lembre de comparar outros contributos conferidos ao jogo do Benfica quer entre Nuno Gomes e qualquer um dos outros, ou mesmo apenas entre o hondurenho e o paraguaio...

pps - A propósito destes números, têm no ontem vi-te no estádio da luz uma análise mais detalhada e mais alargada. Os minutos não coincidem (roubei os meus ao zerozero) e as assistências para golo contadas pelo ricardo permitem uma visão mais abrangente da situação. O inútil do Martins é o gajo com mais assistências e o Cardozo já fez o dobro das que fez no ano passado.

17 comentários:

pencapchew disse...

Freud explica.O Nuno Gomes pré-incosciente era um grande jogador.
Marcava, chutava de longe e até cabeceava. Veio da Fiorentina e o consciente dos benfiquistas experimentou o despertar da libido (abençoadas fitas de cabelo).Incoscientemente, os benfiquistas perceberam que a razão pela qual as mulheres iam ao estádio era para ver o Nuno Gomes afagar o cabelo.
Inconscientemente perderam a capacidade de o julgar como jogador de futebol, ou seja Nuno Gomes sendo um jogador à Benfica é visto como a antitese disso.Podia mesmo dizer que sempre que o Gloriso fica na merda, o uno Gomes é o culpado.
Tenho dito.

pitons na boca disse...

O melhor empresário do mundo continua a ser o Paulo Barbosa (atenção, ao chamá-lo de Paulo Barbosa não estou sequer a querer insultá-lo, apesar da vontade ser imensa), com os seus malabarismos para levar o Miguel para Valencia.

De resto, não me parece nada anormal nem novidade os empresários tentarem valorizar os seus "activos", mesmo que para isso tenham de recorrer a "falsas-verdades" que os mais desatentos (e são a grande maioria) "comem e não reclamam".
E não esperes que os orgãos da comunicação social façam o trabalho de casa que fizeste para este post, a nivel estatistico. :)

Sobre a sondagem, não me parece que tenha nada mais que ver a não ser com os momentos que cada um atravessa. Suazo não marca desde Dezembro (se não estou em erro). Cardozo fez 2 golos e uma assistencia nos ultimos 3 jogos, onde apenas num foi titular. E a sondagem acaba por reflectir isso mesmo.

Eu continuo a achar que Cardozo está a ser algo desaproveitado esta época, mas escolher entre os dois é uma tarefa algo complicada - até porque acho que tanto um como outro têm de jogar à frente de um jogador como Aimar, tendo um trinco e um "box-to-box" atrás do argentino. O que implica haver lugar para um de cada vez. Os dois ao mesmo tempo só em ocasiões de desespero ou em que o adversário esteja nas cordas.

JNF disse...

O problema do Nuno Gomes é uma enorme falta de confiança que tem aliada ao medo de chutar à baliza e falhar.

Mas obviamente que o camisola 21 deve ser titular de caras. É o único avançado que joga e faz jogar, apesar das melhorias significativas do Cardozo neste aspecto.

Pedro disse...

O problema do Nuno Gomes em relação aos golos é não fazer o q fez, por exemplo, no golo agora marcado, atacar a bola. Pouco antes do golo tem um lance em que não ataca a bola e espera q Beto falhe a recepção ao cruzamento.

Cardozo merece ser titular pq é melhor q os outros. Sobre os penaltys...para serem golos é preciso q eles entrem. Com o paraguaio entram.

master kodro disse...

Eu ia jurar que o Cardozo também tem um problema parecido na fase de atacar a bola. Ele atacar, ataca-a, mas não deve tentar dominá-la com um toque de canela quando está isolado. Mas isso dos problemas é extremamente democrático: cada um tem o seu e pelo menos um.

cparis disse...

Na altura das declarações (26/01) Suazo tinha mais tempo de jogo (788 min.), na Liga Sagres, do que Cardozo (690 min.)

Mas percebi o timing do artigo. Hoje, seria dificil encontrares outro assunto.

master kodro disse...

E o Cardozo tinha menos dois golos. Eram três marcados sem penalties. É outra maneira de ver as coisas.

Houve mais contas a sair, cparis. Não analisei nenhuma. Aliás, da última vez que li algo parecido passava-se na Académica e havia quem nem quisesse assinar o documento. Como é que isso ficou? Faliu?

Tens um blog, não tens? Então estás à espera de quê?

Mr.M disse...

Cparis és um poeta. Tu e os tolos que "concluiram" a licenciatura em jornalismo, sem fazerem a cadeira de ética...

Saiu uma noticia em que os 3 grandes estão em falência técnica. Nessa noticia, está lá escrito também, que dos 3, o Porto tem o maior capital próprio, além de ter produzido mais receitas. E nem me atrevo a mencionar que a SAD portista teve um resultado operacional positivo. Não quero que tenhas uma comoção cerebral tão cedo...

O que se conclui daqui? Que das 3, a SAD nortenha é a que respira melhor, no entanto para o pasquim lisboeta, é aquela que está mais aflita.

Quando as palas tapam olho do cu e tudo, o resultado é inspirações pestilentas, a que eles cá em baixo chamam de "jornalismo"!

cparis disse...

Só te alertei para este tópico porque sei que tens um carinho especial em saber quem são os accionistas das SADs. A questão da falência, essa é global e nenhum se pode rir.

A Briosa não tem SAD, mas agradeço o interesse. E sim, estou a compilar um artigo sobre o que se sabe (ou melhor, o que não se sabe) da situação financeira dos clubes portugueses.

master kodro disse...

Qual é a novidade da estrutura accionista? Só a descobriste hoje?

A propósito da falência técnica, o que é que ser ou não ser SAD está relacionada com o assunto? A Académica não tem contabilidade? Eu sei que há uns envelopes esquisitos...

Compila, compila. É o melhor que tens a fazer, realmente.

cparis disse...

Sim, só ontem me inteirei da estrutura accionista do FCP. Achei-a bastante peculiar. Mas deixa estar, que também só ontem é que soube que Pinto da Costa era accionista da Cofina. Devo andar distraído.

Tu, melhor do que eu, deves saber como (não) funciona a contabilidade de clubes quando comparado com uma SAD. Até há estádios que entram e saem das contabilidades num abrir e fechar de olhos.

Quanto aos envelopes consta que não eram nada esquisitos. Aliás, até eram bem banais, daqueles brancos, muito inferiores aos usados na Amadora que funcionam sem deixar rastro.

Ricardo disse...

Kodro,

os meus números (minutos de jogo) também são do zerozero; acrescentei aos apresentados os números na Taça de Portugal que, no site, não são contabilizados.

leaoconselheiro disse...

Mk,

A tua tentativa de fazer do Carlos Martins um craque é tão forçada como aquelas que faz o outro tipo sobre o Liedson (em sentido contrário).

Por acaso não viste aqueles dois pontapés em direcção a Marte que ele mandou na segunda parte?

Pode não estar a jogar na táctica que mais o beneficia, mas a sua passagem pelo Benfica está simplesmente a confirmar que não tem o que é necessário para ser mais do que 1 jogador de plantel num grande.

master kodro disse...

Eu não quero fazer do Martins um craque. Eu só quero dizer que ele é o jogador com mais assistências do Benfica. Tu queres dizer que ele fez dois péssimos remates num jogo. Mede o grau de importância das nossas intervenções.

master kodro disse...

Cparis, já toda a gente percebeu que quando escreveste isto "Mas percebi o timing do artigo. Hoje, seria dificil encontrares outro assunto." te estavas a referir à estrutura accionista do Porto.

E quando te falei na questão de pré-falência técnica que um ROC apontou à Académica respondas "A Briosa não tem SAD, mas agradeço o interesse."

Não te cansas destas atitudes?

cparis disse...

mk,

Não me canso de ficar admirado com as tuas respostas. Quem escreve sobre estruturas accionistas és tu e por isso alertei-te para um artigo onde estava algo que para mim era novidade e que penso singular. Achas normal, já conhecias, tudo bem. Não achas relevante? Tudo bem.
Eu não, não acho nem normal, nem sonhava que estivesse daquela forma, sem estar blindada e havendo um bloco de 3 accionistas com mais de 35%. Qual o problema? Nenhum, seguramente. Pessoalmente achei singular.
Depois mandas uma boca à AAC como se um cenário de pré-falência técnica num clube fosse significativo. Respondi-te que a AAC não é uma SAD, logo qualquer problema do género se resolve com maior ou menor habilidade contabilistica. Esta foi a minha atitude.

A tua, foi mandar-me uma boca sobre o que devo escrever ou deixar de escrever no meu blog, que a AAC estava também falida e que tenho "atitudes". Mede o grau de importância das nossas intervenções

master kodro disse...

A minha atitude foi escrever um post. A tua atitude, como sempre, foi mandar uma boca. Mandas bocas de merda, levas bocas de merda. Se queres falar do assunto do post como as pessoas normais também estou aqui.