terça-feira, janeiro 10, 2012

Top 100 do Footy Blog

Interessante exercício de quase duas dezenas de jornalistas europeus, sobre os melhores 100 futebolistas do mundo, no final de 2011, que deu os seguintes resultados, entre todos os que podem ser consultados no artigo:

1.º Messi; 2.º C. Ronaldo; 3.º Xavi; 4.º Iniesta; 5.º David Silva (...) 10.º Thiago Silva (melhor defesa); (...) 19.º Casillas (melhor guarda-redes); (...) 24.º Daniel Alves (melhor lateral); 39.º Falcao (...) 41.º Nani (o segundo melhor para Paulo Bento, à frente de Messi); (...) 43.º Hernanes (ui, profeta...); 44.º Di Maria (...) 51.º Hulk (apesar de em algumas latitudes não ser sequer considerado jogador de futebol); (...) 64.º Fábio Coentrão (...) 72.º Danny (...) 99.º Pepe.

Como é óbvio nestas coisas, ninguém fica satisfeito com as escolhas.

master kodro

18 comentários:

Nuno disse...

E em 100º o Djaniny :D

MM disse...

"99º, Pepe".
Susto.

São sempre votações muito (para não dizer totalmente) imperfeitas, a todos os níveis, mas já agora como curiosidade fica a nota de que para a IFFHS Domingos Paciência está no grupo dos 10 melhores treinadores do planeta. Lista da qual fazem também parte Guardiola, José Mourinho, ou Villas-Boas.

Os resultados da IFFHS são no entanto achados por via contabilística - coisas práticas. Os primeiros, resultam de votações, votações das quais faz Nuno Gomes, como exemplo, parte (cmo juíz). Estranho, também.

MM disse...

Nuno Gomes foi um dos que votou no Pepe já agora. Quis votar primeiro no Brian Deane mas não o deixaram, depois quis abandonar o "concurso" mas também não o deixaram. Fez birra, mas quando uma jovem adolescente do benfica presente na platéia ergueu um cartaz dizendo "goleador romântico" lá acalmou, e aí sim, já tranquilo votou em Pepe.

LDP disse...

148.956° Angulo.

Joao disse...

Hulk só passa para outra posição quando sair para um bom clube num campeonato em condições (Espanha, Inglaterra...)

Danny?

Rearviewmirror disse...

O painel de votantes é um show!

Rearviewmirror disse...

98.Marvin Martin
93.Karim Benzema
92.Darijo Srna
82.Samir Handanovic
81.Artuto Vidal
76.Yann M’Vila
71.Nigel De Jong
(...)

Show must go on...

Pedro disse...

O espelho retrovisor queria no painel de votantes o cartaxana, o farinha e outros da mesma laia....

Rearviewmirror disse...

Comparar gajos tipo esses, como os gajos que fizeram esta votação, (que de nome não conheço nenhum, comente ele na BBC, ou noutro sitio qualquer) com capitães e seleccionadores nacionais...

Isto é se preso por ter cão e por não ter.
Mas esta votação é que é boa...

master kodro disse...

Rearview, quando se tem a merda dos preconceitos na cabeça pode dar nisto que acabaste de escrever.

Ninguém disse que esta é boa, má, melhor ou pior do que a outra ou do que outra. É a merda do preconceito e da vontade de marrar a falar mais alto como sempre.

Preferes a classificação em que o Paulo Bento põe o Nani à frente do Messi? Ou a dos 13 jornalistas internacionais de "grandes potências" que não puseram o Messi nos 3 primeiros? Bom proveito. Mas fica com esses teus preconceitos no bolso, que aqui não chegam, obrigado.

Outra informação importante: estes escolheram os 30 melhores e não os 3 melhores o que ajuda a formar uma lista deste género sem distorções estúpidas de alguém que quer pôr os amigos ou influenciar o moral de alguém.

Pedro disse...

Ainda estou para perceber de que selecção nacional é capitão o Nuno Gomes.

P.S. o "espelho" é evidente que não conheces nenhum "comente ele na BBC, ou noutro sitio qualquer", basicamente porque tu só papas benfica tv e blog antitripa. Aqui no norte também temos palas, mas normalmente são usadas nos jumentos de carga.

rear és um jumento de carga?

Rearviewmirror disse...

Já disse, esses jornalistas é que são bons (muitos deles nem sequer tocaram numa bola na sua vida), e o resto é que é uma merda.

Pedro, tu és um filho da puta. Os filhos da puta ficam a falar sozinhos

Ah pois disse...

Por isso tu lhe respondeste, né ó esperto?

Rearviewmirror disse...

Quando esses filhos da puta começam a insultar sem jeito nenhum...

Pedro disse...

Não querendo descer a esse nível espectacular onde já chegaste, não evitando no entanto deixar de defender a minha honra, rear view mirror, meu rapaz, não passas duma filha da puta duma saca de gatos melados deixada à meia noite atrás dum convento de freiras descalças. Saco esse que continha 3 machos, 2 fêmeas e rato.

Agora espuma.te lá todo, que eu preciso de lubrificante para te comer o cu. Não quero arranhar a pila.

Pedro disse...

P.S. achavas que não escrevia coisas lindas como tu?! Epá onde te foste meter meu caralho seco;)

Infante disse...

É claro que estas listas nunca são perfeitas (não há de certezinha absoluta 92 jogadores no mundo superiores ao Benzema, que só num clube como o Real Madrid poderia ser um jogador de segunda linha).

Mas o problema é que temos sempre a tendência quando olhamos para estas listas a ver as coisas “pelo nome”, como tão bem demonstrou, infelizmente, o rearviewmirror. Estes jornalistas podem ser desconhecidos mas têm (em princípio) obrigação de conhecer mais jogadores que o “adepto normal”, que basicamente só conhece os jogadores dos “grandes” do seu país e das enormes potências internacionais. O resto é como se não existisse.

É claro que gozamos com o facto do M’Vila estar em 76º. O tipo joga no Rennes. Não interessa que tenha apenas 21 anos e quase 20 internacionalizações. Vamos ter que esperar que o gajo vá para o Arsenal para lhe darmos o devido valor…

Curiosamente são estes os mesmos rearviewmirrors/migueis canadas que ficam muito furiosos quando um jogador do seu Benfica/ FCP/Sporting não é convocado para uma selecção, ou não é conhecídíssimo internacionalmente. Pois, só existe o que nós vemos...

Rearviewmirror disse...

Infante,
Eu conheço esses 100 jogadores, e até relativamente bem.
Esses jornalistas "que têm a obrigação de conhecer mais jogadores que o "adepto normal" fizeram exactamente o que tu dizes a que fiz. E que é mentira.

Eles põem na lista 95 jogadores que jogam em Inglaterra, França, Itália, Inglaterra e Alemanha.
Os 3ºs e 4ºs melhores campeonatos do Mundo segundo a IFFHS, contribuem com 3 jogadores para esses 100.
Eles resumem-se a ver futebol europeu, e seguem só aquilo que dá na televisão que são os 5 grandes campeonatos que mais dinheiro gerem.
E depois são esses mesmos comentadores que acham estranho e surpreendente que os Apoeis, Basileias, Bragas, etc também joguem á bola como gente grande.


Por muitos defeitos que uma lista qualquer tenha, e têm sempre, eu prefiro uma feita por jogadores e treinadores de futebol, do que outra feita por jornalistas, comentadores, bloggers etc, e que muitos deles nunca chegaram a dar sequer um pontapé na bola