quarta-feira, janeiro 11, 2012

Não são apenas dois pontos

O resultado do clássico foi, como não podia deixar de ser, bom e mau. Bom, claro está, para o Benfica, que assim se isolou no comando do campeonato. Mau para o Sporting, que em pouco tempo desceu do seu futebol imparável para a realidade de estar praticamente arredado do título, quando ainda nem a meio da temporada chegámos. E mau para o Porto, que perdeu a liderança e uma boa oportunidade de recuperar, num terreno onde é habitual perder pontos, os pontos perdidos onde não era suposto perdê-los.

Mas calma, são apenas dois pontos, disse Vítor Pereira. Convém, então, recordar que o agora líder do campeonato cedeu, até ao momento, apenas três empates, sendo que apenas um deles foi num terreno onde era previsível que vencesse. Já jogou fora com o Braga e com o Marítimo, e terá no jogo de Alvalade a sua deslocação mais problemática. Além disso, tem a vantagem de receber o Porto, tendo, portanto, um calendário teoricamente mais favorável do que o dos dragões.

Num campeonato cujo desnível pode medir-se pela distância que separa o sexto classificado do primeiro (36-18 = 36/2 = 18), não há muitos jogos em que o Porto possa ganhar pontos ao Benfica. Por isso eu digo que não são apenas dois pontos, são dois pontos muito difíceis de recuperar. Claro que em qualquer jogo pode acontecer uma surpresa, mas, analisando a regularidade e a consistência que uma e outra equipa têm demonstrado, parece-me que o Porto está mais exposto a estes imprevistos do que o Benfica.

littbarski

12 comentários:

Joao disse...

O campeonato peca por isso. Se Porto e Benfica estiverem a um bom nível muito dificilmente perdem pontos, a não ser entre si...

Como portista não tenho grande fé em Vítor Pereira. Cada vez mais me parece um Octávio Machado na forma como gere o balneário!

Mr. Shankly disse...

Acho que estás a ser demasiado pessimista. Tudo o que dizes é verdade, mas o Porto está a dois pontos e ainda não perdeu. É verdade que o Porto não foi entusiasmante nesta jornada, mas o jogo era em Alvalade. O Benfica jogou bem, mas em Novembro e Dezembro as exibições foram sofríveis (Marítimo, Basel, Olhanense, Otelul, por exemplo).
Falta muito, e vamos ver como as equipas reagem quando voltarem as competições europeias. A Champions costuma dar mais desgaste, mas a verdade é que o Porto joga com o City, e por isso a próxima eliminatória deve ser mais ou menos igual neste aspecto. E se passarem ambas, é provável que o próximo adversário do Benfica seja mais difícil, mas provavelmente será o último na Europa. Já o Porto pode ir até ao fim na Liga Europa. Enfim, muitas variáveis podem influenciar o desfecho da Liga.

LDP disse...

...variàveis essas que também podem ter como apelido Benquerença ou Xistra...

Shankly, é imperativo nao ignorar os ultimos 30 anos de vida do futebol portugues.

Ah pois disse...

Nem como líder estes gajos se calam.

Pedro disse...

Este josué aka ldp aka puke é uma besta quadrada. Nem mais nem menos.

Hugo disse...

Dificeis de recuperar sem duvida. Veremos como se comporta o Porto na perseguicao ao lider. Ir atras e sempre mais dificil

Ps: Pena que pessoas como o ldp nada acrescentem aos posts. Tristeza

LDP disse...

Outras variàveis sao a compra e venda de jogadores em vésperas de jogar contra clubes pequenos, a capacidade de mudar jogos para o Algarve, a quantidade de bofetadas que o nosso treinador possa dar em adversàrios e ainda os conhecimentos ao nivel de luta-livre dos tipos contratados para passearem pelo nosso tunel.

LDP disse...

PS: Mas nao deixa de ser curioso que perante a mençao aos "ultimos 30 anos de vida do futebol portugues" tantos portistas, sempre e irremediavelmente, eriçem o pelo.
Serà a admissao do òbvio?

Filipe disse...

18 pontos é o mesmo desnível do primeiro para o sexto em Espanha, e não muito longe do que se vê em Inglaterra (14 pontos).

O nosso campeonato não é particularmente desiquilibrado e temos várias lutas interessantes: os dois primeiros separados por 2 pontos, 3 equipas em luta pelo acesso à CL separadas por 3 pontos, uma luta interessante pelo sexto lugar que pode dar acesso à Europa, e 3 pontos a separar o 9o classificado do primeiro lugar de descida.

Há emoção para todos, excepto talvez para o Paços.

Pedro disse...

Eu escrevi besta quadrada?! Desculpem pretendia escrever besta ao cubo.

Nuno disse...

E os outros pah? O Paixão o João"pode ser" Ferreira,Duarte Gomes?
Não sejas injusto.

Em relação ao post,o campeoanto vai ser disputado até ao fim.
Estes 2 pontos são faceis de recuperar basta o slb ter um deslize e FC Porto aproveita.
Apesar sinceramente não acreditar muito nesse cenário,o slb pode deslizar mas não acredito que o FC Porto não faço o mesmo ate ao fim do campeonato.
Pena que o Sporting ter hipotecado todas as hipoteses no passado sabado.

Marco Morais disse...

Mais um bom post, Littbarski.