segunda-feira, janeiro 09, 2012

La Liga - o desafio

Real São 5 pontos de avanço, depois do empate do Barça no terreno do Espanyol. É uma vantagem enorme, tendo em conta o que o Real permite que todos (menos um) os adversários façam. Dá para tirar 3 pontos de uma eventual derrota com o Barça (tem sido quase sempre assim, né?) e mais um ponto para garantir vantagem num eventual empate pontual (ignorem esta frase se o sistema de desempate for diferente do nosso, não me dei ao trabalho de confirmar). Continuo a achar que Mourinho fez o maior erro da carreira ao desafiar uma das melhores equipas da história. Da mesma forma que acho que só ele poderá provar (outra vez) que não tenho razão.

Barça A máquina, obviamente, também gripa e soluça. Mas isso é uma possibilidade que quem manda na máquina sabe que existe. Resta que quem faz da máquina mais do que ela é perceba que há demasiadas variáveis em jogo para professar a perfeição terrena. Há condições físicas. Há condições psicológicas. Todas a multiplicar por 11. Há uma estatística impressionante que dá 8 vitórias e 1 empate em casa (39-0 em golos!) e 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota (12-9 em golos)... Felizmente, para quem pode contar com ela, que também há toda a qualidade do mundo para dar a volta ao contexto actual.

Saragoça É o ultimo classificado, a 5 pontos do penúltimo e a 7 da salvação; é a defesa mais batida do campeonato (encabeçada por Roberto); é o terceiro ataque menos concretizador da liga (onde costuma alojar-se Postiga, o 27.º melhor marcador do campeonato). Parabéns Mendes.

25 comentários:

Deko disse...

Quanto ao Barça, faltou enumerar o factor 'Turienzo Alvarez'...

Aquele arbitro de andebol que arbitrou o jogo de ontem.

Joao disse...

Saragoça, como é que uma equipa que gasta cerca de 10 milhões de euros em jogadores dos 3 grandes portugueses está em último do campeonato espanhol...

Mourinho acaba o ano com troféus.

master kodro disse...

Deko, esse factor, para além de me dizer pouco, já foi invocado pelos outros. É um factor que vai e volta, hoje é de uns amanhã é de outros. Lê o que o Rosell disse sobre o assunto.

Filipe disse...

Mais impressionante que o Saragoça é o Atlético de Madrid, uma equipa que gasta 40 milhões de euros num avançado e está na segunda metade da tabela.

galvao99 disse...

MK, o Mourinho tem muitos defeitos, mas o homem é corajoso, não ia fugir a um desafio destes, mesmo que acabe por sair com o rabo entre as pernas. O mesmo se diga do CR. Não se dá é muito destaque à carreira que o Real Madrid está a fazer, com um rival como este Barça. São 61 golos em 17 jornadas, 14 vitorias, 1 empate e 2 derrotas.

O homem pode ter todos os defeitos, mas o Guardiola com o plantel do Real não acredito que conseguisse tanto.

Já o Mourinho, ou outro qualquer, com o do Barça, nomeadamente Messi, Iniesta e Xavi, nao sei como seria. É que com estes jogadores ganharam todos os treinadores que lhes pegaram: Rijkaard, Aragones, Vicente Del Bosque, estes 2 ultimos jogando sem Messi...

Pedro Almeida disse...

E o passe do Bruno Schaarecésar?
E o golo do Oscar Van Cardozinkel?
E os 2 golos do Capelrigo?

master kodro disse...

Tens toda a razão galvao. Ainda está por provar que o Guardiola consiga fazer isto (ou algo aproximado) sem ser ali. O Mourinho já o fez em (quase) todo o lado.

N. disse...

Esquece, Pedro Almeida.
Aqui há um boi-cote ao Benfica, excepto para falar de subserviências.

master kodro disse...

Filipe, é da mesma linhagem do Saragoça. Não é para ser um clube de futebol.

Gosto de te ver sério, N. É cómico. Desde que não seja para entrares em dis-puta com os outros indignados. Isso é que não.

Pedro Almeida disse...

E aquele azia-trick do Von Kodrosvinkel???

Rearviewmirror disse...

Temos é que começar a seguir a "La Liga" com mais entusiasmo, porque parece que o nosso campeonato deixou de interessar.

Carrega SARAGOÇA!!

N. disse...

Gosto da tua barra lateral, kodro. Mesmo desactualizada tem links para blogs de bola de excelente qualidade.

Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

O que é um boi-cote?
Como já referiram, Mourinho não foge a estes desafios. De Guardiola por enquanto não pode dizer o mesmo.
Para ajudar à festa,a direcção do Saragoça demitiu-se em desacordo com o presidente,o amigo do Mendes.

Grilo Falante disse...

Os meninos estão em pulgas. Então não é, que ao fim de 609 dias chegam ao topo da classificação e o MK tem o desplante de nem gastar uma linha com isso? Eles choram, esperneiam, querem atenção. Os pequenitos são engraçados...

LDP disse...

Visto que é a segunda vez em poucas horas que vens com essa boquinha, pelo menos da tua parte, atençao é mesmo coisa que jà temos grilo.

Sentinela um Estremecer disse...

Sim, Grilo.
Na caixa de comentários ao post anterior, que versava sobre o Guimarães e o Feirense, podes bem ver os benfiquistas Ah pois e miguel_canada a espernear em primeiro lugar por um post sobre a liderança do Benfica.
Realmente vocês pequenitos são engraçados.

N. disse...

O Benfica contratou 3 jogadores juvenis. Nenhum deles jogava nos clubes subservientes que foram disputar o torneio na Luz que tanta polémica causou nas hostes vimaranenses.

Ah pois disse...

Sentinela, por acaso não estava a ser irónico. Acho que deviam ter um post sobre a vossa liderança.

Pedro Almeida disse...

Os indignados da azia

"O organismo que tutela o futebol europeu pediu ao clube que remova ou tape as imagens de cariz violento que estão nos corredores de acesso aos balneários das equipas visitantes em Alvalade nos jogos europeus.

O gabinete de imprensa da UEFA explicou nesta terça-feira ao PÚBLICO, por escrito, que foi enviado ao Sporting um pedido no sentido de o clube remover ou cobrir as imagens que decoram os corredores dos balneários em Alvalade, nos jogos das competições europeias. O próximo encontro “europeu” em Alvalade cumpre-se a 23 de Fevereiro, diante do Legia Varsóvia, relativo aos 16 avos-de-final da Liga Europa.

“A decisão foi tomada pela direcção da UEFA e o clube foi informado ontem por carta. As imagens contrariam os valores de respeito e tolerância que a UEFA promove. A UEFA tem uma política de tolerância zero em relação à violência e as imagens mostram, no mínimo, uma posição ambígua quanto à violência provocada por adeptos”, pode ler-se no esclarecimento do organismo que tutela o futebol europeu.

Na reacção à notícia divulgada pelo PÚBLICO na sexta-feira, o Sporting afirmou que as imagens em causa tinham sido aprovadas e elogiadas tanto pela Liga como pela UEFA. “Cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários”, podia ler-se no comunicado do clube de Alvalade.

Nesse mesmo dia, contudo, quer a Liga de Clubes, quer a UEFA, rebateram esta argumentação, informando que não tinham aprovado a colocação das fotografias, sendo que a UEFA vem agora esclarecer a sua posição por escrito.

Contactado nesta terça-feira pelo PÚBLICO, o director de comunicação do Sporting não quis prestar declarações sobre o pedido da UEFA.

As imagens em causa, colocadas no corredor de acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade, retratam adeptos das claques em poses agressivas, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão, e ainda poses que sugerem uma saudação fascista ou tatuagens com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita."

N. disse...

Pedro, tal como o MK perguntava, está mesmo tudo doido. Sobretudo os senhores da UEFA.

Pedro Almeida disse...

Realmente, quer dizer primeiro elogiam e agora mandam retirar.
Vá-se lá entender estes senhores da UEFA.

(será que também os avisaram que a "relva" é pintada a Robbialac???)

Infante disse...

O facto do Zaragoza e do Atl.Madrid estarem onde estao também prova que o nível médio do campeonato espanhol é muito superior ao que se diz.

O facto do Barça e do Real arrasarem aquele campeonato diz mais da extraordinária qualidade destes dois clubes do que da suposta "fraqueza" do campeonato espanhol, como dizem alguns comentadores idiotas.

O Barça e o Real arrasariam qualquer campeonato, inclusive a Premier League (basta ver as tareias que os clubes ingleses têm levado destes 2 clubes, nos ultimos anos na Champions,).

Rearviewmirror disse...

Os gajos da UEFA são uns malandros... Só pode. Isto é gozar com o grande Sporting.

Boicote à Liga Europa JÁ!!

Nuno disse...

Têm a puta da mania que são diferentes e depois é vê-los a fazer figuras tristes.