domingo, novembro 06, 2011

Comparações

Liga Europa vs. Liga dos Campeões Vítor Pereira comparou, dizendo que o que faz a diferença entre o desempenho portista da época passada e o da presente temporada é a Liga dos Campeões. Olhando apenas para os resultados, de facto, é das competições europeias que vem a diferença mais relevante. Mas será que o maior grau de exigência da Champions justifica, por si só, 1 ponto em 2 jogos com o APOEL? De repente, parece que o Porto é um estreante nestas andanças.

O ponta-de-lança Falcao é um grande jogador e faz diferença não o ter no plantel (tal como fez não o ter disponível a época passada, quando esteve lesionado). Ou, culpa da SAD do Porto, não ter um substituto à altura das necessidades, no imediato. Mas daí até justificar toda a quebra de rendimento portista com a ausência do colombiano, vai uma grande distância. Se Falcao fizesse essa diferença toda, o At. Madrid não andava perdido no meio da tabela da liga espanhola. Além disso, há, apesar de tudo, Kléber, uma opção que Villas-Boas não tinha na época passada. Só que o problema do Porto começa bem antes da bola chegar ao ponta-de-lança.

O nível exibicional Tenho lido e ouvido várias referências aos jogos menos conseguidos do Porto de Villas-Boas. É um facto. Por exemplo, logo no primeiro jogo do campeonato, o Porto ganhou na Figueira da Foz com grande dificuldade e fazendo uma exibição descolorida. Outras houve, lá mais para a frente, mas fiquemos por aqui, para não desequilibrar mais as coisas. Claro que falta comparar o resto. A época passada, por esta altura, o Porto já tinha ganho ao Benfica, ao Braga (virando o resultado duas vezes), na Turquia (jogando em inferioridade numérica mais de 45 minutos) e em Coimbra (num terreno alagado, onde a qualidade do futebol praticado foi semelhante à do que a equipa pratica agora, durante largos períodos, em terreno seco). Quais foram os grandes momentos do Porto esta época?

Os jogadores Uma Supertaça, um campeonato sem derrotas, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa. Afinal foi tudo uma ilusão de óptica. A defesa que a época passada foi a menos batida do campeonato, com menos de metade dos golos sofridos do que a segunda menos batida, afinal é uma lástima; o meio-campo, capaz de asfixiar o adversário e de se entender na perfeição com o ataque, passou a ser mediano; e nem o ataque, com mais golos marcados no campeonato do que na época passada, escapa a esta distorção da realidade. Tenho algumas dúvidas de que quem faz este tipo de análise perceba quem é o verdadeiro alvo dela. Os jogadores são os mesmos (excepto Falcao, mas sobre isso já falamos). O que mais mudou?

Nota: este texto foi escrito há alguns dias e eu decidi mantê-lo assim. Entretanto, o Porto empatou em Olhão, com mais do mesmo futebol sem ideias. Lembram-se do que aconteceu na época passada, à 10.ª jornada? Só mais uma: que saudades...

littbarski

31 comentários:

LDP disse...

littbarski, de facto o tempo de paragem por "gestao de esforço" de Falcao no ano passado foi um problema. Mas o plantel de AVB tinha outros recursos para resolver essas situaçoes, nomeadamente uns quantos jogos a ganhar por 1-0 com algumas daquelas coisas a que alguns, para os lados das antas, chamam de penalty.

O ano passado por esta altura o porto jà tinha ganho ao Braga, mas aqui o penalty nao foi marcado a favor dos bracarenses a poucos segundos do final. Coisa parecida aconteceu depois em Coimbra - ultimos segundos, confusao na àrea portista, penalty claro nao marcado.
Estes foram grandes momentos, mas esta época as diferenças nao sao assim tantas. 1-0 contra o Guimaraes de penalty frouxo, contra o Gil Vicente foram malabarismos a seguir uns aos outros em ambas as àreas mas sempre em beneficio dos da casa, e ainda ontem todo o paìs assistiu logo aos dois minutos de jogo como se luta contra uma crise no seio de um plantel de futebol.

Grilo Falante disse...

LDP vai para a grande puta que te pariu. O qu eo país viu foi o Porto a ser roubado de dois penaltis. Não há paciência para néscios destes!

Carlos disse...

e o vermelho que ficou no bolso no 1º penalty ?

2 penaltis e 1 expulsão a prejudicar o Porto

LDP disse...

Mais dois, Grilo? Querias bater o recorde do Benfica, diz là...

Agora volta para a caminha e regressa pra semana como faz o condor.

Joao disse...

LDP um Porto péssimo continua a frente do teu "mais grande"...

miguel_canada disse...

Factos interessantes sobre esta jornada em que o Porto poderia ir isolado na frente apesar do futebol paupérrimo que apresenta e partindo do principio que não falharia mais penalties:

Braga-Benfica: Cruzamento para o interior da área, bola na mão do defesa ... penalty.

Sporting-Leiria: Cruzamento para o interior da área, bola na mão do defesa ... penalty.

Olhanense-FCPorto: Cruzamento para o interior da área, bola na mão do defesa ... penalty no caralho!!!

LDP disse...

Miguel, conclui esse estudo e faz uma anàlise aos lances de bola na mao do Rolando dos ultimos 2 ou 3 anos.

Ou mais uma vez vais fazer de conta que nao é nada contigo e nao respondes? Para daqui a 4 ou 5 dias vires com qualquer coisa do género "estes lamps sò pensam nas maos do rolando, nos penalties deles nao falam!"

Mostra que tens tomates de uma vez por todas, amigo. A cobardia é uma coisa muito feia, sabes? Se nao sabes o teu amigo condor explica-te.

Joao disse...

LDP um gajo enche-se de coragem e diz: os jogadores do Porto também cometem penalties que algumas vezes não são marcados!

Claro que algumas vezes é ao contrário! Ontem por exemplo marcaram um penaltie claro (parece que também contemplava um expulsão ao jogador do Olhanense) e deixaram outro por marcar...

Mas um gajo se for fazer as contas percebe que normalmente quem se lixa é o mexilhão (vulgo equipa mais pequena).

LDP este ano o Porto e o Benfica têm deixado muito a desejar...

Abraço

LDP disse...

Curioso que nao me lembro de tao veementes comentàrios portistas sobre expulsoes quando todos vimos o Otamendi a ceifar um gajo do Gil Vicente que ia ficar isolado frente a Helton aqui hà uns tempos...

Tal como hoje também nao os vejo a dizer que o Luisao sofre penalty quando todos nos lembramos de Sapunaru ou Hulk a mostrarem nota artistica contra Guimaraes e Gil Vicente respectivamente.

A tao famosa e sempre presente coerencia portista. Nao deve ser nada fàcil viver dessa maneira, rapazes.

Joao disse...

Nada fácil.

Até porque eu condiciono toda a minha vida nestas questões futebolísticas!

Enfim, ao menos divertes um bocado a malta!

Hugo disse...

A sério deve ser triste viver no mundo do vómito. Que personagem

Fredy disse...

o puke a falar de coerencia: PRICELESS!!!! looooooooool

Nuno disse...

Gostei de ler as declarações no final do jogo do gr do 2º classificado...foi para o clube certo!

Mesmo jogando um futebol paupérrimo o Campeão continua á frente, mas ha que dizer com frontalidade,o 2º classificado não faz melhor.

LDP disse...

Fredy vais dar-me exemplos da minha pròpria incoerencia ou isso é sò mijar contra o vento?

Ah pois disse...

Algo que nunca ouviremos da boca dum benfiquista depois dum jogo em que perderam pontos:

"Porra para esta merda, não andamos a jogar um cu."

O que se ouve é mais deste estilo:

"Jogadas de bastidores... bla bla bla... corruptos... bla bla bla... Pinto da Costa por trás disto... bla bla bla... árbitro gatuno... bla bla bla... Carrega Benfica!!!"

LDP disse...

Umas coisas para a malta portista pensar. E responder, se tiver tomates.

Com o vosso silencio admitem que houve um penalty nao marcado sobre Luisao, ou esse mesmo silencio é a demonstraçao que sobre Hulk e Sapunaru os penalties contra Guimaraes e Gil foram mal marcados?

Silencio esse que inclui este penalty do sporting contra o Leiria. Depreende-se que admitem que o que aconteceu na Luz contra o Guimaraes afinal foi bem marcado, certo? Bolas à queima que tocam em braços afinal...


Por ultimo relembro que um espertalhao nesta caixa de comentàrios disse que o penalty sobre o Saviola contra o Guimaraes nao existia mas foi marcado porque o lance foi bem aproveitado pelo argentino. Presumo que essa pessoa neste momento defende que nao houve penalty sobre Kleber...ou na jornada passada no jogo do sporting. Nao é assim meninos?

Hà gente aqui com força na verga para responder ou sò irao balbuciar "loooool's" e "eheheheh's" e nada mais?

Ah pois disse...

lol ehehe

Joao disse...

Já o jogo entre o Benfica e o Atlético em 1967 ficou célebre porque o árbitro não marcou uma grande penalidade sobre o Eusébio que dava a vitória no último minuto! Na altura não havia câmaras de televisão mas foram várias as pessoas que garantiram que a falta existiu...

LDP disse...

A culpa é minha. Nao deveria insistir tanto com voces.

Porque sei que é impossivel debater futebol com ratos conscientes do seu raquitismo mental, no fundo é essa a melhor arma de pinto da costa - comandar um exército de cobardes. Qual master of puppets de uma naçao de gente ignorante que desconhece os verdadeiros ideais desportivos mas que suam cagança por todos os poros.

Sujeito-me a isto, sabendo-o, por isso a culpa é sò minha...por pensar que haverà um unico adepto portista com um pingo de vergonha na cara. Por julgar que alguns de voces possam um dia meter a mao na consciencia e pensar "eu amo o futebol e isto em que o meu clube se transformou nao é leal. Nao é leal nem mesmo para nòs mesmos como individuos".



Nao sinto vergonha de voces. Sinto vergonha por voces.

Hugo disse...

"Porque sei que é impossivel debater futebol com ratos conscientes do seu raquitismo mental"

Realmente acabaste de fazer uma boa descrição de ti e dos teus amigos.

Hugo disse...

"Nao sinto vergonha de voces. Sinto vergonha por voces."

De uma vez por todas, tu não és ninguém para vir dar licões de moral. Esse tipo de comportamentos é típico de pessoas que se julgam acima dos outros,procurando impor-lhes comportamentos.
Olha mas é para os teus lados, onde já muita gente vem desculpabilizar eventuais declarações racistas.

Ah pois disse...

Ele é um troll de merda.

LDP disse...

Nao era uma licao de moral, Hugo.
Era mais uma constatacao da vossa falta de moral, apenas.

Ah Poel, tu que so vens ca para comentar o que eu escrevo...se estou 2 semanas sem dizer nada, por 2 semanas ninguem te poe a vista em cima...e vens apelidar-me a mim de troll?? Seu pedacinho de merda hipocrita.

Ah pois disse...

Típico do benfiquista, acha-se o centro do universo.

LDP disse...

Quantas vezes mais iràs repetir isso até que se torne verdade?

Muda a k7 caralho..

Ah pois disse...

Além disso tem o síndroma da última palavra.

LDP disse...

Bem..mais de 24 horas jà passaram e apenas alguns ratos meteram a cabeça de fora da toca. Respostas à homem nem uma.
Ou ironizaram sobre o Benfica-Atlético de 1967 ou mostraram que a k7 sobre liçoes de moral continua bem ali à mao de semear. Argumentaçoes brilhantes. Mas estes ao menos falaram. Outros, a maioria, ficaram calados. E outros ainda zurraram qualquer coisa sobre trolls e merda.

No computo geral mantiveram o silencio, pois às questoes propostas nem de lado olharam. Hà verdades que queimam...
Recolho assim os votos portistas sobre os casos que trouxe à baila: Luisao sofre penalty, nao sancionado, e Kléber numa queda em tudo igual à de Willem Defoe no Platoon (aqueles bracitos no ar enquanto dobra a coluna para tràs deixando-se levar pela força da gravidade...priceless!) demonstram que os portistas também sabem ver futebol. Mas mudos quando sabem que as verdades ferem, calam-se que nem ratos.

Amanha organizamos um lanche. Trago Casteloes ou Gouda?

Ah pois disse...

E das vezes que tu nunca respondeste a desafios, ó filho da puta. Tresandas a falso moralismo e hipocrisia, como bom benfiquista que és.

Dou-te a última resposta para não ficares triste. És um merdas.

LDP disse...

Assim é demasiado fàcil para ti responder, trouxa.

Porque se eu te peço para me dares dois singelos exemplos de desafios aos quais eu nao respondi tu nao vais conseguir zurrar nada para confirmares isso. Mas nao és sò tu, descansa.
No màximo limitar-te-às a um sonso "nao tenho paciencia para estas merdas", ou ainda um altivo "a minha vida nao é isto, pah!". Porque é o que sempre tem acontecido pelo menos desde hà 2 anos.

Mas nem era um desafio, amigo. Apenas uma proposta de comparaçao entre lances iguais apenas com cores diferentes na camisola...Uma comparaçao tao simples de ser feita por adeptos excelsos como vòs, portistas, que esse silencio sò pode querer dizer uma coisa...

Um queijinho de cabra transmontano?

LDP disse...

PS: se jà metes a minha mae ao barulho quando pretendes insultar-me sò confirma o desespero que por aì vai.
é um insulto baixo.
porque tu és baixo.
culpa de senhora tua mae, de certeza.

Ah pois disse...

Ó troll, andas calado pq? Não tens nada a dizer mal acerca do Porto?