quarta-feira, junho 22, 2011

Porto em fuga

As reacções à saída de André Villas Boas para o Chelsea ajudam a perceber o reinado de 30 anos que Pinto da Costa leva no futebol português. Depois de ver o FC Porto encaixar 15 milhões de euros na dispensa de um treinador, os adeptos rivais exultam na expectativa de um novo ciclo, em que dragões enfraquecidos caírão nas garras de águias e leões. A ingenuidade não podia ser maior.

Desde que José Mourinho deixou o clube, o FC Porto ganhou cinco campeonatos e perdeu dois. Antes de Mourinho, tinha vencido quatro e perdera três. Nas vitórias europeias de Sevilha e Gelsenkirchen, os avançados azuis e brancos preferenciais eram Derlei, Postiga, Capucho, McCarthy. Depois de Mourinho sair, chegaram Quaresma, Lisandro, Luís Fabiano, Hulk, Falcao.

A orgia de milhões pós special one criou as bases que permitiram ao FC Porto comprar ou fazer emergir figuras como Diego, Lucho, Anderson, Cissokho, Belluschi, Moutinho, Pepe, Raul Meireles, Bosingwa, Bruno Alves. Na calha, mesmo sem os reforços que inevitavelmente vão aparecer, o 'adjunto' Vitor Pereira tem já pérolas como James e Iturbe.

A prazo, a nova ponte aérea entre o Porto e Londres é uma má notícia para Sporting e Benfica. Vai cavar ainda mais o fosso económico entre os campeões e os adversários. O orçamento não é tudo e em Alvalade mora um homem que o tem demonstrado. Mas nenhum clube do mundo ficou mais fraco só por ter mais dinheiro para reforços.

kovacevic

24 comentários:

PLF disse...

Kovacevic,

Acho que há razões para entusiasmo e que os €15M são um "preço" abaixo do valor acrescentado que o AVB conferiu ao FCPorto. Concordo também que seria ingénuo pensar-se que o FCPorto irá repetir uma temporada como a de 2004/2005 - marcada pelo aperto do Apito Dourado - ou que o know how na gestão desportiva do FCPorto tenha acompanhado o AVB para o Chelsea.

Mas factos são factos. Com ou sem conjuntura favorável (e sou da opinião que o plantel do FCPorto não é tão superior assim ao dos seus adversários, acho mesmo que era o 2º plantel mais valioso do campeonato), os números de AVB são demolidores para a concorrência:

2010/2011 = AVB = 84pts = 2,8pts/jogo
2009/2010 = JF = 68pts = 2,26pts/jogo
2008/2009 = JF = 70pts = 2,33pts/jogo
2007/2008 = JF = 69pts = 2,3pts/jogo
2006/2007 = JF = 69pt = 2,3pts/jogo
2005/2006 = CA = 79pts = 2,32pts/jogo

Pode parecer cliché, mas o dinheiro muitas vezes não compra a felicidade. Como referi noutro espaço, a saída de AVB e a instabilidade do JJ, o máximo que permitem ambicionar é em ver um campeão a rondar os 70pts (que é o habitual).

E isso dá ao Sporting uma fighting chance.

Rebello disse...

É fácil dizer que a saída estava prevista à mais de um mês.
Mas se assim era, e tal como disse PC que desde a passada 6a feira já tinha falado com Vítor Pereira, porquê fazer um comunicado a dizer que Villas Boas ainda era treinador do Porto?
Estaria assim tão previsto?
Não sei, se calhar é por ser ingénuo e não sei se será assim tão verdade.

Não me parece que a saída de VB enfraqueça assim tanto o FCP.
O FCP não deixa de ser o principal candidato, será certamente um campeonato muito mais equilibrado que o anterior, mas não por VB sair.

Joao disse...

a saída de Villas Boas estava prevista (não este ano), tal como está a de Falcão, Hulk, James ou Iturbe. Agora se acontece este ano ou para os próximos...

low desert puke disse...

Nao hà mesmo uma maneira leal de falar dos benfiquistas e suas expectativas.

O que se ve em toda a blogosfera e nao sò, é isto: 2/3 dos benfiquistas a encolherem os ombros quando confrontados com a saìda de AVB porque "o porto ganha mesmo sem treinador", por diversas razoes "sistémicas" ou de cariz "sexual-arbitral"..Porque é a realidade e foi-nos contado pelo actor principal via telefone e refastelado na sua cadeira presidencial do alto da torre das antas. .E quase todos os outros preocupados porque duvidam dos reforços apresentados para a nova época.

E ainda assim hà a coragem de fazer um post dizendo que "os adeptos rivais exultam na expectativa de um novo ciclo". Os adeptos sportinguistas sim. A esmagadora dos benfiquistas nao. Portanto nao venham agora unir as àguas por comodidade.

Ou alguém tem duvidas que o Vitor Pereira nao terà o mesmo doping arbitral que teve o AVB no primeiro mes de campeonato? Chamem-lhe choraminguisse, chamem-lhe auto-comiseraçao, ou o que quiserem. Eu chamo-lhe "experiencia como observador do fenòmeno futeolistico portugues de hà tres décadas para cà".

low desert puke disse...

*a esmagadora maioria

Carlos disse...

"Ou alguém tem duvidas que o Vitor Pereira nao terà o mesmo doping arbitral que teve o AVB"
quantos mais adeptos destes houver maior a chance de Vitor Pereira sair vitorioso.

low desert puke disse...

Comentaste mas nao disseste nada, Carlos. Porque te rendes às evidencias ou simplesmente nem as negar sabes.

Pedro Reis disse...

Pelo que aqui leio temos adeptos do SCP inteligentes, frios e racionais e adeptos do SLB que continuam a viver no mundo da utopia e do engano (o que não é nada de novo diga-se de passagem)...

P.S. AVB é um grande treinador e fez uma época absolutamente notável no FCP (melhoré já levava 6 meses de "estágio") para mim do que a 1ªépoca do Mourinho. Mas a verdade é que hoje o FCP continua a ter grandes jogadorer e uma grande equipa, um treinador que admito que é uma incógnita (Paulo Bento também o era quando assumiu a equipa senior do SCP e fez um grande trabalho) mas que não me desagrada e mais 15 Milhões a desiquilibrar favoravelmente as contas face aos rivais. O resto é música...

Pedro Reis disse...

saiu com gralhas...

Pelo que aqui leio temos adeptos do SCP inteligentes, frios e racionais e adeptos do SLB que continuam a viver no mundo da utopia e do engano (o que não é nada de novo diga-se de passagem)...

P.S. AVB é um grande treinador e fez uma época absolutamente notável no FCP (que até já levava 6 meses de "estágio"), melhor para mim do que a 1ªépoca do Mourinho. Mas a verdade é que hoje o FCP continua a ter grandes jogadores e uma grande equipa, um treinador que admito que é uma incógnita (Paulo Bento também o era quando assumiu a equipa senior do SCP e fez um grande trabalho) mas que não me desagrada e mais 15 Milhões a desequilibrar favoravelmente as contas face aos rivais. O resto é música...

low desert puke disse...

Também hà uma semana atràs, o porto iria começar a época com uma grande equipa e um grande treinador...

Olha que ainda hà muito frango para virar nesta silly season, pedro reis.

Mr. Shankly disse...

"Pelo que aqui leio temos adeptos do SCP inteligentes, frios e racionais e adeptos do SLB que continuam a viver no mundo da utopia e do engano (o que não é nada de novo diga-se de passagem)..."

Isto é extraordinário. Eu posso também dizer que pelo que leio aqui os adeptos portistas escrevem com gralhas, certo?

Kova, bem regressado sejas. E em grande. Concordo plenamente com o que dizes, menos a ressalva que fez o low desert: a maioria dos benfiquistas estará menos pessimista que há uma semana atrás, mas não vejo muitos a exultar.

Pedro Reis disse...

pois há...
eu disse que o FCP continua a ter grandes jogadores e uma grande equipa (claro que sair o Falcao e o Moutinho ficaremos, à partida, mais fracos), que temos mais 15M no banco e que o novo treinador é uma incógnita mas que acredito na escolha (também vos digo que português "incontestável" só via o Paulo Bento e estrangeiros "acessíveis" nem sequer estou a ver nenhum...)

Pedro Reis disse...

"Isto é extraordinário. Eu posso também dizer que pelo que leio aqui os adeptos portistas escrevem com gralhas, certo?"

E corrigem as gralhas, ja agora...

E?

Carlos disse...

comentei um facto nada mais.
a tua posição agrada-me; há muitos a pensar assim e ainda bem.

Mr. Shankly disse...

E? E é parvo, tirar essas conclusões pelo que li de um adepto.

Pedro Reis disse...

Como é ignorante não saber ler e tentar descontextualizar...
Eu não tirei conclusões nem generalizei. Disse que pelo que aqui li há adeptos do SCP com uma determinada visão e adeptos do SLB com outra visão. Nada mais...
Pelos vistos há mais adeptos do SLB que apesar de não terem comentado nada "também enfiam a carapuça"...

Mr. Shankly disse...

"adeptos do SCP inteligentes, frios e racionais e adeptos do SLB que continuam a viver no mundo da utopia e do engano "
Isto não é uma conclusão tua, obviamente. São factos. Foram os adeptos do Benfica e do Sporting que disseram:

Sportinguista 1: "Eu sou Inteligente"
Sportinguista 2: "Eu sou racional"
Benfiquista 1: "Eu vivo no mundo da utopia"
Benfiquista 2: "Eu vivo no mundo do engano"

low desert puke disse...

Pedro Reis, estàs num dia criativo. Sò pode.

Eu vejo benfiquistas cautelosos e a ocuparem-se mais com a indefiniçao do nosso plantel. Nas primeiras horas depois da noticia mandaram para o ar a obrigatoria ironia sobre a cadeira de sonho e pouco mais.

Jà os sportinguistas fazem previsoes sobre percentagens de candidatura ao titulo, projectam novos ciclos e novas faces para o futebol portugues - com data de estreia no dia em que Domingos iniciar a pré-época. Estao satisfeitos porque "o Jesus tem pouca margem de manobra e o porto perdeu o grande obreiro de uma época memoràvel"(alguém lhes disse que a apaf nao vendeu ninguém?)..

Resumindo: os benfiquistas encolhem os ombros e esperam para ver no que isto vai dar. Os sportinguistas esfregam as maos porque o seu clube jà poderà lutar pelo campeonato pelo menos até à segunda jornada.

Termino fazendo-te um elogio. Para ti até os benfiquistas que nada dizem estao utopicamente contentes com a ida do AVB e alegremente enganados com a escolha do Vitor Pereira porque...bem por isso mesmo...porque estao calados! Foda-se! Nao consegues mesmo esconder esse desespero?

Pedro Reis disse...

É que nem aguento de tanto desespero... :-)

De quem não consegue ver a esmagadora superioridade do FCP o ano passado e ainda vive na ilusão que o SLB perdeu pq foi prejudicado nos primeiros jogos e o FCP beneficiado, não se pode esperar muito...

Pedro Reis disse...

Ainda bem que o AVB era só treinador da equipa de futebol senior, porque pelo menos os juniores e as equipas de Basket, Hoquei e Andebol pode ser que continuem a ganhar...

low desert puke disse...

Pedro, é fàcil imaginar a dureza de ver agora um adjunto quando hà dez dias o programa consistia em repetir o ciclo do Mourinho. Mas nao fumes jà todos os cigarros e nao roas todas as unhas. Porque Falcao, Moutinho, Hulk ou Pedro Proença ainda vao dar azo a muita viragem de frango antes do campeonato começar.

Faltou-te ver a segunda parte do filme: foi nos primeiros jogos e foi a meio, quando havia que segurar a vantagem com 3 ou 4 jogos a ganhar todos por um penalty a zero.

Falando de ecletismo, todos os outros desportos que nao mencionaste foi apenas um lapso ou é porque nao ganhaste?

Pedro Reis disse...

Diz lá quais foram os 3 ou 4 jogos a meio que ganhámos por 1 penalty (presumo tb q inexistente) a 0?
Já agora puxa tb pela tua memória para te lembrares de quantos jogos o SLB em 09/10 ganhou por 11 jogadores a 10 ou a 9, na fase do meio e final do campeonato... E só foram campeões na ultima jornada, nós demos 20 pontos de avanço e a jogar várias competições ao mm tempo.

Pedro Reis disse...

Querias que falasse de que modalidades? Futsal, Voleibol, Berlinde? Não temos equipas aí, lamento... Mas claro que todas elas são muito mais importantes que o Hoquei, o Basket e o Andebol toda a gente sabe isso! :-)

Pedro Reis disse...

"Pedro, é fàcil imaginar a dureza de ver agora um adjunto quando hà dez dias o programa consistia em repetir o ciclo do Mourinho."

A basófia a que estás habituado no teu clube deve toldar-te o raciocínio. O AVB o ano passado também não valia nada e depois foi o que se viu. Estás mais preocupado com o adjunto do que eu...
Vamos ver o que vale o Vitor Pereira e depois falamos. Fica lá com o mestre da táctica que nós estamos bem com o nosso "adjunto"