quarta-feira, junho 22, 2011

Domingos, o melhor reforço

Domingos já trabalha na academia.

Não está em causa a qualidade intrínseca dos treinadores contratados pelo Sporting, mas é preciso recuar oito anos para ver entrar em Alvalade um nome com provas dadas, como foi Fernando Santos, o engenheiro católico que trazia no bolso dois títulos azuis e uma boa primeira experiência na Grécia.

Seguiram-se quatro tiros no escuro, com melhores (Paulo Bento), piores (Peseiro) e muito piores resultados (Carvalhal, Paulo Sérgio). A chegada de Domingos (melhor classificação de sempre e final europeia no Braga) marca o regresso à primazia do treino e mostra que a dupla Duque-Freitas reconhece a importância do comandante nas empreitadas do futebol moderno.

Se algo define a segunda maior travessia do deserto leonina - dez épocas desde o último campeonato ganho - é o claro subrendimento de inúmeros jogadores que têm vestido de verde e branco. Podiam não ser os melhores do mundo, nem os mais caros, mas exibiram-se demasiadas vezes abaixo do seu potencial mínimo, acabando desaproveitados. E falar de uma equipa, na maioria dos dias, era pura cegueira face à realidade caótica que agonizava no relvado.

Domingos é, por isso, a mais importante contratação do novo Sporting e uma das melhores decisões do clube no passado recente.

Nos últimos 20 anos, não são muitos os nomes capazes de rivalizar com ele quanto ao currículo no momento de entrada em Alvalade. Além de Fernando Santos, há certamente Robson (Taça UEFA e FA Cup no Ipswich, meias-finais do Mundial 90 com a Inglaterra, bi-campeão holandês no PSV), Jozic (campeão mundial jovem com a Croácia, Taça Libertadores no Colo Colo), talvez Queiroz (bi-campeão mundial jovem) e Waseige (campeonato e taça belga em diferentes clubes).

Tenhamos esperança porque a capacidade está lá.

kovacevic

20 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Kovacevic,

Não concordo que avalies Carvalhal pela mesma bitola de PS. Não tenho dúvidas que não tínhamos passado o que passamos esta época nem tínhamos perdido o tempo que perdemos.

Recordo que CC não teve 15 dias sem casos nem teve a possibilidade de formar uma equipa.

Quanto ao resto de acordo. E saúdo o teu regresso ao "trabalho"

Leão de Alvalade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francis disse...

Com Peseiro jogaste à bola que te fartaste, não fosse as birras de balneário, se tivesses uma estrutura forte, hoje não falavas assim.

ps; Fernando Santos ? tu escreveste mesmo Fernando Santos ?

Pedro Reis disse...

Mixed feelings acerca do Domingos...
Percebo o teu "exultar" e digo sem rodeios que me parece que o Domingos é um treinador inteligente e trabalhador e chega ao SCP depois de obter resultados.
No entanto, das várias vezes que foi falado para o "meu" FCP, sempre disse que torcia o nariz à escolha. Mas é uma subjectividade, nada mais.

The Blue Factory of Dreams disse...

O Peseiro chegou a uma final europeia, que é uma coisa habitual pelo Sporting, por isso é que é o fracasso total.

Domingos não ganhou absolutamente nada e é apresentado como se fosse o gajo com o melhor currículo do mundo...

Estou a ver que o vão matar cedo...

Também não tenho pena. Vai poder chorar à vontade e dar azo à sua alcunha. Está no sítio ideal.

The Blue Factory of Dreams disse...

O Peseiro chegou a uma final europeia, que é uma coisa habitual pelo Sporting, por isso é que é o fracasso total.

Domingos não ganhou absolutamente nada e é apresentado como se fosse o gajo com o melhor currículo do mundo...

Estou a ver que o vão matar cedo...

Também não tenho pena. Vai poder chorar à vontade e dar azo à sua alcunha. Está no sítio ideal.

Infante disse...

Não sou sportinguista, portanto posso não ser o mais indicado para discutir isto, mas acho estranho que se diga, com tanta segurança, que o Paulo Bento foi melhor do que o Peseiro. A não ser que o Kovacevic faça parte do grupo do "Iupi, ficámos em 2º e vamos à Champions, yes!!) como alguns leões amigos meus que festejavam isso como se fosse um título.

Para todos os efeitos, o Peseiro chjegou a uma final europeia que já não acontecia na história sportinguista há umas décadas e só perdeu o campeonato na penúltima jornada.

Terá sido uma época amarga? No final, sem dúvida, mas o percurso, tanto em termos de qualidade futebolística como de possibilidade de títulos, deve ter sido o melhor desde o título de 2002, não?

Joao disse...

Para já Sporting parece-me capaz de fazer uma época bem melhor do que as duas últimas...

A Peseiro fez falta alguma disciplina, a Paulo Bento melhores jogadores, a Carlos Carvalhal mais tempo, a Paulo Sérgio um tal "pinheiro" e acima de tudo competência...

MM disse...

"Domingos não ganhou absolutamente nada e é apresentado como se fosse o gajo com o melhor currículo do mundo..."

Comeca pelo facto de ser treinador, o que em comparacao com ser-se "adjunto", ja e uma importante vantagem. Compreende-se no entanto que um imbecil qualquer portista fale nestes termos, sendo o Domingos alguem conotado com o seu clube. Fosse o Domingos Sportinguista, estivesse esse mesmo Domingos no Porto, e andasse o Sporting a promover adjuntos ao lugar de treinador principal por falta de candidatos ao lugar, talvez sentisse frustracao, tambem ... Fica tranquilo que teras muitos mais motivos para andar frustrado, nos tempos proximos. Comeca-te ja a comportar como os benfiquistas e imita os seus discursos que sera muito bom sinal.

E boa sorte com o adjunto, ele que vos adjunte com muita competencia.

Hugo disse...

OFF topic: Na final da Libertadores acabou tudo ao pontapé e ao murro...

miguel_canada disse...

Outro Off topic, aqui vai mais uma singela sonora gargalhada para os vermelhuscos do costume que frequentam este boteco:

"A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional arquivou o processo de inquérito instaurado para averiguar uma eventual infração do FC Porto na sequência da denúncia do Marítimo por alegado aliciamento do jogador Kléber.

A CD, cuja decisão foi tomada na terça-feira em reunião plenária e comunicada hoje, não encontrou motivos para sancionar o campeão nacional, que alegadamente estará interessado no avançado brasileiro."

Puke, rennie, ricardo e outros... ahahahahahahahaahahahahahahahahaahahhah!

kovacevic disse...

leao de alvalade,

reconheço que a avaliação é injusta para o carvalhal

francis,

percebeste que o texto se refere ao currículo no momento de entrada em alvalade? daí a referência ao fernando santos...

blue factory of dreams,

quem chegou a essa final europeia foram os jogadores... já agora... foi o domingos que chegou a uma final europeia este ano, não foi? Com o... Braga?

quando o peseiro chegou ao sporting, vinha do nacional da madeira. E é essa a comparação no post, não sei se percebeste...

infante,

o paulo bento ganhou duas taças e duas supertaças, o que também não acontecia há uns anos no sporting...

low desert puke disse...

Mais um desesperado. Talvez causado pelo suor que jà escorre, toldando a vista, agora o miguel_canada prefere (também ele) mudar estrategicamente o discurso para...o Maritimo. Aliàs, para o Benfica.

Todos nòs sabemos que o imbròglio nasce da disputa pelo Kléber feita por porto e...sporting. Todos nòs assistimos hà meses atràs à contestaçao sportinguista sobre como o processo estava a ser dirigido. Todos nòs vimos o jogao que o Maritimo fez na Luz, mesmo que o miguel_canada, poucos dias antes, tenha projectado um abrir de pernas da parte "dos camaradas e amigalhaços madeirenses"...Assim sendo, e para manter a coerencia, o miguel_canada vem mais uma vez apontar o dedo aos "vermelhuscos", e rindo. Rindo muito. Rindo tanto que até parece que é ele que anda a procurar casa no centro de Londres com um cheque de 6 milhoes no bolso.

Continua a rir, miguel.

Nuno disse...

OFF Topic:

Moutinho no Chelsea!

Disseram-me e quem me disse diz que a fonte é segura.

Eu só acredito quando for oficial mas sendo verdade é uma grande perda para o FC Porto,apesar de termos opções para o lugar dele.


Fica a informação!


Saudações

miguel_canada disse...

puke, nao tentes desviar o ónus do meu comentário com a tua ironia pé de chinelo :)

Tu e os outros vermelhuscos que por aqui polulam fartaram-se de criar hilariantes teorias de conspiração sobre o triângulo que se formou entre o FCPorto, o Marítimo e o Atlético Mineiro sobre o "caso Kleber" que na vossa inteligente opinião, era mais uma cabal demonstração da forma corrupta e pantanosa como o Fc do Porto se movimenta no mercado.
Apesar da paciência que os Portistas emprestaram ao site tentando explicar de uma forma simples e clara que o FCPorto não tinha feito nada de mal em todo este processo, as opalidades benfas não permitiram, como de costume, que tal informação fosse absorvida de forma inteligente e mais uma vez, foi preciso que vos esburrachassem a verdade na tromba para aprenderem que é preciso saber separar a clubite saloia da realidade.

Relativamente à procura de apartamentos no centro de Londres, a única coisa que me apraz comentar é o facto de que de facto há certos "miúdos que nunca ganharam nada" que andam com 6 milhões no bolso à procura de apartamentos em Londres enquanto certos catedráticos continuam amarrados à vidinha de artista circense.

miguel_canada disse...

Agora por falar em Domingos, eu tenho um bom feeling em relação ao Sporting da próxima época.
Confesso que não estou muito a par do que se tem falado de reforços a caminho do Sporting nem das reais qualidades dos que já lá estão mas estou convencido que se o Godinho Lopes, o Luis Duque e o Carlos Freitas souberem manter a paz dentro do Sporting que poderemos ter de novo um campeonato a 3+1 muito interessante.

Villas Boas aka Libras Boas:
Foi embora! O que se há de fazer? Há anos que nos habituamos a que tudo que fuja um bocadinho à normalidade estabelecida em Portugal não cabe lá.
Treinadores e jogadores acima da media não cabem no nosso campeonato não pela qualidade do mesmo, que já foi bem pior, mas pela reduzida capacidade financeira que temos quando comparados com os tubarões.
O FCPorto tem um mega orçamento nacional a rondar os 90 milhões enquanto o Manchester United anda pelos 322!!! (*salvo o erro mas sei que a diferença é assim tão abismal)
Villas Boas não resistiu à fantástica e mundialmente visível premier league e aos fabulosos ordenados que ali se oferecem. Fiquei lixado com o gajo mas, o quê que a gente vai fazer???

MM disse...

Miguel Canadá,
O problema é apenas um: Villas-Boas não mentiu. Villas-Boas é de-fa-cto ultra-portista, anti-benfiquista retinto, apaixonado pelo seu clube. Nem menos nem mais do que todos aqueles que agora o criticam. Não falo de ti mas dos que o criticam: ficar-se "lixado" é normalíssimo, estranho seria o contrário. Mas, há uma diferença entre os ultra-portistas que o apelidam de mercenário e o ultra-portista Villas-Boas: o segundo, em 1 ano, deu ao Porto 4 títulos e deixou 15 milhões de euros em caixa. Os primeiros, fazem outras coisas. 99,9% dos primeiros, se lhes dessem a escolher entre servir o Porto a troco de 2000 euros mensais ou, servir o Benfica a troco de 8000 euros mensais, não pensavam 2 vezes: ia tudo de Rodoviária a caminho da Luz. Mas pronto já se sabe, falar sempre é fácil ...

Ps, subscrevo o teu bom feeling em relação ao Sporting. Mais do que feeling, no final do ano estarás aqui a dar os parabéns ao Sporting pelo campeonato conquistado, pelo que, o teu feeling está certo.

galvao99 disse...

De longe a melhor contratação. Porque os jogadores contratados são fraquinhos. Só temos a base da equipa do ano passado, e é rezar para o rodriguez nao passar a epoca lesionado e não termos de jogar com o polga e o torsi.

Guilherme disse...

Boa noite,

Caro Kovacevic,

Sou o administrador do site www.ronaldo7.net e gostaria de saber se estão interessados numa parceria com troca de links entre os nossos sites. Se possivel, agradecia que resposta possa ser dada para o e-mail: admin@ronaldo7.net

Desde já obrigado,

Guilherme

miguel_canada disse...

MM, quanto a ganhar o campeonato..... Já não ia tão longe.