domingo, dezembro 05, 2010

Vitória 1 x 1 Paços

Sem risco? Foi mais um jogo à Manuel Machado, de risco mínimo, em que descobrimos que, mesmo quando o risco é mínimo, um canto chega para o adversário nos tirar dois pontos. Mesmo em contenção, depois da vantagem (Edgar acertou...), Targino teve duas oportunidades antes do intervalo, Faouzi teve mais uma depois da pausa e Edgar teve mais duas de cabeça que desperdiçou. Machado mandou sinais positivos para dentro do campo (saiu Sitta, entrou Rui Miguel, mas nada mudou, e quando este se lesionou, entrou Faouzi, sempre para a frente, portanto). Mas com centrais propensos à asneira e um lateral direito que pensa que é Maradona... até com um Paços que pouco ou nada fez, se pode empatar. Gostei muito de Bruno Teles e, claro, de Targino.

Filmes Em baixo, excertos da crónica de O Jogo. Resumindo, o Paços não merecia perder porque fez um golo de canto, numa oferta de um central do Vitória. Brilhante...

"Desta vez, o Guimarães foi traído por Nélson Oliveira, um autêntico ás de trunfo lançado por Rui Vitória que, escassos 16 minutos depois de ter entrado, fez o golo do empate, aproveitando uma oferta de João Paulo. É verdade que pouco tempo antes, o marroquino Faouzi tinha tudo para matar a partida e o maldito borrego, mas seria uma tremenda injustiça, pois os pacenses nunca baixaram os braços e foram, quase sempre, muito mais equipa do que os vitorianos (...) o Paços de Ferreira entrou melhor na segunda parte. Carregou no acelerador, criou várias situações de ataque, sem, no entanto, colocar em grande perigo a zona de jurisdição liderada pelo experiente Nilson. (...) Até que Rui Vitória foi ao baralho puxar de dois trunfos valiosos: Nélson Oliveira e David Simão. O primeiro fez o golo do empate e o segundo apontou o respectivo canto. (...) Por muito que o Guimarães tentasse remar contra a maré, jamais intimidaria a defesa pacense que, bem organizada, foi chegando para todas as encomendas."

O Filme do jogo de O Jogo, na mesma página onde esta beleza de cima foi escrita:

12' Mario Rondón entra pela direita, cruza rasteiro, Pizzi, dentro da área, chuta, Nilson defende com muita dificuldade.

20' Targino assiste João Ribeiro que, isolado, remata e Cássio faz grande defesa e Bura alivia.

36' [1-0] Targino cruza, Edgar salta alto e, de cabeça, atira para o fundo da baliza.

39' João Ribeiro assiste Targino que remata à meia volta, Cássio evita o golo com uma intervenção fabulosa.

40' Em boa posição, Targino atira a bola ao lado da baliza de Cássio.

61' Canto de Bruno Teles, cabeçada de Ricardo a fazer a bola passar um pouco ao lado da baliza de Cássio.

79' [1-1] Canto de David Simão do lado esquerdo do ataque pacense, João Paulo entrega a bola a Nélson Oliveira que não se faz rogado e cabeceia com êxito.

83' Targino faz um cruzamento, Edgar cabeceia com muito perigo e a bola sai muito pouco ao lado da baliza pacense.

O melhor em campo para o Jogo? Cássio, guarda-redes do Paços.

E assim se vai escrevendo a história dos campeonatos.

ps - Em Leiria, dois penaties contra o Braga e três expulsões de bracarenses. Cada vez mais admiro o que o Braga fez na época passada e o que nós fizemos com Cajuda.

master kodro

33 comentários:

Ricardo disse...

"Em Leiria, dois penaties contra o Braga e três expulsões de bracarenses. Cada vez mais admiro o que o Braga fez na época passada e o que nós fizemos com Cajuda."

Todos justíssimos. Eu ponho-te a coisa ao contrário, já que estamos numa dessas: este Braga o ano passado teria dois penalties contra e 3 jogadores expulsos? Afinal falas de arbitragem.

Quanto ao Vitória, vi os últimos 30 minutos. E, sim, nesses 30 minutos, vi um jogo dividido, entre duas equipas completamente partidas, era tipo slogan de futsal: ataque contra ataque. O Paços chegou mesmo a ter o domínio do jogo, antes do marcar o golo, sendo que o Vitória teve a oportunidade mais clara por Faouzi.

Os centrais do Vitória são fraquitos. Pereirinha tem qualidade mas, sim, muitas vezes perde o sentido de equilíbrio da equipa nas suas investidas. Nelson Oliveira... facturou.

O Anti Lampião disse...

E assim se vai escrevendo a história da corrida ao 2º lugar.
http://oantilampiao.blogspot.com/2010/12/moretto-resolve.html
além da brilhante arbitragem de Marco Ferreira.
http://oantilampiao.blogspot.com/2010/11/impedidos-de-lutar-pelo-2-lugar.html

master kodro disse...

Ricardo, como não te chamas Pedro, penso que não é difícil explicar-te o conceito: não uso lances de arbitragem para desculpar maus resultados da minha equipa (nem sequer é a minha equipa focada); não me perco a discutir intensidades de contactos para justificar derrotas; decididamente não tenho opiniões contrárias consoante o clube em questão; prefiro discutir regras a lances.

Agora, os lances existem. E alguns não têm explicação científica. Seja uma bola na barra que passa a ser golo ou um encosto um metro fora da área que passa a penalty (assinalado por quem não viu a falta,mas pelos vistos viu o sítio em que a falta - não - aconteceu).

Acabei de ver o resumo na RTP. Esqueceram-se de dizer que foi Matheus quem sofreu falta quando foi expulso. Esqueceram-se de mostrar um lance e a repetição de algo que se passou na área do Leiria antes do segundo penalty. Esqueceram-se de mostrar a melhor repetição que mostra tudo o que aconteceu no lance em que é marcado o penalty ao Rodriguez.

E pronto, é uma derrota. E o Braga fica sem 3 jogadores para o próximo jogo, pelo menos. Um do banco. O Mossoró. "Esta gente" (os "pequenos") ainda não percebeu que tem que comer e calar.

Claro que falo de arbitragens. Assim. Não para o que te expliquei no primeiro parágrafo. Não são desculpas, nem razões. São aberrações e lamentos.

Ricardo disse...

Certo. Percebi o conceito e gosto dele. Acho que sigo mais ou menos a mesma cartilha, ainda que, de tempos a tempos, discuta mais detalhadamente um ou outro lance.

O que não entendo aqui é a forma como utilizas esse conceito para comentares certas coisas. A semana passada disseste que achaste piada a algumas incidências do jogo do Vitória no Funchal. Perguntei-te a quê mas não tive resposta. Fui ver o resumo do jogo e vi um penalty disparatado mal marcado a favor do Marítimo. Era a isto que te referias? E, se sim, tem "piada" porquê? É que pareces querer dizer mais do que apenas uma crítica pontual à arbitragem. Aliás, como neste teu PS voltas a deixar as coisas meio indefinidas - pelo menos para mim; não sei se o PS é claro para todos os outros, para mim deixa-me com a pulga atrás da orelha, parece que te referes - e corrige-me se estiver enganado - a um propósito de atirar o Braga para trás na classificação.

É isso que acho pouco claro: aceito (e até concordo) que discutas arbitragem de um modo mais abrangente; já não entendo muito bem é a forma como o fazes, deixando frases enigmáticas (para mim, pelo menos, repito) no final de cada post. É assim tão difícil dizer o que realmente pensas? Acho que dá um debate mais construtivo.

Olha, podemos começar por aqui: fiz-te uma pergunta no primeiro comentário. Se puderes, responde.

Ricardo disse...

"Acabei de ver o resumo na RTP. Esqueceram-se de dizer que foi Matheus quem sofreu falta quando foi expulso. Esqueceram-se de mostrar um lance e a repetição de algo que se passou na área do Leiria antes do segundo penalty. Esqueceram-se de mostrar a melhor repetição que mostra tudo o que aconteceu no lance em que é marcado o penalty ao Rodriguez.

E pronto, é uma derrota. E o Braga fica sem 3 jogadores para o próximo jogo, pelo menos. Um do banco. O Mossoró. "Esta gente" (os "pequenos") ainda não percebeu que tem que comer e calar."

Cá está mais uma vez. Dás factos mas perpassa uma ideia tua sobre ela que não é totalmente clara. Sim, esqueceram-se, sim, o Braga fica sem 3 jogadores para o próximo jogo. E então? O que é que pensas sobre isso?

miguel_canada disse...

Já aqui tinha avisado que o clube que faz as coisas pelo outro lado e que está tecnicamente falido há meia dúzia de anos irá fazer tudo ao seu alcance para garantir, pelo menos, a presença na Champions já que parece mais ou menos admitido que o titulo será uma miragem.

O Braga continua a ser empurrado para baixo e o Moretto teve que esperar pelo jogo na Luz para sofrer um frango à moda antiga e de uma conveniência brutal.
Após uma primeira parte inteira jogada a um nível confrangedor e patético para quem quer ser campeão, há que admitir que a oferta do guarda redes EMPRESTADO PELO BENFICA foi um autentico milagre para embalar a equipa para a vitoria que já cheirava a empate por todos os lados. Lá se iam mais dois pontos!!!

Entretanto, continua-se a constatar que ROUBAR O FCPORTO dá direito a prémio. Temos mais um candidato ao troféu "BRUNO PAIXÃO"! Só assim se justifica a nota positiva atribuída ao Jorge Sousa num jogo marcado por 3 ou 4 erros gigantescos e inadmissíveis a um arbitro de primeira categoria.

Por falar em erros de arbitragem, pelo que ouvi no relato do Benfica - Olhanense, parece que a primeira liga Nacional teve o prazer de assistir a uma das mais miseráveis arbitragens de todos os tempos.
Não beneficiou nem prejudicou ninguém em particular mas resumiu-se, segundo os comentadores, a um conjunto interminável e inenarrável de erros imbecis de ordem técnica e disciplinar. Ficou na retina o amarelo ao Salvio por entrar em campo 0.00056587,03 segundos antes do Aimar sair!!!!!

O Vitoria de Guimarães parece-me não ter, definitivamente, pedalada para ocupar a vaga deixada pelo Braga pelo que, temos em perspectiva mais um ano igual a tantos outros.
A supremacia natural do FCPorto e algum entretenimento pela luta de Benfica e Sporting pelo segundo lugar.

João disse...

miguel_canada que clube é esse? FCP SLB ou SCP ou será o clube dos três grandes?

Tripeiros a falar cheios de moral de clubes que fazem as coisas pelo outro lado, estupidez ou ironia?

Há falta sobre o João Paulo no golo do Paços, mas o MM mereceu este empate quem em Dezembro tem uma equipa que troca a bola como se tivesse no primeiro treino da época não pode falar em injustiças.

master kodro disse...

Não te chegam os factos? Eh pá, às vezes é porque quero impor a minha opinião; agora é porque só dou factos e não digo com clareza a minha opinião. Decidam-se!... :)

Ricardo, dar a minha opinião com absoluta clareza implica entrar naquilo que não quero ler nos outros. Não faz bem a ninguém. O meu Vitória já virou dois jogos adversos. E é assim que eu quero que se resolvam essas questões.

O resto, hoje sou eu, amanhã és tu. Bom há duas (ou três) excepções.

Porque tenho a certeza de que os senhores que trocam acusações gravíssimas (todas verdadeiras, acrescente-se, pelo que se sabe, o que espanta mais ainda) usando-se dos órgãos de comunicação dos clubes, não passam por estas coisas. E quando são beneficiados ainda se queixam. E a comunicação social ajuda a que as diferenças se eternizem. A bem da nação, presume-se.

miguel_canada disse...

João, o meu clube foi julgado em tribunal por todas as "suspeitas" que contra ele se levantaram e saiu, tranquilamente absolvido em todos esses processos.
Fomos investigados durante mais de 5 anos por autenticas equipas maravilha do Ministério Publico que fuçaram, cheiraram e meteram o bedelho em tudo que ao FCPorto dizia respeito e saímos sempre tranquilamente absolvidos.

Conheces mais algum dos 3 grandes que se possa gabar do mesmo?

O resto é treta para vender jornal a panões .

Ricardo disse...

"Já aqui tinha avisado que o clube que faz as coisas pelo outro lado e que está tecnicamente falido há meia dúzia de anos irá fazer tudo ao seu alcance para garantir, pelo menos, a presença na Champions já que parece mais ou menos admitido que o titulo será uma miragem."

Percebes, Kodro? Aqui o Miguel diz o que pensa. Era isto que te pedia: que dissesses a tua teoria sobre as coisas. O Miguel fá-lo. É certo que deixou o cérebro fora disto, mas fê-lo.

Ricardo disse...

Claro que concordo contigo na questão de os 3 grandes serem mais favorecidos, numa análise global e no tempo, do que os restantes. Mas também, por exemplo, Vitória, Braga, Nacional ou Marítimo serão mais vezes beneficiados do que clubes chegadinhos à Liga primeira. Isto, benefícios e prejuízos normais (não falo dos outros, os estranhos), acontece por um poder clubístico que está na cabeça de qualquer árbitro de futebol, por mais imparcial que ele seja. O ambiente no estádio, a comunicação social, os adeptos, os treinadores, o peso do clube, tudo isso influi por vezes e causa pontuais erros que, no fim, podem ser alvo de estudo e que indicarão uma tendência. Com isso, concordo. Mas a ideia que perpassa - e o Miguel é um dos vários exemplos - é a ideia de que o Braga e o Vitória estão a ser afastados para... beneficiar o Benfica. Ora, isto é de uma imbecilidade (não há outra palavra) atroz. Quer dizer, o clube que, excluindo o Porto que vai em primeiro, tem muito mais condições futebolísticas para passear no segundo lugar é que beneficia de erros arbitrais nos jogos dos outros? O clube que mais prejudicado foi dos 4 ou 5 maiores do campeonato é o que beneficia disto? E o Sporting, não luta pelo 2º lugar? Pelos vistos, não, nem sequer é tido nem achado nisto, o que é - hás-de concordar - de uma capacidade analítica genial. Sporting esse que tem beneficiado de arbitragens simpáticas (sendo eufemístico) algumas vezes ao longo desta Liga. Mas não. O Benfica, que foi prejudicado e que é MUITO melhor do que qualquer outro (excluindo o Porto), é que precisa que o Braga tenha 3 gajos expulsos. Por amor de Eusébio, Kodro, isto não faz sentido nenhum.

E não respondeste. O ano passado achas que o Braga teria tido 2 penalties contra e 3 expulsões? (repara que estou a manter o teu registo; não precisas de dizer o que pensas, basta "sim" ou "não", sem mais nada)

miguel_canada disse...

"...há que admitir que a oferta do guarda redes EMPRESTADO PELO BENFICA foi um autentico milagre para embalar a equipa para a vitoria que já cheirava a empate por todos os lados. Lá se iam mais dois pontos!!!"

Ricardo, em que parte é que achas que o cérebro ficou de fora?

O Anti Lampião disse...

advinhem lá qual com quem será o próximo jogo do Braga

rui disse...

hm....benfica? pode?

ruibonga

Filipe disse...

Mas vocês ainda dão trela ao Miguel Canadá, um dos maiores aldrabões a passar pelas caixas de comentários dos blogues? Agora inventou que o Moretto é emprestado pelo Benfica.

Sérgio_alj disse...

O Mateus não tentou agredir o jogador do Leiria?

O Mossoró não chamou todos os nomes possíveis ao árbitro?

Então do que é que se queixam?

low desert puke disse...

Nao sao queixas, Sérgio. é somente nervosismo. A nivel interno, e sem contar com o jogo no porto, o Benfica em quase 10 jogos sofreu sò um ou dois golos.

O que quer dizer que a roubalheira descarada das primeiras cinco jornadas, é capaz de nao ser suficiente para o clube que jà meteu no orçamento do pròximo ano os milhoes que vai ganhar na Champions..

Mas aposto aqui que se nas pròximas semanas o Benfica reduz a desvantagem para 5 ou 6 pontos, em pouco tempo veremos novamente uma arbitragem como a de Guimaraes.

Queres apostar Miguel?

miguel_canada disse...

Puke, desde que não se arrangem esquemas de túneis para arrumar com o Coentrao e com o Cardozo por dois meses, o resto seguira na conformidade com aquilo que tem rezado a historia.

miguel_canada disse...

Filipe, enquanto vais para a putinha que te pariu, le este texto:

"O plantel do Olhanense para a temporada 2010/11 da Liga portuguesa de futebol volta a contar com vários jogadores cedidos por empréstimo, mas mantem oito caras que transitam da época passada.
Os guarda-redes Ricardo Batista, emprestado pelo Sporting, e Moretto, cedido pelo Benfica, mas que na época transata esteve no Wisla Cracóvia (Polónia), assim como o médio Fernando Alexandre, também emprestado pelo Sporting de Braga, são três das novidades do plantel agora liderado pelo técnico Daúto Faquirá."

Link: http://www.agentedesportivo.com/?p=6261

miguel_canada disse...

Oh Filipe, pá.... Perdeste uma boa oportunidade para disfarçar a tua ignorância e imbecilidade latente. Já nem sabes quem são os jogadores emprestados pelo teu clube!
Santa imbecilidade!

low desert puke disse...

Imbecilidade como saberes que o teu clube perdeu pontos num campeonato e ainda assim hasteias a bandeira do "tranquilamente absolvido em todos os processos"?

Ou és hipòcrita ou és mesquinho. Mas fico-me apenas por chamar-te portista clàssico.

Ricardo disse...

Estou a ver que não te interessa responder. É uma opção, tens direito a ela, como é óbvio.

Por mim, sempre que possa, continuarei a falar sobre o que acho estranho - sejam frases enigmáticas, sejam pensamentos absurdos ao estilo Miguel Canadá. Olha, hoje aos 87 minutos ficou um penalty por marcar a favor do Portimonense (estranhamente, foi dado um livre). Juntando isto à arbitragem absurda que favoreceu o Sporting com o Guimarães e a da semana passada com o Porto, em que mais uma vez o Sporting foi beneficiado, e tendo em conta o que se passou ontem com o Braga, poderia agora fazer eu uma coisa deste tipo:

Três expulsões, dois penalties contra o Braga. Noutros lados, há uma equipa a beneficiar, jornada após jornada, de um impulso pelo terceiro lugar. No Funchal, há uma semana, um dos rivais por esse terceiro lugar, foi espoliado. Há coisas que têm piada.

Poderia e fiz. Embora não acredite nela. Podemos sempre escolher o ângulo com que vemos as coisas. É sempre uma opção.

pitons na boca disse...

3 de Agosto de 2009 - Moretto rescinde contrato com o Benfica.

http://www.futebol365.pt/noticias/artigo.asp?id=25294&cat=Benfica

miguel_canada disse...

Puke, tu tentas passar uma imagem de alguma segurança argumentativa e de uma certa de dose de inteligência qb para esgrimires argumentos comigo mas és um bocado como o planeamento da época benfiquista... falta sempre alguma coisa!
Tentas, mas falhas.

Eu falo em absolvição nos processos levados a TRIBUNAL pelo ministério publico e tu vens com a treta produzida por um pau mandado do teu clube que liderou o cd da Liga e que juntamente com o Khadafi dos pneus e das coisas feitas pelo outro lado deu azo à mais vergonhosa punição aplicada a um jogador de futebol que ficará para sempre conhecida pelo campeonato dos túneis?

Eu falo de Instituições democráticas e tu vens com capangas e paus mandados do jagunço que preside o teu clube?

Devias, como Português, de ter vergonha na cara antes de falares dos 6 pontos retirados ao FCPorto pelo co-autor do túnel-gate cuja única base de prova para sustentar a pena foram os depoimentos falsos da Carolina Salgado que está agora a cumprir pena de trabalho comunitário exactamente pelo crime de difamação qualificada!!!

Eu sou um Portista clássico? Pois sou! Não me deixo enrabar por uma imprensa inclinada a favor do clube do regime que tem liberdade para escrever o que quer e bem lhe apetece para que morcões como tu lhes continue a pagar os ordenados, subsídios de férias e décimo terceiro mês.

Numa coisa tens sorte. Parece que o Procurador Geral da Republica e o Ministro da Administração Interna são Benfiquistas ferrenhos pelo que as escutas ao LFV, os penaltys falhados pelo Makukula e Jorge Ribeiro, a estranha greve do plantel do Estrela da Amadora aos treinos em semana de recepção ao Benfica, o conveniente patrocínio da Sagres ao Portimonense em semana de recepcao ao Benfica, os 8 milhões do Mantorras que sumiram a caminho de Alverca, os ordenados milagrosos do Setúbal que aparecem em véspera de goleada histórica imposta pelo Benfica e tantas outras coincidências espantosas com o slb como denominador comum nunca serão entregues à super-equipa da Mizé Morgado... a esposa do ex-guarda livros do...slb!

É como o Freeport, o BPN, a divida da CML ou a Casa Pia.... Fica tudo em família, abafado numa qualquer gaveta da Praça do Comercio.

Carpe Diem vomito... Carpe Diem!

miguel_canada disse...

Depois de me dar à seca do trabalho de verificar na net a ligação contratual do Moretto, devo fazer mea culpa porque de facto, o homem que ofereceu de uma forma milagrosa a vitoria ao benfica já não é seu atleta. (Valeu a pena a cena de pancadaria no aeroporto!!!)

No entanto, não retiro uma virgula ao que disse anteriormente. Este frango, peru, ou aviário inteiro foi de uma conveniência astronómica para o benfica que vinha fazendo uma primeira parte deplorável e que chegando ao intervalo com 0-0 corria de facto um enorme risco de perder pontos.

pitons na boca disse...

Certamente.

Até foi a primeira vez na vida que se viu o Moretto sofrer um frango. Coisa nunca antes vista.

Pedro disse...

LOLOL

Estes adeptos corruptos são hilariantes...nem mentir sabem. LOLOL

M disse...

tanto ódio Miguel, tanto ódio...

low desert puke disse...

Nao é òdio, M...é inveja mesmo. é duro saber que se aproximam do nùmero de conquistas benfiquistas somente porque a fruta madurinha e reluzente foi, durante anos, o doping de suporte para tantos pontos, taças, titulos, milhoes de euros gastos e ganhos...enfim, um clube de bairro que de repente se transformou e começou a andar là na frente. Baseando a sua existencia em redes sociais obscuras fora das quatro linhas.

Um pouco como os ciganos que vivem numa barraca ainda, mas que à pala da venda de cocaìna nao conseguem evitar de comprar um Mercedes.

E depois convém-lhes dizerem que o rei dos pneus coiso e tal e a o hulk coitadinho...

Miguel, eu relembro-te que a Juventus desceu de divisao porque o Moggi, director para o futebol foi apanhado em escutas com os observadores dos àrbitros. Imagina agora, nao um director, mas um presidente de um clube, nao a telefonar a observadores, mas a receber os pròprios àrbitros e em casa sua.

A segunda divisao seria pouco.

Mas o Ricardo Costa é que coiso e tal e o Sapunaru coitadinho...

João disse...

Acho que no apito dourado não se julgaram crimes dos anos 80 e 90.
Não acho que o FCP tenha sido tranquilamente absolvido, basta ter ouvido as escutas.

Mas o cerne da questão é que tu, um adepto do clube que admitiu ser culpado nas instâncias desportivas devia ter um pouco mais de cuidado antes de acusar outros clubes de fazer as coisas pelo outro lado.

Filipe disse...

Até o Salvadorjá veio reconhecer a justeza das decisões do árbitro. Só bestas mentirosas do calibre do Miguel Canadá continuam a insistir em coisas que só existem na cabeça deles.

miguel_canada disse...

Oh puke...e que de forma ganhaste tal avanço nos anos 50, 60 e 70? Nos gloriosos anos "Calaboticos" onde era proibido vender o Eusébio, os títulos choviam por decreto enquanto o FCPorto perdia só por atravessar a ponte?

Filipe, besta mentirosa foi a tua mae quando te disse que a historia de seres um aborto acidental era mentira!!!

low desert puke disse...

Miguel_Canada, devias mudar o nick para Miguel_Hollywood. Là contratam gajos com criatividade para escrever grandes argumentos e ganhar òscares. Ganharias uma pipa de massa, seu tòtò.