quarta-feira, junho 30, 2010

Euro 2012

Parece mais ou menos óbvio que nas próximas horas, dias ou semanas Carlos Queiroz se verá sem condições para continuar no cargo de seleccionador nacional.

Nada de novo: ficámos na primeira eliminatória, tal como no Euro 2008, a fase final anterior à campanha na África do Sul. Só falta ficarmos sem treinador, tal como há dois anos, com a saída de Luiz Felipe Scolari.

Resta saber quem vai comandar no próximo Europeu uma equipa que pode despertar nos adeptos portugueses legítimas esperanças de sucesso: Eduardo (30 anos em 2012), Bosingwa (30), Pepe (29), Bruno Alves (31), Coentrão (24), Veloso (26), Meireles (29), Ruben Micael (26), Nani (26), Cristiano Ronaldo (27) e Quaresma (29).

kovacevic

23 comentários:

low desert puke disse...

Humberto Coelho, que é para acabar com a brincadeira!

Arriscamo-nos a ver mais uma geraçao de bons (B.Alves, H. Almeida, Tiago, Varela...) e grandes (Carvalho, Bosingwa, Coentrao) jogadores, encabeçados por Ronaldo, a passar ao lado de conquistas de nìvel superior.

Chega de retranca e vitòrias morais, cum camandro.

é meter esta gente a olhar para a baliza contrària e arrear bom futebol!

Hugo disse...

Se não continuar no Chile, podia vir o Bielsa.

J. disse...

Fala-se em Aragonés...

Acho que pelo que tentou fazer neste mundial e pela falta de outras opçoes para o lugar, Hugo Almeida deveria ser considerado como o ponto de lança titular desta selecção.

MB disse...

Colocar o Tiago ao nível do Varela deveria ser pecado!!

pitons na boca disse...

Concordo com o MB, o Varela ainda não mostrou nada na selecção. Teve uma boa meia epoca até se lesionar.

Pedro disse...

Ruben Micael e Quaresma?
LOLOLOL

kovacevic disse...

perdoa-me pedro

já sabemos que a norte é só bluffs

devia ter escrito ruben amorim e nuno gomes

quem sabe o mantorras, se a FIFA autorizar

Zemis disse...

Eu até era dos apologistas que contra a Espanha a equipa devia ter jogado mais na contenção, mas compreendo perfeitamente as críticas que apontam que uma selecção que quer ser campeã do mundo (ou que quer ser forte) tem que impor o seu plano e não remender consoante o adversário.

Acho que, num horizonte de 2 anos, a estrutura da equipa pode-se manter; como dizia o Marcelo Lippi: "um mundial [ou num euro] são competições curtas e a escolha dos jogadores é diferente à que se faria para uma época de clubes" Dos 21 escolhidos (excluindo os 2 guarda-redes suplentes) prevejo que apenas 5+1 jogadores não têm condições para se manter na selecção (Duda, P. Mendes, Miguel, Deco e R. Costa; e, eventualmente, Liédson se encontrarmos um bom ponta-de-lança com as suas características neste espaço de tempo). Portugal deve apostar tudo no Euro, já que a periodicidade destes ciclos (2 anos) permite previsões mais fiáveis que pensarmos de Mundial em Mundial e desconsiderando o Euro... acho que isso seria um erro.

Para terminar, eu que até sou fã de 4-4-2, creio que a melhor táctica para os jogadores que Portugal tem seria o 4-3-3-

Eduardo, Bosingwa, R. Carvalho, B. Alves e F. Coentrão; Pepe, R. Meireles e R. Micael; Nani, H. Almeida e C. Ronaldo

no banco: R. Amorim, M. Veloso, Carriço/Rolando, Tiago/J. Moutinho, Simão/Varela e Liédson/Danny + um qualquer GR

Esta pode não ser a melhor equipa de sempre de Portugal mas não é nada fraca, tem excelentes recursos no XI e no banco e tem capacidade para ser, desde que bem treinada, com automatismos, confiança e sem pregos nas substituições, uma equipa do top-10mundial. Eu tenho confiança no futuro e nesta caminhada para o Euro 2012 (e espero estar na Polónia e na Ucrânia a apoiar) tenho medo é do seleccionador...

Mr. Shankly disse...

Não tenho muita certeza de que CQ saia, kova. Porque é que dizes isso?

Pedro disse...

Kova acho um piadão considerares dois jogadores para titulares da selecção, um deles terá 29 anos, qd até hoje nunca o foram. Só isso...achei piada.

Claro que as estupendas exibições q têm feito merecem tal consideração...

kovacevic disse...

shankly

a maioria de adeptos prefere outro treinador

a maioria da comunicação social ataca-o sem piedade

muitos colegas treinadores não só não o defenderam como ainda lançaram lenha para a fogueira

o presidente da FPF prestou declarações surreais num parque escuro atrás de um gradeamento em que pedia aos jornalistas para dizerem se a selecção tinha falhado ou não

a opinião publicada e falada vai quase toda no sentido de culpar CQ

nada disto, na minha opinião, é relevante para manter ou não CQ. Mas estão reunidas as condições para criar um ambiente de pressão provavelmente insustentável.

Frederico disse...

E um ponta de lança não existe?

Como pode uma equipa sem gajos para marcar golos despertar "legítima esperanças de sucesso"?

Mr. Shankly disse...

Bom, veremos. Eu tenho dúvidas. Não acredito que CQ se demita, nem que a Federação lhe pague o que resta de contrato.

Jorge disse...

Eu acho que estamos a esquecer-nos das outras equipas.
Para falarmos em legitimas esperancas de sucesso numa competicao seria necessario comparar o valor potencial da nossa equipa com o dos adversarios.

Francisco disse...

A meu ver, a inclusão de Quaresma nessa lista é bastante questionável, sim. Como o Pedro refere, é um jogador que na altura terá 29 anos e que nunca se afirmou pela selecção (nem em clubes internacionais), para além de não jogar futebol regularmente e a um bom nível há pelo menos dois anos. É possível que relance a carreira na Turquia, mas nesta altura é mais que legítimo considerar-se o Quaresma uma não-opção.

Outra coisa que me inquieta ao ver esta lista é a questão da renovação, precisamente algo que já tinha sido um problema com Scolari. É preciso desde já começar a pensar em jogadores para o próximo Mundial. Uma das grandes razões para a contratação de Queirós como seleccionador foi o repensar e revitalizar das camadas jovens, algo que até agora não aconteceu de todo. Isso preocupa-me e bastante.

MB disse...

Muito dificil que o CQ se demita porque neste momento vive num mundo só dele, em que tem feito um trabalho espetacular, por isso sem motivos para demitir-se. Só se existir outro lunático dono/presidente de algum grande clube que o quisesse como treinador.

E pagar 3,2 Milhões de euros é muita pasta, e nem o Gilberto Madaíl tem tomates para despedir ninguém, até porque isso é capaz de dar algum trabalho, tipo assinar papelada e coisas do género.

RDS disse...

Se o Benfica dá 8,5M€ pelo 3º GR do Atlético, bem podia fazer um favor ao País, e dar 1M€ ao Madaíl para levar o CQ para adjunto do JJasus...

Rearviewmirror disse...

"Arriscamo-nos a ver mais uma geraçao de bons (B.Alves, H. Almeida, Tiago, Varela...) e grandes (Carvalho, Bosingwa, Coentrao) jogadores, encabeçados por Ronaldo, a passar ao lado de conquistas de nìvel superior"

Eu acho que existem 5/6 selecções mundiais (pelo menos) que têm individualmente melhores jogadores que Portugal. E sempre irão ter. Nós somos 10 Milhões de pessoas!! 10!! Esse valor não estica mais.
Rui Costas, Figo's, PAuletas, Ronaldos, Maniches (em super forma), R.Carvalho, etc, tudo junto ao mesmo tempo, já não vamos ter assim tão cedo. Jogadores dessa qualidade juntam-se de 20 em 20 anos.
Agora das duas uma: ou continuamos a pensar que somos uma selecção do caralho, temos jogadores fenomenais, e tentamos jogar de peito feito contra as melhores selecções mundiais, e corremos o risco de perdermos sendo goleados, ou tomamos consciencia das nossas limitações, exponenciamos as nossas capacidades (grande defesa, jogadores rápidos e habilidosos no ataque), e aí teremos a possibilidade de futuramente nos tornarmo-nos numa nova Dinamarca/Grécia.
No jogo Portugal-Espanha disse a uns amigos meus: se marcamos primeiro, temos hipótese de ganhar. Mas se sofremos golo, nunca mais lá vamos.
E digo já, prefiro ganhar um Europeu/Mundial a jogar na retranca e feiinho e nunca mais lá voltar, do que passar uma vida inteira a chegar aos oitavos/quartos de final em todas as fases finais.

Só como comparação, Tiago e Meireles são 2 bons jogadores. Mas não são COstinhas, Petit's ou Maniches para carregarem uma equipa ás costas.
Sempre serão principes, mas nunca reis.

RDS: O Benfica dá o dinheiro que tem para dar.
Quem não tem dinheiro, não tem vicios.

Abraço

pitons na boca disse...

"E digo já, prefiro ganhar um Europeu/Mundial a jogar na retranca e feiinho e nunca mais lá voltar, do que passar uma vida inteira a chegar aos oitavos/quartos de final em todas as fases finais."

A vida inteira já não passas, depois deste mundial, de certeza. quanto ao ganhar um titulo a jogar na retranca... é ir ver quantos titulos tem o Rio Ave de Carlos Brito. ;)


"Só como comparação, Tiago e Meireles são 2 bons jogadores. Mas não são COstinhas, Petit's ou Maniches para carregarem uma equipa ás costas.
Sempre serão principes, mas nunca reis."

Tirando o Maniche, estás a comparar medios-centro com trincos. São coisas completamente diferentes. Assim é complicado.
Tiago é, atrás do Maniche, um excelente box-to-box, dos melhores dos últimos tempos, e Raul Meireles apresta-se para ser ainda melhor (e já nem está assim tão longe de o ser).

SamM disse...

"Eduardo (30 anos em 2012), Bosingwa (30), Pepe (29), Bruno Alves (31), Coentrão (24), Veloso (26), Meireles (29), Ruben Micael (26), Nani (26), Cristiano Ronaldo (27) e Quaresma (29)."

è impressao minha ou a maior parte sos jogadores da selecção estará na casa dos 29/ 30 anos...

Os que criticavam Scolari por nao ter renovado a Selecção, que dirão agora?

SamM disse...

Agora deixando as farpas de lado, creio que Quiróz não tem qualidade nem condições para continuar aos leme, mas acredito mesmo que vai continuar.

Creio que há lobbies na FPF que impedem de atribuir o cargo de Seleccionador a alguns treinadores queimados em Portugal mas com muito melhor sabedoria futebolistica ... contudo têm provas dadas no nosso futebol e poderiam fazer um bom trabalho. Na minha humilde opinião nomes como os de Manuel Cajuda, Fernando Santos (agora Selecionador da Grécia) ou Jesualdo Ferreira (no Malaga...)

Contudo alimento o sonho de ainda ver a treinar a nossa Selecção o Sr. Guus Hiddink, que será muito provavelmente um dos melhores selecionadores da actualidade. O salário não deverá ser barato mas procurando-se fortes patrocinios e apostando-se mesmo a séria numa boa campanha seria uma escolha fantástica.

Pena que já esteja como seleccionador Turco...

ÁnGeL R. disse...

Buenas, para la Euro´2012, Portugal podría tener ya un equipo más experimentado pero que le podría dar buenos resultados. Saludos!
www.atleti1903.blogspot.com

Rearviewmirror disse...

"é ir ver quantos titulos tem o Rio Ave de Carlos Brito. ;)"

Bom, isso são 30 jogos, estás a falar de uma Liga, uma prova de regularidade, mas mesmo aí acho que podemos falar do Boavista do Jaime PAcheco, ou não? E os Boavisteiros vão sempre lembrar-se desse titulo para a vida.
Relembro-te que a Dinamarca e a Grécia já ganharam Europeus, e não estavam no grupo das selecções mais cotadas (nem de longe nem de perto) da Europa.

Falando do Tiago e do Meireles, são jogadores que comparados com um MAniche em forma, roçam a vulgaridade. Aliás, Meireles se fosse assim tão bom, não estaria aos 27 anos ainda a jogar em Portugal, quando se sabe que por quaisquer 10/15M€ qualquer clube o vem buscar.
Tiago se ainda tivesse numa altura da carreira com um grande fulgor ainda estava num Chelsea, num Lyon, ou estaria a jogar na Juventus. Os ultimos 3 anos da carreira do Tiago foram zero.

Achas que são esses 2 jogadores, bons mas limitados, que têm estofo pra levar uma selecção como a nossa ás costas?
O Meireles não é nada comparado com o Lucho Gonzalez, e esse ficou em casa.
São bons a jogar contra as Coreias deste mundo, a fazerem compensações defensivas,a correrem e a passarem a bola para o lado, mas quando é preciso assumir o jogo contra equipas mais fortes, não peças responsabilidades a eles.

A partir do momento que querem fazer do Meireles aquilo que ele não é (e estou á vontade pra falar dele, porque já o vejo a jogar desde que ele jogava a libero nos iniciados do Boavista, onde era o capitão), quem ficará a perder é a selecção (infelizmente) e o FCP (felizmente).