quarta-feira, fevereiro 10, 2010

O Braga de Domingos

1. Alguma comunicação social desportiva continua a ignorar miseravelmente aquilo que o Braga está a fazer esta época. Bem sei que ganhar ao Sporting não é propriamente uma novidade nos tempos que correm (uma notícia de um facto foi desvalorizada em detrimento de algo que não tinha acontecido ainda), mas aquilo que o Braga fez na segunda-feira, no Restelo, merece mais, mesmo dentro dos critérios editoriais abomináveis de Record, do que uma chamada de capa tão estúpida como a que noticia que Jesus e Carvalhal estavam em blackout antes do jogo dessa competição fabulosa que é a Taça da Liga. A notícia deixa de ser o que aconteceu (o que aconteceu de fantástico e de raro), para passar a ser o que não foi dito, a propósito de um jogo que está por acontecer. Deviam ficar sem carteiras profissionais, no mínimo.

2. O Braga sobreviveu a um jogo em que ficou reduzido a 10 aos 15 minutos, num lance em que foi assinalada uma grande penalidade a favor do adversário e em que o árbitro viu dois lances de cartão amarelo para o mesmo jogador na mesma jogada. Nem vou discutir o lance, como é hábito, porque nem vale a pena. Pego nas palavras do kovacevic de ontem e repito: isto não é coisa que aconteça a todos. No mesmo jogo, e ainda sem discutir a validade das decisões do árbitro, mas analisando critérios, uma equipa não viu assinalada uma mão (aparentemente involuntária, face à curta distância do desvio que levou a bola à mão) na sua área, mas a outra viu uma mão assinalada (aparentemente involuntária, face à ainda mais curta distância do desvio que levou a bola à mão), que deixaria um jogador da sua equipa em excelente posição ofensiva. O Braga sobreviveu a isto graças a uma magnífica exibição de Eduardo e à frieza e arte dos seus jogadores que conseguiram marcar três golos fora de casa, nestas condições. Não é para todos.

3. O Braga de Domingos segue, com segurança, a pisar terrenos que muitos não admitem como podendo ser seus. O Braga de Domingos tem, à 18.º jornada, mais 16 pontos do que o excelente Braga de Jorge Jesus tinha. O Braga de Domingos vai alcançar a melhor classificação de sempre do clube. O Braga de Domingos tem 16 marcadores de golos esta época, depois do magnífico golo de Renteria, o que mostra que tem armas espalhadas pelo plantel, apesar dos castigos ou das vendas a clubes com maior disponibilidade financeira. O Braga de Domingos não tem medo, nem está nervoso, embora tenha fortes razões para isso. Mas há quem tenha, por ter muito mais a perder.

master kodro

16 comentários:

td disse...

Muito boa analise.A entreajuda e espirito de equipa dos jogadores do Braga com a mestria tatica do Domingos(mexer bem na altura certa),resultou num grande espetaculo e numa lição de futebol.O expoente máximo foi Eduardo com defesas "impossiveis" mas o trabalho de equipa a defender e a sair para o ataque deve ser igualmente valorizado.Sorte dum treinador que tem a equipa assim na mão.Sorte duma equipa que tem um treinador que "espreme" ao maximo as potencialidades individuais em beneficio da equipa.Se o Braga aguentar fisicamente e as arbitragens e os orgãos disciplinares deixarem que os jogos se decidam nas quatro linhas,não sei não...

Mr. Shankly disse...

"O Braga de Domingos não tem medo, nem está nervoso, embora tenha fortes razões para isso. Mas há quem tenha, por ter muito mais a perder."

Muito bom post, e a conclusão é certíssima. Só uma ressalva: se o Braga não está nervoso (nem pode estar, com a época que está a fazer) porque é que o parece tanto?

miguel_canada disse...

Super-mega-hiper apoiado na critica a esse nojo desportivo a quem alguns dão o nome pomposo de Jornal Record.
O Record não é um jornal desportivo escrito por jornalistas, é um diário benfiquista escrito por benfiquistas para benfiquistas e que depois inclui alguma "palha" desportiva para engrossar o volume.

Quanto ao Braga, palavras para que?
Não me constam empréstimos obrigacionistas, fundos de jogadores, all star funds nem passivos alucinantes.
Apenas muito sangue na guelra.
Tiro o chapéu a António Salvador, Domingos e ao grosso do plantel.

david disse...

Eu até concordo que o Braga de Domingos está a fazer uma liga de grande nível, e nas outras 3 competições onde está/esteve o Braga de Domingos?

O feito do Braga de Domingos este fim de semana foi sem dúvida muito bom, mas quantos jogos oficiais tem o Braga de Domingos comparado com o Porto, Benfica, Sporting e até Nacional?... acho que no mínimo são 5 ou 6 jogos, quase 9 horas de futebol a menos nas perninhas, o descanso sabe bem e recomenda-se..

Pormaiores.

Filipe disse...

Sem querer tirar crédito ao Braga, a incapacidade do Belenenses em construir jogo é assustadora. A equipa não soube o que fazer com a vantagem numérica.

último! disse...

Notei uma equipa que se bateu com menos uma unidade e todos deram um pouco mais de si para superar as adversidades.

Supreendeu-me a união da equipa, sem duvida um excelente resultado tendo em conta as condicionantes do jogo, concordo também com a calma aparente do treinador, já a direcção não parece aguentar a pressão o último caso da mala para o Renteria é um tiro no pé que só coloca pressão na própria equipa, vamos ver como se continuam a portar nos próximos jogos.

Pedro disse...

Sem dúvida q a vitória no Restelo foi à campeão. Em grande o Brga, há q reconhecer.

Mas parece-me q estão muito nervosos e, acima de tudo, a acolher as dores de outros. Outros esses que são os tais q têm muito a perder com este super Braga!!!

miguel_canada disse...

"Eu até concordo que o Braga de Domingos está a fazer uma liga de grande nível, e nas outras 3 competições onde está/esteve o Braga de Domingos?"

Ja ouviste falar de disparidade de orçamentos? O Braga não tem Kardecs, Coentrões, Maicons, Farias ou Matias no banco, meu caro.
O plantel é curto e barato e de qualidade indiscutível só há três ou quatro jogadores. O resto é mentalidade ganhadora, espírito de sacrifício e barba na venta.

miguel_canada disse...

Acho que o Mariano González deveria ser elevado a "fenómeno da década do futebol Português".
Nunca vi um jogador de futebol ter uma oscilação tão violenta entre o extremamente medíocre e o extremamente fantástico como este Argentino.
Ja vi jogadores oscilarem entre o bom e o mau, entre o muito bom e o péssimo, mas a esta escala, nunca tinha visto!

José Leal disse...

O Braga está a fazer um excelente campeonato. Acho que o jogo decisivo para o Braga será frente ao Porto na 20ªjornada. Se conseguirem passar nas Antas sem perder 50% do trabalho estará feito. É que depois desse jogo poderão trabalhar à vontade os jogos até ao confronto com o Benfica na Luz, e nesse periodo terá como adversários OLhanense (C), Setubal (F), Rio Ave (C).

Se o Braga chegar à entrada da 25ªjornada com mais 3 pontos sobre o 3ºclassificado terá uma porta aberta para a Liga dos Campeões, sabendo que Porto e Benfica defrontam-se na penultima jornada e algum deles (senão mesmo os dois) terá de perder pontos.

Eu sou benfiquista, mas sinceramente estou a torcer para que o Braga se mantenha nas canetas até à entrada da 24ªjornada, já que não tenho muitas duvidas que Benfica e Porto farão o mesmo.

tp disse...

Caro MK,

Como ousaste comparar o Braga de Domingos ao Braga de Jesus ? O idiota do RAP vai já escrever uma crónica a desancar-te. Pelo menos foi o que aconteceu quando o Domingos, em Setembro, afirmou que o Braga poderia e iria fazer melhor que na época 08-09. Foi logo insultado pelo fedorento. Como é que ele ousou imaginar que poderia fazer melhor que Jesus ( não o da Galileia, evidentemente )?

Isto talvez mostre um pouco a tensão permanente nos adeptos do benfas mas, por aí, afirma-se que quem está nervoso são os bracarenses. Talvez....
Claro que se suspendessem, sem se perceber muito bem porquê, jogadores do benfas, talvez os galináceos ficassem tb à beira de um ataque de nervos. Sendo os bracarenses tão nervosos aguardemos para ver manifestações de tal. Invadirá o presidente deles um estúdio de televisão com um programa a decorrer ? Tudo é possível.....

pitons na boca disse...

"Claro que se suspendessem, sem se perceber muito bem porquê, jogadores do benfas"

Podias elucidar a malta sobre o que fez o Cardozo em Braga, para ver o vermelho e apanhar 2 jogos de castigo...

MB disse...

O facto de o Braga não fazer capas de jornais é simples de explicar: não vende.

O facto de o Braga não fazer capas de jornais, só tem vantagens para o próprio Braga, pois deste modo diminui a pressão de estar nos primeiros lugares e na luta pelo título.

Penso eu de que.

Pedro Santos disse...

É vergonhosa a parcialidade dessas bestas que se auto-intitulam de jornalistas mas que não são mais que mercenários a soldo. Ontem, nem se falou num empurrão ao Diogo na área do Porto, ainda na 1ª. parte do jogo. Foi como se nada se tivesse passado. Quanto ao golo anulado, mais uma vergonha. Quando param a imagem, ainda a bola não tinha sido tocada! Nesta república das bananas, nem todos comem o que lhes metem à frente!!!!

Mr. Shankly disse...

"Claro que se suspendessem, sem se perceber muito bem porquê, jogadores do benfas"

Há quem perceba, mas é preciso um mínimo de capacidade.

tp disse...

Shankly baby,

Conclui-se então que percebes, devido às tuas poderosas capacidades, porque é que jogadores do benfas são suspensos.

Aproveita então e acalma ( lá vem esta palavra...) os benfiquistas que, ao contrário de ti e porque não tem os teus fulgurantes neurónios, não entendem tais injustiças.