terça-feira, fevereiro 09, 2010

Obviamente, cartão vermelho

É verdade que o sr. Benquerença nunca expulsaria jogador do FC Porto ou Benfica em circunstâncias idênticas, mas a atitude de João Pereira desafia os limites do absurdo e obviamente justifica o vermelho.

Em meia dúzia de aparições, João Pereira acumula responsabilidades directas em três golos sofridos pelo Sporting, frente a Nacional, Braga e Académica, tendo sido batido nas calmas por adversários tão pouco intimidantes como Anselmo, Paulo César ou Emídio Rafael.

Hoje compromete a equipa como uma acção totalmente irracional.

Por mim, ia fazer companhia a Sá Pinto.

kovacevic

(actualizado às 22:42)

E pronto, 1-4. No Dragão foi só uma derrota pesada, isto sim é humilhação. O Benfica acaba a partida com uns impensáveis 67 por cento de posse de bola, percentagem que a diferença numérica, só a diferença numérica, não justifica.

Do lado do Sporting todos deram tudo, mas o medo e a ausência de cimento colectivo não permitem mais. É cada um por si, o conceito de equipa simplesmente não existe.

De resto, o sr. Benquerença expulsa Tiago ao abrigo da prática que autoriza um árbitro a expulsar qualquer pessoa só porque lhe apetece, enquanto o sr. Cardinal se esquece da recomendação que manda proteger o atacante em momento de dúvida. E assim se eclipsa a possibilidade do primeiro de Pongolle pelo Sporting, que por acaso era o 2-2 no jogo.

Analisar com maior profundidade um derby de dez para onze não parece fazer sentido.

Conclusão: em dez dias o castelo de cartas de Carvalhal desmorona-se e as coisas estão agora ainda pior do que à sua entrada. Pode um treinador a prazo, sem currículo nem carisma, ter a força para dar a volta a isto? Dificilmente.

Quanto a José Eduardo Bettencourt, tem cada vez menos legitimidade para desenhar o Sporting dos próximos anos. Se é que tem alguma.

Na última época e meia, a alma do Sporting tem morrido um bocadinho mais a cada jogo e é isso que verdadeiramente dá o sinal de alarme. Nem nos anos 87-92, com quatro vezes o quarto lugar, jogadores e adeptos acreditaram tão pouco na camisola e no futuro.

32 comentários:

Virgílio disse...

Não sejas injusto, Kova. É o melhor lateral direito do futebol português!!


3M€ por um trombadinha!!!!!! Clubes a nadar em dinheiro é assim.

LC disse...

o João não fez mais que mostrar qual o amor dele.

Filipe disse...

E vão 4 seguidas.

Tiago disse...

Escolheram o Carvalhal aka "Descequipas", agora queixem-se!

Fleming disse...

Não desanimem Sportinguistas =)

http://www.youtube.com
/watch?v=Azcy9_F0DCE

N. disse...

Olá Kalimero.

Aquele toque do JP nunca seria para expulsão. Nem sequer era falta... Ridículo.

O Tiago recusou-se a tirar o casaco de fato de treino para o árbitro tomar nota do número quando lhe mostrou amarelo. Aliás, com o Patrício na baliza, expulsar o Tiago teve uma clara influência no resultado.

Acredita, o facto do Cardinal ter assinalado (mal) fora-de-jogo apenas fez com que o Pongolle (aka Caicedo, o Segundo) se livrasse de mais uma oportunidade perdida.

kovacevic disse...

vais-me desculpar mas há muito tempo que deixei de ensinar a ler aqui na caixa de comentários

Pedro disse...

"enquanto o sr. Cardinal se esquece da recomendação que manda proteger o atacante em momento de dúvida"

Quem disse q ele teve dúvida?

N. disse...

Estás desculpado.

kovacevic disse...

sempre às ordens, abelha maia.

N. disse...

Quem levou 4 na peida foste tu, meu amigo.

Culpa do Olegário, obviamente.

Miguel disse...

O N. é só nível...

Nos anos 87-92 talvez não, mas olha que esta temporada está ao nível da época 97-98 :)

kovacevic disse...

Não foi o Olegário que ajudou o Vitor Baía a defender no Estádio da Luz?

Mas nessa vez ninguém se queixou, aposto.

kovacevic disse...

97-98: o ano dos quatro treinadores?

Filipe disse...

Em equipa que perde não se mexe.

N. disse...

Kovacevic, és o Salema Garção?

"Salema Garção deslocou-se à zona mista do estádio de Alvalade para falar aos jornalistas. Admitiu que o clube tem de mudar muito para voltar a ter sucesso, mas assumiu, sem margem para dúvidas, que é sua opinião que Olegário Benquerença prejudicou deliberadamente os leões. «O árbitro veio a Alvalade com intenção de prejudicar o Sporting», disse, frisando que «a arbitragem não foi boa».

Salema Garção explicou mesmo quais os lances em que os leões se sentem prejudicados. Dois, ao todo: «Há a expulsão exagerada e o fora de jogo ao Pongolle», disse, referindo-se à expulsão de João Pereira por entrada duríssima sobre Ramires e ainda a um fora-de-jogo que, reclamam os sportinguistas, terá sido mal assinalado ao avançado francês numa altura em que o Benfica vencia 2-1."

N. disse...

"Há ali dois momentos-chave. No primeiro, o Pongolle isolado, falha, noutro há um fora-de-jogo mal tirado em que Pongolle ficaria isolado frente ao guarda-redes, com o resultado em 1-2. Esse é o momento chave do jogo para equipa do Sporting», disse Carlos Carvalhal


Já agora, acrescento estas declarações. Se o Pongolle falhou uma vez, era por estar isolado novamente que ia fazer melhor?

Siga.

JNF disse...

Chegámos ao ridículo de comparar a expulsão do Tiago com o golo do Petit. Pronto, 'tá tudo dito.

Visigordo disse...

Não, JNF, chegámos ao ridículo de se tentarem desviar as atenções.
Nem o cartão vermelho é óbvio, nem o Kova está no seu perfeito juízo. Custa a qualquer sportinguista perder, custa ainda mais perder com o Benfica, e custa ainda mais perder por 4-1 com eles.
Isso pôe qualquer um de nós fora de si e com vontade de escrever posts assim, à flor da pele.

LC disse...

JNF, deixa lá este acéfalo a falar sozinho... achas normal responder a um gordo que podia ser suervo mas para ser diferente é visigordo?

Visigordo disse...

LC, pelos vistos és mesmo assim de raíz, és boçal, mal educado e cheio de comentários pretensiosamente engraçados, mas que não me permitem dizer mais do que: Vai-te foder!

Fredy disse...

JNF para ser golo não é suposto a bola entrar na baliza?? pensava que sim!

mas lá tá..em vez de responderes, como não tens argumentos possiveis lá vais puxar a cassete como de costume lol

Francisco disse...

O jogo foi agradável, mas de nível técnico não muito bom. Infelizmente, o desfecho final praticamente ficou definido com aquela paragem cerebral do João Pereira. A partir daí o Benfica, mesmo sem jogar particularmente bem ou a todo o gás, construiu a goleada com naturalidade.

De resto, apenas duas observações (negativas):

- A claque do Benfica a dar olés de forma completamente despropositada. Foi ridículo e acabou até prejudicando mais a própria equipa que qualquer outra coisa;

- A ferocidade e descontrolo com que adeptos, jogadores e equipa técnica do Sporting reagiam a qualquer decisão arbitral. Na maioria das vezes em casos onde estas inclusive eram acertadas e sem margem para dúvidas.

P.S. E que golo do Cardozo, hein?

miguel_canada disse...

Eu estava a ver o jogo e a torcer pelo Sporting, claro!
Aos seis minutos, ainda o João Pereira ia no ar e já eu estava a dizer... Foste para a rua! Vermelho directo! Dito e feito.
Ao arbitro, numa situação daquelas, não resta alternativa nenhuma, seja com o Sporting, com o benfas ou com o FCPorto. Aquela entrada a pés juntos é para cartão vermelho desde o Peru à Conchichina.
E logo ali, aos seis minutos, o Sporting entregou a presença na final ao benfas. Se com 11 ia ser muuuuuito difícil, com 10 durante 82 minutos ia ser de goleada pela certa.
O único erro arbitral verdadeiramente mau foi o fora de jogo que o Cardinal sacou ao Pongolle, mas já é mais do que sabido que lances daquela rapidez são muito difíceis de julgar... e o Falcao que o diga!
Depois foi notório que o SLBatota a partir do 3-1 deixou a coisa rolar, com tranquilidade e se o Sporting marcasse mais um, eles marcavam mais dois.
Os Sportinguistas tem de se mentalizar que estão perante um ano "horribilis", coisa que aconteceu ao FCPorto em 2002 e 2005 e ao benfas de há 15 anos para cá com a excepção do ano Trapatoni.
São coisas que acontecem, são fases. Há que se manter unido e trabalhar duro para superar a doença... e melhorar o departamento de scouting!
Se o FCPorto ultrapassar a Académica, disputará a final no Algarve com o benfas, será roubado sem apelo nem agravo e os gajos levam a taça Lucílio outra vez. Tudo normal.

LC... essa puberdade nunca mais acaba, rapazinho?

miguel_canada disse...

Ano Trapatoni, não!!! Ano Cunha Leal/Veiga. Assim é que está bem.

cparis disse...

kova,

De resto, o sr. Benquerença expulsa Tiago ao abrigo da prática que autoriza um árbitro a expulsar qualquer pessoa só porque lhe apetece,

Segundo me pareceu, as palavras do Tiago para o Olegário (que lhe ia dar o amarelo por indicação do fiscal de linha) foram:

"És sempre a mesma merda, pá".

Apesar de concordar com o Tiago, parece-me que é motivo para vermelho. Mas isso, sou eu.

Hugo disse...

O João Pereira foi bem expulso sem dúvida. Mas fica a questão. Não foi este árbitro que viu o Luisão pontapear um adversário e lhe deu amarelo?

Miguel disse...

Kova, acho que ainda podemos chegar aos 4 treinadores este ano ;)

JNF disse...

É oficial: o Sporting não está em crise, segundo os maiores experts desta caixa de comentários, ah, e o árbitro é o culpado do resultado de ontem. Mas o que eu gosto mesmo é de ver a "coligação" aqui existente.

N. disse...

JNF,

nada disso. Nós é que não sabemos ler...

Ainda estou a pensar no que poderia ter acontecido se o Tiago não tivesse sido expulso...

Deus...anteriormente conhecido como... disse...

É pá, o mundo deve estar para acabar...lampiões a defenderem o Olarápio?! O gajo que até algum tempo atrás era o Anticristo...
É o que faz ter problemas de visão na Luz e não ver patadas e cotoveladas distribuidas pela malta equipada de brumelho.

Deus...anteriormente conhecido como... disse...

Mas que este Zbordém tá muito mau, lá isso tá...e que não se avistam melhores dias tb é um facto.