quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Que futuro com JEB?

Era previsível. Carlos Carvalhal começou esta manhã a ser queimado em lume (mais ou menos) brando na fogueira dos jornais, que garantem o fim do seu trajecto no Sporting, restando saber se sai após o próximo desaire ou apenas no final da época.

A situação em Alvalade supera os piores pesadelos e é em síntese a seguinte: os melhores jogadores encontram-se a leilão (Veloso, sobretudo, mas também Moutinho, Izmailov e Carriço...); o treinador está virtualmente despedido; não há director desportivo nem gestor de activos.

Para usar um lugar comum, estamos perante um barco que navega à vista com a agravante de meter água - e muita! - de estibordo a bombordo.

Ora, considerando que Paulo Bento se demitiu há mais de três meses, quando o campeonato já era uma miragem, torna-se muito difícil entender esta aparente ausência de estratégia e o modo como o Sporting não está a preparar as próximas épocas.

Depois de tanta trapalhada, faz sentido ser José Eduardo Bettencourt a planear o futuro desportivo do clube? Não me parece.

Um dirigente que não percebe o fim de ciclo de Paulo Bento, que não prepara um plano b para o caso de Paulo Bento sair como veio a sair, que ataca o Sporting e os sportinguistas na conferência de despedida do treinador, que não percebe a urgência de contratar um super-treinador para fazer esquecer Paulo Bento, que escolhe Carvalhal e não lhe dá mais do que oito meses de contrato, que estoira 11 milhões de euros no mercado de Inverno dois meses depois de despedir Paulo Bento?

A não ser que Villas Boas e Carlos Freitas, ou outros em vez deles, estejam já apalavrados - e aí, honestamente, não se percebe o sigilo - JEB tem todo o ar de ser (mais) um activo tóxico em Alvalade.

kovacevic

7 comentários:

Pedro disse...

Não se percebe o sigilo???

Então os homens têm contratos com outros clubes, tens um treinador no teu clube e não se percebe o sigilo???

Homem Aranhão disse...

Kovacevic, não dizes coisa com coisa.

Pedro, temos que compreender que o cérebro do Kovacevic ficou muito abalado com os últimos resultado.

JLC disse...

Eu preferia o Domingos ou um estranjeiro. O problema com Paulo Bento foi termos parado durante tantos anos.

A solução não é encontrar alguém que mude radicalmente estrategia e treino, pura e simplesmente porque esse não era o problema do Sporting.



O Sporting precisa que os seus jogadores acreditem que vão ser campeões quando ouvirem o nome do novo treinador.

J. disse...

Acredito que CC passou a ser opção de curto prazo depois do jogo com o Benfica.
Agora há que preparar a próxima epoca. Mas com calma, estamos em principio de Fevereiro e como o Pedro diz e bem, há muita gente com contratos e a lutar por objectivos esta época.
Qual é a pressa de contratar já um Villas Boas ou Carlos Freitas em ano de mundial?A única que vejo sera a de sossegar as preocupações (legitimas)dos sportinguistas.
Acho que a solução de futuro pode esperar pelo menos uns 3 meses.

Filipe disse...

Não me lembro de ver tal campanha contra um treinador na imprensa. Nos blogs do record:

"Um curto parágrafo a fechar para o verdadeiro energúmeno que aterrou em Alvalade, um ser tão rasca como os impropérios que revelam ao país, graças à TV, quem de facto é: um triste, um pequenote, um zero."

O homem pode ter-se metido a jeito, mas foi um desabafo de alguém com a cabeça a prémio. Isto é indigno.

Zé Luís disse...

Para quem passou anos a não ver os custos que implicava a "fórmula futebolística" de Paulo Bento, realmente isto é uma catástrofe, mas só dos outros.

E quem, depois do adeus à Champions quando soaram as primeiras frustrações e desabafos com o periclitante início de época (aquele twentelightzone não alertou ninguém), perguntava se queriam culpar ou mandar embora o dirigente que 90 e tal por cento tinha sufragado em urna, também não está mal quanto a coerência.

Mas isto é sempre assim. Em todos os clubes. Nuns, porém, nota-se mais do que noutros.

Rui Lança disse...

O novo treinador do Sporting para a próxima época é Vilas-Boas. Fonte interna do Futebol.

Coloquei no meu blog o Jorge Jesus. Não me enganei...vamos ver!

http://coachdocoach.blogspot.com/