terça-feira, dezembro 08, 2009

Uma espécie de blind date

1. O Benfica passeou-se este fim-de-semana com golos de Saviola e Cardozo, dois jogadores observados em tempos pelo gabinete de scouting leonino, segundo revelou Paulo Bento nas entrevistas à televisão e à imprensa que usou para se despedir, defender e atacar. É interessante que o Sporting, sem dinheiro para mandar cantar um cego, alegadamente observe sujeitos como Saviola, nos últimos oito anos vinculado ao Barcelona (primeiro) e ao Real Madrid (depois), com empréstimos a Mónaco e Sevilha pelo meio. Era uma contratação provável, está bom de ver.

Quanto a Cardozo, sem dúvida seria impensável resgatá-lo por 9 milhões de euros (actualmente 12) como fez o Benfica -- dificilmente o Sporting terá a possibilidade de contratar o melhor marcador do campeonato argentino --, mas já não seria tão impensável assim contratá-lo por 900 mil euros em 2006, quando Cardozo marcou 17 golos pelo Club Nacional no Paraguai e saltou para o Newell's. Em 2006, de resto, também Dátolo e Denis, outros exemplos apontados por Paulo Bento para elogiar o gabinete de scouting e proteger Pedro Barbosa, desculpados com a falta de orçamento, eram jogadores perfeitamente acessíveis no Banfield e no Colón.

Para identificar craques no Boca Juniors, na primeira liga espanhola ou na série A italiana, podem contar connosco. Para descobrir diamantes em bruto, ainda por cima baratos, é realmente necessário um gabinete de scouting.

2. Quem também brilhou, com um passe magistral para o primeiro de Liedson em Setúbal, foi Matias Fernandez. A história da sua contratação contou-a Miguel Ribeiro Telles ao i, em mais uma entrevista de despedida. Segundo Ribeiro Telles, o Sporting queria mesmo era contratar Damian Escudero, presentemente emprestado pelo Villarreal ao Valladolid. Acontece que do outro lado alguém perguntou: "Não querem o Matias Fernandez?". E assim se consumou o único verdadeiro reforço leonino para 2009/10.

3. Não tem sido fácil sobreviver no mercado com um orçamento diminuto. Liedson, de regresso aos golos, e logo dois, veio do Corinthians praticamente de borla, tal como Tinga (Grémio), Rogério (Corinthians) e Anderson Polga (Grémio), num período em que realmente havia capacidade em Alvalade, a mal ou a bem, para identificar negócios vantajosos.

De borla estaria Silvestre Varela, se o Sporting não o tem libertado -- ainda por cima pagando -- quando era o destaque do Estrela da Amadora. Varela chega ao FC Porto com 75 jogos na primeira liga portuguesa e 21 na primeira liga espanhola, além de dezenas de internacionalizações nos vários escalões etários. Não sendo um Quaresma, era um caso raro de adaptação ao futebol profissional. A sua não inclusão em plantéis com Caicedo, Saleiro, Tiuí e Purovic, por exemplo, é um acto negligente de gestão, para não escrever pior. Dizer que não servia os interesses tácticos da equipa, um absurdo. Conclui-se que o Sporting jogava em losango por falta de extremos - apesar de Vuk, Izmailov, Pereirinha, Djaló - e não contratava extremos porque jogava em losango.

4. E assim se chega a Angulo, outro dos nomes da última semana, um caso de blind date catastrófico: quando a dispensa de um indivíduo, dois meses após a sua chegada, não suscita senão silêncio, está tudo dito sobre o acerto da contratação.

kovacevic

12 comentários:

Casimiro disse...

na mouche

josé carlos disse...

Onde está essa entrevista do Ribeiro Telles? Têm link que possam fornecer?

Abraço.

O Anti Lampião disse...

Celebra-se hoje o Dia Mundial Contra a Corrupção

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/dia-internacional-contra-corrupcao.html

LMGM disse...

José Carlos, podes ler aqui:

http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/11/mrt-ao-sol-entre-o-jejum-e-gloria.html

Bom post Kova, ainda no ano passado o nosso "head-scout" Manuel Fernandes indicou o melhor marcador da segunda divisão nacional e na entrevista de Paulo Bento na hora da despedida fiquei com a ideia que não passou pela cabeça de ninguém no Sporting a sua contratação tal o seu ar de desconhecimento quando lhe perguntaram porque não avançou o Sporting para Carlão.

Luciano Rodrigues disse...

1 - Realmente é preciso um gabinete de scouting para conhecer o Saviola! LOL Quanto ao Cardozo pré-Newell's, ainda assim, 900 mil seriam muito para um sporting nas lonas e por um gajo vindo de um campeonato de refugo. Até acredito que tenha existido a dúvida.

2 - A história do Matias está espectacular!

3 - Liedson custou 600 mil contos se bem me lembro. Essa história do Liedson é um mito, o gajo vem para o Sporting como figura em destaque no futebol brasileiro. Vende-se quase que ele veio de caixa de supermercado para o SCP, mas a verdade é que ele foi caixa até aos 20 anos na Bahia, e depois foi profissional no Brasil, reconhecido, e veio para PT já com um nome feito. O Tinga veio com passe na mão à conta da Lei Pelé, tal como Polga e Rogério. Todos eles eram destaques no brasil. Terão sido negócios vantajosos? Tudo depende das comissões pagas pelo meio.

3 - Sim, o Varela podia estar no Sporting. E queria? :)

4 - Angulo... não compreendo. Se não tinha problemas físicos, um jogador com a sua experiência e qualidade não serve para o SCP aos 32 anos???

Pedro Morgado disse...

Kovacevic nem mais! Disseste tudo. É que ter pouco dinheiro os sportinguistas compreendem. Agora não ter olho para o negócio e má gestão isso não aceitamos. O Rubem Amorim, o Rolando, o empréstimo do Hugo Viana, o Cissoko...foram caros?!

Se o Matias foi um percalço então não percebem mesmo nada de futebol...é um jogador com uma classe com há poucos em Alvalade neste momento!

rearviewmirror disse...

Grande entrevista do dr Ribeiro Telles. Falou de quase tudo e não falou mal.
Pareceu-me um sr que vai fazer falta a este Sporting.

Nota1.
Stojckovic --» Já me disseram que o afastamento do sérvio teve a ver devido a uma "confusão" com Pedro Barbosa e com o treinador de GR do Sporting, o qual Stockovic considerava muito novo, e que não iria aprender nada com ele. Parece que existiram vias de facto, sendo ese o motivo grave pelo qual se afastou o GR.

Nota2
Eduardo Barroso--» A crónica dele esta quarta-feira na aBola roça o incrivel.
Quem me chamou a atenção de tal "espetaculo jornalistico" foi um amigo meu sportinguista, que ao ver os comentários de Eduardo Barroso sobre o rival da segunda circular, achou estranho o porquê de tanta atenção sobre o Benfica.
Uma página inteira onde a palavra mais escrita foi "ódio".
Foi um destilar de veneno primário, que nem fica bem a um "Dr" e principalmente a uma pessoa que sabe que as suas declarações são lidas e ouvidas por muita gente.
Nem o Miguel Sousa Tavares faria pior (e ele já é mto mau).

rearviewmirror disse...

Já agora se tiverem tempo, há que destacar este artigo, em que o nome 'Benfica' é o sexto mais procurado no jornal 'aMarca', além daqueles que aparecem na página inical do jornal, á frente dos Lakers, Paul GAsol, etc

"Lejos de los contenidos puramente editoriales, son otros los que dominan la lista de 'los más buscados de MARCA.com'. La Liga Fantástica arrasa situando cuatro términos identificativos del juego entre los ocho primeros, muy por encima de los Marcatoons y laQuiniela, los dos espacios más solicitados tras nuestro mánager de fútbol.
Junto a Lakers y Benfica, el Alcorcón es la única institución entre los 15 primeros
Después de todos ellos, y sorprendentemente, aparece el equipo portugués del Benfica, que ha ganado notoriedad entre los internautas con los traspasos de Saviola y, sobre todo, de Javi García, que está causando sensación en el equipo de Lisboa. El equipo luso cuenta con más búsquedas en noviembre que los Ángeles Lakers y el Alcorcón, el resto de instituciones deportivas que aparecen en la lista."


http://www.marca.com/2009/12/07/corporativo/1260181614.html

Valdemar disse...

sim, rearview?

as mais procuradas são o quê? "sexo", "angelina jolie", e "facial"?

realmente relevante.

Mr. Shankly disse...

Não, relevante foi o teu comentário, Valdemar. E os do antilampião a publicitar o próprio blog.

rearviewmirror disse...

Valdemar

O que tu procuras ou não, a mim não me diz respeito

camarao disse...

Esquece rearview,

A ignorância do Valdemar é tanta que não percebe o que está escrito, e nem se dá ao trabalho de pensar que vai fazer figura de parvo.

Valdemar, toma a lista completa para imprimires e assoares o ranho:

TOP 15 DE LOS TÉRMINOS MÁS BUSCADOS EN MARCA.com
1. Liga Fantástica: 21.289 búsquedas
2. MARCATOONS: 9.751 búsquedas
3. Quiniela: 7.852 búsquedas
4. LFM: 7.743 búsquedas
5. Liga Fantástica MARCA: 7.553 búsquedas


6. BENFICA: 4.152 Búsquedas

7. Cristiano Ronaldo: 3.323 búsquedas
8. Liga MARCA: 3.035 búsquedas
9. Enke: 2.245 búsquedas
10. Pau Gasol: 1.926 búsquedas
11. Clasificación: 1.867 búsquedas
12. Los Ángeles Lakers: 1.787 búsquedas
13. Alcorcón: 1.719 búsquedas
14. Boxeo: 1.610 búsquedas
15. Ronaldo: 1.599 búsquedas