segunda-feira, novembro 02, 2009

A cave não é o fim da viagem

1. Tem cultura sportinguista, é internacional, jogou na premier league e na liga espanhola, faz o lugar de Izmailov e também joga no centro ou na posição dez, tem mais sete ou oito temporadas de alto nível pela frente, estava dispensado pelo clube detentor do seu passe, disponível para regressar a Portugal, disponível para empréstimo, tão caro que até o Braga teve condições para lá chegar. Obviamente, Hugo Viana não mora em Alvalade. Provavelmente, não servia os interesses do Sporting, não servia como Angulo serve.

2. Brincadeira? O Sporting vai a Vila do Conde na próxima semana tentar evitar que o Rio Ave se afaste no quarto lugar.

3. A arbitragem de Braga, se mais provas fossem necessárias, diz tudo sobre a lei das compensações a que os senhores do apito tanto gostam de recorrer, durante os 90 minutos ou mesmo jornada a jornada. Depois do festival de facilitismo em favor da águia na goleada ao Nacional, Jorge Sousa inverteu o sentido do som: golo limpo anulado a Luisão e amarelo a Saviola por tentar um penalty à Aimar. Pelo menos no primeiro caso, o Benfica tem objectivas razões de queixa.

kovacevic

25 comentários:

Filipe disse...

Confrontos com a polícia, tiros. Aquilo em Alvalade parace o faroeste.

O resultado até foi injusto, mas aquele golo espectacular do Manu merecia uma recompensa.

Luciano Rodrigues disse...

1 - Pois, há coisas que não lembram ao diabo.

2 - Com a tremideira que vai por Alvalade e a equipa bem montada, certinha, com 2 ou 3 artistas e muitos operários especializados do Rio Ave, cuidado...

3 - Não concordo, mas já deixei o ponto de vista abaixo

(4) - O problema do Sporting é que tem um plantel semelhante a Nacional ou Marítimo. Portanto é natural que as coisas andem tremidas.

Jorge disse...

Acabei de comentar no artigo anterior e fiquei surpreendido por tambem neste artigo se referir o mesmo lance como se nao houvesse duvidas que o golo tivesse sido limpo quando a falta do Luisao sobre o numero 4 do Braga nao poderia ser mais obvia:
braco esticado, palma da mao no meio das costas e o jogador do Braga a ser empurrado para a frente, sem haver aparentemente quaisquer jogadores a obstruirem a vista do arbitro.
Nao vejo como podem haver duvidas.

rearviewmirror disse...

Tiros em Alvalade.

è o Farwest!!!

E pra semana temos:

Guimarães - Braga
Maritimo - Porto
Rio Ave - Sporting (4º vs 7º)

Que belo campeonato que aqui está..

pitons na boca disse...

Jorge,

que venha dizer que assinalaram o puxão do Cardozo ainda se aceita, agora dizer que a falta é a "mão do Luisão encostada nas costas do defesa" não será exagerar? É que assim sendo, o defesa que foi agarrado pelo Cardozo começou tudo ao empurrar o Cardozo com o cotovelo direito e assim essa falta seria em primeiro e teria ficado um penalty por assinalar. Então sim, qualquer jogada de canto ou livre perto da area teria de dar direito a uma falta dentro da area, dependendo do primeiro que tentasse empurrar o adversário com braços, cotovelos, mãos...

camarao disse...

pitons,

O Jorge só vê faltas dos encarnados.

tp disse...

Oh Kovacevic,

Não havia necessidade.....
Pelos vistos todos os árbitros que analizaram a jogada são unânimes em apontar a justeza da decisão do Jorge Sousa. Que o Katanec avançasse com os seus habituais delírios, é compreensível. Et tu, Kovacevic ?

Só alguns pontos sobre este post e o anterior:
- Pela 2ª vez consecutiva há enorme confusão no túnel, ao intervalo. Cenas lamentáveis. Elo comum: a equipa do benfas
- Di Maria, cujas orelhas fazem muitos suspeitar que seja filho ilegítimo do LFVieira ( devido também à expressão inteligente que sempre mantém ) chutou a bola contra o banco do Braga e cuspiu na direcção de Domingos.É mais um cavalheiro, cujas atitudes de diferenciam dos selvagens que jogam naquela equipa do Norte.
- Sobre o post do Katanec e a sua inolvidável frase "Hoje sim, vale a pena falar de arbitragem ", palavras para quê ! Mais patético seria difícil. O benfas tem cerca de 400 penalties marcados a favor e 200 expulsões dos jogadores adversários. Para não me alongar muito, ganhou em Leiria, num dos tais jogos equilibrados a que o katanec tão subtil e inteligentemente alude, com total ajuda arbitral. Mas " só hoje vale a pena falar de arbitragem " ! Lindo ! A escola de pensamento de Chalana tem no Katanec um dos seus discíplos mais dotados.
- Porquê tanta tinta sobre o golo anulado ao benfas e nenhuma sobre o golo anulado ao Porto? O árbitro já tinha apitado ? Sim, nos 2 casos, Porto e benfas. Porquê então, apenas a histeria colectiva sobre o benfas ?
-Escrever um post cheio de delírios sobre a equipa do coração e depois acrescentar que quem venha postar contestando o texto é um abutre , é do mais subtil e equilibrado que pode haver. Mostra que, embora o Katanec não perceba muito de arbitragens, sabe tudo sobre como mostrar ter nível.

camarao disse...

kovacevic,

Apesar de tudo, eu teria ficado indignado com a arbitragem. Foi sonegado um penalty claro a favor do SCP. Um erro que não encontro explicação possível por parte do árbitro. Os dois jogadores estão dentro da área, como raio ele vai marcar fora?

Valdemar disse...

Plantel igual a quê? Sporting igual a Nacional ou Marítimo?

O Sporting empatou 1-1 contra o mesmo Marítimo cujo Benfas empatou 1-1 à primeira jornada.

O Sporting ganhou 1-0 contra o Paços de Ferreira contra quem o Porto empatou 1-1. O Paços, que curiosamente perdeu 3-1 contra o Marítimo contra quem o Sporting empatou 1-1.

Portanto, estas lógicas de merda, servem pouco.

As coisas não estão a correr bem para o Sporting. Neste momento se alguma coisa pode correr mal, corre.

O treinador já não consegue fazer passar a mensagem motivadora ao plantel. É preciso o que os especialistas opinadores, chamam "chicotada psicológica" na equipa.

Se estivessem mais atentos ao discurso de Paulo Bento, que aos tiros de shotgun, ou às bujardas pseudo-intelectualóides do Rui Santos, tinham percebido que o treinador não sai já hoje, para não deixar o plantem órfão na jornada para a UEFA. Sempre na defesa do Sporting.

Poderão haver por aí uns progressistas que vão querer o novo Mourinho em cada treinador que chegue, coisa que o homem do risco ao meio, não é.

Eu prefiro reter o trabalho de 4 anos, o profissionalismo, as omeletes com poucos ovos, a defesa incondicional do clube, muitas vezes extravasando a sua área de acção dentro da organização. Um pouco a imagem do jogador que foi, um carregador de piano, trabalhador incansável.

Um abraço ao Paulo Bento, e um obrigado.

P.S.: Não posso deixar de considerar as farpas vindas do outro lado da segunda circular, uma vingançazinha pelo ressentimento de terem andado estes 4 anos a chegar à meta ao preço de um Ferrari, atrás de Paulo Bento que chegou primeiro ao preço de uma scooter...

Valdemar disse...

Camarao,

não é por causa dos erros dos apitadores que há contestação em Alvalade.

É pela fraca qualidade de jogo. Que Paulo Bento não consegue inverter.

Que os apitadores são uma merda, e a maior parte das vezes, vêm com ela fisgada, já nós todos sabíamos.

Filipe disse...

Mas se o PB sair quem é que vão buscar? O Azenha?

TP, as "imagens do túnel" mostram o Cardozo a levar dois estalos nas barbas do bandeirinha. De um dos suplentes do Braga e de um dos jogadores de campo, o Cardozo não reagiu. Nenhum desses gajos foi expulso. Há também imagens do Ramires a levar um estalo, sem reagir.

Está registado, toda a gente pode ver. Fico à espera dos sumaríssimos da Liga, e da suspensão ao fiscal de linha por falsificação de relatório por não mencionar isso.

Bruno Ribeiro disse...

Essa do lance ter sido mal anulado é patético. O Cardozo puxou o Leone. O árbitro assinalou a infracção. Até apitou antes do Luisão marcar, mas isso é irrelevante porque os jogadores não iam parar a meio de uma acção. Não há dúvidas de que há falta do Cardozo. Pode-se questionar o porquê de as inúmeras faltas similares não serem assinaladas. Não faz sentido é de criticar um árbitro por ele cumprir a lei. Os outros (e aqui a favor ou contra o Benfica, Porto, Sporting, Braga, etc. porque acontece em todos os jogos) é que estão errados. Se todos começarem a fazer como o Jorge Sousa vão ver que os puxões e agarrões nas áreas vão acabar. Vai haver muitos golos anuladas e penaltys assinalados. Mas os jogadores acabam por aprender.

Falar do Viana no Sporting é estar a assobiar para o lado. O SCP não joga como o Braga e como tal o Viana não estaria a ter o mesmo rendimento.

Há muito que o problema do Sporting deixou de ser apenas dos jogadores. A defesa é fraca e no ataque só o Liedson é de top (mas em nenhum dos casos é a miséria que por aí se fala). Mas o SCP tem jogadores para fazer mais e melhor. Não tem é treinador! Paulo Bento já devia ter percebido que este sistema já deu o que tinha a dar.

Grilo Falante disse...

3- Errado. O lance está ferido de ilegalidade ab initio. Não existiu qualquer falta do jogador do braga sobre o jogador do benfica, logo não deveria ter sido assinalado o livre que dá origem à polémica. O slb tem sido o mais beneficiado com as arbitragens e não tem qualquer razão nas queixas que aponta no último jogo. Ainda esta jornada o Porto viu um golo limpo ser anulado e o scp viu um penaltie não ser marcado e ninguém, em ambos os casos, se desculpou com as arbitragens.

Jorge disse...

Camarao:

E um comentario incorrecto e escusado.

Pitons:

E possivel que tenha havido mais faltas, mas eu vi o lance uma vez e saltou-me a vista a mao do Luisao nas costas do defesa do Braga. Mais evidente so o empurrao do Ballack ao Paulo Ferreira no jogo contra Portugal.
Parece-me obvia e e uma daquelas faltas que e facil de ver e de apitar ja que e evidente quem comete a falta.
Como se percebe pelo teu comentario o que se passou entre o Cardozo e o defesa do Braga e menos claro e os arbitros tendem a nao assinalar faltas quando nao e claro quem e o infractor ou que haja so um infractor.
Acho estranho que tenha sido o puxao de camisola a ser assinalado, apesar de ser falta, nao me parece que tenha tido qualquer efeito.

Quetzal Guzman disse...

Filipe, se quisermos ser "conspirativos" o tp toca no ponto certo. O Benfica é, de facto, o elemento comum visível. Deve-se é perguntar porquê. Porque razão é Luisão escoltado ao longo de 30 metros por três jogadores do Nacional (com o Cléber a agarrar constantemente o seu o braço e a puxá-lo), porque razão o Maxi é empurrado por um elemento bracarense e é depois rodeado por cerca de 10 jogadores adversários.

Não sei até que ponto esta crise do Sporting não está directamente relacionada com a escassez de golos de Liedson. Não me parece que a qualidade futebolística seja inferior à do ano passado. Acontece é que Braga e Benfica estão muito melhor que há um ano.

pitons na boca disse...

Jorge,

até compreendo o teu comentário.
Para quem só vê o lance à velocidade normal é perfeitamente aceitável que possa ficar com a sensação que Luisão empurra o defesa bracarense. Não me parece que Luisão o tenha feito, colocou a mão nas costas do defesa mas esse gesto não foi suficiente para empurrar e tirar o defesa da jogada, disso já ele tinha desistido antes.

Mas o certo é que o próprio arbitro faz sinalética de que a falta que assinalou foi o puxão do Cardozo. E a ser assim, o puxão do Cardozo pode ser considerado tão impeditivo como o empurrão que sofreu instantes imediatamente antes.
O que se nota pelas imagens da câmara que até mostra uma perspectiva parecida à que o arbitro teria, é que o defesa começa a empurrar o Cardozo com o braço direito e o avançado (não sei se para se equilibrar, para não cair num eventual fora-de-jogo ou mesmo para ganhar posição ao defesa) o puxou pela camisola.

No meio disto tudo o arbitro viu o puxão. É assim, paciência. Cada um que tire as conclusões que quiser do lance e da actuação do "melhor arbitro da época passada".

Peter 7 disse...

Sr. Grilo Falante, deixe-se de tretas. Nao há falta? Mas vê futebol? Sabe o
que é uma falta? Tristeza... E outra coisa: caso não saiba, os árbitros têm indicações para, antes dos lances de bolas paradas, avisarem jogadores de ambas as equipas em relação aos agarrões. Nesta não o fez porquê?...
E há falta? Mas estamos a brincar ou quê? O Cardozo está tanto a agarrar a camisola do defesa como este tem o cotovelo numa posição suspeita para impedir o paraguaio de cabeçar. Ah e mais uma coisa: quem marca o golo também não faz falta nenhuma, abram os olhos! Tocou nas costinhas do adversário? Epá, aquilo NÃO É FALTA, NÃO É UM
JOGO DE BASQUETEBOL OK??? Tristeza... Benefícios de arbitragem? Esteja caladinho! Até ao momento se há alguém beneficiado até ao momento são o
braguinha e os corruptos! O BENFICA SÓ NÃO ESTÁ NO 1º LUGAR PORQUE O braguinha FOI LEVADO COLO EM 3 (!!!) JOGOS: CONTRA V. SETÚBAL, BELENENSES E MARÍTIMO. E O BENFICA TÊM RAZÕES DE QUEIXA NA 1ªJORNADA, CASO NÃO TENHA VISTO UM EMPURRÃO AO DAVID LUIZ NA ÁREA
DO MARÍTIMO... Enfim, estou para aqui a perder tempo mas era preciso que as mentezecas tacanhas percebessem isto...

Jorge disse...

Pitons:

Eu quando vi o lance de um dos angulos fiquei com a certeza que o Luisao empurra o jogador do Braga.
Quanto aos puxoes de camisola, infelizmente como ja por aqui se disse ha muitas faltas desse tipo, como por exemplo os ridiculos "abracos" na marcacao das bolas paradas, que raramente sao assinaladas e quando o sao esporadicamente geram polemica.
Infelizmente isto parece acontecer actualmente em todas as competicoes se bem que nao me pareca muito dificil de resolver este tipo de problema, assim como aqueles ridiculos "abracos" que se veem na marcacao de bolas paradas e o uso sistematico da obstrucao para travar jogadores.

Leão de Alvalade disse...

Kova:
1- Não vi ninguém ainda apontar um facto importante: PB conhece Hugo Viana muito bem, com quem chegou a jogar no meio-campo. Não tendo sido pela categoria do jogador, não tendo sido pelo preço, pq raio não foi contratado Viana, que inclusive se manifestou publicamente cm vontade de regressar? E que raio, os telefonemas e viagens para Valência custariam o mesmo que o se gastou para ir buscar o Angulo, não? Ou nem falaram a PB dessa disponibilidade?

2- O Sporting jogará em Vila do Conde para evitar outra coisa que não seja jogar contra o rival de sempre numa posição rdicula e sem um número de apoiantes condignos. Embora para muitos Sportinguistas o campeonato comece e acabe nos 2 jogos que com eles fazemos. Não é por acaso que estamos onde estamos. Ganhamos aos lamps e o PB sai em ombros e o JEB cheio de cagança...

3- Não vejo razões para reparos à arbitragem. O Braga mereceu, o slb jogou bem mas perdeu. Por momentos receei que o Braga sucumbisse à tremideira e à avalanche, mas aguentaram-se sem se desmanchar e acabaram por merecer.

camarao disse...

Jorge,

Quando falares no cotovelo do Leone no pescoço do Cardozo com a mesma veemência com que falas da mão do Luisão nas costas do Leone, eu retiro o meu comentário. Até lá, vejo-te apenas a comentar lances de jogadores do SLB e a ignorar os outros.

Pedro disse...

É fantástico como os adeptos corruptos não vêm as faltas assassinas do tronco alves mas conseguem apanhar uma imaginária falta do Luisão...

Brutal...

Jorge disse...

Camarao:

http://www.youtube.com/watch?v=oAvk7wecD78

1:02 a 1:10 sinceramente nao vejo o cotovelo do Leone no pescoco do Cardozo, o contacto parece-me ser com o braco do Cardozo. De qualquer maneira parece-me ser muito menos obvio que a falta que referi.

O comentario inicial e incorrecto por duas razoes:
Eu nao vejo so faltas encarnadas.
E incorrecto tirares essa conclusao a partir de apenas uma observacao.

ricardo disse...

Eu acrescentava aí o Nene... Não teria sido mais útil do que ir buscar Caidedo e Matias Fernandez ?? O dinheiro a gastar devia ser o mesmo..e menos um ordenado...

ricardo disse...

O mais assustador no jogo contra o Maritimo foi ver que começaram a titulares jogadores como Andre Marques, Pereirinha e Helder Postiga e que no banco tinhamos esses maravilhosos Adrien, Saleiro e Pedro Silva...para além do eximio marcador de golos Felipe Caicedo ( 4 golos na Liga Inglesa... )... O mais curioso foi eu ter ficado com dúvidas no penalty sobre o postiga, não por ter sido claramente dentro da area ( aí nao precisei de repetição ), mas porque duvidei que o homem tivesse sofrido falta ( e ai sim tive que recorrer a repetição tantas vezes o tipo se manda para o chão sem o tocarem.. ).

rearviewmirror disse...

O "pseudo-agarrão" do Cardozo roça o incrivel. Já vi e revi o lance inumeras vezes, e fiquei com a nitida sensação que para aquela falta ter sido marcada, as regras que estariam a ser usadas eram as de Basquetebol e não as de Futebol.

Muito penalty vai haver nos jogos apitados pelo sr. Jorge Sousa.

Como diz o sr Jesualdo Ferreira, "vamos estar atentos".

Cumprimentos


Nota: Estamos a discutir penalty's, agressões, tuneis, a crise do Sporting, os jogos do Porto... mas o que é certo, e disso não tenho duvidas, é que o Benfica anda a jogar muito, mas muito mais á bola que os seus rivais.