domingo, novembro 01, 2009

Braga 2 x Benfica 0

A iniciar, destaque evidente para o Braga. Excelente entrada, muito bem nas transições ofensivas, organizado na defesa. Os centrais em grande, Alan muito bem, Hugo Viana genial (como é que este homem não está vestido de verde é para mim um mistério). Depois, soube sofrer e matar o jogo num contra-ataque bem gizado. Há qualquer coisa de Boavista neste Braga: um projecto consistente que tem vindo a crescer de forma sustentada. Dará para ser campeão? Tenho as minhas dúvidas: quando os adversários começarem a jogar fechadinhos lá atrás, conseguirá o Braga jogar como um grande? Vamos ver.

Curiosamente - e apesar do que vomitarão os previsíveis abutres do costume - o Benfica fez um jogo muito interessante. Determinado, com movimentos atacantes incisivos e domínio geral da partida, os encarnados podiam (e talvez até mereciam) ter saída de Braga com outro resultado. Há porém críticas a apontar: a ala direita esteve francamente mal (parelha Maxi-Ramires desarticulada); Javi Garcia não foi o pêndulo de outros jogos; e Coentrão foi um verdadeiro desastre a defender (não por acaso está nos dois golos sofridos). Não gosto muito da expressão, mas também houve algum azar: o Benfica sofre um golo muito cedo, que condiciona desde logo a sua estratégia; perde a sua referência no ataque em circunstâncias estranhas e leva com o 2-0 depois de ter estado próximo do empate e quando está claramente por cima do jogo. Mais marés virão.

Hoje sim vale a pena falar de arbitragem. É nestes jogos equilibrados - e não em partidas que acabam 6-1 - que se justifica fazê-lo. E aqui não há palavras a medir: o Benfica foi manifestamente prejudicado. O golo de Luisão é limpinho e a falta de João Pereira na segunda parte, impedindo Di Maria de entrar na área, dá direito óbvio a segundo amarelo. Há ainda dois outros lances duvidosos (Saviola e mão na área) que Jorge Sousa decidiu também a favor do Braga. Nota muito negativa para o árbitro do Porto.

katanec

52 comentários:

Littbarski disse...

"Hoje sim vale a pena falar de arbitragem"

Claro. Hoje, o Benfica perdeu, o maior melhor ataque do mundo não marcou (nem criou muitas situações de golo), portanto, falemos de arbitragem. O Benfica foi, invariavelmente, muito prejudicado. Acontece que, no lance do suposto golo anulado ao Benfica (ouve-se o apito do árbitro, antes de Luisão cabecear), Cardozo agarra Leone, que ainda é tocado nas costas por Luisão. Pelos vistos, devia ter valido. Se fosse num daqueles jogos em que não vale a pena falar de arbitragem, se calhar, tinha valido. Quanto aos lances duvidosos na área do Braga, é natural que os benfiquistas estranhem. Afinal, esta época habituaram-se a terem penalties por bem menos. Que pena não ter sido um daqueles jogos em que não vale a pena falar de arbitragem e em que basta o Aimar abrir os braços e cair...

A verdade é que o Superbenfica que nos tentam vender todos os dias não é o bicho-papão que apregoam. É certo que tem feito boas exibições, que tem marcado muitos golos, mas também é verdade que ganhou em Guimarães com muita sorte, que ganhou em Leiria com a ajuda de uma daquelas arbitragens das quais não vale a pena falar, que perdeu em Atenas e agora em Braga, sem marcar qualquer golo. Qual é a diferença, então, entre este Hiperbenfica e o Porto oscilante, medíocre em alguns jogos, neste inicio de temporada? Um empate em Paços de Ferreira. E o número de páginas de jornais.

katanec disse...

Abutre, parte um. Isto vai ser um festival.

Hugo disse...

Aqui está a democracia à moda benfiquista. Quem não vai nas manchetes e na onda vermelha é logo apelidado de abutre.
Aguentem-se

Sérgio_alj disse...

Ontem tb o arbitro já tinha apitado fora de jogo ao Farias, antes de este rematar, portanto não foi golo anulado, supostamente (como diz o sr. Littbarski)

Luciano Rodrigues disse...

Para começar, assumo que não vi o jogo, apenas o resumo alargado há pouco na RTP (cá em casa manda a patroa e SporTV só entra se ela saír!). :)

O golo anulado é bem anulado. Bem sei que 99% daqueles lances passam em claro. Mas o árbitro esteve bem, até porque explicou porque anulou e mostrou claramente a razão: o puxão de Cardozo (penso) ao defesa do Braga. Epá, não é por 99% das vezes os árbitros não marcarem (errando!) que por este apitar bem é que está mal. Ou então mudem as regras. Há puxão, o árbitro viu e assinalou, esteve bem.

No resto, João Pereira tinha de ser expulso naquela falta sobre Di Maria com 2º amarelo. Erro grave que mudaria o jogo.

NO penalty sobre Saviola o árbitro esteve bem, simulação e amarelo (apesar de ter estado muito perto de haver penalty, mas não houve).

A mão na área não vi, presumo que seja um lance em que o Ramires acaba por ficar com a bola dentro da área, mas o defesa do Braga estava fora da área e é à queima, mas era capaz de se aceitar que fosse marcada mão.

Quanto ao jogo em si, pareceu-me um grande jogo entre as duas melhores equipas da Liga (pelo que vi no resumo e pelo que ouvi de quem viu). O Braga teve a sorte de marcar a abrir e isso condicionou o jogo, obviamente. O Benfica assumiu o jogo, tentou inverter a tendência, mas não foi feliz em termos de finalização (várias oportunidades flagrantes não concretizadas). O Braga acaba por matar o jogo com o Benfica já completamente desequilibrado em campo (menos 1 jogador e equipa partida em busca da igualdade).

O Braga não parece o Boavista, por dois motivos:
1º - o Braga joga mesmo muito à bola, aliás, já o faz há 5 anos.
2º - ao contrário do Boavista, que controlava tudo, desde arbitragem, a Liga e poder político, o Braga é "tenro" nesse capítulo.

Resumindo, o Braga não poderá ser campeão, dê lá por onde der. Foi assim há 5 anos, quando o Braga ainda de Jesualdo era de longe a melhor equipa da Liga e foi prejudicado a partir de 9 jornadas do fim em 6 jogos consecutivos, de forma escandalosa. Nos anos seguintes, sempre que aparecia a chatear a malta do costume, era empurrado para baixo.

No entanto cuidado. O apito dourado deixou marcas e já não há as escandaleiras de outros tempos. E o Braga já vai com 3 pontos de avanço à 9ª jornada, enquanto Benfica, Porto e Sporting ainda se vão defrontar todos. Se o Braga engata mesmo, vamos lá ver no que isto dá. Pode-se transformar numa dor de cabeça para muito boa gente.

Uma coisa parece-me ter ficado clara esta noite: em condições normais, há 2 candidatos ao título.

Hugo disse...

Gosto do silêncio sobre o arremesso de tochas pelas claques da Luz para os adeptos do Braga.

Pedro disse...

Mão na áerea? Deves ter visto outro jogo?

Dúvidas no lance do Saviola? Queres ver que não simulou? Aprende a ver futebol pá.

Ramires simula penalti na 1º parte nem amarelo levou e a jogada deu canto pro benfica.

A falta que dá origem ao golo anulado não existe é mais um mergulho do coentrão. Reve lá a jogada sff.

E ainda por cima, para quem vem falar do 2 cartão amarelo ao Jp (que era sim senhore bem mostrado), "esquece" a entrada a matar, logo no incio do jogo, dada pelo cardozo ao msm JP. Vermelho directo que ficou por mostrar.

Queres falar de arbitragens? Expulsão do Cardozo em "circunstrancias estranhas"! O braga nem perdeu o seu "pendulo" defensivo da mesma forma...

Perderam e bem.

Siga para bingo!

Allez Sporting disse...

Grande azia que por aqui vai !

Lance em que reclamam golo é muito bem anulado
O lance com o Saviola é um mergulho e por isso leva, e muito bem, o amarelo.

O aimar vem se queixar que falam muito nos mergulhos dele. tem razão.
o mergulhador mor é o di maria, numa equipa recheada de mergulhadores.

Parabéns ao Braga que jogou muito bem.

Para os outros KOMPENSAM

katanec disse...

"Para os outros KOMPENSAM". Ler isto escrito por um sportinguista nesta fase tem a sua ironia.

Caro Luciano, não é a esse lance que me refiro, mas a um "braço" na segunda parte a cruzamento vindo a direita. Creio que foi o Evaldo. Reitero que é um lance polémico, não estou seguro que fosse penalty. O golo do Benfica é limpo. Se aquele lance é anulado, todos - sublinho - todos os cantos resultavam ou em faltas atacantes ou penaltys. O puxão é mínimo, não impede o jogador do Braga de disputar o lance.

katanec disse...

E de facto, "o arremesso de tochas pelas claques da Luz para os adeptos do Braga" é um tema fascinante e relevantíssimo para a leitura e compreensão do jogo. Como é que eu me esqueci disso???

Hugo disse...

Tanta azia que por aqui vai...

Luciano Rodrigues disse...

Katanec, então esse outro lance ou não deu no resumo ou não me apercebi.

Quanto ao golo, desculpa lá mas essa tua premissa não faz sentido. Percebo o que queres dizer, é verdade que aquilo nunca é marcado, mas o problema é esse mesmo, ninguém marcar. Se começarem a ser marcados, vais ver que deixam de as fazer. As regras são claras e não falam de intensidade de faltas nem nada do género: se agarra é falta, se não agarra não é. Agarrou, logo é falta.

Volto a dizer, depois do que tinha ouvido sobre o lance, pensei que o árbitro tinha marcado uma coisa qualquer que nem tinha visto. Continuei com a mesma ideia quando vi o lance e não vi nada. Depois, vi a imagem que mostra que o árbitro esteve, isso sim, muito bem: o seu gesto demonstra que ele viu a única coisa que ali podia ser apitada e era lixada de ver. Portanto, parabéns ao árbitro.

nm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nm disse...

Inversão de papéis

O futebol é, de facto, um lugar estranho. Um limbo entre o Céu e o Inferno, feito de paixão e emoção, onde há pouco espaço para a razão e a coerência. Um mundo de contradições. Um mundo ao contrário.

Dei comigo a meditar sobre isto a propósito do sobe-sobe do balão benfiquista que rebentou hoje em Braga. Nas últimas semanas, a euforia cresceu entre os benfiquistas que, ao contrário do que vinha sendo hábito nos últimos anos, viam a equipa ganhar e convencer. De tal forma que até o irredutível portista, Miguel Sousa Tavares, se rendeu ao mérito da equipa de Jorge Jesus. Não era preciso tanto. Bastava olhar para o campo e olhar a forma convincente como o Benfica ganhava os últimos jogos e compará-la à forma sôfrega como o campeão nacional ultrapassava os seus. Só um cego não veria tal evidência.


Colinho dos árbitros. As vitaminas do Jesus. Os adversários fáceis. De tudo um pouco se ouviu nas última semanas para retirar mérito às vitórias do Benfica. Tenho que admitir: por estes dias, quase me senti solidário com os adeptos do FC Porto, dominador incontestável do futebol nacional nas últimas três décadas. Agora sei o que é sofrer na pela a incapacidade dos outros para reconhecerem o nosso mérito. Só, por isso, já valeu a derrota de hoje. Já podem, por uns dias, mudar o discurso.

Os benfiquistas têm sido, por estes dias, os novos portistas. Alvo da desconfiança de toda a gente. E, contudo, não há notícias que Luís Filipe Vieira tenha recebido algum árbitro em sua casa, ou que algum elemento da estrutura encarnada tenha providenciado "fruta" para um árbitro com fogo entre as pernas, ou que alguma factura incómoda tenha aparecida na contabilidade da SAD benfiquista. Nada disso aconteceu, mas se o Benfica ganha só pode ser pelos empurrões dos árbitros. Ou pelas vitaminas do Jesus. Vejam como eles correm este ano. Só pode ser das vitaminas. Em Braga também se corre. E bem. Mas não têm ajudas dos árbitros. Nem vitaminas. Só mérito. Vestem de vermelho mas são um clube irmão. Como é possível não gostar do Braga? Eu, pelo menos, não consigo.

Continuem a ler em: Tribodofutebol

nm disse...

Esqueci-me há pouco: com a devida licença ao Katanec, ao Master Kodro e ao Kovacevic por usar a vossa casa

Infante disse...

Ah, finalmente alguém que se refere ao Boavista quando fala do Braga. A maior parte dos comentadores parece que quer esquecer que houve um clube ainda hé menos de 10 anos que conseguiu um titulo e 2 vice-campeonatos e grandes resultados europeus. O Boavista pode estar na situação em que está, mas a história não se pode apagar tão facilmente, como alguns quereriam.

Luciano, vai ver os resultados do Boavista no ano em que foi campeão. Encontras goleadas a dar com pau. A história do "mau futebol" veio depois. Já em relação ao "controlo", pois deve ter sido por isso que no ano seguinte o clube chegou à 2ª fase de grupos da Champions (equivalente aos actuais oitavos de final). Era só controlo...

Estou a torcer pelo Braga. Acho que têm todas as possibilidades.

Luciano Rodrigues disse...

Infante, eu também estou a torcer pelo Braga. Tal como torcia pelo Boavista na Europa, onde jogavam um excelente futebol, que curiosamente era completamente diferente do que cá jogavam. Se goleavam ou não, sinceramente não me recordo muito bem, mas era escandalos em série, valia tudo para ganharem, e até podes perguntar a quem lá jogou na altura como é que era jogar no Boavista essa época: um descanso, nas palavras de um desses campeões. :)

Os projectos de Boavista e Braga não têm nada a ver, sendo ambos completamente insustentáveis. O do Boavista já rebentou. E quando o Salvador saír de Braga, como vai ser? É que o homem deve querer os seus milhões de volta... e aí o Braga volta ao que era antes do Salvador.

rearviewmirror disse...

Cada vez mais me convenço que estar o Maxi Pereira na direita ou a Vanessa Fernandes, vai dar exactamente ao mesmo.
Correr para nada, feito barata tonta.

Pés = Zero

miguel_canada disse...

Ah!ah!ah!aaaaaaaaaaaaaaaaaaah!!!!

Ai hoje vale a pena falar de arbitragens?????
Contra o Marítimo foi melhor não! Contra o Leiria também não valeu a pena! Contra o Guimarães até parecia mal, não era? Contra o Nacional também não valeu a pena falar de arbitragens!
Vai passear rapaz!!!! Perdeste e perdeste bem! Grande Braga.

Littbarski disse...

"Abutre, parte um. Isto vai ser um festival."

Boa, fui promovido. A semana passada estava em negação, porque não me rendia incondicionalmente à superioridade avassaladora do maior do mundo. Esta semana o Benfica perdeu e fui promovido a abutre. Eu e todos os que se atrevam a dizer que o Benfica não é a equipa que o katanec acha que é. Isto vindo de alguém que, a época passada, escreveu vários posts a dizer que não ia na histeria generalizada à volta da campanha europeia do Porto. Disse-o, quando o Porto eliminou o "7º classificado do campeonato espanhol" e fez questão de o repetir, quando o Porto foi eliminado pelo Manchester United. O katanec pode ter uma opinião contrária à generalidade da crítica. Os outros não, são abutres. Bonito.

E como hoje é um daqueles dias em que vale a pena falar de arbitragem, fica aqui o link para o Tribunal de O Jogo. Não é a bíblia, é a opinião de 3 ex-árbitros que também acham que o Benfica foi prejudicadíssimo.

jamsilva disse...

A equipa do eterna gloria mudou este ano. Mudou para melhor, aliás para muito melhor, até ver.

Acontece que o baga esteve ainda melhor.

Deixem de arranjar desculpas.

Perderam e perderam bem. Ainda não consigo perceber como há lata para por em causa um resultado de 2-0 em que os golos sao ambos limpinhos, e em que o zero é zero pq o golo que marcaram foi precedido por falta bem assinalada pelo arbitro....
pq vai é que um equipa de domina merece mais do que a equipa que defende. Para além de que o braga esteve muito longe de defender o resultado.

Grande Braga. Grande Minguinhos.

Valdemar disse...

Abraço a todos.

Não tenho andado por aqui, por ter estado uma semaninha de férias. Penso que poucos terão sentido saudades.

Adiante.

Já vos tinha avisado, rapazes. Goleadas em cima de goleadas, e quando elas acabassem, cá estaríamos todos para vos lembrar que andaram a abusar.

Abusar com quem não goleia: Porto ou Sporting.

Não vi o jogo. Estava numa festa de anos e só a espaços consegui ir vendo a coisa. E como não tenho pretensões a Luis Freitas Lobo/Gabriel Alves, não sei nem poderei falar de losangos vs duplos triângulos.

Mas sei que a fibra das pessoas se vê nos maus momentos.

Sei que o treinador do Benfica não tem fibra. Não sabe sequer, ganhar. Creio que não saberá perder.

E de resto, dar a minha palmadinha nas costas aos Benfiquistas. Dizer-lhes que não é o fim do mundo. Dar-lhes as boas vindas ao clube dos clubes "em caso de dúvida, marca contra". E dizer-vos, que já mereciam. Andaram insuportáveis. É a segunda vez, nesta época, que regressam à terra. Primeiro, na Grécia, agora em Braga.

São avisos dos deuses, rapazes.

Sejam bem-vindos.

Abraço.

Pipos disse...

E o amarelo para o Ramires que simlulou um penalty? E o segundo amarelo para o Coentrão? E o amarelo do Javi não seria directo para a rua?

Estranho o Cardozo ter sido expulso? se reparares ninguem refilou com isso... estranho será se ele não levar 2 jogos.

O golo para mim é limpo do Luisão, mas precisa de mais 982870387 destes para compensar o que marcou em falta e deu um titulo ao benfica.

Quanto ao Saviola pores hipotses de ser penalty... é para rir e depois para te tirar toda a credibilidade de imparcialidade que apregoas e que os abutres não podem duvidar...

ricardo disse...

Oh meu estas-te a passar ??? O teu SLB perdeu e perdeu bem...arbitragem ? tens coragem de falar de arbitragem depois do que se passou em Leiria e Guimaraes ? e na Luz contra o nacional ?? O arbitro já tinha apitado ainda ia o Eduardo em voo picado sobre os centrais...houve claro puxão dentro da area, estas cego ou que ?? Cai na real, o teu benfica joga bem ,mas ontem quem mereceu ganhar foi o Braga e ponto final. Ve se aprendes a saber perder, que também é uma virtude.

Hattori Hanzo disse...

O Braga ganhou num jogo bem disputado pelas duas equipas. O único erro do árbitro quanto a mim é o pseudo-lance do golo anulado (quanto a mim não é falta Luciano, se aquilo é falta os jogos teriam centenas de faltas e cá em Portugal haveria ainda mais paragens de jogo das que há, que já são de mais). Apesar de achar que Jesus percebe muito daquilo (muito mais que eu de certeza) acho no entanto que ontem ele teve mal: 1º ao arriscar colocar Coentrão como lateral-esquerdo, quando este só tinha feito um jogo naquela posição; 2º na primeira substituição quando coloca Keirrison; parece-me que é principalmente aí que perde o jogo, já que desaparece o domínio do meio-campo que tinha na 2ª parte com a saída do Javi Garcia, além disso Keirrison fez muito pouco, percebo porque ele o colocou (Keirrison era no banco o jogador com mais características de área e estava-se a notar em algumas jogadas que faltava alguém no meio depois da expulsão do Cardos), no entanto o que o brasileiro mostrou até agora foi nada e parece-me ter a confiança em baixo. De resto gostava de ver o relatório do árbitro, do que se vê na tv ao intervalo não foram aqueles dois que se portaram pior. Kovacevic já estou mais descansado: é que se o tribunal do Jogo diz aquilo é porque é de certeza verdade (e nota que eu nem ache que o Benfica perdeu pela arbitragem). Katanec, a mão na área parece-me claramente casual e Saviola mergulha, por isso o amarelo é mesmo bem mostrado.

Hattori Hanzo disse...

Peço desculpa ao Kova, queria dizer Littbarski. O desgraçado nem comentou aqui.

Virgílio disse...

No lance do pretenso golo anulado há o puxão (ligeiro) de Cardozo a Leone, mas tb há um empurrão (ligeiro) de Luisão ao mesmo defesa. Se o comjunto dessas acções é suficiente para o impedir de disputar a bola? Não sei, mas é inegável que existiram esses dois momentos.

O golo não foi anulado, já que qd Luisão remata de cabeça o lance já tinha sido interrompido pelo árbitro. É bem perceptível o silvo do apito do árbitro pela tv.


João Pereira escapou à expulsão, por acumulação de amarelos. Já Javi Garcia, escapou bem antes a uma expulsão directa. Ainda na segunda parte.

Mais uma vez JJ confirma: o fair-play é uma treta!


Curioso como niguém fala no lance de Vuk em Guimarães... É derrubado dentro de área numa entrada perigosa. Mas como o defesa toca primeiro a bola, derrubando-o depois, aceita-se a decisão... Já o contrário aconteceu em LEIRIA com Aimar... Recordam-se? Nesse dia não foi o 'polvo' que funcionou... Deve ter sido a 'lula'...

camarao disse...

Luciano,

O campo esteve inclinado e bastante. Há vários exemplos disso:
O amarelo a Javi Garcia é justíssimo. Tal como seria o amarelo a Rodriguez, mas aqui não interessou mostrar. O mesmo com o amarelo a Saviola que caiu e sem pedir penalty foi amarelado. Meyong caiu, protestou pedindo penalty e nada foi mostrado. Sabes porquê?
Também não sei o que se passou no túnel. Fora dele há uma agressão de um suplente do Braga ao Cardozo. Este jogador não foi expulso. Este erro contudo, acho-o perfeitamente natural. Naquela confusão dificilmente se consegue descortinar tudo e aqui é o único caso em que dou o benefício da dúvida ao Jorge de Sousa.

Por último o lance do puxão de Cardozo na camisola. Diverte-me ver toda a gente a defender que um puxão daqueles, que não desequilibra o adversário, é merecedor de penalty. Sorrio ao imaginar se o SLB tivesse ganho om um penalty marcado na sequência de um puxão daqueles. Cairia o Carmo e a Trindade. Mas há vontade de derrubar e vê-se aquilo que não existe. Até o Coroado viu duas faltas naquele lance, na esperança de que somando as duas houvesse a mínima hipótese de encontrar uma a sério.
Diverte-me isso, e acreditar que aquele foi o único puxão que Jorge Sousa viu em todo o jogo. Cada um acredita no que quer. Eu acredito que Jorge de Sousa, usou as armas que tinha a seu favor para cortar um lance perigoso (sim, apitou antes do golo). Aquilo não é falta e o que impressiona é que todos sabemos isso. Abraço, Luciano.

Bada Bing disse...

O Braga fez uma exibição estupenda - há que dar-lhe crédito - e, a partir deste momento, não se pode afastar da candidatura ao título: ganhou aos três grandes, «sem espinhas», durante a primeira volta.

O Benfica fez uma boa exibição - tentou ir em busca do golo, criou algumas ocasiões mas esteve pouco eficaz nas que dispôs - mas não à altura daquilo que lhe vimos recentemente, também (muito) por culpa do Braga.

Quanto ao árbitro. Penálti, penálti - só vi um: a mão do Evaldo. E na segunda parte o João Pereira podia ter ido para a rua. Mas não foi por aí que o Braga ganhou ou o Benfica perdeu.

Pipos disse...

Camarao,
E a simulação do Ramires mais escandalosa que a do Saviola, não era para amarelo? ou é só a do Meyong?

JNF disse...

Adoro estas caixas de comentários. Aqui se prova que há dois clubes: o Benfica e o Anti-Benfica. Onde estão as referências do Virgílio e do Allez Sporting ao empate do fóculporto ontem? Pois é...

Virgílio disse...

Ó JNF:

Eu falo dos jogos e lances que vejo. Mas já agora o q é q se passou ontem no Dragão? O belém tem razões de queixa da arbitragem, é isso? O unico que vi foi o resumo do jogo com imagens dos dois golos, o do Porto mais parecia bilhar mas a bola lá entrou...

Qt ao anti-benfica sou-o tanto qt anti-porto. Sp que tal beneficie o clube q apoio. Já agora, deixa-me q te diga que amiúde vejo mts benfiquistas a festejar os golos dos adversários do SCP (dão saltos e berram, enfim fazem o espalahfato habitual)... Esses são o q? Anti-Sporting? Qt a mim garanto-te: os unicos golos q festejo são os do meu SCP!!!!

E o lance o Vuk, ng tem opinião?... ;)

Cumprimentos.

Quetzal Guzman disse...

Esta derrota não me faz mossa e não me arrependo de ter chegado a casa às 5h da matina. Grande jogo do Braga, o que já esperava, excelente a reacção do Benfica ao golo encaixado, embora tenha ido abaixo nos minutos finais da primeira parte. Talvez justificasse empate ao intervalo. Segunda parte deu mais Braga, o que até resulta natural. Contra dois terços das equipas da Liga, que a vencer tentariam colocar o autocarro, o 10x10 beneficia o clube grande. Num caso destes, onde a equipa sabe, e quer, tratar a bola e sabe explorar bem o contra-ataque (que não é pontapear a bola na direcção de um avançado perdido), as coisas tornam-se muito complicadas. Qualquer variação de flanco bastava para deixar o Benfica à toa.
Mas continuo a acreditar que o Benfica é a melhor equipa da Liga.

Luciano Rodrigues disse...

Camarão, não me conheces e como tal percebo que te insurjas contra a minha opinião. Mas digo-te já que o penalty de Leiria, para mim, é claro como a água. Sabes, eu tenho a sorte de detestar de igual forma qualquer um dos 3 clubes do sistema, pelo que me estou nas tintas para defender este ou aquele. Sei que no fim das contas esses 3 são muito beneficiados relativamente aos outros.

A história de que se se marcásse sempre falta, havia 200 faltas por jogo, não colhe. Então vamos deixar de marcar foras de jogo quando são no limite, sempre são menos 7 ou 8 paragens por jogo. E deixamos também de marcar lançamentos laterais quando a bola não sai mais de 50 centímetros, sempre são menos 20 paragens por jogo.

Eu gosto de ver árbitros a cumprirem regras. Odeio vê-los a interpretá-las. Abomino "intensidades" e "intenções". O futebol é simples, mas há quem goste e o complicar.

Em Leiria houve uma entrada em jogo perigoso havendo contacto com o adversário. Como tal, livre directo. Como foi na área, penalty.

Ontem houve um agarrão ao defesa do Braga. O árbitro viu (a sinalética dele é perfeita) e marcou. Eu sinceramente quando vi o lance não vi nada e pensei que de facto fosse roubo, e como há sempre qualquer coisa nestes lances, basta-lhe apitar e não explicar nada a ninguém. O problema é que o homem mostrou, claramente, agarrando a própria camisola, o que tinha visto. Que é o que toda a gente viu. Que é falta. Portanto, parabéns ao árbitro, foi uma decisão difícil e bem tomada.

Já o perdão de 2º amarelo ao João Pereira é indesculpável. E essa do Rodriguez também deu no resumo e também era amarelo.

O Caçador disse...

Ninguém fala da cotovelada do SAVIOLA ao Paulo César, que seria o 2º amarelo e Rua ?.... Porquê, não viram o lance.

Virgílio disse...

"Eu gosto de ver árbitros a cumprirem regras. Odeio vê-los a interpretá-las. Abomino "intensidades" e "intenções". O futebol é simples, mas há quem goste e o complicar."

Luciano, gostava de ler a tua opinião sobre o jogo perigoso dentro da área de que o Vuk foi alvo a semana passada em Guimarães... A sério q gostava.

Abraço.

Hattori Hanzo disse...

"A história de que se se marcásse sempre falta, havia 200 faltas por jogo, não colhe. Então vamos deixar de marcar foras de jogo quando são no limite, sempre são menos 7 ou 8 paragens por jogo. E deixamos também de marcar lançamentos laterais quando a bola não sai mais de 50 centímetros, sempre são menos 20 paragens por jogo."
Luciano não tem a ver com isso. Não me vês a dizer para deturpar as regras. O que eu digo é que aquilo não são faltas, o árbitro tem de ter noção de quando o atacante (neste caso é ao contrário) é impedido pelo defesa e quando é ele próprio a promover o contacto ou a se deixar cair (que parece ser este o caso). Se os árbitros começassem a fazer isto aposto contigo como diminuíam cá em Portugal as tentativas de enganar o árbitro (e neste caso nem isso acontece). Daí eu gostar do futebol inglês e tu por outras respostas eu já ter percebido que não vais muito à bola, mas isso tem a ver como vemos o jogo. Vou-te dizer uma coisa: joguei basquete e se fosse verdadeiramente assim nesse desporto não havia equipas a acabar o jogo.

Bananaman disse...

Fico satisfeito por ver que algumas pessoas, imersas na sua tristeza e à falta de alegrias dos clubes de que são adeptos, rejubilam com as tristezas dos outros. Fico sinceramente feliz por ver tristes contentes com as desgraças dos outros.

Na minha opinião foi um jogo bastante razoável, o Braga brilhante do ponto de vista táctico o Benfica nervoso inicialmente. Enfim tudo somado O Braga venceu e justamente, embora um empate tivesse espelhado melhor o que se passou.
Há muito campeonato pela frente e, para quem anda há pelo menos...15 (?) anos na miséria de Parmalats, Pringles e Quiques Flores, continuo orgulhoso do meu Benfica e - apesar de tudo - da exibição de ontem. Melhores dias virão a curto prazo.

Allez Sporting disse...

por muito que tentem atirar areia para os olhos, a verdade está à vista de todos

1 - mergulho de Cuentrão que origina o livre.
2 - falta clara que é assinalada pelo árbitro antes da cabeçada do luisão
3 - mergulho de sá viola que correctamente leva o amarelo
4 - mergulhos de ramirez não sancionados
5 - javi caceteiro devia ter sido expulso

e queixam-se do árbitro ??
vendo o colinho das jornadas anteriores, percebemos porque.

camarao disse...

Luciano,

Não me insurgi. Apenas te dei a minha opinião. Um agarrão de camisola que não desequilibra nem impede o outro jogador de executar qualquer acção não é falta em desporto nenhum. Nem no basket, supostamente o desporto onde o contacto é proibido.
É engraçado que se ache que um agarrão é falta, mas se for um pontapé já só é falta se o adversário cair.
Jorge de Sousa quis ver essa falta, como não quis ver mais nenhum agarrão o jogo todo.
Mas é como te digo: divirto-me a imaginar o que seria se fosse marcado penalty por um agarrão daqueles. Fosse o penalty contra o SCP, o FCP ou o Belém. Seria muito divertido.

miguel_canada disse...

JNF, estas-te a esquecer do anti-porto e do anti-sporting? Abre a pestana!
Que referencias queres sobre o jogo do FCPorto contra o Belenenses? Os dois golos limpos roubados ao FCPorto, que nos punham com os mesmos pontos que a agremiação decadente do alto dos moinhos?

E porque hoje e domingo, curte o ganda melão em paz e sossego!

Filipe disse...

O árbitro teve talvez excesso de zelo ao anular o golo do Luisão, mas não foi ele que marcou os dois golos do Braga. Aó o mérito vai diretinho para os jogadores do Braga (e para o frangueiro do Quim no primeiro golo).

Não vejo razão para dramas. O Benfica perdeu em casa do primeiro classificado que fez um grande jogo. O Benfica também fez um jogo razoável, com muitas ocasiões de golo, podia ter empatado mas o Braga foi muito mais eficiente, está de parabéns. Estaria preocupado se o Benfica empatasse em casa com um candidato à descida, não com a equipa que por mérito próprio ganhou aos outros dois candidatos crónicos ao título.

Ganhou a melhor equipa em campo, é ridículo falar-se do árbitro num jogo destes. O Braga, se tivesse banco, seria um sério candidato ao título. Mesmo assim estão a aguentar-se mais do que eu pensava.

Enquanto escrevia isto o Manu marcou um golo que é um portento!

Luciano Rodrigues disse...

Camarão, olha que já vi penaltys tão esquisitos contra o Belém que um destes dou de barato! :)

A minha opinião é de que há falta clara, independentemente de puxar com muita ou pouca força. Puxou. Se não o queria desequilibrar, então porque foi ele perder tempo de acção a fazer esse gesto? Agarrou, fez falta, foi bem marcada. Se é normal ser marcado? Não. Mas foi bem marcado.

Quanto ao tal lance do Vuk, não vi, como tal não posso dizer nada. Mas agora à noitinha houve um penalty claríssimo transformado em livre.

Jorge disse...

A falta do Luisao sobre o numero 4 do Braga no lance do golo anulado ao Benfica nao poderia ser mais obvia:
braco esticado, palma da mao no meio das costas e o jogador do Braga a ser empurrado para a frente, sem haver aparentemente quaisquer jogadores a obstruirem a vista do arbitro.
Nao vejo como podem haver duvidas.

camarao disse...

Jorge,

Aquilo que dizes que foi óbvio, não foi marcado. O que foi marcado foi o puxão na camisola do Cardozo.

camarao disse...

Luciano,

Do mesmo modo que os cegos agarram as paredes, e os jogadores de basket os adversários: para saber onde está.
Mas tens razão numa coisa: depois de ter visto um penalty claríssimo transformado em livre fiquei sem mais palavras.
O Bettencourt tem de ir, com o rabinho entre as pernas, pedir a protecção ao Papa se quiser chegar ao Natal acima da linha de água.

Grilo Falante disse...

Ao primeiro embate a sério a equipa maravilha, a armada invencível, foi ao fundo. Não há de ser a última vez...

nelson_oliveira16 disse...

Se a arbitragem é má, porque não falar dela quando a é? Ou só é má quando o Benfica perde? Ai os abutres...

Quanto ao jogo, um pequeno pormenor: o Hugo Viana é fenomenal.

Jorge disse...

Camarao:

Ha um diferenca abismal entre tocar e agarrar.

Luciano Rodrigues disse...

Camarão, o Cardozo não tem muito feeling pelo golo, mas acho que não é cego, ainda não precisa de se agarrar aos adversários para saber onde eles andam! LOL. Ou então a Liga Sagres é Paralímpicos e ninguém me avisou! :)

Deus...anteriormente conhecido como... disse...

Ou seja: faltou o penalty simulado e/ou as duas expulsões da ordem e perderam. Coincidencias...só pode.

Deus...anteriormente conhecido como... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.