sexta-feira, abril 17, 2009

Endeusamentos

Falou o katanec sobre endeusamentos, num post de ontem, e falou bem. Para mim, a questão não se põe no que ele escreveu, que é, na essência, absolutamente inatacável, mas sim no grau (já para não falar na quantidade) do que se endeusa. Desta vez foi o Porto que fez, de facto, uma excelente exibição em Old Trafford e uma exibição não tão boa no Dragão mas de igual para igual com o Manchester United, assumindo o ataque sem receios do adversário.

Uma equipa que joga como o Porto jogou em Manchester merece todos os 'endeusamentos' (cá foi por obrigação, lá não). Até porque não é um caso isolado. Nos últimos 10 anos, os dragões têm 6 presenças no top16 europeu, das quais 3 presenças no top8 europeu, incluindo uma vitória na Champions, palmarés também enriquecido por uma vitória na UEFA. Não há nada a passar-se por acaso. Não é um brilharete isolado em 10 anos. E para ultrapassar isto é preciso, por norma, ganhar a ingleses, espanhóis, italianos, alemães ou franceses de topo. E aí, meus amigos, não há obrigações, há trabalho, superação e competência acima da média.

O pior é quando se endeusam outras coisas. E quando é um director de jornal que assume que mente, perdão, que endeusa. Trata-se de um assunto que ganha ainda mais pertinência poucos dias depois de mais um discurso estúpido de Luís Filipe Vieira sobre o presidente da Cofina. Estávamos em Outubro de 2008 e o director de um jornal da Cofina escrevia isto:

"Já não deve haver muitas dúvidas: este Benfica de Quique Flores/Rui Costa é o melhor dos últimos anos. Pelo menos, já não tinha ideia de uma jogatana dos encarnados ao nível daquela com que nos brindou na segunda parte da partida contra o Nápoles, para mais sem contar com quatro pesos-pesados: Carlos Martins (até aos 26 minutos) no banco, Suazo e Aimar lesionados, e Cardozo castigado. Ufffff! – suspiro enfim de alívio ao olhar para a manchete de ontem de Record. De facto, “Digno de Reyes” aplica-se perfeitamente ao jogo do Benfica, com o avançado espanhol a repetir a proeza de quatro dias antes, frente ao Sporting, e Nuno Gomes a confirmar, na execução superior de um golpe de cabeça, que está de volta aos seus melhores dias. As manchetes viram-se normalmente para os golos e para os “heróis” imediatos. Não fosse isso e eu preferiria salientar que foi da lucidez de Quique – com a aposta na dupla Luisão/Sidnei, que deu solidez à defesa, e com a recuperação de Katsouranis para a sua verdadeira posição, que dotou de outra profundidade e consistência o meio-campo – que nasceu o “novo” Benfica. E pensar que nos debatemos aqui, nos últimos anos, com a necessidade comercial de “pisar o risco”, incensando na 1.ª página vitórias tangenciais e exibições medíocres, do género “Águias voam alto” ou “Aí está o Benfica!”, tantas vezes quando o “alto” era baixo como o Colombo ou o “Benfica” que se exaltava nada tinha do Benfica que conhecíamos e que parece estar agora de volta. Será que já não precisaremos mais, não de mentir, mas de dar à verdade um embrulho de ouro para material de pechisbeque? Em nome de Record, agradeço os bons ofícios de D. Enrique Sánchez Flores."

ps - A propósito de outros endeusamentos que se perpetuam com os tempos e que se lêem em caixas de comentários e em artigos de opinião como este que dizem "
o meu Benfica eliminou o então campeão europeu, o Liverpool. Nos oitavos-de-final, e depois de ter eliminado o Manchester". Esta história de "eliminar o Manchester" é tão verdadeira como dizer que o meu Vitória roubou o título ao Benfica este ano. Nessa fase de grupos, que incluía o Lille e o Villarreal, o Manchester fez 6 pontos. Ganhou apenas um jogo em seis disputados, precisamente ao Benfica. Ganhou 3 pontos nos jogos com o Benfica, 2 pontos com o Villarreal e 1 ponto com o Lille, portanto, das três, o Benfica foi a que menos contribuiu para a eliminação do United. Podem contar a história como quiserem, mas não podem alterá-la.

master kodro

30 comentários:

João disse...

Pois é, pois é...

E, já agora, uma situação lateral, ou antes pelo contrário. Depois de o Benfica ter feito a participação mais miserável de um clube português na fase de grupos da Taça UEFA, muitos benfiquistas tentaram convencer o mundo de que ela só tinha acontecido porque a Instituição tinha tido o azar de calhar num grupo fortíssimo, quase de Liga dos Campeões. Só queria perguntar: o que foi feito entretanto do Olympiakos, do Galatasaray e do Metalist na Taça UEFA?

É que os grupos do Sporting e do Porto na LC, que pelos vistos não eram nada de especial, têm o seguinte para contar: o Barcelona e o Arsenal estão nas meias-finais da prova e o Shakthar e o Dynamo, que ficaram em 3º, estão nas meias-finais da UEFA, sendo que um deles vai disputar a final.

Às vezes convinha ter algum pudor, quando se tentar atirar areia para os olhos das outras pessoas. Até porque o vento, não raro, trá-la de volta.

luis disse...

O SLB foi eliminado nas fase de grupos da UEFA desta época.

O SLB eliminou o MU nessa época.

cparis disse...

É uma vergonha. Quem manda na Cofina, sabes?

MRV disse...

mk,
um dia contas aqui porque guardas com tanto carinho crónicas de opinião do director do 'Record' e porque falas com anto afinco do grupo 'Cofina', dia sim, dia sim...

Aquele abraço

P.S. - Já jantei 'à pala' de um dos vales que me enviaste. Obrigado!

JoniBeGod disse...

MK calado és um poeta...
A azia do "teu" FCP só durou 2 dias? só falas neste assunto 2 dias depois e obviamente para falar nisso terias também de falar na tua estimação mais querida... o Benfica!

Ficaste de certeza meio f-----, lixado digo, após o fim do FCP MANUTD!

Olha como o das sopas... "eu cá gostei", que é bom pra aprenderem a não fazerem a festa antes do tempo!

cumps
Joni

master kodro disse...

O que é que é uma vergonha, cparis? O presidente do Benfica dizer que o CM e o Record estão a fazer uma campanha contra ele porque o presidente da Cofina se quer candidatar ao Benfica ou tu achares que o Hélder Cabral foi mal expulso no Benfica x Académica para beneficiar o Porto?

O que se passa é que o Record é o único jornal que tem registos do passado acessíveis, Mário Rui. Não sou do ramo, acredita.

LC disse...

Oh 3 K, tudo se decidiu na última jornada e não há histórias para contar:

Villareal 7
Lille 6
Man Utd 6
Benfica 5

Era assim que estava ao final da 5ª jornada.
O Benfica ganhou ao Manchester na última jornada, eliminou-os, ou não? É que nem para a UEFA foram.

Mas com o teu pensar de anormal, só me resta dizer que o Porto foi várias vezes a fases finais e só eliminou equipas de merda e o Man Utd com roubalheira nos últimos 10 anos(coisa que não partilho), que ganharam a Lázio, Deportivo, Lyon, Mónaco, Celtic, Atlético, Panathinaikos?

Até na mediocridade consegues ser estúpido rapaz.

master kodro disse...

Nas fases de grupos da Champions conta o último jogo e não os seis jogos e o Porto só ganhou a equipas de merda, diz-nos o hk ao mesmo tempo que me insulta. Boa.

Filipe disse...

O Porto empata três jogos e perde outro na fase a eliminar, não marca um golo em casa, e toda a gente fala como se fosse o novo Barça. Imagino se tivessem ganho um jogo.

Saulo disse...

cparis,o presidente do Conselho de Administração da Cofina e um dos seus fundadores é o mesmo do grupo Altri (pasta de eucalipto branqueada e produção de energia através de biomassa florestal), Paulo Fernades. Que, ao que parece, é adepto do FCP.
Quanto às 'dores' que o MK sente em relação ao grupo Cofina só ele poderá responder...

master kodro disse...

Saulo, o presidente do Benfica queixa-se do grupo Cofina porque acha que um adepto do Porto (como tu dizes), como ele foi, se quer candidatar a presidente do Benfica e eu é que tenho dores?

master kodro disse...

Filipe, o teu comentário é a propósito de quê? Do post do katanec que foi escrito há dois dias? Não tens nada a dizer sobre este?

Saulo disse...

MK, Então está explicado toda a tua 'azia' em relação ao grupo Cofina: o presidente do Benfica falou do presidente do grupo Cofina.

Isso é motivo suficiente para todos os'ódios', basta que o presidente do Benfica pronuncie um nome (e ele pronuncia muitas vezes o nome Benfica).

master kodro disse...

Não falou. Insinuou e acusou que este tinha montado uma campanha para dizer mal do Benfica, através dos directores dos jornais do grupo. Eu apresento-te um texto recente de um director de um jornal do grupo. E tu comentas a minha azia.

Como deves compreender, depois disto, a tua opinião interessa-me tanto como uma unha encravada.

Saulo disse...

"Não falou. Insinuou e acusou..."

Se não falou, insinuou e acusou como? Em linguagem gestual?


Encravado tens tu tudo o que esteja relacionado com o Benfica, e isso tolda-te as ideias e faz com que as notícias de uns jornais e as opiniões de uns jornalistas acerca de um jogo do FCP na quarta feira te leve a ir buscar um artigo de Outubro de 2008 acerca do Benfica. Isso é bem pior que qualquer unha, encravada ou não.

PedroBM disse...

Oh Saulo, o MK teve que ir ao arquivo porque nao e simples encontrar bons jogos do benfica... e temos que ver que foi um jogo contra um colosso do futebol moderno como e o Napoles... imagina que ele tinha que procurar artigos sobre feitos do Benfica na liga dos campeoes... eram anos de busca....

Saulo disse...

PedroBM, que não seja simples encontrar bons jogos do Benfica compreendo, agora quando se trata de um jogo do Porto é que não percebo o porquê de 'procurar artigos sobre feitos do Benfica'.

PedroBM disse...

Saulo, este artigo e o anterior do Katanec foram sobre endeusamentos, nao so sobre o jogo do porto. Que melhor exemplo de endeusamentos pela comunicacao social que o Benfica, em que todas as contratacoes sao "o novo Eusebio", todas as equipas sao a melhor dos ultimos dez anos....

Se reparar nos comentarios ao artigo do katanec, ate vai ver que eu concordei que houve um empolamento aos feitos do porto este ano na champions... mas ao menos foram devidos a boas exibicoes contra equipas de topo.

Portanto, apesar de haver endeusamento, nao e tao obvio como o dado as equipas da 2a circular... (aquelas brilhantes capas de jornais com "A champions e com eles" celebrando a 1a passagem do Sporting aos oitavos e outro bom exemplo...)

Leão de Alvalade disse...

1º Endeusamento: As manchetes sobre a exibição do fcp em Manchester justificaram-se. Nos 90m ninguém percebeu onde estava a diferença abismal de soluções e orçamentos. Os jogadores e treinador mereceram os encómios que a 2ª mão demonstrou não serem exagerados.

2º Endeusamento: foi pena que o novo slb de que falava o director fosse afinal um nado morto. Não sei se ressuscitará a 6 jornadas do fim, porque a esperança é a última a morrer, às vezes depois do morto.
Este slb é a culpa do meu clube não crescer mais futebolisticamente: muitos acham que ficar á frente de quem gasta tanto e tão mal já é trabalho feito. Gostava que começassem a olhar mais para cima.

3º Endeusamento(de minha lavra) Hulk: nunca foi o herói que se esperava e muito menos o super-herói que emula. Lá fora não adianta cair e protestar apenas. E entre pares é sempre mais dificil de ser notado. Mas tem potencial, isso ninguém lhe tira. Falta saber o que se lhe pode acrescentar mais do que Jesualdo conseguiu até agora.

O SAM toca ou não toca outra vez?

master kodro disse...

Toca em português, hoje, para estrear.

cparis disse...

:D

Por acaso, estava a concordar contigo a dizer que as capas do Record são uma vergonha.

Saulo,
Obrigado pela resposta. Eu sei quem é o Presidente do grupo Cofina, como também sei quem é o seu Conselho de Administração e quem são alguns dos seus accionistas.
Estava era a perguntar se o mk sabia. Como não respondeu, suponho que não saiba.

cparis disse...

mk,

E já agora, deixa o novo director da Playboy em paz. Um homem que escolhe aquela capa para o nº 1, não pode ser levado muito a sério. :D

master kodro disse...

Supões muito mas nem sempre bem, cparis. É pena que não suponhas o mesmo relativamente ao mesmo director do jornal do grupo que tem o mesmo Conselho de Administração escreva o que está escrito no link deste post.

Ou relativamente ao director do outro jornal que nas vésperas de um Académica x Benfica da época passada (ainda és da Académica, não és?) resolveu colocar na primeira página que o presidente da Académica era arguido, quando ele já o era há um mês.

Podias fazer tantas suposições que prejudicaram o teu clube (o do blog), mas acabas sempre a supor para defender o Benfica, ou atacar os seus adversários directos.

Lá está, só tu para achares que o Hélder Cabral foi mal expulso contra o Benfica para beneficiar o Porto na jornada seguinte.

cparis disse...

Uma afirmação muitas vezes dita não passa a ser verdade apenas porque a repetes.

Deixei passar a primeira vez, porque pareceu-me distracção. A segunda parece-me outra coisa, mas antes de a escrever vou permitir-me que digas onde é que escrevi/disse/pensei que a expulsão de Hélder Cabral contra o Benfica foi para beneficiar o Porto na jornada seguinte.

E já que dizes que suponho mal, diz-me quem são os accionistas de referência do Grupo Cofina, sff. Só para ver quem supõe mal.

master kodro disse...

Não, cparis. Foi para prejudicar a Académica na luta pelo oitavo lugar, aliás, como toda a gente percebeu.

Quanto à Cofina, lamento mas se não percebes a ideia de que o Conselho de Administração é o mesmo nas duas situações, não posso fazer mais nada.

Red_Devil disse...

Ora cá está ele...

Vim aqui ver ao 442 a crónica do Master Kodro acerca do Porto-Manchester, e aparece-me uma crónica do Katanec. Mas que diabo, porque é que um tipo do Benfica comenta jogos neste blog? Ainda para mais porque quando joga o Porto, há sempre comentários tão elogiosos, diria quase orgásmicos do comentador que por acaso, é apenas adepto do Vitória de Guimarães.

Vejo o comentário, e até fala pouco do jogo jogado, fala aliás, mais de jornalismo. Um crónica fraquinha, até porque havia tanto a dizer do jogo em si. A não ser... A não ser que a intenção da crónica fosse desviar as atenções de alguns intervenientes do tal jogo...

E hoje cá aparece o Master Kodro. Recuperado da azia e da moléstia anal infligida pelo Madeirense, lá vem ele destilar ódio sobre o Benfica. Ele são Directores da Cofina comprados pelo LFV, ele é uma atenção especial a uma conferência de imprensa bastante simplista do mesmo, ele é ofender-se com um dos intervenientes do blog, só porque disse que o Helder Cabral tinha sido expulso para beneficiar o Porto. Nem sei como isso interessa a um adepto Vimaranense, lollollol

Mas uma coisa é certa, és o portista mais cómico da blogosfera, Master Kodro. E acho que anda a fazer falta um Rui Costa Report!!!! Ele anda a minar isto tudo o Malandro!!!!
Vá, faltam 6 jornadas para seres campeão e poderes cantar de novo o "Eu quero é ver Lisboa a arder".
Está quase...

master kodro disse...

Parece que ainda não percebeste que não sou portista. Há pessoas menos rápidas que outras, é a vida. Agora que aches que algum portista está com azia é que me parece mais preocupante. Sendo tu benfiquista, ainda por cima...

Red_Devil disse...

Pois, e eu não sou Benfiquista... Sou adepto do Braga, por essa lógica.

Tendo em conta os posts que debitaste de ataque ao Benfica, que nem jogou 1 minuto que seja esta semana, é engraçado. Ainda por cima a defender quem?

Olha, mete aí uma sondagem a inquirir quantos acham que és adepto do Porto. Vais ver que te tens descuidado no disfarce.

Não sei que mal é que tem dizeres que és adepto do Porto. Especialmente nestes tempos em que muita gente já percebeu isso. Ao inicio, ainda poderia fazer sentido.

Até parece que tens vergonha de ser adepto do FC Porto... Ah, espera... Será que tens mesmo?

master kodro disse...

Não dás mais que isso, pois não? Não chega.

FIL disse...

O artigo do Record em questão é a maior vergonha que eu vi escrita e assumida por um jornalista ou lá o que é aquela figura...Seria ridiculo se não fosse tão grave para quem hoje quer tirar um curso de jornalismo acreditando na seriedade da profissão.

A figura que assim escreve sem qualquer pudor foi responsável por eu deixar de comprar aquele jornal, só. Digo isto, não porque me considere grande fonte de receita para o grupo empresarial que o emprega, mas porque fui educado de maneira diferente e acredito que ainda exista decência e capacidade de análise em muita gente.

Para esse Alexandre uma palavra: Tenha vergonha e desapareça!