segunda-feira, março 16, 2009

Pensar o Benfica (3)

Palavras de Gaspar Ramos (não me vão dizer que este também é anti-benfiquista, não?):

"A situação financeira do Benfica é hoje muito pior do que quando entrou este presidente. Ele faz discursos que vão iludindo as pessoas, afirmando que é preciso recuperar financeiramente e depois teremos a equipa. O que é verdade é que a situação financeira está muito mais grave e a equipa nunca aparece"

master kodro

28 comentários:

GM disse...

Tive recentemente umas conversas muito interessantes com o Jaime Antunes, candidato ou ex-candidato à presidência do benfica, e sendo eu portista ferrenho e ele benfiquista ferrenho, tivémos uma conversa muito equilibrada e mt construtiva. De reter duas ou três ideias a respeito da fabulosa gestão financeira do benfica por parte dos LFV: passivo acumulado de quase 350 milhões de euros, sendo que mais de 100 milhões são dívidas a empresas controladas de certa forma pelo LFV. Curioso que a isto haja a adicionar o facto de o LFV se ter tornado um dos 10 homens mais ricos de Portugal desde q assumiu a presidência do benfica. É preciso fazer um desenho?

Mr. Shankly disse...

Gaspar Ramos não é antibenfiquista, mas também não é propriamente um especialista em Finanças. Aliás, quem se lembrar de como era como dirigente percebe que dificilmente poderia ser um exemplo de contenção.
Não digo que a situação financeira seja tão brilhante como LFV tentar fazer crer; mas pior do que quando entrou é notório que não é. Não deixa de ser curioso que estes comentários surjam com grande insistência depois das derrotas da equipa.

GM, o enriquecimento do PC desde que é dirigente do FCP não te merece nenhum comentário?

GM disse...

Shankly, não queiras comparar. Aliás, nunca me ouviram dizer que concordo com o modelo de gestão da SAD do Porto, longe disso. Aqui o assunto era o benfica. Mas volto a sublinhar, não queiras comparar.

Mr. Shankly disse...

Não quero comparar porquê? Não quero ganhar nenhum prémio, apenas provar o que penso: ninguém é inocente. Não sei o que é que o modelo de gestão da SAD do Porto tem a ver com a conversa.

luis disse...

Um senhor que era conhecido entre os benfiquistas por "Gastar" Ramos e que achou o Jardel muito caro na altura. Também passa por aqui o insucesso do Clube. Ter gente pouco credível como este senhor, que nos seus tempos teve comportamentos pouco dignos, mesmo sob o escudo de querer defender o Clube.

Engracado que na frase diz "afirmando que é preciso recuperar financeiramente e depois teremos a equipa." e depois "a situação financeira está muito mais grave e a equipa nunca aparece".

Na primeira frase refere que o LFV diz que teremos equipa depois de recuperar finaceiramente. E na segunda acaba por dizer que ainda estamos pior finaceiramente (o que é discutível, no mínimo, e pouco sensato nao revelando factos que o comprovem) e nao temos equipa.

É estupido. Se na primeira frase refere o que refere, como é que podíamos ter equipa se ainda nao recuperámos finaceiramente? O importante a reter é que nao acrescenta absolutamente nada. Nao esclarece, nao corrige, nao aponta. Limita-se a insinuar. Patético.

JNF disse...

Não é anti-benfiquista, mas é anti-Vieira

tp disse...

A reacção do Shankly aos comentários do GM é sintomática do mal benfiquista.
Não são os portistas que soltam hossanas à gestão financeira do seu clube. São os benfiquistas, que, ad nauseaum, repetem que" sim, no futebol ainda não temos sucesso sustentado MAS o LF Vieira , na parte financeira, é óptimo. Agora estamos financeiramente bem".

Mas o que eu sustento ( e é o que se começa a perceber, nomeadamente com empréstimos obrigacionistas de 40 milhões para fazer face a despesas correntes )é que não só a gestão Vieira é uma miséria a nível desportivo como também o é a nível financeiro.E, se realmente o fôr, então o que sobra ? Nada!

E é por não sobrar nada que os Shanklys ficam nervosos e atiram logo com a gestão FINANCEIRA do Porto. Oh Shankly, para nós primeiro estão os títulos. Vocês, se vos falta a lengalenga da " excelência da gestão financeira do LFV" ficam com quê ? Nada!
A acompanhar isto talvez Jackson Browne e a canção
" Before the deluge "

Mr. Shankly disse...

"Oh Shankly, para nós primeiro estão os títulos."
Já tinha percebido.

GM disse...

O modelo de gestão tem td a ver. Afinal era isso q estava aqui a ser discutido. O modelo de gestão do LFV está a afundar ainda mais as finanças do clube, a niveis nunca antes vistos. O modelo de gestão da SAD do Porto tb n é minimamente recomendavel, podendo e devendo ter já diminuido o passivo mt mais visivelmente q o q fez até agora. Acho q nenhum portista está satisfeito com essa situação.

Agora, o PdC n se tornou um dos homens mais ricos de Portugal à custa do Porto, nem endividou o clube em mais de 100 milhões de euros p seu próprio benefício como o fez o LFV. Para além de q ainda apresenta resultados desportivos.

O que interessa sublinhar aqui, é o facto de o LFV, com o seu discurso demagogista continuar a atirar areia p os olhos dos benfiquistas, e continuar a afundar o clube desportiva e financeiramente, o q p nós, adeptos dos outros clubes, é óptimo.

Mais nada Shankly, acho q nem vale a pena estar a desenvolver mais.

Fica bem.

Mr. Shankly disse...

O que eu gosto é da leviandade com que se fazem afirmações como:

"O modelo de gestão do LFV está a afundar ainda mais as finanças do clube, a niveis nunca antes vistos"

"passivo acumulado de quase 350 milhões de euros, sendo que mais de 100 milhões são dívidas a empresas controladas de certa forma pelo LFV"

Mas o LFV é que é "demagogista".

tp disse...

Caro Shankly,

1- Elucida-nos! Diz-nos de quanto é o passivo de Benfica neste momento, após 5 anos " da excelente gestão financeira do LFV "

2- " O empréstimo obrigacionista de 40 milhões tem vários fins, nomeadamente salários " como afirmou um dirigente benfiquista.
Excelente gestão financeira.

3- A estratégia do Porto passa pelo sucesso desportivo, que implica a valorização os jogadores, o que se traduz numa ou noutra venda anualmente o que equilibra as contas. Isto não prejudicando os sucessos desportivos. Se o Porto este ano for pelo menos campeão tal estratégia está vindicada. Qual é a estratégia do mago financeiro Vieira ?

4- Se o Porto for campeão , após perder Quaresma, Assunção e Bosingwa, a sua estratégia terá triunfado plenamente. Para desgosto, por exemplo, do comentador Batista que afirmava que" este ano o Porto está em transição e não irá ganhar nada".

5- Se o benfica ficar em 3º lugar será uma derrota terrível para o seu responsável do futebol, Rui-agora-uso-fato-às-riscas-Costa. Mas com toda a nação benfiquista envolvida no seu processo de canonização ninguém fala disso. É hilariante! No início do ano era" Vieira finalmente deixou o futebol nas mãos de quem sabe; com Rui Costa o futebol do benfica não cometerá os erros do passado" . Agora que o futebol se revela um fiasco, de quem é a culpa? Do Luís Filipe Vieira.

Se ao menos o Rui Costa parasse uns minutos com a pintura do tecto da Capela Sistina, emergisse dos túneis dos àrbitros e viesse falar às massas benfiquistas......

GM disse...

Leva a bicicleta Shankly. Ainda bem que a maioria dos benfiquistas são como tu. Que o LFV fique por lá muitos e bons anos com esta magnífica e intocável gestão!

Fredy disse...

criticam o gaspar ramos por achar o jardel caro numa altura que ninguém o conhecia..mas idolatram o rui costa/LFV por gastarem milhoes em velhos em pré-reforma ou ex-futuros craques em pela decadência que nada de produtivo trarão ao clube no futuro lolol

Mr. Shankly disse...

"Que o LFV fique por lá muitos e bons anos com esta magnífica e intocável gestão!"
Nunca disse isso. Existe um meio termo entre uma "magnífica e intocável gestão" e um clube "afundado a níveis nunca antes vistos".

tp, o passivo é o que consta do relatório e contas. Os passivos dos três grandes estão naturalmente maiores do que há 5 anos atrás, em grande medida pelo esforço de construção de um novo estádio. Já agora, se nos guiarmos apenas pelo passivo, a Microsoft está pior agora que há 20 anos atrás, a Galp e a PT também, e o Google é um buraco sem fundo.

luis disse...

Fredy, confesso que os teus "lols" sao uma imagem de marca bastante engracada.

Mas mais engracado é, ao quereres defender o GR, apenas e só para fazer "pandan", escreves isto: "criticam o gaspar ramos por achar o jardel caro numa altura que ninguém o conhecia".

Foi por isso que o FCP o contratou, certo? Ou seja, foi um mau acto de gestao do teu FCP, é isso?

Em relacao a segunda parte do teu comentário, gostava de perceber quem sao os velhos na pré-reforma do plantel do SLB.

Bem sei que te estou a desafiar para uma conversa minimamente séria, se nao responderes, eu percebo.

Fredy disse...

Não Luis, tou a dizer que acho normal um dirigente responsável não entre em loucuras sabendo que o clube não tem dinheiro para tal! e o GR sabedor disso, não ia tar a dar milhões por um avançado sem crétidos firmados. já o Porto sempre se pode dar ao luxo para fazer isso. por alguam coisa ainda esta epoca foram buscar o Hulk pelo balurdio que foi..vá lá que resultou lol

o velho que referia era o Aimar claro..mas até acrescento o Reyes nos dois casos, no da pre-reforma (apesar dos 25anos) e ex-futuros craques lol

gastar os milhoes que foram gastos nestes 2 jogadores deve ter sido dos piores investimentos alguma vez feitos..pois nunca irão ter retorno algum..quer desportivo quer financeiro pois nunca ninguém os virá cá buscar. assim tipo o Mariano no FCP. lol

PS- eu gosto dos meus 'lols', mas apesar deles eu também sou capaz de ter conversas sérias..apenas prefiro levar as coisas na boa e meter nojo :P

luis disse...

Boa Fredy, ainda bem.

"um dirigente responsável não entre em loucuras sabendo que o clube não tem dinheiro para tal! e o GR sabedor disso, não ia tar a dar milhões por um avançado sem crétidos firmados"

Dirigente responsável - uma falha.
Nao entre em loucuras - duas falhas.
GR saber disso - tres falhas.
Dar milhoes por um avancado - quarta falha.
Sem créditos firmados - quinta falha.

Fredy, duvido que conhecas o Gaspar Ramos, desculpa que te diga. Ou melhor, sabes quem é, mas nao fazes ideia do trabalho que fez ou nao fez no SLB.

Mas nessa altura o FCP nadava em dinheiro e contratou o Jardel, ou tinha dirigentes irresponsáveis e contratou o Jardel?

Um gajo com 29 anos (acho eu) é velho? Nao está a ter grande retorno desportivo, é um facto. Mas tu sabias disso antes da época comecar, nao vale.

Enfim, nao entendo como é que com um plantel com diversos bons e muito bons jogadores, o SLB nao jogar a ponta de um corno tem a ver com a gestao do LFV ou do Rui Costa.

Mas tu deves ter a explicacao.

ilustre.anonimo disse...

As diferenças entre os 3 grandes não são tão grandes como pode parecer, isso não significa que o Gaspar Ramos não tenha alguma razão, escolheu foi o timing errado.

Balanço do relatório e contas, referentes ao 1º semestre da temporada de 2008/2009:

BENFICA* PORTO*
SPORTING

Total de activos não correntes 112.890.000 € 100.934.000 € 124.440.000 €
Total de activos correctes 48.168.000 € 68.323.000 € 12.527.000 €
Total do Activo 161.059.000 € 169.257.000 € 136.967.000 €

Total dos Capitais Próprios 13.677.000 € 16.380.000 € -4.938.000 €

Total de passivos não correntes 49.837.000 € 35.518.000 € 118.762.000 €
Total de passivos correntes 97.545.000 € 117.657.000 € 23.143.000 €
Total do Passivo 147.382.000 € 152.876.000 € 141.905.000 €

Total dos Capitais Próprios e do Passivo 161.059.000 € 169.257.000 € 136.967.000 €


(*) Relatório Consolidado


Fonte: CMVM

jose disse...

ilustre.anonimo, um dia destes, quando dispuseres de tempo livre, junta os passivos das SADs aos dos clubes que as dominam. Então verás a enormidade em LFV mergulhou o benfica.

ilustre.anonimo disse...

Quando dispuser de tempo livre E os valores dos passivos dos clubes, só com o tempo não chego a conclusão alguma. O Benfica já estava mal antes do aparecimento do LFV, ele é apenas mais um dos 'coveiros' e, infelizmente, parece que é para continuar.

Pedro disse...

Sobre as finanças do SLB há na Tertúlia Benfiquista excelentes posts sobre o assunto. Aconselho.

"a empresas controladas de certa forma pelo LFV". De certa forma? Isso quer dizer exactamente o q? 100 milhões em empresas controladas de "certa forma" pelo Vieira tornaram-no num dos homens mais ricos do país? Acreditas mesmo nisso?

Achas q o milionário negócio q ele fez com terrenos na Expo não teve mais influência do q os dinheiros do SLB?

Bruno Pinto disse...

"O Benfica tem vindo a demonstrar intranquilidade e irregularidade exibicional, fez um jogo ou outro jogo mais conseguido, nomeadamente com o Porto, talvez pela motivação dos jogadores, um pouco ao estilo das equipas pequenas".
Gaspar Ramos, antigo dirigente do slb, em declarações à Antena 1.

luis disse...

Bruno: o Gaspar Ramos está apenas a ser corrosivo. A um benfiquista como ele pede-se um pouco de contencao. Contudo, este tipo de tiradas revelam bem o carácter do homem. Mas, claro, nao deixa de ter razao e está no seu pleno direito.

Talvez no teu clube lhe valesse uma valente carga de porrada ou um tiro no joelho.

Por cá, olha, limitamo-nos a gramar com ele.

Littbarski disse...

É isso, luis, por aí, olha, limitam-se a gramar com eles.

tp disse...

Caro Luís,

Essa frase é bem o espelho de muito benfiquistas.Primeiro lembrarei que, entre outros feitos, os benfiquistas:
- mataram com um very-light um adepto sportinguista
-espancaram a equipa de hóquei do Porto ( um dos jogadores tem agora uma placa de metal no cérebro)
-esfaquearam adeptos sportinguistas e do guimarães
-incendiaram a camioneta do Porto
- viram a sede da claque invadida pela polícia com descoberta de droga e armas etc, etc
-apedrejaram a sua própria camioneta

Se não for muita maçada indica aqui 5 acontecimentos recentes semelhantes praticados por portistas. Deve ser facílimo pois os portistas, segundo as tuas doutas palavras, aparentam ser violentíssimos. Não terás assim qualquer problema em o fazer. Ficamos à espera.

Pedro Reis disse...

littbarski,
aqueles tipos simpáticos de preto eram contratados pelo Pinto da Costa, toda a gente sabe! ainda bem que a justiça funciona em Portugal, porque todos sabemos que eles foram julgados e condenados. outra coisa não seria de esperar de tipos a agredirem em directo na tv a mando do PdC...
já agora, ainda hoje não consigo perdoar ao Presidente do FCP, ter deixado escapar esta pérola de nome Moretto!
Brilhante e Honrado LFV! Sorte a dos adeptos que o têm como presidente do seu clube...

rui disse...

lolololol...

camarao disse...

littbarsky,

Quando colocares um vídeo, informa-te sobre o que realmente se passou, para não fazeres figura de urso.