segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Quando ser expulso é melhor do que ver amarelo

Fucile era um dos três jogadores do Porto em risco para a próxima jornada (recepção ao Benfica). O cartão amarelo que viu na segunda parte (por mão) impedia-o de participar nesse jogo. Porém, no último minuto, com Jesualdo a gritar no banco "calma, calma!", Fucile seguiu as ordens, retardou o lançamento lateral e viu o segundo amarelo e respectivo vermelho. Com este desfecho, Fucile pode agora cumprir o castigo na Taça da Liga (por ter sido expulso) e enfrentar o Benfica.

Este episódio é um excelente retrato do futebol português: um misto de regulamentos estapafúrdios, chico-espertice e pequenas trafulhices.

katanec

33 comentários:

Hugo disse...

Na impossibilidade de se criticar a arbitragem,fala-se da expulsão do Fucile...

katanec disse...

Please...

Jorge disse...

Ridiculo... Estava a ver o jogo na ESPN e nao percebi porque e que o Fucile haveria de querer ser expulso depois de um primeiro amarelo por ter dito qualquer coisa ao fiscal de linha (?).
E inteligente o aproveitamento de uma regra que nao faz sentido absolutamente nenhum, o que ja nao deveria surpreender ninguem.

Bruno Pinto disse...

Vamos lá ver se começamos a ser inteligentes e não dizer asneiras por tudo e por nada. Estes regulamentos existem há muito tempo e sempre foram assim. Os amarelos não passam de umas competições para as outras, mas as expulsões geram suspensão para o jogo imediatamente a seguir, seja em que prova for. Quer isto dizer que o Fucile fica o jogo imediato de castigo (Taça da Liga) e não limpa cadastro nenhum, continua com 4 amarelos no campeonato. Por vezes, era bom saber-se do que se está a falar, em vez de dizer asneiras, só porque se gosta de atacar as vitórias e os méritos dos outros.

Chamar ao forçar da expulsão pequena trafulhice e chico-espertice, em vez de lhe chamar exemplo de inteligência, organização e capacidade é que é, isso sim, um bocado estapafúrdio, para não dizer ridículo!

Bruno Pinto disse...

PS: Trafulhice foi o primeiro amarelo ao Fucile, isso é que foi uma trafulhice.

katanec disse...

Vou alterar a parte do "cadastro limpo", caro Bruno, mas o resto fica exactamente como está. Não vejo motivo para mudar...

hk disse...

Eu concordo com o Bruno. É muita inteligência saber antes da decisão agendada para amanhã que vai haver jogos na 4ª feira.

jose disse...

Se fosse com o benfica seria estrito cumprimento da Lei. Não é verdade Katanec?
Já agora, alguém se lembra de o Sporting ter pedido a antecipação de um jogo para a Taça com o Pampilhosa de modo a Liedson limpar os cartões e poder jogar contra o benfica?

jose disse...

Bruno Pinto, não está a ver bem o filme. O Fucile foi expulso por duplo cartão amarelo, não por cartão vermelho directo. Tem a sua diferença, como verás.

Bruno Pinto disse...

O que é que não estou a ver bem? Que diferença está a querer mostrar? Estou a ver o filme todo, perfeitamente.

Filipe disse...

Não concordo contigo com o "retrato do futebol português." Lembro-me de ver um jogador do Porto sacar de propósito um amarelo num jogo das competições europeias, para ficar limpo na parte da prova que interessava. Todas as competições têm estes buracos nos regulamentos.

É mais uma questão de cultura desportiva. O Beckam fez isto há uns tempos e todos os média ingleses lhe cairam em cima. Em Portugal elogia-se o Fucile. Faz-me lembrar a cena em que Deco expulsou o Jorge Andrade por simulação. Em Inglaterra teria sido insultado em tudo o que é sítio, cá foi considerado um jogador inteligente.

Bruno Pinto, onde é que te baseias para dizer que o cadastro não está limpo? Onde é que viste esse regulamento? A seguir a um castigo desta índole o cadastro é automaticamente limpo. O Fucile neste momento fica com zero amarelos.

Pedro disse...

A diferença é q nas provas da UEFA/FIFA muitas vezes os castigos para estes "vermelhos" são mais q um jogo...

Pedro Reis disse...

Trafulhice eu chamaria ao 1ºamarelo ao Fucile, ao golo fora-de-jogo do Belenenses e ao penalty perdoado ao Benfica por mão do David Luiz.
Eu compreendo que depois de se rirem com o servicinho que encomendaram ao Duarte Gomes, vos tenha custado que o resultado não tenha sido o esperado. Deu para ficar "vermelho de raiva"...

GM disse...

Eu ainda não percebi o que pretendem demonstrar com estes comentários, ignorância? Estupidez? Visão tolhada? De tudo um pouco certamente. E ainda para mais comentários do género: "A diferença é q nas provas da UEFA/FIFA muitas vezes os castigos para estes "vermelhos" são mais q um jogo..." LOL... desde quando é que acumulação de amarelos e subsequente vermelho dá mais q um jogo de suspensão? Não há paciência....

tp disse...

Caro Filipe,

O Fucile continua com 4 amarelos mas "limpa " a expulsão no jogo com o Sporting.

Os regulamentos existem e todos os clubes se regem por eles, o Benfica também. O 1º amarelo ao Fucile foi a pedido mas não do Porto. Se os regulamentos são o que são acho muito bem que ele tenha forçado a expulsão.

Katanec, que você é patético já o tinha demonstrado amplamente quando disse, num outro post, que faltava " plasticidade" à equipa do Benfica. Este seu textozinho soez mostra bem que o nervosismo o começa a consumir.

Já agora, vi imensos comentários ao " penalty" do Guarin em Braga, penalty que ninguém viu. Houve um penalty nítido no jogo do Benfica no Sábado, mas não vejo por aqui indignados comentários.....

cparis disse...

katanec,

Não deixo de sorrir ao pensar que o FCP ameaçava não jogar contra o SCP. Aliás, gostava mesmo que o CJ mandasse repetir o sorteio, cancelando o jogo, para apreciar em todo o seu esplendor o exemplo de inteligência, organização e capacidade.

dragao arcuense disse...

Também podemos ver isto de outra forma. Isto foi uma forma de o Porto pressionar a Liga (e o benfica) a adiar o jogo com o sporting. O primeiro cartão amarelo mostrado unicamente pelo fiscal de linha ao Fucile foi ridiculo (para não lhe chamar outra coisa).
Neste momento o Benfica já anda a pedir o adiamento do seu jogo (e do outro jogo do caneco da liga), não só pela preparação do jogo, mas também de forma a que o Porto não jogue com o Fucile contra o Benfica.

Pedro Reis disse...

O Jesualdo já disse, se houver jogo com o SCP o Fucile pode jogar com o SLB, se não houver jogo com o SCP, o Fucile não joga com o SLB. Qual é o problema?

Em que é que isso afecta a inteligência, organização e capacidade do FCP?

Claro que em nada comparável à organização do SLB, que conseguiu ter no jogo do FCP, um árbitro amigo que mostrasse um amarelo incrível ao Fucile...

Mocho Astuto disse...

não deixa de ser curioso que o Benfica (que até agora era a favor de jogar a Taça da Liga) venha agora dizer que está a pensar não jogar! Terá alguma coisa a ver com aproveitamento da expulsão do Fucile?
não há inocentes em nenhum lado

Bruno Pinto disse...

Filipe,

O Fucile continuará com 4 amarelos no campeonato. Se não sabes, documenta-te primeiro e depois fala.

Fredy disse...

Katanec, e agora esta do benfica de pedir o adiamento de ambos os jogos das meias finais da taça da liga só para o fucile nao pdoer jogar no fim de semana?? já não é chico-espertice?? :)

papoila saltitante disse...

Um mocho pouco astuto...
Se o Benfica era ou não a favor de jogar a meia-final da taça da liga, acho que ninguém sabe, pois ninguém do Benfica se pronunciou.
O treinador do Benfica referiu-se ao facto de ainda não saber com quem vai jogar, coisa deveras pertinente. Não se prepara uma partida de um dia para o outro, nem se preparam partidas sem saber quem é o adversário.

jose disse...

Felipe, tens uma memória não só muito selectiva como contaminada pelas dores do teu clube. O Deco não expulsou Jorge Andrade, o árbitro é que entendeu mal um toque entre antigos camaradas. Mas desconfio que será difícil convencer-te disto.

Bruno, como queres que Fucile continue com 4 amarelos depois de ter visto o 5º e o 6º? Pensa melhor.

nm disse...

São curiosas as teorias da conspiração que se fazem aqui sobre o possível adiamento da Taça da Liga, seja a pedido dos clubes, seja por decisão da Liga. Ao ler que o Benfica pode pedir para adiar o jogo para o Fucile não poder jogar fico na dúvida se estamos a falar do Hulk, do Lisandro, do Lucho, ou mesmo do lateral direito/esquerdo do FCP.

Bruno Ribeiro disse...

Os duplos amarelos não contam para efeitos cumulativos. Equivalem a 1 vermelho. Como tal o Fucile continua com 4 amarelos.

Gostava era de ver a análise ao primeiro amarelo ao Fucile, claramente premeditado por parte da equipa de arbitragem. Mas isso não conta!

E claro que isto demonstra organização de uma estrutura. Sendo para isso irrelevante o facto de haver ou não jogo com o Sporting. Com 5 amarelos Fucile não jogaria contra o Benfica; com o vermelho pode jogar! Simples. Mais vale apostar e ter sorte, do que não fazer nenhum e depois arrepender-se.

O que eu acho divertido é que a 'chico-espertice' só é criticada quando é o FC Porto a fazê-la. Vamos lá ser coerentes!

E quanto ao lance do Jorge Andrade é preciso ser ignorante para continuar a insistir na mesma tecla!

Bruno Pinto disse...

José,

Acho que tu é que tens de pensar melhor. Se também não sabes, porque não vais ler os regulamentos? Já chateia essa conversa!

dragao arcuense disse...

A forma com foi dado o amarelo foi dado ao Fucile é que levanta suspeitas. O facto de o árbitro, após a marcação rídícula da falta, já ir em direcção ao meio campo e o fiscal continuar a dar sinalética por causa do amarelo é que cria uma certa teoria de conspiração.

Eu, por mim, preferia discutir se a mão do David Luiz é penalty ou não. Eu acho que não é, mas há muita boa gente que sendo coerente deve achar que é penalty.

katanec disse...

Meus caros, o que está aqui em causa não é o Fucile nem o Porto. E o espírito do meu post não era esse, o que se compreende facilmente se quiserem ir para além da "clubite". O problema é esta lógica de chico-espertice, estes "esquemas" e sobretudo este quadro regulamentar absolutamente patético.

O Benfica e o Sporting teriam provavelmente feito a mesma coisa, claro! Mas nem por isso faria sentido... Qual é a lógica de as punições transitarem de competições? Nenhuma...

O cerne da questão está nesta lógica de enganos, neste espectáculo circense: o Jesualdo a dar ordens para um jogador se auto-expulsar, o árbitro ir na conversa, o Rodriguez chorar a rir e o Fucile fazer-se de surpreendido. Isto é uma palhaçada, desculpem lá...

Offshore disse...

Katanec,
Ainda é cedo para tanto nervossismo, há muitas jornadas pela frente.
Já agora, que alterações é que faria nos regulamentos para que estas situações não ocorressem ?
Algo do género
Art. 12 -2- b): quando defrontar o meu haverá sempre lugar à suspensão de 1 ou 2 jogadores do FCP. Os jogadores a suspender deverão ser comunicados ao arbitro até 24 horas antes do início da jornada anterior :)

katanec disse...

Offshore, por acaso tenho aqui algumas ideias. Assim do género "todos os castigos decorrentes de expulsões ou da acumulação de cartões amarelos serão cumpridos nas provas onde os mesmos ocorreram/foram exibidos".

E repare que não falo de goal-average!

jose disse...

Katanec, essa regra por que anseias já esteve em vigor. Curiosamente foi alterada sob pressão de um clube lisboeta. Adivinha qual.

Solo_minsk disse...

Como portista concordo inteiramente com o ultimo parágrafo do post. É tudo verdade!

No entanto, se uns o fazem, e para haver equilibrio e justiça, os outros também o farão.
Como um acorde de cavalheiros é improvável, para eliminar a chico-espertice, impoe-se regulamentos! Novos. Actuais.

Para ontem se faz favor!

katanec disse...

Mas jose, ainda não percebeste que esta questão não é "clubista"? Que o meu post não foi motivado pelo facto do Fucile ser do Porto, mas sim pelo absurdo da situação? Foi o Benfica que pediu para mudar o regulamento? Fez mal. E não é porque o Fucile vai jogar contra nós. É porque a situação de ontem é anti-desportiva e ridícula. Estamos entendidos?