sábado, dezembro 20, 2008

UEFA Ranking #7

1. A mais recente jornada (dividida em duas semanas) trouxe sensações ambivalentes, com bons triunfos de Porto e Sporting e a derrota caseira do Benfica. Em todo o caso, Portugal já amealhou até ao momento 5,642 pontos, melhor do que em 2005/06, por exemplo. E tendo em conta o sorteio razoável de ontem é de esperar que este pecúlio cresça algo mais.

2. Apesar de algumas más notícias (como a tripa vitória ucraniana ou o apuramento de três equipas holandesas na UEFA), Portugal deve pois manter o 9º lugar. A Ucrânia aproximou-se bastante (a diferença é só de 1,719), mas com Shakhtar, Kiev e Metalist a enfrentarem respectivamente Tottenham, Valência e Sampdória não há motivos para preocupações de maior.

3. A confirmar-se este 9º lugar, caberá a Portugal para a época 2010/11 o modelo de acesso 1+1+4 (campeão directo na Champions; 2º lugar na 2ª pré-eliminatória; 3º, 4º, 5º e vencedor da Taça na UEFA). Trata-se de um lugar perfeitamente adequado para a realidade do nosso futebol, embora o actual sistema seja até um pouco injusto, na medida em que favorece mais boas prestações na UEFA do que propriamente na alta roda do futebol europeu. Note-se por exemplo que Portugal tem duas equipas nos oitavos da Champions, realidade impensável para romenos ou russos, bem acima de nós no Ranking. Mas estas são as regras do jogo, e Portugal, mesmo que aos repelões, tem sabido manter-se em posições muito respeitáveis.

4. Em termos individuais, destaque para o facto de os três grandes estarem em simultâneo no "top 20" europeu (embora o Benfica deva ainda descer algumas posições). O Braga tem também vindo a subir na tabela, ocupando actualmente um notável 52º lugar (à frente de Everton, Udinese, Sampdória ou Galatasaray, por exemplo).

katanec

Sem comentários: