segunda-feira, outubro 01, 2012

O amor do Rui e a (in)competência do André

O amor do Rui Em vésperas de um Benfica x Barcelona, fomos lembrados de uma das épicas histórias do amor de Rui Costa ao Benfica. Esquecendo por um instante as 7 épocas que passou em Florença e as 5 que passou em Milão (por amor), continuamos com dúvidas sobre a qualidade dos argumentistas: frases como " jogador preferia rumar à Catalunha" ou "empresário influenciou na hora de recusar [o Barcelona]", ajudam ao processo de canonização em quê?

A (in)competência do André Não é por ganhar em Old Trafford que passa a ser o maior, até porque o United não está no seu melhor. Mas não deixa de ser um pouco estranha a mensagem que por vezes se lê de que Villas Boas não tem qualidade. Mesmo contando com o fracasso no Chelsea (sem Hazard's, Óscar's), ele é só responsável pela segunda melhor época na história do campeonato nacional, com uma competição europeia vencida no mesmo ano. No Tottenham, que não luta pelo título, começou perdendo o meio-campo da época passada (por razões diferentes, Scott Parker, lesão, Luka Modric e Rafael Van der Vaart, transferidos) e só recentemente pode contar com os reforços Dembelé e Dempsey (que não são bem a mesma coisa). Se é incompetente, porque lhe é exigido o impossível?

master kodro

23 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

ja conhecia essas historia do rui costa, ele na altura queria ir para barcelona, mas o benfica precisava de dinheiro e a fiorentina pagava mais


a diferença é que ancelotti como bom treinador italiano está habituado a jogadors veteranos e não se chateia em os substituir.

o villas boas tentou mexer nos meninos bonitos do chelsea e fazer limpeza de balneario e foi lixado.

e a epoca no geral do chelsea ´so foi boa por terem ganho a champions, é que tipo ficaram em 5 ou 6 do campeonado( e a culpa nao é do avb que saiu cedo).

Joao disse...

Competente é o Jorge Jesus...

Rearviewmirror disse...

Riga, dizeres que André Villas Boas não teve culpa porque saiu cedo, só pode ser ignorância.
Ele foi despedido no dia 4 de Março, com 27 jornadas disputadas a 18 pontos do 1º classificado. Não chegava?

Não tinha Hazard nem Oscar (que por fazer 2 jogos bons já parece ser o melhor do Mundo, tipo Ismaily) mas tinha um plantel suficientemente bom para que um treinador com um passado glorioso no West Bromwich fosse acabar por vencer a Champions, eliminando BArcelona e Bayern para lá chegar.
E se repararmos nos 11 jogadores com mais minutos do Chelsea, 10 estavam lá a época passada. E desses, estão lá grande parte dos "meninos bonitos" como Lampard, Mikel,Ashley Cole e Terry.
AVB contratou Meireles, Lukaku, Mata, Oriol Romeu e Sturridge e somando os valores de todas as transferências, não me parece que sejam muito diferentes daqueles que foram despendidos esta época.



Neste momento AVB tem menos um ponto que o Tottenham tinha a época passada na mesma altura, o que é algo perfeitamente normal, atendendo ás expectativas para a época. Acho este ponto essencial, e que talvez haja gente que não tenha percebido: Ele não foi o primeiro treinador a ganhar ao Man United de Alex Fergunson em Old Trafford, nem vai ser o ultimo com certeza.
Pode ser que num clube que não é obrigado a ganhar nenhum titulo tenha o tempo que não teve nas 27 jornadas á frente do Chelsea.

G. disse...

Di Matteo era da casa, tinha outro tipo de apoio que o Villas Boas não teve e tinha outro conhecimento do clube e do futebol Inglês que não podiam ser comparadas com a experiência que o Villas Boas tinha a esse nível. Por outro lado, o Villas Boas chegava a ser mais novo que alguns dos jogadores com mais experiência no plantel, e já se sabe que a idade conta muito nestas coisas...

master kodro disse...

Acho que não compreendeste bem o que disse, Rearview: eu disse claramente num post anterior que o Ismaily é o melhor defesa esquerdo do mundo e agora, neste post, disse que o Óscar é o melhor jogador do mundo (depois do Lima, como já tinha dito no ano passado).

Se é para juntar nomes como o Sturridge que já lá estava, também podes incluir estes, em libras, e fazer bem as contas, embora me pareça parvo incluí-los na conversa. Mas se queres falar no Romeu e no Lukaku, sejamos parvos:

Chelsea sealed the £7m capture of Spanish right back Cesar Azpilicueta, 22, from Marseille on Friday and finalised the £9m transfer of Wigan forward Victor Moses after he passed a medical.

N. disse...

E a paixão platónica do João Moutinho pelo Barça? Parece é que a única equipa que morre de amores por ele é o Zenit.

Já todos tivemos histórias assim quando éramos adolescentes.

Rearviewmirror disse...

Peço desculpa por achar que mais de 70M€ em contratações, juntando a Lampard, Torres, Drogba, Terry, Ramires, David Luiz, etc etc desse para montar uma equipa melhorzita do que aquela que AVB montou.

master kodro disse...

Não foi o contrário disso que eu disse. Eu chamei-lhe fracasso. Está no post, concentra-te.

Mas não te esqueças de quem e como é que falou no Óscar melhor do mundo. Para além disso fizeste contas que não correspondem à realidade, se quiseres fazer uma comparação desse género. Já fizeste as contas?

Costa disse...

"Ele foi despedido no dia 4 de Março, com 27 jornadas disputadas a 18 pontos do 1º classificado. Não chegava?"

Pelos vistos (no campeonato) não adiantou, antes pelo contrário, pois acabou a 25 pontos do campeão.

Quanto ao que salvou a época do Chelsea, bem...
Foi uma conjugação inacreditável de acontecimento de probabilidade quase nula, em que até o Chalana era campeão europeu no Chelsea, nessas circunstâncias.

Rearviewmirror disse...

12M£ Meireles
12M£ (que podem chegar a 18) Lukaku
23.5M£ Mata
7M£ Cahill
3.3M£ Oriol Romeu

55.8M£
Estas contas?

E em relação ao "melhor do Mundo", a maneira como escreves tranquilamente isto "Mesmo contando com o fracasso no Chelsea (sem Hazard's, Óscar's)", dá claramente a entender que o Chelsea só está a conseguir os resultados desta época graças aqueles 2 miúdos, o que é errado. São 2 grandes jogadores, e apenas Hazard entrou de caras no 11 do Chelsea. O resto são os "tais" campeões europeus do ano passado, que com certeza devem dar uns toquezitos á bola (mas que não serviram a AVB)

Rearviewmirror disse...

"Di Matteo era da casa, tinha outro tipo de apoio que o Villas Boas não teve e tinha outro conhecimento do clube e do futebol Inglês que não podiam ser comparadas com a experiência que o Villas Boas tinha a esse nível. Por outro lado, o Villas Boas chegava a ser mais novo que alguns dos jogadores com mais experiência no plantel, e já se sabe que a idade conta muito nestas coisas"

Tudo certo.
O Special 2 não conseguiu fazer o mesmo que o Special 1.

G. disse...

O "Special 1" tinha 4 anos (??) de Liga Portuguesa, 2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal (?) 1 Taça Uefa, 1 Liga dos Campeões, e mais uns anitos que o Villas Boas quando foi para o Chelsea. O Villas Boas tinha 2 anos (??) de Liga Portuguesa e todos os títulos que pode ganhar num só ano - Taça da Liga não conta :-P

Não havia nenhum jogador no plantel mais velho que ele para além do facto de nenhum jogador ter títulos de relevo para mostrar. Ainda não tinham o estatuto de super estrela ou de vaca sagrada que muitos têm hoje em dia e não estavam na curva descendente das suas carreiras, pelo contrário - Drogba, Terry, Lampard, etc.

Acho que não há comparação entre "Special 1" e "Special 2" como lhes quiseste chamar. Nem em termos de ambiente no clube - o Mourinho encontrou um grupo de wannabes e um clube wannabe enquanto que o Villas Boas encontrou jogadores campões nacionais e internacionais com vícios e manias de super estrela - nem em termos de experiência pessoal.

Rearviewmirror disse...

"Pelos vistos (no campeonato) não adiantou, antes pelo contrário, pois acabou a 25 pontos do campeão."

Como se costuma dizer, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

Costa disse...

Ok...

O VBoas tem culpa nos 25 pontos a que ficou do campeão, mas...

Já não tem nada a ver com o percurso na CL, que levou à sua conquista.

Tem lógica.

Rearviewmirror disse...

Passou a fase de grupos, como fizeram outras 15 equipas, num grupo dificílimo onde conseguiu um record absoluto de 3 vitórias na prova.
Quando foi a doer já lá não estava. Pessoalmente tenho pena, poderia ser que a meia-final tivesse sido outra.


Joao disse...

Ok o Villas é um nabo que num único ano conquistou mais do que por exemplo o Jorge Jesus em 30 anos de carreira (deve ser mais ó menos isto...).



master kodro disse...

Rearview, essas já estão feitas. Agora, para continuares a tua conversa, que incluía uma comparação, faz as deste ano.

Costa disse...

Pessoalmente tenho pena, poderia ser que a meia-final tivesse sido outra.

Mas se não conseguias ganhar ao VBoas quando este estava no FCPorto, porque achas que lhe haverias de ganhar no Chelsea ?!

Só mesmo por uma questão de fé...

Rearviewmirror disse...

Costa

«En la última champions caéron con Chelsea después de dos juegos donde han sido muy mejores. Este año ya han metido una manita al Real y en la liga Portuguesa si no fuera por una ya habitual protéccion de los colegiados al Oporto tendrían sido campeones, de bien largo»

Zubizarreta, Director Desportivo do Barcelona

Na pá, tu é que és bom

Rearviewmirror disse...


MK, se não tiveres mais nada que fazer, faz tu.

Se nãp for incomodo.

Hugo disse...

O desespero desta malta é tanto que agora até inventam supostas declarações do Zubizarreta que não aparecem em lado nenhum, excepto em blogues benfiquistas.
Diz muito do carácter desta gente

Costa disse...

@Rearviewmirror,

Acabei de ligar ao Zubizarreta e ele confirma essas afirmações que lhe atribuis...

Peço desculpa...
Por estar a perder tempo contigo.

littbarski disse...

Dizem (não sei se é verdade) que foi um monólogo.