terça-feira, março 15, 2011

Calças russas e botas vermelhas

No dia em que Augusto Inácio avisa que com ele todos os jogadores serão impedidos de usar botas vermelhas, a agência Lusa revela que um dos investidores russos de Bruno de Carvalho esteve alegadamente envolvido em contrabando de calças de ganga.

Relata José Milhazes no seu despacho a partir de Moscovo:

"Em 1979, Tiagatchov vê-se envolvido num escândalo de contrabando. Segundo escrevem os jornalistas Iúri Felshtinski e Vladimir Pribilovski, ao regressar com a seleção soviética da Aústria, a polícia alfandegária descobriu na bagagem, no lugar das botas de esqui, 120 pares de calças de ganga, mercadoria muito cotada no mercado negro da URSS, tendo o escândalo sido abafado com grandes esforços"

Todo o perfil é uma delícia. Vale a pena ler até ao fim.

Leonid Tiagatchov, o “trunfo russo” de Bruno de Carvalho na luta pela presidência do Sporting, começou a sua carreira como operário e membro da seleção russa de esqui, mas foi graças a Vladimir Putin que chegou a presidente do Comité Olímpico da Rússia.

Este dirigente russo foi apresentado hoje por Bruno de Carvalho como o principal rosto de um fundo de 50 milhões de euros para investir no Sporting e faz-se acompanhar por outros dois elementos.

A segunda figura deste fundo é Alexandre Nazarov, antigo governador de uma província russa, enquanto o terceiro é Yuri Pachechin, diretor da empresa Sproi Tsentr.

Tiagatchov nasceu a 10 de Outubro de 1946 na vila Dedenevo, nos arredores de Moscovo, e aí começou a sua carreira profissional e desportiva. Em 1962, foi inscrito como trabalhador fabril, mas era na seleção russa de esqui onde mantinha a sua ocupação principal.

Entre 1966 e 1975, Tiagatchov foi treinador de esqui em vários centros de desportos de inverno, tendo, ao mesmo tempo, terminado a Faculdade de Cultura Física do Instituto Pedagógico Krupskaia e estagiado na Aústria.

Em 1975, passou a ocupar o cargo de treinador principal da seleção da URSS e, em 1981, foi com ele que a equipa conquistou o maior êxito de toda a sua história: cinco etapas da Taça do Mundo durante um mês.

No ano seguinte, e segundo os autores do livro “KGB joga xadrez”, Tiagatchov foi recrutado para agente da polícia política soviética, recebendo a alcunha de “Elbrus”, nome de uma montanha do Cáucaso do Norte e centro de desportos de inverno.

Em 1979, Tiagatchov vê-se envolvido num escândalo de contrabando. Segundo escrevem os jornalistas Iúri Felshtinski e Vladimir Pribilovski, ao regressar com a seleção soviética da Aústria, a polícia alfandegária descobriu na bagagem, no lugar das botas de esqui, 120 pares de calças de ganga, mercadoria muito cotada no mercado negro da URSS, tendo o escândalo sido abafado com grandes esforços.

Volvidos seis anos, Tiagatchov foi nomeado presidente da Federação de Esqui da URSS, tendo sido, entre 1996 e 1999, dirigente do Comité Estatal para Cultura Física e Turismo da Rússia e, de 1999 a 2001, vice-presidente do Comité Olímpico da Rússia.

Mas é com a chegada de Vladimir Putin ao Kremlin que Tiagatchov passou a ter um papel preponderante no desporto, ao ser eleito presidente do Comité Olímpico da Rússia em 2001. Com o apoio de Putin, Tiagatchov conseguiu conquistar para a Rússia o direito de organizar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.

Ao mesmo tempo que dirigia o Comité Olímpico, Tiagatchov ocupou o cargo de presidente do Conselho de Acompanhamento do Banco “Kredittrast”, que acabou por falir. Segundo o jornal Kommersant, os problemas do banco começaram quando os mercados detetaram que ele estava ligado a outro banco, o “Sodbiznesbank”, encerrado pelas autoridades por “branqueamento de capitais”.

No entanto, foi o fracasso da seleção russa nos Jogos Olímpicos de Vancouver de 2010 que pôs fim à sua carreira olímpica, competição em que a seleção russa teve um dos piores resultados da sua história.

Atualmente, Tiagatchov é senador do Conselho da Federação (câmara alta) do Parlamento Russo. Além disso, é proprietário de um Centro de Esqui nos arredores de Moscovo.


kovacevic

36 comentários:

master kodro disse...

Algo que a Bola, num brilhante trabalho jornalístico, resume na capa como "Passado (...) recheado de episódios (...) pouco transparentes, entre os quais alegado branqueamento de capitais e contrabando". Isto é realmente extraordinário.

Make Bafônica disse...

Será que estamos a falar daquele jornal nada tendencioso, nada vermelho, que sempre tem denunciado o branqueamento de capitais, retirados ilegalmente de Angola para sustentar um clube da capital portuguesa?

Férenc Meszaros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Férenc Meszaros disse...

Bem-vindo de volta, Kova.
Afinal parece que o Sporting pode mesmo ter 50M € para gastar se um dos candidatos for eleito e A Bola estrebucha logo. Tendenciosos da merda.

http://www.sportingapoio.com/factor-russo-na-eleicao-do-presidente-do-sporting-clube-de-portugal-por-jose-milhazes/

RJP999 disse...

Kova,

Se bem vindo finalmente...Sinceramente não confio nada nesse Bruno Carvalho..faz-me lembrar as cinco unhas do leao...acho estranho que este tipo , sportinguista desde pequenino, só agora ao final de tantos anos apareça com 50 milhoes de euros de origem duvidosa..entao se há anos se sabe que o sporting tem dificuldades financeiras só agora e que este gajo se dispoe a ajudar o scp ? Só conheceu estes russos há dois meses ? Se estava tão interessado em ajudar o scp porque nao o fez anteriormente ? O tipo quer beneficiar claramente com esta merda, tenho a certeza. Ha uns tempos também apareceu um salvador do Boavista ( Sergio qualquer coisa... ) e rapidamente desapareceu...Ja li o programa deste candidato , está cheio de trivialidades.....Augusto Inácio ? oh meu que cultura tem este homem ( a quem estou claramente agradecido pela alegria que me deu há uns anos ) para ser director de futebol ?? Nem quero imaginar o gajo numa negociação de um jogador a falar ingles ou outra lingua qualquer..nem me parece que saiba fazer contas...e que capacidade lhe e reconhecida de planeamento, organização ,gestao de conflitos etc etc...Espero sinceramente que esta lista não ganhe as eleições. Quanto aos outros : Baltazar e para aparecer na televisao ; abrantes mendes parece-me o mais equilibrado mas falta-lhe uma coisa essencial num lider : carisma para mobilizar pessoas e ideias ; dias ferreira tem o tal carisma, está-me até a surpreender com o discurso menos polémico que tem tido, eh pa mas Paulo Futre nao me agrada nada...e o treinador anunciado também nao me anima...mas ainda é uma hipótese que eu considero ; godinho lopes...nao sei...nao gosto do gajo, parece-me meio trengo para usar calao..so que Carlos Freitas e Luis Duque dão-me confiança e estou-me a cagar para os milhoes que gastaram quando la estiveram, pelo menos conseguimos ser campeoes...e esta la uma ulrich, o que e sinal que o meu banco deve estar disposto a dar uns milhoes ao scp...apesar de se apregoar que vai ser mais do mesmo, acho que ainda é a lista ( nao pelo presidente ) que pessoas mais competentes reune, desde que haja dinheiro...Enfim, qual e a tua opinião ? Em qual deles votavas ? e a pergunta e tambem para o mm...

Abraco do Porto

miguel_canada disse...

O circo internacional benfica:

"Versão 1: Notícia em A Bola (12/03/2011)

«O incidente aconteceu à saída do restaurante, quando dois encapuçados agrediram o dirigente encarnado (…).
Celso Ferreira, edil de Paredes, foi testemunha do incidente e descreveu a A BOLA como tudo se passou: “Quando saímos do restaurante Shis, na Foz, fomos subitamente surpreendidos por dois indivíduos, que deram um soco no Rui dizendo que era a paga pelos comentários que fazia na TV. Segundo me disseram, estava uma terceira pessoa dentro de um carro, a controlar tudo o que se passava. Foi, claramente, uma emboscada dirigida a Rui Gomes da Silva, de quem sou amigo de longa data. Foi tudo muito rápido: agrediram-no e fugiram.”»

Nesta versão foram dois encapuçados que agrediram Rui Gomes da Silva com UM soco e foi tudo muito rápido.


Versão 2: Notícia publicada no jornal i (14/03/2011)

«A alegada agressão de que foi vítima na sexta-feira à tarde, à saída de um conhecido restaurante no Porto, o vice-presidente do Benfica e administrador da SAD Rui Gomes da Silva, foi presenciada pelo presidente da câmara de Paredes, Celso Ferreira (…).
“Imagine o pior. Imagine alguém a sair de um almoço com a mulher, um amigo e a mulher deste e ser agredido na cara e no pescoço, sem sequer ter tido capacidade de reacção”, conta o presidente da câmara de Paredes, acrescentado que os alegados agressores se afastaram “sem correr, com total segurança e controlo da situação”, até porque “estaria uma terceira pessoa dentro de um carro, a controlar tudo o que se passava e para eventualmente reforçar o contingente da agressão”.
Celso Ferreira revela ainda que foi possível identificar os agressores, assim como o terceiro indivíduo que se encontrava no interior do carro, e que estes estarão ligados aos Super Dragões, a principal claque do FC Porto. “Sabemos perfeitamente quem são as pessoas. Já me informei junto de pessoas afectas à claque que me disseram que se trata de indivíduos extremamente violentos”.

Nesta versão Rui Gomes da Silva foi agredido na cara e no pescoço e os alegados agressores afastaram-se sem correr."

miguel_canada disse...

"Versão 3: Programa ‘O Dia Seguinte’ na SIC Noticias (14/03/2011)

“fui surpreendido por uma pessoa, com um boné na cabeça, de maneira a que não se lhe vissem as feições. Passou por mim e pregou-me duas bofetadas. Depois, correu. O outro indivíduo que o acompanhava, já de longe, disse-me: “Isto é para aprenderes a não dizer mal do FC Porto, e é um aviso, para a próxima levas mais, ainda vens para aqui gozar e almoçar ao Porto.”
Rui Gomes da Silva

Nesta versão já não foram dois agressores, mas apenas um (o outro ficou a ver); o agressor já não estava encapuçado, o que tinha era um boné na cabeça; já não foi um soco, mas sim duas bofetadas; e em vez de “se afastaram sem correr, com total segurança e controlo da situação”, o agressor fugiu dali a correr.

Não sei se existiu, ou não, uma agressão, mas se querem ser credíveis convinha que Rui Gomes da Silva e Celso Ferreira se entendessem previamente e procurassem transmitir a mesma versão nas múltiplas entrevistas que deram à comunicação social. Eu ouço e leio o que ambos disseram e dificilmente poderia imaginar tantas contradições, da alegada vitima e da testemunha ocular, em tão pouco tempo.

Mas ainda há mais. Voltando às declarações do presidente da câmara de Paredes ao jornal i, há outras coisas que também não batem certo.
“Já me informei junto de pessoas afectas à claque que me disseram que se trata de indivíduos extremamente violentos”.

Informou-se junto da claque?
Que claque?
Da claque do União Sport Clube Paredes (de que é simpatizante o conhecido jornalista Carlos Daniel)?
Dos No Name boys?
De uma facção dissidente dos Super Dragões?

E se o agressor estava encapuçado (versão 1), ou tinha um boné na cabeça de maneira a que não se lhe vissem as feições (versão 3), como é que os agressores foram identificados?
Por acaso, o presidente da Câmara Municipal de Paredes dispunha de algum álbum de fotografias (estilo policial) para mostrar às “pessoas afectas à claque” com quem falou? E nas fotos as pessoas estariam encapuçadas ou de boné?

Esta estória está muito mal contada, tão mal contada que me faz lembrar uma das estórias em que Carolina Salgado tentou incriminar Pinto da Costa, a propósito das agressões a Ricardo Bexiga, em que a amiga de Leonor Pinhão disse que tinha mandado partir as câmaras de vídeo do parque da Alfândega. O problema é que não havia câmaras de vídeo naquele parque de estacionamento…

Enfim, como dizem que já sabem perfeitamente quem foram os agressores, ficamos a aguardar que Rui Gomes da Silva apresente na PSP uma queixa formal contra essas pessoas."

E querem estes gajos, que adepto algum os leve minimamente a serio!!!
É que nem nas palhaçadas conseguem ser inteligentes e profissionais!

miguel_canada disse...

Perdão pelo off topic mas há coisas que sabem tão bem escarrapachar na tromba destes anormais!

MM disse...

RJP999,
Se os investidores russos são criminosos, é a nós irrelevante. Os investidores não farão parte do Sporting. O seu dinheiro, esse, fará parte do Fundo (que é) independente do Sporting. Se o Bruno de Carvalho é desonesto, também não sabemos. E se é interesseiro, também não sabemos.
RJP, sabe quem é que apesar de não ter muita cultura,
- fala muito bem 1 ou 2 Línguas Estrangeiras?
- conhece muitos manuais de planeamento, organização e gestão?
- e saberia certamente comportar-se numa negociação?
90% dos incapazes "gestores-de-topo" que você tem lá hoje, no Sporting. Esses inúteis todos.
E RJP, os Bancos não dão dinheiro. Os Bancos ganham dinheiro, e não o ganham dando, ou emprestando. Ganham-no cobrando juros. Sabe quais são os mais valiosos clientes que dos Bancos? Aqueles que andam sempre à rasca, que renegoceiam muitas vezes a sua dívida, que por muito pouco quase não podem pagar. São desses que eles gostam, sabe porquê? Porque a dívida desses dura uma vida inteira, e portanto durante uma vida inteira continuarão a pagar juros ao Banco. É muito simples.

Sobre o mais concordo com o que dizes. Subscrevo por inteiro a repulsa pelo nome Futre, discordo do desagrado pelo Rijkaard e compreendo que te agradem os nomes Freitas e Duque embora não interessem ao Sporting nem sejam tão pouco donos de especial competência. Mas compreendo que sejam vistos dessa forma, ou que os vejas dessa forma.
Abraço.

MM disse...

E já agora RJP, repara por exemplo neste post. De todos os parágrafos quais são aqueles que pintam o(s) investidor(es) russos como criminosos? E fazendo-o, ajudam a acentuar junto de ti a noção de que o Bruno de Carvalho é um Vale e Azevedo? O post fala dos investidores, mas a carga negativa vai para o Bruno de Carvalho. É essa a intenção RJP, é justamente essa. Mas se quisermos esquecer o Bruno de Carvalho e olhar para os investidores, quais são os parágrafos que te fazem torcer o nariz? Estes:

"Em 1979, Tiagatchov vê-se envolvido num escândalo de contrabando. Segundo escrevem os jornalistas Iúri Felshtinski e Vladimir Pribilovski, ao regressar com a seleção soviética da Aústria, a polícia alfandegária descobriu na bagagem, no lugar das botas de esqui, 120 pares de calças de ganga, mercadoria muito cotada no mercado negro da URSS, tendo o escândalo sido abafado com grandes esforços."

E este, "Ao mesmo tempo que dirigia o Comité Olímpico, Tiagatchov ocupou o cargo de presidente do Conselho de Acompanhamento do Banco “Kredittrast”, que acabou por falir. Segundo o jornal Kommersant, os problemas do banco começaram quando os mercados detetaram que ele estava ligado a outro banco, o “Sodbiznesbank”, encerrado pelas autoridades por “branqueamento de capitais”.

120 calças de ganga e, segundo um jornal, os problemas num Banco que começaram quando ele estava ligado a outro Banco encerrado por branqueamento de capitais. Não diz que o Banco encerrou por esse investidor ajudar a branquear capitais, nem diz qual a "ligação". Diz que "problemas começaram" no 1º Banco quando o mercado detectou uma "ligação", diz isso. Notícia muito rigorosa, nada vaga, mas uma que cumpre a sua função ...

Mas tudo isso é compreensível RJP, é normal. É um fenómeno que existe.

miguel_canada disse...

Castigos cirúgicos
Além do aliciamento a adversários, os castigos são igualmente uma arma utilizada pela agremiação corrupta para enfraquecer os adversários.

Tal aconteceu a Pedro Silva, impedido de ser utilizado nesta jornada, assistimos na 6º feira ao início da preparação da difícil deslocação ao terreno do Paços de Ferreira.

"Em alerta para o Benfica - RUI VITÓRIA PERDEU O MEIO-CAMPO
Rui Vitória ficou privado dos três jogadores titulares do meio-campo para a receção ao Benfica e agora terá de encontrar soluções de recurso para equilibrar um sector determinante no processo da equipa. David Simão e André Leão completaram frente ao Beira-Mar uma sequência de cartões amarelos que os obriga a cumprir 1 jogo de suspensão. Por seu turno, Leonel Olímpio foi expulso por vermelho direto, por alegada agressão a um adversário, num lance muito contestado pelos responsáveis pacenses, que consideram não ter existido qualquer contacto entre os dois jogadores que justificasse a sanção disciplinar"

Hugo disse...

Visto de fora, parece-me que o Bruno Carvalho tem o mérito de pôr todas as outras candidaturas a falarem dele.

The Blue Factory of Dreams disse...

Visto de fora o fenómeno Bruno Carvalho parece uma cópia barata do fenómeno Obama.

Redes sociais, malta nova, ruptura, só que quando tentamos ver o que está dentro da "casca", aquilo parece um grande melão de frca qualidade.

Inácio? Fundo russo mais do que duvidoso? Arrogância e egocentrismo a mais. Na minha modesta opinião.

Não vejo nenhum grande candidato ou projecto. Por isso mesmo vemos tudo baseado no populismo, no treinador e nos milhões e biliões.

No meio de tudo aquilo, o menos mau até acabará por ser o mal amado Dias Ferreira. E o menos mau estará longe de ser bom.

Mas com Godinho ou Bruno Carvalho a coisa tem tudo para dar mal e desde cedo.


Parece-me também evidente que ganhe quem ganhar, não faltarão críticos e terroristas, então se for entre Godinho/bruno...


Se Godinho ganha, dentro da própria lista, vão-se começar a matar uns aos outros...


É a minha leitura


Abraço

http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

Filipe disse...

O que me leva a desconfiar do BC são as notícias do CM. O BC já veio a desmentir as dívidas, dizendo que afinal até é ele o credor, mas não é o deve ou haver que me chama a atenção. É a pouca expressão dos valores em causa. Gerir o Sporting representa um pulo de várias ordens de grandeza em relação à carreira que o BC teve até agora.

Quem é que na lista do BC tem experiência em lidar com valores de dezenas de milhões de euros?

Mr. Shankly disse...

Sei de fonte segura que o Tiagatchov está há muito para ser investidor do Sporting. O único impedimento era a presença de Costinha na estrutura, que criava uma incompatibilidade ao nível das calças de ganga.

Peyroteo disse...

http://www.sportingapoio.com/factor-russo-na-eleicao-do-presidente-do-sporting-clube-de-portugal-por-jose-milhazes/#respond

kovacevic disse...

MM

Este post não chama a atenção para nada, a não ser para o ridículo -- mais um -- da capa da Bola, conforme percebeu o MK.

Aliás, quanto às alegadas ligações menos claras, só tenho a dizer o seguinte:

venham russos, colombianos e se possível também a máfia siciliana!

Petinga disse...

Pelos comentarios que aqui leio em relacao ao teor do post, deduzo que A Bola atingiu o seu objectivo (pelo menos em parte).

Duvidar do Bruno de Carvalho porque tem dinheiro russo faz todo o sentido. Mas duvidar do Godinho a quem o BES vai "dar" dinheiro e um sacrilegio.

Duvidar do Bruno de Carvalho por causa do Correio da Manha (esse exemplo de qualidade jornalistica!...), entao, e a coisa mais logica do mundo.

Give me a break.

Ja agora RJP, ao que parece os contactos do BdC com estes russos nao comecaram ha 2 meses... duram ha quase 10 anos! Como se fosse tao facil aparecer de repente com 50 milhoes de euros...

Tue Blue Factory of Dreams, o fundo e duvidoso? Porque? Por acaso sabes para onde vai o dinheiro das transferencias milionarias dos jogadores do FCPorto de ha 20 anos para ca?

Para mim e simples: o candidato que A Bola mais tentar denegrir e a pessoa que deveriamos tentar eleger para o clube. Mainada.

N.S disse...

Futmanager on line


Campeonatos , Copas , Ligas etc..

Monte seu time , Ganhe titulos pontos no ranking e ganhe premios!

Melhor que o Brasfoot!

Link de cadastro :http://www.futmanager.com/futebol-online/flcilha.html

RJP999 disse...

Percebo o entusiasmo pelo BDC. E jovem e o candidato da ruptura, acena com 50 milhoes. Eu nao quero saber se o dinheiro e de contrabando lavagem de dinheiro ou seja la de onde e. O que me interessa e que ele venha. e aí coloco mtas duvidas. ja li em qquer lado que sao precisos seis meses para aprovar na CMVM. E o que ja fez BDC ? que sucessos lhe conhecem ? Eu nao tenho duvida que e um paraquedista tipo jorge gonçalves e que vai juntamente com os russos chineses ou seja quem for tentar mas e recolher beneficios pessoais a custa do scp. Mas e a minha opiniao, respeito todas as outras. Alias estou numa encruzilhada...godinho lopes e nobre guedes so fizeram merda no scp mas temos la o duque ( esse que tinha contratao assinado com Mourinho e que foi chumbado pelo notaveis por considerarem o homem arrogante - isto confirmado por um dirigente meu amigo da altura ) e o freitas, eh pa e milhoes a parte têm que lhes reconhecer algum merito...merito que ja nao vejo em Paulo Futre mas gosto do Dias Ferreira...e MM o Rijkaard o que e que ja fez ? campeao europeu pelo Barça ? eh pa mas ser treinador do barca ou de outras equipas com grande estrutura como o nosso adversario Porto qualquer um se arrisca a ser...estas a ver o Rijkaard a orientar a equipa na mata real ou no estadio da naval ??o que e que ele fez depois de sair de barcelona ? nada ! Tenho muitas duvidas sobre todas as candidaturas espero que o debate de segunda feira seja esclarecedor

Saudaçoes Leoninas

RJP999 disse...

Em relaçao a banca e sobre o que dizes MM, é obvio que ninguem da nada a ninguem. Mas nos dependemos dela. E nenhum dos candidatos pode fugir a essa realidade.

MM disse...

Kovacevic,
Não leio no post nenhuma referência à "A Bola", uma que seja, e por isso deduzi que o "perfil delicioso" fosse de alguma forma uma chamada de atenção da tua parte para algum nevoeiro em redor do Bruno de Carvalho. Mas seja como for a "intenção" de que falei não tinha como alvo o post. A "intenção" tem como alvo as palavras que o post reproduz, ou o sítio onde estariam reproduzidas, porque percebe-se que fazem parte de uma qualquer notícia. O alvo era a notícia, onde quer que ela estivesse / esteja publicada.

E esperemos que não, que não venham mafiosos para o Sporting. O Sporting não é um clube de mafiosos. Outros são-no, nós não. Isto também é claro.

Kovacevic a única garantia que eu basicamente gostava de ter são 2, e 2 apenas:
- Que o Bruno de Carvalho não seja nenhum mal intencionado que pretende usar-se do Sporting em proveito próprio.
- Que Godinho Lopes não seja eleito presidente do Sporting.
Não se verificando nenhum destes cenários qualquer resultado que apareça faria com que dessemos um qualquer passo numa direcção diferente, direcção essa que nos conduziria a um sítio qualquer melhor do que aquele que estamos hoje.

MM disse...

RJP,
Como disse compreendo perfeitamente que entre nós - adeptos - vão-se construindo ideias em redor de noções que se vão criando e que quase nunca duvidamos. A minha ideia de agrado em relação ao Rijkaard vem daí, por exemplo. Baseia-se em quê? Nos seus resultados, a noção de muito bom futebol praticado pelo seu Barcelona, o próprio nome, nome grande do futebol mundial. Mas tudo isso é baseado em noções, apenas. Para se saber melhor o que vale o Rijkaard seria preciso ver-se todo o seu percurso, e não somente aquilo que fez em Barcelona. Ora em relação ao Carlos Freitas e ao Luís Duque é precisamente a mesma coisa RJP: é absolutamente compreensível que os adeptos associem-lhes noções como a de "competência" e "resultados". O plantel de 2005, Liedson, tantos outros jogadores de valor que Carlos Freitas levou para o Sporting enquanto por lá esteve, tudo isso existe. Luís Duque a mesma coisa, sendo a repetida noção do título de 1999 a mais forte de todas. Mas será mesmo assim? Não. O Luís Duque chegou ao Sporting em Dezembro e nessa época trouxe Prates, André Cruz e Mpenza para o Sporting. Belíssimos jogadores sem dúvida, mas esses jogadores serviram para colmatar as idas de outros 3 para o Mundial Africano desse ano. Saber, Ayew e um central qualquer que já não lembro. Serviram para MANTER o Sporting na corrida pelo 1º lugar, corrida essa ganha pelo Inácio a partir do banco do Sporting que teve de até Janeiro recuperar uma enorme desvantagem que o Sporting tinha em relação ao Porto provocada pelo péssimo arranque de época do Materazzi. Foi o Inácio que ganhou aquele título, não foi o Luís Duque. Onde é que podemos ver o verdadeiro trabalho do Luís Duque? Época seguinte, 2000/01, em que é ele quem desenha o plantel. À revelia do Inácio, acrescente-se. E o que fez ele? Pagou balúrdios em prémios de assinatura e ordenados a uma série de jogadores trintões sem qualquer possibilidade de sobre eles tirarmos rendimento e uma época desportiva à deriva que nos deixou em 3º lugar. Acobardou-se com a questão Mourinho, não teve coragem de contratá-lo e pouco tempo depois saiu. Mas o rótulo ficou, "Título de 1999".

Importa desmistificar isto. Porque Godinho Lopes conta é com isto mesmo. Uma eleição ganha assente em nada. Assente em 2 bandeiras que não o são. Duque e Freitas.

Sobre o Carlos Freitas aconselho-te por exemplo a seguinte leitura,
http://bancadanova.blogspot.com/2011/02/preparacao-2.html
e verás como é fácil perceber que a sua influência no Sporting foi sobretudo negativa. A quantidade imensa de dívida, jogadores e ordenados com que o Sporting teve de comprometer-se a troco de 0 rendimento desportivo.

Só isto RJP, novo abraço.

MM disse...

RJP, parágrafos 6º, 7º, 8º e por aí fora ate ao 11º. Carlos Freitas.

Só mais uma coisa, o Sporting não depende da Banca. O Sporting precisa da Banca. E o Sporting precisa da Banca mais do que a Banca precisa do Sporting mas, não depende dela. Era o que faltava um Clube como o Sporting depender da Banca ou da banqueiros. O Sporting é um Clube desportivo. E como em qualquer coisa desportiva as vitórias e as derrotas estão dependentes de decisões. Não de dinheiro. O Sporting precisa é de competência porque crédito haverá sempre. O Vitória do Kodro, por exemplo, ou o Braga, já são Clubes que têm mais dificuldade em aceder ao crédito. Não é o caso do Sporting. O Sporting terá sempre crédito, seja com Godinho Lopes ou outro qualquer, e terá sempre crédito porque é um bom cliente: é um Clube grande que pede muito emprestado e tem condições de gerar receitas para ir pagando as prestações sobre o crédito que pede.

A noção de que a proximidade da linhagem que vai gerindo o Sporting à Banca favorece-nos, é errada. O mais que fazem é pegar nesses empréstimos todos e enterrá-los numa série de decisões desportivas que nos trazem rendimento 0, seja ele desportivo ou de outra espécie. Ficando apenas a dívida. Dívida que vão aumentado, as renegociações que se vão sucedendo e o Sporting que vai atrofiando, tenha sucesso desportivo ou não.

Eu se quisesse ser adepto de um Clube atrofiado ter-me-ia apaixonado pela merda do Benfica.

Temos de mudar de vida, e estar ao nível das expectativas que criamos. Estar ao nosso nível, e para isso é preciso interromper este ciclo RJP. Competência, boa decisão, uma forma correcta de entendimento. É disso que mais precisamos, não de dinheiro. O dinheiro deverá ser-nos útil para adquirir os serviços de um muito bom Treinador e operar contratações cirúrgicas de jogadores que nos tragam rendimento desportivo e financeiro.
Tudo o mais já temos porque somos o Sporting, e não precisamos de ir comprar lá fora aquilo que é por norma muito pior do que vamos fazendo.

Clubes incapazes e atrofiados têm de comprar tudo, porque não têm capacidade para fazer nada.
Nós temos RJP, e é sobre isso que devemos construir.

RJP999 disse...

MM,

Longe de mim ser advogado de defesa do duque e do carlos freitas. Mas repara o passivo do scp foi crescendo ao longo dos anos mas o contributo de aquisições falhadas é incomparavelmente menor que o contributo para esse passivo do estadio e da academia. Lembras-te de algum jogador comprado por carlos freitas acima dos 5 milhoes de euros ? Eu nao estou a ver assim de repente. Vejo Pongolle por sete milhoes, e outras atrocidades como 3,5 milhoes pelo central aregentino, 3 milhoes por evaldo...etc etc. Muito do merito de 1999 e do inacio, mas o duque trouxe o melhor central que o scp alguma vez teve, e o cesar prates era bem melhor que o saber...ajudou bastante na minha opiniao mais o mpenza. E repara, as alternativas são inacio, paulo futre e a dupla freitas / duque. Desculpa mas nao consigo ver inacio a safar-se na podridao que o mundo dos empresarios. E Paulo Futre até se poderia safar, mas por razoes obvias tenho que o eliminar. O problema e que duque/ freitas nao sendo o ideal ainda considero que e um mal menor. Agora acima destes precisávamos de um verdadeiro lider, e godinho lopes nao e, foi responsavel pela construção de um estadio decadente, esta ligado a JEB e outros que tais, tem um discurso bacoco. A questao da banca é mais profunda. Eu diria que há um misto de dependencia. A banca nao quer um scp falido porque senao fica a arder com os emprestimos. Não e nenhum papao, como JEB e outros quase pareceram fazer querer, mas nos tambem dependemos das decisões dessa mesma banca. E nos dias de hoje se quisermos dinheiro dessa mesma banca temos que ter projectos com credibilidade. Dizes que vamos ter sempre credito por sermos o scp. Asseguro-te porque falo com conhecimento de causa, que nem nós nem qualquer dos nossos adversários vai ter essa facilidade de acesso nos proximos 2/3 anos. E chegamos ao ponto crucial : nao vejo em nenhuma candidatura uma unica ideia para rentabilizar as receitas do scp e para fazer dinheiro. Dizer que e por melhor rentabilização de jogadores e a unica coisa que ouço falar. Mas Mourinho só há 1 ( nao foi o duque que se acobardou ao nao contrata-lo foram os outros notaveis que achavam o mourinho arrogante, a contratacao foi vetada por esses que la estavam ) E cada vez e mais dificil rentabilizar jogadores porque o mercado esta a pagar menos, pois la esta, os outros clubes europeus também tem menos dinheiro....

Ricardo disse...

Concordo com tudo o que o Blue factory disse. Tudo.

No Sporting - um clube que vive um momento particularmente difícil e portanto necessitado de um debate sério focalizado em assuntos que devem extravasar a corriqueira questão dos dinheiros e dos nomes dos treinadores - assiste-se a uma inútil discussão por parte dos adeptos entre o que supostamente é a "ruptura" e o que supostamente é a "continuidade". Repare-se que, para muitos, não interessa mais nada, não interessa conhecer a fundo os candidatos, os seus programas, o que apresentam e, acima de tudo, a ideia que têm do que é o clube e daquilo que o clube necessita. Não. O importante, para a maioria, é catalogar candidatos em gavetinhas e, a partir daí, fazer escolhas. Um, o Godinho, é o da continuidade, não interessa. Porquê? Ninguém sabe ao certo, não porque não, porque é da continuidade (mesmo que tenha uma lista pejada de gente que anda a criticar a continuidade há anos ou gente, muita, que nada teve a ver com situação a que chegou o clube; o outro, o Carvalho, é o da ruptura. Este interessa. É novo, contacta com os jovens, sabe ligar o computador e diz mal dos da continuidade. Este é bom. Porquê? Ninguém sabe muito bem. É bom porque sim e porque diz mal dos outros, dos mauzões. Mas... o que quer Bruno de Carvalho? Além das trivialidades, desconhece-se o que queira, o que sabe, o que propóe para o clube. Abrantes Mendes? Todos gostam, palminhas, palminhas, palminhas (à Volta a Portugal) mas... é vesgo, não pode ser, nem pensar nisso! Diz coisas certas? Diz. Então por que razão não pode ser também ele um sério candidato? Porque é vesgo. E já s esabe que um vesgo não pode ser Presidente desta grande Instituição! Dias Ferreira é bom, diz coisas certas também, ama o clube, não fosse trazer o Futre, esse traidor, e ganharia as eleições. Traidor? Porquê traidor? Opá então o gajo foi para o Benfica em 1992, quando devia ter vindo! Pronto, arrumou-se logo ali a questão Dias Ferreira. Tiro no pé, com essa de trazer um gajo que até pode ser experiente como Director Desportivo, até pode ter estaleca e conhecimentos suficientes, mas... já foi do Benfica, está fora! Sobra Baltazar, o menino queque. Teria tudo para ser Presidente do Sporting (leia-se: ser da zona de Cascais e ter ar de beto) mas depois fala e gagueja, não sabe explanar uma ideia, parece um benfiquista, pá! Este também não serve.

Enfim, o Sporting está largado aos bichos. Não vejo grande solução.

MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MM disse...

Ricardo,
Troca o "ninguém sabe muito bem" por "eu não sei muito bem". Seria mais exacto. Nem tens de saber de resto ... é normal que assim seja.

RJP,
As absurdas contratações do Pongolle ou do Evaldo são isso mesmo, um absurdo. Mas sendo-o não tornam as do Carlos Freitas boas. Não tem nada a ver uma coisa com outra. É tudo absurdo, porque a gestão desportiva do Sporting nos últimos 10 anos é, no cômputo geral, um absurdo. Dentro desse absurdo, negócios e aquisições existiram que foram claramente positivas mas foram muito poucas: tivessem o dedo do Carlos Freitas, Luís Duque, Pedro Barbosa, Salema Garção, Sá Pinto ou o anormal do Costinha. E sim, o André Cruz é dos centrais com mais categoria que alguma vez passaram pelo Sporting, e o César Prates era para mim também muito melhor do que o Saber, ou o Mpenza do que o Ayew mas a mensagem que quis passar foi a de que a candidatura ao título de 1999 já estava lançada antes desses 3 jogadores chegarem ao Sporting. O Sporting estava afastado do título com 8 ou 9 jornadas disputadas e o Inácio até Janeiro recuperou toda a desvantagem. Repara eu não acho o Inácio um grande Treinador mas dizer que o Luís Duque é o obreiro do título de 1999 é falso. Os obreiros daquele título foram os jogadores do Sporting e o Treinador do Sporting, ajudados pelo Luís Duque, nesse ano. Porém, o verdadeiro trabalho do Luís Duque viu-se uns meses depois dado que a época seguinte foi da sua inteira responsabilidade: inteira = preparação, definição do plantel. E essa definição de plantel foi um verdadeiro disparate. O Sporting contrata alguma quinzena de jogadores e fica com um plantel envelhecido sem qualquer margem de manobra. Foi um plantel de encargos construído à base de nomes, só, sem qualquer sentido. RJP se o acesso ao crédito foi menos facilitado, óptimo. Maravilha, porque o Sporting - bem gerido - não precisa de gastar muito dinheiro, e portanto não precisa de pedir muito emprestado à Banca.

Jozic, Boloni, José Peseiro, o próprio Paulo Bento em 2005 e 2006, todos estes treinadores contribuíram para a valorização de jogadores de Sporting. Uns mais, outros menos. O Paulo Bento valorizou uns e desvalorizou por completo outros. O Sporting precisa de um "grande" treinador, sobre isso não restam grandes dúvidas.
Mas RJP reforço, compreendo que o chamariz Duque / Freitas agrade a aluns, quem sabe muitos. As coisas não são a preto e branco como alguns radicais fazem crer: o Luís Duque por exemplo é um individuo que vigiado e num contexto muito próprio é uma clara mais-valia. Mas esse contexto não existe RJP. Aquela lista é uma coisa sem nexo e com sentido nenhum.
Uma feira de vaidades.
Assim é que é RJP, não RJO.

E já agora Ricardo,
No dia em que os Sportinguistas se agarrarem ao ex-presidente de uma casa ou núcleo do FC do Porto ou, no dia em que se agarrarem a um criminoso condenado pela Justiça Portuguesa que é sócio de Sporting, Porto e Benfica ou, no dia em que nos agarrarmos a um alcoólico ou, no dia em que nos agarrarmos a um individuo como o Vale e Azevedo ... será nesse - um só que seja - momento uma instituição largada aos bichos.

O teu clube de merda não se agarrou a 1. Agarrou-se a todos, e só por aí vês a merdice que é esse clube. Independentemente de muitos gostares dele, claro está.

MM disse...

Muito gostares dele*, tu.

MM disse...

Ricardo,
Ora vês como sabes? Eu sempre soube que és um individuo com tino: "Presidente desta grande Instituição!" É muito grande não é? Claro que o é, subscrevo-te. Que tu enquanto benfiquista o reconheças tem relativo valor mas seja como for fica registado.

Uma grande Instituição, e por isso enquanto adepto da grande Instituição confia em mim quando te digo: o teu clube é uma merda de todo o tamanho. Não serve isto achincalhar-te ou ofender-te, digo-o apenas porque é um facto. É exterior a ti. O teu clube, em si, é uma trampa. Em tudo.
Abraço.

Peyroteo disse...

Eu posso não concordar com alguns comentários do MM, o que me levou até a fazer um comentário, vá lá, excessivo, mas a verdade é que estou em sintonia com ele nesta matéria (que é a mais importante, o Sporting).
A lista de Godinho Lopes é apenas um conjunto de nomes sonantes, não se vê ali qualquer estratégia. E esta lista sim tem um passado mais que duvidoso, começando pelo candidato.
E também não me parece que a dupla Freitas/Duque seja assim tão especial. Por exemplo, Freitas teve no Sporting uma clara curva descendente em termos de qualidade das contratações.
Bruno de Carvalho foi o único que apresentou um projecto com pés e cabeça para o Sporting. Tem uma convicção que impressiona. Tudo o que tem prometido, tem cumprido. E apesar de desconhecido da maioria dos sportinguista tem trabalhado bastante em prol do clube, basta lembrar o trabalho feito na Fundação Aragão Pinto e também as acções de comemoração do centenário do Sporting.
Para mim, não existem grandes dúvidas em relação ao melhor candidato.

BWWWAAAHAHAHA disse...

"o Sporting - bem gerido - não precisa de gastar muito dinheiro, e portanto não precisa de pedir muito emprestado à Banca."

Ricardo disse...

"É muito grande não é?"

Claro que é. O Sporting é uma grande Instituição, um portento desportivo em Portugal. É assim tão extrordinário admitir o óbvio? Fico feliz que te congratules com o facto de um benfiquista admiti-lo. Parecendo que não, diz muita coisa, isso. De ti, do Sporting e dos sportinguistas, naquelas generalizações tão a teu gosto.


Só um parvo não admite a grandiosidade do adversário, quando ela existe, meu caro.

No resto, não percebi a referência ao Benfica e aos presidentes que por lá passaram e passam. Versei sobre o Sporting, o post é sobre o Sporting. E tu tinhas prometido, Manuel Humberto. Tu tinhas prometido...

MM disse...

Ricardo,
O Sporting é de facto uma grandiosa Instituição. A todos os níveis. E uma das consequências e causas (é as 2 coisas ao mesmo tempo) de toda essa grandeza são a quantidade infinita de títulos que possui. Ou a quantidade de equipas e atletas que possui. A quantidade de Desportos que pratica. Ter 17 Taças dos Clubes Campeões Europeus. Ou 22 ou 23 competições Europeias ganhas, sendo que na Europa apenas Barcelona e Real têm mais.

Ser o Clube no mundo com mais títulos olímpicos ganhos. Ou ser o 3º clube na Europa com a maior representação de atletas - até hoje - em Jogos Olímpicos.

O Sporting é grande por tudo isto Ricardo. É um facto.
Todavia, para ti, o Sporting não é grande por isso. Para ti o Sporting é grande porque o teu clube de merda está hoje a 13 pontos do Porto e portanto andas com a bola baixa. É por isto que para ti o Sporting é grande, porque quando a generalidade de vocês - não tu em particular - calham estar na mó de cima, é aí que se vê a vossa real espécie.

Essa espécie: é a coisa mais merdosa que pode existir no Desporto. E é por isso - também, entre outras - que o teu clube é uma trampa.
Abraço.
PS, és querido. E fofinho. Prezo-te por isso, sem ironia, correndo o risco que a tua paneleirota e camarada amiga Pedro Almeida venha para aí com conversas de homossexuais, como fez há umas semanas.
PS2, parabéns pela passagem do Benfica à próxima ronda da LE. Já vi o resultado e por isso, parabéns.

low desert puke disse...

Os titulos olìmpicos nao sao ganhos por clubes, mas sim por paìses, naçoes, povos...seu burgesso.

Jorge disse...

Os titulos olimpicos sao ganhos por atletas, dado o papel dos clubes no desempenho desses atletas faz sentido creditar em parte os clubes pelos titulos dos seus atletas.