segunda-feira, agosto 02, 2010

Evaldo é o novo Sporting

Evaldo é certamente melhor do que Grimi.

Valdés parece excelente, mas o seu lugar no onze implica a saída de Vuk, Izmailov ou mesmo Matias Fernandez.

Maniche (boa contratação) e Zapater substituem Veloso e Moutinho.

Torsiglieri começa, até ver, como suplente.

André Santos e Diogo Salomão são os novos Adrien e Pereirinha.

Pongolle continua desaparecido.

Portanto, em resumo, relativamente à época passada, o Sporting tem um lateral-esquerdo claramente superior. Tudo o resto ninguém sabe se resultará melhor ou pior.

Daí que pergunte: porquê tanto entusiasmo?

kovacevic

13 comentários:

Pipos disse...

O entusiamos é de vermos uma equipa a jogar À bola... é de vermos que temos banco, é de vermos jogadores com ganas de ganhar...é de estarmos empatados com os outros e voltarmos a sonhar.
É de gostarmos e vivermos o Sporting e não nos armarmos em intelectuais que só dizem mal.

(o ponto do valdes implicar a saida de vuk ou matias é ridiculo, ainda bem que temos bons jogadores em excesso)

e tu és do Sporting? não deves ser, adeptos como tu que só enxovalham, não obrigado!os adeptos deprimidos sófazem mal ao clube!

Pedro Morgado disse...

Na época passada o Sporting começou o campeonato a jogar com Abel e Grimi nas laterais. Acho que isto diz tudo! Há experiência misturada com juventude e jovens com bastante potencial (André Santos e Nuno André Coelho). Foi o 1º ano de Matias (continuo sem perceber como não é titular!) e o Pedro Mendes só chegou a meio da época. Qual é a dúvida que temos muito melhor equipa que a iniciou o campeonato passado?!

As minhas dúvidas são outras: o 4-4-2 clássico é o melhor sistema para jogarmos? Em 4-3-3 ou 4-2-3-1 há lugar para o Liedson? Não falta um goleador? Chega para estarmos ao nivel do Benfica?

5ª lá estarei! Força Sporting!

José Leal disse...

porquê tanto entusiamo? talvez porque este ano não está lá o paulo bento.

Rui Coelho disse...

kovacevic,

concordo com a ideia de fundo, mas acho que a fundamentas mal: não é a mera troca de jogadores que faz a diferença.

faz a diferença implementar uma cultura de exigência diária no balneário, blindá-lo e torná-lo forte, unido, ambicioso, confiante - algo que não se via na era carvalhal, em que jogávamos bem nos jogos com menos pressão e claudicávamos logo que a dificuldade ou a importância do jogo aumentavam.

mas mesmo abordando a troca de jogadores, acho que não há comparação com o cenário de há um ano.

antes tinhamos abel e grimi nas laterais; hoje temos j. Pereira e evaldo; antes tinhamos o adrien à frente da defesa, hoje temos o pedro mendes.

na segunda época o m.fernández terá forçosamente de ser um grande reforço, mas tem de aparecer na área mais vezes e jogar como segundo avançado. Viram a reacção surpreendida dele nos festejos do golo que marcou ao tottenham?

Não gosto: parece q tá consciente de que não costuma aparecer ali para marcar golos de cabeça, mas é isso q se lhe exige, q frequente zonas de finalização e apoie os avançados.

o maniche a jogar assim mete o moutinho a um canto.

o vukcevic finalmente saiu da esquerda e joga na direita, onde mais gosta e aliás onde é utilizado na selecção.

o valdés parece-me bom de bola e vai-nos dar posse e um para um, algo que só o izmailov tinha.

posto isto: estamos melhor do que há um ano? claramente, temos essa segurança e o nosso dever é empurrar a equipa para as vitórias.

estamos ao nível do benfica? nem perto disso: nem nós nem qualquer outra equipa em portugal.

sem dinheiro para investir em craques como os que eles compraram nos últimos cinco anos, craques esses que depois caíram nas mãos de um cretino que sabe tudo sobre futebol, importa primeiro definir o modelo de jogo.

como vamos jogar?

E aí vamos chocar de frente com a eterna questão de o liedson ter de jogar c outro avançado – questão essa que só será resolvida no dia em que ele sair.

Defendo que esse dia já devia ter chegado.

kovacevic disse...

Rui Coelho

parece-me que o sistema táctico será o 442 e que a dúvida, como sempre, está no parceiro de liedson.

eu continuo sem perceber o que vale pongolle, daí que apostava em matias junto a liedson com vuk, valdes, mendes e maniche no meio-campo

mas acredito que o sporting ainda vai buscar mais alguém

LMGM disse...

Provavelmente porque por altura das eleições se pedia uma revolução e ela demorou um ano a fazer. E foi feita não de forma natural mas devagarinho a fazer golpes profundos, sangrentos e dolorosos por toda a estrutura do futebol.

Hoje igual a Agosto de 2009 tens, o Presidente, o Paulinho e, até ver, uma dúzia de jogadores. Ah, e o departamento médico.

Virgílio disse...

Porra, Kova. Sinceramente, não creio que exista tanto entusiasmo assim...

De qlq forma, comparando as pré-épocas (o que existe à data de hoje para comparar), julgo que o futebol apresentado neste Verão é incomparavelmente superior ao que nos foi dado a assistir no Verão de 2009...

É suficiente para produzir uma época satisfatória? Não sei... parece-me que a equipa ainda está em crescimento e que há mt pormenor para ajustar, por isso...

Mais do q esta época, preocupa-me a politica e a deriva da estratégia seguida pela 'nova' SAD... Isso, sim, arrepia!

Para já, o que mais me assusta nesta equipa do SCP é a fragilidade defensiva que tem demonstrado. Mts espaços se permitem aos ataques e aos atacantes adversários... E aquela defesa em linha assusta. Há que convir que a táctica é deveras arriscada. Mais ainda qd os 'liners' que actuam na Liga Sagres-Zon ou Zon-Sagres, ou Zon-Sagres-Vitalis (a denominação da competição já esteve mais longe de entrar no Guiness...) têm visões de autenticas águias... Até assinalam penalties a 50 metros de distância... E velocidade tb não é problema para eles, já que são apreciadores de ferraris...

Miúfa, muita miúfa... Ai Jazus...

João Tavares disse...

Mas, qual entusiasmo????????

ricardo disse...

Kova estás muito pessimista. Eu sou da opinão que ja deste. O nosso presidente é o maior idiota que alguma vez passou pelo scp..e sei de fontes seguras que o tipo é mesmo o que aparenta : um zero a esquerda em futebol ! Apenas dou o benefício da dúvida a costinha e paulo sergio. Vamos ter uma equipa com mais soluções este ano, isso parece-me evidente. Agora, acho que realmente vamos continuar a penar, essencialmente porque o SLB tem melhor equipa e o FCP também ( embora este seja ainda uma incógnita ). Acredito que possamos fazer um melhor campeonato que o ano passado ( pior seria impossível.. ) mas tenho muitas dúvidas que lutemos pelo título. Maniche e Pedro Mendes não vão conseguir ( pela idade ) manter um nível constante a epoca toda. Continuamos sem guarda redes que transmita segurança. Os centrais serão identicos ao ano passado.. Não temos parceiro para o Liedson ( que também já estará numa fase descendente )... Matias é uma incógnita, Vuk também...o cenário não é em nada que se pareça entusiasmante ! Vamos ver no que dá.
Abraço do Porto
Ricardo

LMGM disse...

Ricardo, quando foi a última vez que isto não se verificou "essencialmente porque o SLB tem melhor equipa e o FCP também ( embora este seja ainda uma incógnita )."?

Ou perguntando de modo diferente, quando foi a última vez que o Sporting iniciou um campeonato como claro favorito?

Pipos disse...

2000-2001 foi a unica pré época em que eramos favoritos. ganhamos? Não!

Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco disse...

Quem não consegue perceber que a principal esperança dos sportinguistas não tem a ver somente com os novos jogadores mas sim com uma nova atitude, um novo caracter, uma nova coesão e uma nova dinâmica demonstrada não só pelos novos jogadores, mas também pelos antigos, não entende certamente o sucesso do benfica de jorge jesus...