sexta-feira, julho 16, 2010

Sorteios

1. No caminho do Braga, o Celtic. Os jornalistas portugueses parecem ter descoberto finalmente que o caminho para chegar à fase de grupos na Champions é bastante espinhoso (leiam-se as reportagens que falam em favas e outras leguminosas). A nós não nos apanham desprevenidos, pois há mais de um ano que escrevemos posts sobre esta questão: o novo "modelo Platini" é terrível para as equipas portuguesas. E atenção que este é apenas o primeiro (e difícil) escolho: o pior ainda está para vir (Sevilha, Bremen, Tottenham e possivelmente Zenit e Ajax), se os arsenalistas passarem os escoceses.

2. O Sporting vai defrontar o Nordsjaelland. Sétimo classificado na época passada no campeonato dinamarquês, foi eliminada pelo Olympiakos da Liga Europa numa fase prematura, com 7-0 no agregado das duas mãos. Os leões têm obrigação de passar tranquilamente.

3. Se ultrapassar o Sporting Fingal, o Marítimo terá pela frente o Bangor City (equipa semi-profissional de Gales) ou o Honka, da Finlândia. Com o mínimo de empenhamento, os insulares não deverão ter quaisquer problemas em ultrapassar estas formações quase amadoras.

katanec

6 comentários:

T Nogueira disse...

Olá, bom post

http://footinmyheart.blogspot.com/

digam a vossa opinião, um abraço ;)

Infante disse...

O "modelo Platini" não só é terrível para as equipas portuguesas. É terrivel para quase todos os que não são campeões dos seus países. E isso é excelente! Mesmo os 3os e 4os dos cinco principais campeonatos têm a tarefa muito mais dificultada do que antes. Sou completamente a favor deste modelo. Querem presença garantida na Champions? Sejam campeões!

Em relação ao Celtic, ao contrário do que disseram não sei se seria bem a "fava". Temos tendência a ir muito pelo "nome" e pouco pela verdadeira qualidade. Não conheço o Gent ou Young Boys, mas um osso muito duro de roer seria o Unirea, posso garantir. Além disso, o Unirea no ano passado goleou o Rangers que terminou muito à frente do Celtic na liga escocesa.

Acho que o Braga tem boas hipóteses de passar. A pré-eliminatória não é a maravilha que muitos achavam, mas não sei se será assim tão espinhoso. Pelo menos, nesta eliminatória não acho o Celtic assim tão favorito como isso. Vamos ver...

SwordOfTheGods disse...

Acontece que a Champions League, além de ser uma competição, é um negócio milionário. A UEFA, como organização, não se pode dar ao luxo de ter na seu ganha-pão com jogos que despertem pouco interesse, uma vez que depende bastante das transmissões televisivas e patrocínios para financiar a competição. Alguém vai querer ver um jogo entre campeões ou até segundos-classificados de equipas semi-profissionais ou até amadoras? Bem me pareceu.

No entanto, acho que o modelo anterior ao invés do da actual Champions é bem melhor, uma vez que só os campeões entravam em cena. Não se esqueçam que foi o modelo actual da Champions que levou a Taça das Taças ao declínio e posteriormente à sua terminação. A Champions é competitiva e muito lucrativa, sem dúvida alguma. Acontece que é tanto que canibaliza todas as competições de clubes à sua volta.

Fernando disse...

Infante, concordo com o ser positivo dificultar a entrada a não-campeões mas acontece que dos campeonatos principais agora até o 3º lugar tem lugar garantido na fase de grupos...

Infante disse...

Fernando, tens razão, mas o Sword tocou num ponto importante: o peso que os principais campeonatos têm na questão do interesse popular e das transmissões televisivas. Por muito que nos custe, a maior parte das pessoas vê a Champiopns para ver os grandes clubes. Este modelo do Platini consegue aliar isso ao maior poder que os outros campeonatos de 2º e 3º plano recebem. (que foi na verdade o que o Platini prometeu na sua eleição). Mesmo assim, o 4º de Ing/Esp/Ita e o 3º de Fra/Ale têm a tarefa bem mais dificil do que antes. Já não apanham Dinamo Minsk e Flora Tallin na sua caminhada para os grupos.

Aliás, é curioso verificar que este modelo levou muita pancada precisamente nos principais países.

Futebol em disse...

www.jornaldefutebolforever.blogspot.com