domingo, junho 06, 2010

O périplo de Costinha

Breve pausa para assinalar uma extraordinária notícia, em jeito de Costinha Report. Bem sei que o "defeso" é propício a especulações e relatos imaginários, mas a peça que se segue, a ter um mínimo de fundo de verdade, promete desde já tornar-se mítica. Destaques meus em bold:

"Costinha pretende contratar um guarda-redes de topo para a próxima temporada. [...] o dirigente leonino informou-se sobre vários nomes em Itália, procurando jogadores de inegável qualidade e que atraiam espectadores ao Estádio José Alvalade na próxima temporada.

Profundo conhecedor do mercado italiano, Costinha pretende recriar o efeito Schmeichel e o guarda-redes do Inter, Francesco Toldo, foi uma das hipóteses colocadas ao diretor para o futebol do Sporting, que também tentou informar-se sobre a possibilidade de Buffon (Juventus) terminar a carreira em Alvalade. [...]


Após 9 temporadas em Milão, Toldo encontra-se na fase final da carreira, é suplente de Júlio César e poderá sair a custo zero da antiga equipa de José Mourinho. Além do mais, o Inter está interessado no guarda-redes da Sampdoria, Luca Castellazzi, o que tira ainda mais espaço ao internacional transalpino, de 38 anos, na formação milanesa."

Só para recapitular: Costinha, profundo conhecedor do mercado italiano (por ter frequentado ginásios de fisioterapia em Bergamo?); Buffon a terminar a carreira em Alvalade quando tem meio mundo interessado nele; Toldo, de 38 anos, para o lugar ocupado por Rui Patrício. Muito bom.

katanec

13 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Também reparei na peça e só não me ri porque estava a acabar o croissant do pequeno-almoço, o que provocaria sérios danos ao naperon de crochet que tinha bandeja...

MB disse...

O Totti também seria uma boa contratação, se estamos a falar do campeonato italiano.

miguel_canada disse...

Se calhar o Eric Cantona e o Roberto Baggio ainda dariam também uma boa ajuda na conquista do titulo.

Se os sócios do Sporting não descobrirem urgentemente um presidente que saiba realmente de futebol, ao estilo de um António Salvador ou de um Rui Alves, isto porque Pintos da Costas já não se fabricam mais, temo que em menos de 10 anos o Sporting não seja mais do que um mero Belenenses ou pior ainda, já nem tenha futebol profissional, o que seria lamentável.

Os erros de casting sucedem-se a um ritmo avassalador quer em termos de jogadores, quer em termos de staff técnico e administrativo. Parece-me, sinceramente, que a contratação do Paulo Sérgio foi mais um disparate descomunal.

Se vemos o FCPorto a cometer erros de casting de 4 milhões como o Prediguer, por exemplo, já que o Valeri veio a titulo de empréstimo, não nos podemos esquecer que o Sinama-Pongolle custou, salvo erro, 9 milhões. Para um clube que vive no limiar da pobreza, erros desta dimensão podem e devem arrastá-lo para um precipício daqueles que só se vêem no grand canyon.

Oxalá alguém salve o Sporting... bem depressa.

Infante disse...

"por ter frequentado ginásios de fisioterapia em Atalanta"


Querias dizer Bergamo, não? :)

Cidade bem gira, por sinal.

Infante disse...

"temo que em menos de 10 anos o Sporting não seja mais do que um mero Belenenses ou pior ainda, já nem tenha futebol profissional, o que seria lamentável."


Deixa-te de coisas, pá.

Não sou sportinguista, mas dizer que o clube se vai tornar um Belenenses em 10 anos é um exagero tremendo. O Sporting ainda é um clube de grandeza, com muitos adeptos espalhados por todo o país. Quantos adeptos terá o Belém fora de Lisboa? Uns 100?

O clube conseguiu 2 títulos nos ultimos 10 anos, umas 3 ou 4 taças, e uma presença na final da UEFA, ainda conseguiu coisas boas recentemente. Pá, o Benfica conseguiu muito menos nos ultimos 10 anos e está aí em força, pode ser que o Sporting tb fique.

O grande problema do Sporting, parece-me, é estar a passar para trás na rivalidade Benfica-Porto. Cada vez menos se fala em "3 grandes" e mais na "rivaldade slb-fcp". O problema do Sporting não é tanto ficar como o Belenenses, mas mas sim ficar tipo AEK na Grécia, a perder caminho na rivalidade Pana-Olympiakos.

Isto para quem vê de fora.

katanec disse...

Atalanta? Que grande calinada... Obrigado, infante. Já alterei! Abraço a todos

J. disse...

É só moral aqui no lado vermelho....
Pois não vejo mal a contratação de Toldo para o Sporting desde que nãoi seja na perspectiva de substituir Patricio. Foi suplente do inter com 37 anos onde fez alguns jogos,qual é o problema de desempenhar um papel semelhante no Sporting com apenas mais um ano?

Infante disse...

Não sou vermelho, mas "desempenhar um papel semelhante?". Por que raio haveria o Toldo de querer terminar a carreira como suplente no Sporting? Não me parece que o tipo esteja a precisar de dinheiro e o clima italiano não é muito diferente do nosso.

Seria um fim de carreira um pouco triste, não?

Acho que se fosse para lá, seria mesmo para titular, não? Mesmo com a idade que tem...

J. disse...

És tu Infante que garante a titularidade do homem?
ou haverá alguma clausula no contrato que lhe garanta a titularidade?
Para mim, é uma contratação que faz sentido de juntar um gr de renome com experiência internacional com um puto que já mostrou ter potencial, mas que ainda precisa de aprendar alguma coisa.
Logo se vê quantos jogos fazem cada um...

Mr. Shankly disse...

Eu sou um profundo conhecedor do futebol espanhol e recomendo Cristiano Ronaldo, Kaká, Messi e Xavi.

Infante disse...

Ninguém garante a titularidade do homem, mas só podes ser um bocadinho ingénuo se achas que os jogadores não perguntam de antemão quais são os planos que os treinadores têm para eles quando os contratam.

Duvido muito que ele aceitasse vir para um clube que não lhe diz nada, num país que não lhe diz nada, (quando nem precisa do dinheiro), se lhe dissessem que ia competir pela titularidade com um miúdo.

Brunus disse...

Com JEB e Bostinha na direcção, o nosso Sporting não tem solução.

SL e viva o Sporting de antigamente!!!

miguel_canada disse...

Miúdo e não só... Uma valente merda! E ainda queriam o gajo na selecção nacional!!! LOOOOOL!